Autor Tópico: Câmeras e Lentes da linha mirrorless apresentando defeito  (Lida 6621 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 04 de Novembro de 2023, 14:04:44
Fora outras coisas. Se a eletricidade for gerada por fontes poluentes como termoeletricas a pegada de carbono pode ser beeeeem grande. Produzir alumínio também consome uma quantidade brutal de energia elétrica, a unica vantagem é que o alumínio é 100% reciclavel.

Tudo é relativo.

A eletricidade do carro nem é muito relevante neste caso. Até porque termoelétricas ainda são mais eficientes que um motor de carro a gasolina...

A própria bateria não é feita pra durar muitos anos. Além da reciclagem do material da bateria não ser muito fácil, as últimas versões do Tesla usam bancos de bateria estruturais, que usam um adesivo fortíssimo entre as baterias individuais, e tornam a desmontagem praticamente impossível.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #16 Online: 04 de Novembro de 2023, 18:22:23
Na Europa é hipocrisia da boa! Carregar o seu carro elétrico na Europa é piada! Basta ver a fonte de energia deles!
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 04 de Novembro de 2023, 21:19:38
Na Europa é hipocrisia da boa! Carregar o seu carro elétrico na Europa é piada! Basta ver a fonte de energia deles!

Como sempre, depende. Como eu falei, um motorzão estacionário gerando energia pra vários motorzinhos elétricos é mais eficiente que vários motorzinhos à gasolina. O carro elétrico em si é tolerante: ele aceita eletricidade de termoelétrica, nuclear, solar, eólica (que também é solar), etc.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 04 de Novembro de 2023, 21:47:46
Voltando ao tópico.

A minha impressão é que os equipamentos estão sendo lançados muito rapidamente, sem os devidos testes, principalmente na parte de firmware. Dá para notar isso no imenso número de atualizações nos modelos mais recentes.

A linha amadora e prosumer da Canon e da Nikon teve uma queda de qualidade de fabricação visível, devido a economia e realmente acredito na hipótese de obsolescencia programada. Pegue uma objetiva qualquer dessas séries e desmonte para constatar: muitas partes coladas quando antes eram rosqueadas ou aparafusadas. Substituição em massa de partes de metal por plástico, e por ai vai. Os flats estão mais finos e frágeis. Substituição de vidro ótico por resina ótica. Não tenho tido contato com a linha profissional dessas marcas, então não sei como andam internamente.

Uma coisa que notei de cara for nas objetivas 24-105 STM da Canon, tive essa lente e adorava apesar do peso danado. A versão EF tem abertura F 3.5-5.6 e é muito, muito boa. A versão mirrorless RF é F 4.7-7.1 e é bem inferior oticamente.

Cheguei dar uma brincada com as Canon RP e a R e realmente não transmitem a mesma sensação de robustez e confiabilidade das 5D/6D nem de longe. Ok, pesam a metade mas tudo é um compromisso.

Tive muitas Fujis e a qualidade sempre foi top, apesar de algumas falhas gritantes de design, uma me deixava louco que era esbarrar na "rodinha" e desregular tudo sem querer. Fora essas pequenas coisas nunca me deixaram na mão, mas tinham coisas irritantes nelas que no final me fizeram mudar de sistema.

Aqueles EVFs hibridos das X20, X100 e X-Pro são uma m**** , eles SEMPRE quebram. Na X20 o LCD trasparente que é sobreposto ao OVF sempre dá defeito. Nas X100 e X-Pro o problema que assombra desde sempre é a cortina metalica de bloqueio do OVF. Outra porcaria que sempre quebra. Tive 3 X100 e todas deram o mesmo problema.

Nas Sony eu não percebo falta de qualidade nos corpos. Todos são muito, muito bons e confiáveis, sejam A7, A6xxx, Nex ou mesmo as antigas Alpha ou SLT. Tenho uma A900 com um numero absurdo de clicks firme e forte.

Já as lentes da linha amadora da Sony são beeeeeeeem "plasticóides" e caras pela performance que dão. A 28-70 do kit tem uma ótica sofrivel mas não costumam dar dor de cabeça. Não sei como essa lente pode custar tão caro (pelo que ela é).

As Nikon Z eu não opino, nunca usei. Nem pretendo por enquanto.
 


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 04 de Novembro de 2023, 21:49:35
Na Europa é hipocrisia da boa! Carregar o seu carro elétrico na Europa é piada! Basta ver a fonte de energia deles!

Depende do país.
Em Portugal e na Espanha a matriz é bem limpa.

 


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 05 de Novembro de 2023, 02:52:16
A minha impressão é que os equipamentos estão sendo lançados muito rapidamente, sem os devidos testes, principalmente na parte de firmware. Dá para notar isso no imenso número de atualizações nos modelos mais recentes.

Acho que em termos. Sim, tem mais atualização de firmware, mas o número de dispositivos que tem um firmware aumentou muito nos últimos tempos. De certa forma, atualizações aumentam a vida útil dos dispositivos. Também tem que o ciclo de vida do produto faz com que ele realmente saia meia-boca e vá melhorando aos poucos. Segurar o produto por causa de software antes de ser lançado é meio que atrasar o produto, do ponto de vista do fabricante.


Citar
A linha amadora e prosumer da Canon e da Nikon teve uma queda de qualidade de fabricação visível, devido a economia e realmente acredito na hipótese de obsolescencia programada. Pegue uma objetiva qualquer dessas séries e desmonte para constatar: muitas partes coladas quando antes eram rosqueadas ou aparafusadas. Substituição em massa de partes de metal por plástico, e por ai vai. Os flats estão mais finos e frágeis. Substituição de vidro ótico por resina ótica. Não tenho tido contato com a linha profissional dessas marcas, então não sei como andam internamente.

Tem o caso da Z8, que mesmo sendo uma câmera extremamente elogiada, teve o olhal da correia soltando. Tentativa de baratear que deu errado. Mas resina ótica tem há varios anos. Antigamente, lentes aesféricas eram feitas à mão. Mas vá ver o preço de uma Nikon Noct 58 antiga. A solução da indústria foi vidro polido colado em plástico moldado. Pode ter ficado de pior qualidade, mas ficou mais acessível.

Citar
Tive muitas Fujis e a qualidade sempre foi top, apesar de algumas falhas gritantes de design, uma me deixava louco que era esbarrar na "rodinha" e desregular tudo sem querer. Fora essas pequenas coisas nunca me deixaram na mão, mas tinham coisas irritantes nelas que no final me fizeram mudar de sistema.

Depende da linha. As melhores têm uma trava pra não sair do lugar. Mas, sim, quando eu esqueço de travar, sai do lugar mesmo.



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 05 de Novembro de 2023, 06:06:04
https://www.lensrentals.com/blog/2016/04/a-look-at-electromagnetic-focusing/

Aqui tem um pouco sobre lentes. Infelizmente nao existe nenhum update sobre as lentes 1.8 atuais. Eu gosto muito das materias e do humor critico.


 





cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #23 Online: 05 de Novembro de 2023, 19:46:15
Voltando ao tópico.

A minha impressão é que os equipamentos estão sendo lançados muito rapidamente, sem os devidos testes, principalmente na parte de firmware. Dá para notar isso no imenso número de atualizações nos modelos mais recentes.

A linha amadora e prosumer da Canon e da Nikon teve uma queda de qualidade de fabricação visível, devido a economia e realmente acredito na hipótese de obsolescencia programada. Pegue uma objetiva qualquer dessas séries e desmonte para constatar: muitas partes coladas quando antes eram rosqueadas ou aparafusadas. Substituição em massa de partes de metal por plástico, e por ai vai. Os flats estão mais finos e frágeis. Substituição de vidro ótico por resina ótica. Não tenho tido contato com a linha profissional dessas marcas, então não sei como andam internamente.

Uma coisa que notei de cara for nas objetivas 24-105 STM da Canon, tive essa lente e adorava apesar do peso danado. A versão EF tem abertura F 3.5-5.6 e é muito, muito boa. A versão mirrorless RF é F 4.7-7.1 e é bem inferior oticamente.

Cheguei dar uma brincada com as Canon RP e a R e realmente não transmitem a mesma sensação de robustez e confiabilidade das 5D/6D nem de longe. Ok, pesam a metade mas tudo é um compromisso.

Tive muitas Fujis e a qualidade sempre foi top, apesar de algumas falhas gritantes de design, uma me deixava louco que era esbarrar na "rodinha" e desregular tudo sem querer. Fora essas pequenas coisas nunca me deixaram na mão, mas tinham coisas irritantes nelas que no final me fizeram mudar de sistema.

Aqueles EVFs hibridos das X20, X100 e X-Pro são uma m**** , eles SEMPRE quebram. Na X20 o LCD trasparente que é sobreposto ao OVF sempre dá defeito. Nas X100 e X-Pro o problema que assombra desde sempre é a cortina metalica de bloqueio do OVF. Outra porcaria que sempre quebra. Tive 3 X100 e todas deram o mesmo problema.

Nas Sony eu não percebo falta de qualidade nos corpos. Todos são muito, muito bons e confiáveis, sejam A7, A6xxx, Nex ou mesmo as antigas Alpha ou SLT. Tenho uma A900 com um numero absurdo de clicks firme e forte.

Já as lentes da linha amadora da Sony são beeeeeeeem "plasticóides" e caras pela performance que dão. A 28-70 do kit tem uma ótica sofrivel mas não costumam dar dor de cabeça. Não sei como essa lente pode custar tão caro (pelo que ela é).

As Nikon Z eu não opino, nunca usei. Nem pretendo por enquanto.
 

Interessante sua visão Antônio.

Na real mexi um pouco com uma R6 e R7 . Não tenho dúvidas que algumas coisas como sistema de foco e recursos de vídeo das mirrorless em geral são bem superiores as DSLRs. No entanto, também sinto aquela falta de robustez que nas mirrorless só sejam encontrados em modelos topo de linha como Z9 ou R3 .

E na real pode ser mesmo que a indústria em partes tenha adotado redução de custos pois basta ver as lentes mega escuras que a Canon tem feito . Por exemplo, tem a RF-S 55-210 cuja abertura é F5-7.1 . Pode até ter uma ótica melhor que a EF-S 55-250 STM, mas a EF-S tem maior zoom, e abertura 4-5.6 . Então o que me parece é que a Canon tem adotado cortes de custos para suas mirrorless.

Sobre dar mais defeitos acho que é muito relativo. Agora que vemos por ai muitas DSLRs de 20 anos atrás em bom estado e funcionando; só mostra o quanto esses equipamentos foram pensados em durabilidade.

Estou com uma Canon 40D aqui que já passou de 1 milhão de clicks. Esse fim fiz mais de 8.000 clicks com ela e a câmera se nega a parar de funcionar.

Enfim: acho que é tudo muito relativo. Mas a única certeza que tenho é que parece que estão realmente cortando custos na produção. Agora se isso impacta em maior número de defeitos daí é difícil de dizer. E lembrando que todas as fabricantes de mirrorless tem relatos de defeitos.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 06 de Novembro de 2023, 11:45:05
Sobre dar mais defeitos acho que é muito relativo. Agora que vemos por ai muitas DSLRs de 20 anos atrás em bom estado e funcionando; só mostra o quanto esses equipamentos foram pensados em durabilidade.

Pesquisei e não encontrei detalhes. Mas mesmo minha Nikon 18-200 tinha um símbolo desenhado no corpo que era novidade naquela época. Era um símbolo de reciclagem com um número dentro. Aquele número era a vida esperada média da lente. Praquela lente específica, acho que eram 10 anos. Mas desde então já vi produtos que têm vida de 5 anos. A minha lente não durou nem 5 anos... Entrou um pouquinho de areia e adeus. Pelo menos agora temos lentes seladas contra poeira.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #25 Online: 06 de Novembro de 2023, 17:37:41
Eu tendo usado ao menos ML da Sony e Canon, posso dizer que elas são mais frágeis do que as DSLR, isso é evidente. As da Sony muito mais, não podem pensar em ver agua.

DSLR da nikon eu usava em qualquer clima. As da canon não tenho a mesma segurança.

Sobre travamentos, eu faço em médias 300-400k de fotos por ano, algum pau vai dar em algum momento. Mas observando, independente da marca, os erros geralmente são relacionados a cartões de baixa qualidade e/ou quebrados. Baixou muito a qualidade dos cartões SD, o dia que migrarmos 100% pro CF Type B vai ser um alívio. São mais caros, mas o caro custa barato perto de perder cartão pq quebrou.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 06 de Novembro de 2023, 18:16:19
Eu tendo usado ao menos ML da Sony e Canon, posso dizer que elas são mais frágeis do que as DSLR, isso é evidente. As da Sony muito mais, não podem pensar em ver agua.

Não sei disso não... Usei as A7 III em climas bem severos, com chuva, névoa e nunca tive problema.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 06 de Novembro de 2023, 18:56:15
Os youtuber que acompanho fazendo paisagem com Sony, todos tiveram problemas.

A articulação do LCD enferruja.
Os botões vão parando de funcionar com o tempo.

Nick Page mudou para Canon após a R de um aluno cair no rio durante um workshop e seguir funcionando.
Ele sabia que a Sony dele não aguentaria.

Gavin Hardcastle doou um Sony que deixou ele na mão várias vezes, quando ele pensou que tinha parado de vez, ela voltou, capenga mas voltou.
Ele saiu da Sony? Não, está com o último modelo de 60MP.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 06 de Novembro de 2023, 19:20:46
Os youtuber que acompanho fazendo paisagem com Sony, todos tiveram problemas.

A articulação do LCD enferruja.
Os botões vão parando de funcionar com o tempo.

Nick Page mudou para Canon após a R de um aluno cair no rio durante um workshop e seguir funcionando.
Ele sabia que a Sony dele não aguentaria.

Gavin Hardcastle doou um Sony que deixou ele na mão várias vezes, quando ele pensou que tinha parado de vez, ela voltou, capenga mas voltou.
Ele saiu da Sony? Não, está com o último modelo de 60MP.


Sei lá então. Já estou há alguns anos com a A7-III, uso e abuso dela e nunca tive nenhum problema.
Já tomou chuva, neve, nenhum dano.

Pode ser que a minha tenha um defeito de fabricação então, vai saber porque ela não teve problema com água...  :D

A do meu primo deve ter o mesmo defeito. Nesse final de semana ele subiu a Pedra do Açu em Petrópolis e pegou uma tempestade braba lá em cima, com uma A7-III também e não aconteceu nada.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2023, 19:23:04 por AFShalders »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino