Autor Tópico: Preciso de uma fullframe em 2023?  (Lida 6990 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #30 Online: 01 de Novembro de 2023, 07:40:19
Mike,

Eu estava esperando seu comentário justamente pelos longos anos com aps-c e a recente migração para FF.

Mas a pergunta a ser respondida é a seguinte, você precisava migrar para FF para continuar trabalhando?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 01 de Novembro de 2023, 08:48:13
Eu fiz o inverso e to muito felizão.  :wub:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 01 de Novembro de 2023, 08:53:25
Mike,

Eu estava esperando seu comentário justamente pelos longos anos com aps-c e a recente migração para FF.

Mas a pergunta a ser respondida é a seguinte, você precisava migrar para FF para continuar trabalhando?

Nao Vangelismm, a pergunta e agora, em 2023. Se ainda e negocio comprar para trabalhar com uma full frame ou usar ...?
 
      Mas o que seria o trabalhar com fotografia? Ensaios, retratos, onde o look talvez seja o mais importante? Trabalhe como freelancer ou sozinho? (lembro de estudios que diziam que so trabalhavam com marca ...)  Fotografias de criancas, aniversarios com fotos espontaneas ou ensaios com posadas? Batizados?  Bourdoir e newborn?  Se voce faz uma pergunta muito aberta, ela pode tender a nao gerar informacao ou conhecimento, apenas opiniao. O que pode gerar desentendimento, pela identificacao que cada um tem com a marca, o Look. e ate pelo valor investido que foi sacrificado. 
   







« Última modificação: 01 de Novembro de 2023, 08:59:40 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #33 Online: 01 de Novembro de 2023, 09:09:38
Nao Vangelismm, a pergunta e agora, em 2023. Se ainda e negocio comprar para trabalhar com uma full frame ou usar ...?
 
      Mas o que seria o trabalhar com fotografia? Ensaios, retratos, onde o look talvez seja o mais importante? Trabalhe como freelancer ou sozinho? (lembro de estudios que diziam que so trabalhavam com marca ...)  Fotografias de criancas, aniversarios com fotos espontaneas ou ensaios com posadas? Batizados?  Bourdoir e newborn?  Se voce faz uma pergunta muito aberta, ela pode tender a nao gerar informacao ou conhecimento, apenas opiniao. O que pode gerar desentendimento, pela identificacao que cada um tem com a marca, o Look. e ate pelo valor investido que foi sacrificado. 
 

Preciso de uma fullframe em 2023? Ou investir em melhores lentes me atenderia?

Essa é uma questão recorrente aqui no fórum, mas resolvi abrir esse tópico depois de assistir um video que tinha uma questão parecida, e achei bem interessante, vamos pensar um pouco:
1 - Os trabalhos que eu faço exigem que eu use uma fullframe ou eu conseguiria fazer com uma APS-C?
2 - Hoje a maioria das últimas APS-C lançadas tem qualidade, resolução e recursos para fazer quase todo tipo de trabalho.
3 - Muitos compram fullframe por causa da possibilidade de usar ISO mais alto, sem ruído, e muitas APS-C hoje tem melhorado muito nesse sentido.
4 - Se você não precisasse de uma impressão gigante que justificasse o uso de uma fullframe, não seria melhor investir numa lente de qualidade melhor?

Claro que a fullframe tem outras vantagens sobre a APS-C, mas o tópico é para questionar se o fotógrafo no Brasil, que faz trabalhos típicos (eventos, casamentos, formaturas, etc) precisaria mesmo de uma fullframe ou ele faria de boa nas APS-C mais modernas com lentes de qualidade?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #34 Online: 01 de Novembro de 2023, 09:32:35
Mike,

Eu estava esperando seu comentário justamente pelos longos anos com aps-c e a recente migração para FF.

Mas a pergunta a ser respondida é a seguinte, você precisava migrar para FF para continuar trabalhando?

Ahh mas aí acho que não hein... O profissional deve estar buscando sempre melhorar o seu produto/serviço...O Mike relatou que recebeu comentários que as fotografias estavam mais bonitas, isso é o mais importante.


Concordo que muitos casos o menor dos problemas em uma fotografia seja o tamanho do sensor  da câmera... Mas há uma verdade que tanto Canon quanto Nikon nunca investirem em lentes apsc profissionais... Só teve 17-55mm 2.8, boas mas pesadas, e caras... Tele 2.8 pro sistema não tem.

Na Nikon eu queria uma 35mm, ou seja precisava uma 23mm apsc mas não existe... Só uma 24mm 2.8 escura e cara.

Se quer ir em apsc pensa ir de fuji pq o sistema é apsc lentes para apsc: 23mm F2, 35mm, 56mm...






vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #35 Online: 01 de Novembro de 2023, 10:44:21
Ahh mas aí acho que não hein... O profissional deve estar buscando sempre melhorar o seu produto/serviço...O Mike relatou que recebeu comentários que as fotografias estavam mais bonitas, isso é o mais importante.


Concordo que muitos casos o menor dos problemas em uma fotografia seja o tamanho do sensor  da câmera... Mas há uma verdade que tanto Canon quanto Nikon nunca investirem em lentes apsc profissionais... Só teve 17-55mm 2.8, boas mas pesadas, e caras... Tele 2.8 pro sistema não tem.

Na Nikon eu queria uma 35mm, ou seja precisava uma 23mm apsc mas não existe... Só uma 24mm 2.8 escura e cara.

Se quer ir em apsc pensa ir de fuji pq o sistema é apsc lentes para apsc: 23mm F2, 35mm, 56mm...



Foi o que eu comentei na minha primeira resposta nesse tópico, respondendo a pergunta se era melhor investir em lentes.
Tive exatamente essa experiencia com Canon no passado, comprando uma 20mm 2.8 cara e escura para ter uma 35mm.

Em Canon, Nikon e Sony é praticamente impossível não comprar lentes FF que no final é mais fácil e barato ter uma câmera FF.

Acho que concordamos que podemos ser um fotografo profissional em qualquer segmento, usando Fuji e por consequência não usar FF em 2023.

*Hoje as fixas da Sigma para apsc até que permitem não investir em lentes FF.
Mas ainda é impossível não comprar lentes FF quando se quer lentes zoom 2.8, ou até mesmo f/4 constante.


"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #36 Online: 01 de Novembro de 2023, 10:47:09
Em tempo, se entendi a proposta do tópico, a ideia nunca foi discuti se FF é melhor do que apsc.

E sim se o investimento em FF se justifica do ponto de vista do negocio fotografia, sem paixões.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 01 de Novembro de 2023, 11:32:31

mas como disse, se for de fuji vai pagar o preço de uma crop no valor de uma full frame.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 01 de Novembro de 2023, 11:35:00
Mike,

Eu estava esperando seu comentário justamente pelos longos anos com aps-c e a recente migração para FF.

Mas a pergunta a ser respondida é a seguinte, você precisava migrar para FF para continuar trabalhando?

Vange, de verdade, não sei se precisava.

No dia que fui buscar a câmera, segurei uma em cada mão: RP e 90d. Ia pegar a DSLR, afinal, kit de lentes todinho pra ela: 10-18/17-50/50-150 e 18-135 pra backup.
Eu realmente não pensava em migrar de sistema totalmente como fiz. Tanto que deixei as câmeras lá, fui andar pela loja, ver outras coisas, tomar um café com a patroa pra resolver, rsrs.

Acabei não pegando a 90d por alguns fatores:

- DSLR é uma tecnologia que está morrendo. Gastar tanto dinheiro numa câmera crop ainda por cima, não me pareceu palatável.
- Queria experimentar a tecnologia nova.
- Empresas de formatura que estavam pedindo fufreime. Algo como "Vou ficar pra trás se continuar com DSLR APS-C"

Veja que em nenhum momento eu achava a qualidade ruim, ou precisava de fato ganhar nesse sentido. Ou pelo menos não percebia isso.

Dos três fatores que citei, acabou que os três se "concretizaram":
- DSLR pararam o desenvolvimento, e algumas até a produção;
- O sistema de AF das ML realmente é sensacional, não troco minha RPobrezinha nem por uma 1dx III 🤣
- As (boas) empresas de formatura realmente estão cortando os caras que usam APS-C.

E para meus eventos, o que falei sobre a evolução na fotografia, e os elogios das assessoras se converteu em indicações novas, de pessoas que não costumavam me indicar.
Lembro de quando fiz o primeiro ensaio com a RP + 70-200. Mano, fiquei pasmado com a nitidez. Nunca tinha tido aquilo nas minhas fotos. Fiz um pôster 60x90 de uma debutante, que PQP, não perdeu nadica de nada, fiquei  :eek: :eek: :eek:

Eu meio que "subi o padrão" das fotos, digamos. Aí o padrão dos eventos subiu um pouquinho.

Claro que, eu mudei duas coisas de uma vez só. Além da rixa FF x APS-C, tinha tbm o DSLR x ML.
Eu saí de uma DLSR APS-C para uma ML FF. Diferença demais, hahaha. Talvez se eu tivesse comprado uma 6d II, ou uma R7 ou R10, a diferença pra mim não fosse tão gritante.

Tanto que hoje minha 80d tá quase aposentada. Nos casamentos e debutantes eu tô alugando uma 6d de um parça, e nas formaturas a oitentinha fica só de backup, ou pra carregar outra lente quando tô andando pelos eventos.

E claro, tem o fator "Os outros verem o que a gente tá usando"
Nas formaturas da UEM, por exemplo, mais de 100 fotógrafos lá andando pra cima e pra baixo. Eu era só o cara que usava "crop com lente Sigma". Quando me viram com ML e lentes L, sendo uma novíssima de 11k, ficaram pasmados "Carai o maiquinho tá bem, hein"
Meu brinquedinho deixou de ser o mais podre do parquinho, pra ser um dos melhores,  :hysterical: :hysterical: Deixei de ser o Chaves pra virar Quico.
Grande parte dos caras de Mga ainda tá com DSLR, fufreme que seja, mas DSLR. Aí uma Rpobre se sobressai, e isso conta inclusive para fechar freelas de formatura, ou subir o valor das empresas que já me contratavam.


É... Acho que é isso.
Eu penso que talvez não precisasse, mas agora não consigo mais viver sem!  :D


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 01 de Novembro de 2023, 11:48:36
Em tempo, se entendi a proposta do tópico, a ideia nunca foi discuti se FF é melhor do que apsc.

E sim se o investimento em FF se justifica do ponto de vista do negocio fotografia, sem paixões.

Foi o que entendi também.

Falando nesse sentido, eu sempre fechei casamentinho barato e freelancezinho, as cropzinhas se pagavam relativamente fácil, meu lema era "Pelo tanto que eu cobro, minhas câmeras estão de bom tamanho", acho até que já postei isso aqui em outros tópicos. Meu equipamento todo custava perto do preço da 70-200 que carrego hoje.

Quando gastei 20k em equipamento, pensava comigo "To fud*** pra recuperar isso"  :hysterical:
E acredite, o retorno veio rápido.
Tanto pela evolução da fotografia citada antes, que fez as assessoras me notarem, quanto pelas empresas de formatura maiores, que passaram a me chamar para mais datas, e com melhor remuneração. O tíquete médio dos casamentos subiu, o valor dos freelas subiu, e agora com monte de trabalhinho no meio da semana.

Pra mim, valeu a pena.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #40 Online: 01 de Novembro de 2023, 11:54:12
Foi o que entendi também.

Falando nesse sentido, eu sempre fechei casamentinho barato e freelancezinho, as cropzinhas se pagavam relativamente fácil, meu lema era "Pelo tanto que eu cobro, minhas câmeras estão de bom tamanho", acho até que já postei isso aqui em outros tópicos. Meu equipamento todo custava perto do preço da 70-200 que carrego hoje.

Quando gastei 20k em equipamento, pensava comigo "To fud*** pra recuperar isso"  :hysterical:
E acredite, o retorno veio rápido.
Tanto pela evolução da fotografia citada antes, que fez as assessoras me notarem, quanto pelas empresas de formatura maiores, que passaram a me chamar para mais datas, e com melhor remuneração. O tíquete médio dos casamentos subiu, o valor dos freelas subiu, e agora com monte de trabalhinho no meio da semana.

Pra mim, valeu a pena.

O que importa é isso rsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #41 Online: 01 de Novembro de 2023, 12:27:20
Em tempo, se entendi a proposta do tópico, a ideia nunca foi discuti se FF é melhor do que apsc.

E sim se o investimento em FF se justifica do ponto de vista do negocio fotografia, sem paixões.
Bingo  :ok:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #42 Online: 01 de Novembro de 2023, 12:31:03
- Empresas de formatura que estavam pedindo fufreime. Algo como "Vou ficar pra trás se continuar com DSLR APS-C"

[...]

- As (boas) empresas de formatura realmente estão cortando os caras que usam APS-C.

Era disso aqui que eu estava falando na primeira página. O portfólio parece que é somente um dos fatores. O preço é outro. E o equipamento (que não deveria ser) acaba virando outro fator. No caso do Mike, valeu a pena porque ele conseguiu mais trabalho e aumentar o preço do trabalho. Aí sim o portfólio mostrou o valor. 


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 01 de Novembro de 2023, 12:35:06
mas como disse, se for de fuji vai pagar o preço de uma crop no valor de uma full frame.

Justamente.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 01 de Novembro de 2023, 12:58:46
Antigamente existiam algumas APS-C bem capadas e com sensores antigos e mau resolvidos. Porem atualmente tem as APS-C principalmente as top de linha que são câmeras maravilhosas. Quem ja usou uma dessas sabe o bólido a potencia de uma APS-C com tudo que tem direito nas mãos, e o que isso representa.

O custo pode ser alto, porem eu levaria em consideração no momento de escolher entre uma APS-C completa e um FF capada.
Conhecimento importa mais que equipamento.