Autor Tópico: Preciso de uma fullframe em 2023?  (Lida 7014 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #15 Online: 31 de Outubro de 2023, 01:00:33
Eu tenho um FF de 2014 e uma APSC 2023.

FF "para mim" e muito melhor! Eu nao fico sem...


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 31 de Outubro de 2023, 02:53:35
Não é aps x full frame pois nem Nikon nem Canon investem forte em lentes no momento. Não tem lentes. Essa discussão não existe mais. A única excessão é a fotografia de pássaros. Eu não vejo o consumidor com força alguma.

Agora se as perguntas iniciais forem direcionadas as marcas. Eles provavelmente sabem .
« Última modificação: 31 de Outubro de 2023, 03:03:54 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 31 de Outubro de 2023, 04:11:09
     O que leva o consumidor a preferir determinado produto são garantias.

      Um fotógrafo que em um primeiro momento busca Look e pretende ter uma variedade de lentes. A marca tal oferece um set inteiro lentes fixas.

      Um fotógrafo que queira trabalhar em determinada equipe talvez receba sugestões tanto de câmera como de Software de edição.

      Um fotógrafo que busca durabilidade. Irá tentar entender, verificar, irá procurar por comprovação. Provavelmente irá esperar alguns meses antes de comprar, ver o que os outros usam pois existe pouco material oficial sobre esse assunto. O blog Lens rentals tem algo. Se as marcas tiverem interesse, eles demonstram a durabilidade. Não vejo muito interesse sobre esse assunto.

     No YouTube tem fotógrafos com personalidades bastante distintas, e cada um meio que comunica o produto e comportamento.

     O dxo lab não pública mais quase nenhum dado sobre lentes de algumas marcas. Embora, diversos fatores não possam ser mensurados.  Ignorar essa ferramenta de comparação, na minha opinião foi ingenuidade.

     









       




Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 31 de Outubro de 2023, 08:30:18
      Eu vejo esse tipo de questão, levando o fotógrafo para uma visão superficial no campo da estética. A discussão fica restrita há um falsa percepção.
     

       
       


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 31 de Outubro de 2023, 08:49:02
Nao e a mesma coisa, porque uma corrida de Uber e algo mais barato e extremamente utilitario.
Fotografia e considerada arte, e muitos possuem grande dificuldade em valorizar a arte achando que e facil demais pelo preco a ser cobrado. Nesse sentido, o equipamento caro lhe ajuda. Nao totalmente, mas ajuda.   '

Quem compra um quadro de um pintor não está preocupado com a marca do pincel que foi usada.

Você já contratou o serviço de um fotografo?

Eu contratei para o meu casamento, momento em que eu já era fotografo, e só descobri o equipamento no dia do ensaio.
Escolhi ele pelo estilo das fotos e pelo orçamento que eu tinha.

Quando eu não era fotografo, fiz parte da comissão de minha formatura.
Escolhemos uma empresa para organizar que já tinha um fotografo parceiro, não faço nem ideia de que marca de câmera ele usou.
Isso era completamente irrelevante pra mim naquele momento.

Quem se preocupa com a câmera de um fotografo é justamente quem menos entende de arte.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 31 de Outubro de 2023, 08:58:14
Meus 2 cents...

Acho que pro fotógrafo (profissional ou não) é importante ter FF sim. Eu nem sabia que ainda tinha fotógrafo pensando nisso...

Acho que pra quem só trabalha com vídeo, FF é desejável mas não imprescindível - vai depender do trabalho que ele/ela faz.

Agora falando em foto, pra quem alguém ainda gasta com isso? Sério...

No último fim de semana eu fui cobrir um evento numa multinacional e lá pelas tantas uma bateria de uma das cameras acabou e eu tava trocando, e a cliente que me contratou passou do meu lado e viu, e perguntou se tava tudo bem, e, me perguntou por que eu tava usando a camera (uma A7iv) e não o celular... eu não quis explicar razão pra isso ou aquilo, mas simplesmente, o fato é que eles não ligam. De repente se fosse um iPhone 15 pro max com alguns acessórios eles, ESPECIFICAMENTE eles, iam ficar mais impressionados do que ao ver uma A7iv com lente da Sony (e não uma Canon branquinha adaptada).


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 31 de Outubro de 2023, 10:00:04
Quem compra um quadro de um pintor não está preocupado com a marca do pincel que foi usada.

Você já contratou o serviço de um fotografo?

Eu contratei para o meu casamento, momento em que eu já era fotografo, e só descobri o equipamento no dia do ensaio.
Escolhi ele pelo estilo das fotos e pelo orçamento que eu tinha.

Quando eu não era fotografo, fiz parte da comissão de minha formatura.
Escolhemos uma empresa para organizar que já tinha um fotografo parceiro, não faço nem ideia de que marca de câmera ele usou.
Isso era completamente irrelevante pra mim naquele momento.

Quem se preocupa com a câmera de um fotografo é justamente quem menos entende de arte.

     Eu vejo uma tendencia de uma perspectiva estetica aqui discutida. O look por exemplo. Sim, o look tem sua importancia, mas nao e algo isolado.
Comercialmente falando, fotografia a uma arte das massas. Enquanto as artes plasticas sao consumidas fortemente por meio de instituicoes, e utilizam profissionais como curadores e galeristas para promover a arte. Marcas como Canon, Nikon fazem cameras por decadas. Sao decadas e decadas que o publico ve 24 70, 70 - 200 entre outras lentes e cameras. Na industria da moda por exemplo, (eu tenho uma amiga que fotografa moda)  muitos fotografos usaram praticamente essas duas lentes. Peter Lindenberg foi um desses fotografos. Considero normal as pessoas atribuirem valor a essas marcas de equipamentos que estao no mercado faz muito tempo. Digo que existe um discurso chapa branca comum no youtube , " eu trabalho com (Canon, Nikon, Sony) e uso a Fuji para fotografar meus filhos, ou na rua" .
Nao sou eu que digo, eu nao me coloco como um consumidor que tem a resposta. Isso e uma ilusao. Eu posso adorar um produto, mas a empresa ira dirigir diversos aspectos desse produto para onde eles quiserem. Por exempol o aps c para fotografia de passaros... Eu me coloco como um consumidor que recebe informacoes da midia, e a midia segue uma pauta da marca. Nao completamente, mas em parte e pautada sim.  Ja sabemos quais marcas comunicam algo relacionado com agilidade e esportes, ou estudio publicidade.

Alguns produtos mais simples, a unica coisa que ira dizer se e duravel e  o tempo... Sobre durabilidade, weather sealing.. Muitos nao estao nem ai se a camera tem boa durabilidade. Sony por exemplo, algumas cameras nao tem boa reputacao sobre weather sealing. Eu considero ruin, mas talvez nao seja mais criterio de compra.
Entao eu percebo que as coisas estao mudando. Alguns reviews que vi de mini weddings tambem nao exigem equipamentos muito voltados para agilidade.
Enfim...     

     



   
   



 


« Última modificação: 31 de Outubro de 2023, 10:09:20 por Leonardo Tonin »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 31 de Outubro de 2023, 10:14:13
como o pessoal já citou, também concordo...
o investimento em uma apsc de ponta hoje vai custar até talvez mais caro que investir uma fullframe de alguns anos atrás.

lentes apsc de boa qualidade fuji por ex. custam tão caro quanto uma nikon... vide a opção 24-70 2.8 da fuji...

eu penso que pela produção em massa e concorrência com celulares com câmeras cada vez melhores o futuro das "câmeras profissionais" será ter sensores grandes e aí o padrão fullframe seria um futuro apsc para novos padrões médio formato pequeno como a hasselblad e fuji...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 31 de Outubro de 2023, 10:25:29
Alguns youtubers sao promotores de vendas, e vivem de vender justificativas.

Hoje estou na marca tal, no proximo mes estou usando tal.

Qual e a perspectiva?

Hoje a lente mirrorless e melhor....
Amanha a lente dslr e melhor. ..

Uma piada.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2023, 10:32:06 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 31 de Outubro de 2023, 10:59:15
Sony dslr tinha boa ergonomia....
Eles pensaram, vamos gastar menos com o corpo e colocar mais tecnologia.
O consumidor comprou.

O consumidor manda algo?


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 31 de Outubro de 2023, 11:32:12
Alguns youtubers sao promotores de vendas, e vivem de vender justificativas.
....

diria mais... a maioria dos youtubers atuais são comprados pelas marcas...
antes haviam alguns muito bons e coesos o kay w era muito bom nos reviews e por mais que amaciava as coisas ele tinha aquele tique do "hummm" dele que mostrava a verdade...

agora pega vários YT principalmente os BR estrelinhas que mentem descaradamente. eu parei de seguir review de YT a alguns anos, no máximo sigo o unboxing que ainda é verdadeiro... opinião cada um tem a sua mas opinião comprada não dá pra aceitar.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 31 de Outubro de 2023, 12:12:15
diria mais... a maioria dos youtubers atuais são comprados pelas marcas...
antes haviam alguns muito bons e coesos o kay w era muito bom nos reviews e por mais que amaciava as coisas ele tinha aquele tique do "hummm" dele que mostrava a verdade...

agora pega vários YT principalmente os BR estrelinhas que mentem descaradamente. eu parei de seguir review de YT a alguns anos, no máximo sigo o unboxing que ainda é verdadeiro... opinião cada um tem a sua mas opinião comprada não dá pra aceitar.

     No Brasil eu ainda acho que existe da parte de alguns um pouco mais de reflexao sobre valores. No exterior alguns que possuem sucesso sabem muito bem o que oferecem, os valores que irao colocar de acordo com a musica que utilizam e o tipo de mentalidade. Eu nem vejo problema nisso. O grande problema e que como toda a area estetica que atende um publico de massa na internet muito grande.  existe um lado que nao se resolve muito bem. Nao conseguem colocar um contexto real para todos. A fotografia empacou no discurso ff x apsc ou 1.4 x 1.8 e nao sai desse disco arranhado. E isso e muito triste. Hoje em dia talvez fotoclubes seja uma boa, cursos praticos. A internet tornou se algo sem perspectiva.   
 


   
   
   






« Última modificação: 31 de Outubro de 2023, 12:14:44 por Leonardo Tonin »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 31 de Outubro de 2023, 23:53:14
Bom... Sou fotógrafo de casamento, ensaio, aniversário e formatura.

Vida toda usei câmeras APS-C, 2 60d, depois 2 80d.
Agora tô com a RP.

A fotografia fica melhor. Não é sobre a qualidade das APS-C ser suficiente para as aplicações.
É sobre o sensor FF ser melhor nas mesmas situações.

Eu usava iso 2000 na 60d lá em 2012. E era bom. Na 80d era melhor ainda, apesar de perder mais textura que da 60d.

E a RP é melhor, só isso. Saber que posso subir o quanto quiser, que não vai cagar tudo de ruído ou perda de textura, é muito atraente.

A imagem fica mais bonita, mais natural, dependo menos de pós produção pra entregar o produto para o cliente.

"AHHH MAS O CLIENTE NÃO VÊ"; realmente, não vê. Cliente não vai falar "Noooossa adorei o boqué cremoso e o look trêis dê fufreime da sua câmera"
Mas eu sei que a qualidade tá melhor. E essa qualidade o cara percebe. Quando troquei meus equipamentos (80d + 17-50 + 50-150 por RP + 17-40 + 70-200), pessoal percebeu. "Nossa, Mike, suas fotos estão diferentes, mais vivas, não sei explicar. Estão melhores" Mais de uma assessora, outros fotógrafos, enfim.

Se o CEO da Canon me oferecesse, "Mike, vou te dar uma câmera de presente, você prefere R7 ou R8?" Iria na full frame, só pela imagem mais bonita.
E tem também a questão das lentes: 17-40 na crop é só uma "lente do kit gourmet", e 70-200 é fechada demais, quase inútil em eventos.


« Última modificação: 31 de Outubro de 2023, 23:53:26 por Mike Castro »