Autor Tópico: Câmeras e Lentes da linha mirrorless apresentando defeito  (Lida 5950 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #31 Online: 08 de Novembro de 2023, 10:52:42
Essas materias sao antigas de 6 anos atras. Não revisaram isso ? Estou quase abrindo a minha pra ver.

Pelos relatos de um dos links o problema, se houver, não é nem um pouco grave.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2023, 10:59:02 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 08 de Novembro de 2023, 12:31:32
Confirmo aqui que não tem nenhum o-ring na parte inferior da A7.
Mas isso é incrivelmente fácil de resolver, basta passar borracha de silicone com o dedo no encaixe. Coisa de 2 minutos.
Idem para a tampa do compartimento da bateria.

Ah, não é melhor nem pior que as Nikons, Canons e Panasonic que tenho aqui. Tudo a mesma coisa.

Já as Pentax tem selos até enjoar !
« Última modificação: 08 de Novembro de 2023, 12:40:42 por AFShalders »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #33 Online: 08 de Novembro de 2023, 14:22:27
Confirmo aqui que não tem nenhum o-ring na parte inferior da A7.
Mas isso é incrivelmente fácil de resolver, basta passar borracha de silicone com o dedo no encaixe. Coisa de 2 minutos.
Idem para a tampa do compartimento da bateria.

Ah, não é melhor nem pior que as Nikons, Canons e Panasonic que tenho aqui. Tudo a mesma coisa.

Já as Pentax tem selos até enjoar !

Possivelmente as DSLRs da Pentax sejam as melhor construídas do mercado. Disso não tenho dúvida. A robustez dos equipamentos deles realmente impressiona.

Bem eu já tive Nikon D300 que morreu na minha mão num evento. Ainda bem que tinha uma Canon T3i de backup. Mas já vi Canon, já Nikon , já vi Sony dar defeito . E já vi muitas câmeras desses 3 fabricantes duraram muito tempo.

Como dito, minha 40D tá muito surrada. Usada em terra, chuva, pra fotografar esportes e a câmera segue viva. Com certeza muitas já deram defeito.

Tudo na verdade é muito relativo. Hà relatos de câmeras da linha R com defeito? Sim. Assim como de outros fabricantes. Equipamentos eletrônicos podem funcionar por 20, 30 anos sem defeito algum ou podem dar defeito em algum momento.

Acho que é muito cedo pra dizer que as mirrorless de qualquer fabricante dão maior defeito que as DSLRs.

A Sony por exemplo é famosa por dar defeitos nos botões. Mas com certeza a maioria delas está funcionando perfeitamente.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #34 Online: 08 de Novembro de 2023, 14:45:57
Bom, voltando ao tópico... eu tenho propriedade pra falar pois já fiz mais de 500 mil cliques com mirrorless (fds é comum fazer pelo menos 10k).

Vale pontuar a diferença entre defeito e desvantagem... Mirrorless já é sabido que tem autonomia de bateria muito menor do que DSLR.... mas como diz o texto da Marina Colasanti "A gente se acostuma", mas isso é desvantagem.

As ML da canon no geral são feitas de "prástico" (que eles chamam de um nome bonito: Policarbonato)... as exceções se não me falham a memória são R, R3 e R5, novamente isso é uma desvantagem não um defeito.


Quanto à defeito... a R7 por exemplo é sabido que dá umas perdidas aleatórias na focalização... mas como já disse, "a gente se acostuma".

Quanto à erros (ou melhor, defeito), posso dizer que fds sim, fds não a câmera dá um, dois as vezes três erros daqueles que fica a tela preta com o texto ERR XX... só que quando vc tá na metralhada com adrenalina meu parceiro, não dá pra ler direito! Em todas as vezes a câmera reinicia e volta a funcionar normalmente. Só teve uma vez que a câmera congelou que só voltou a funcionar quando tirei a bateria.
Só que temos que lembrar que meu uso é soviético, foto de esporte com quantidade massiva de cliques e movimentos "push-pull" de foco. Como disse, fds faço no mínimo 10k de cliques se tiver devagar... tem vezes que chego a fazer 40k no sabado e domingo (JPG 8mp menor qualidade com obturador eletrônico).

Tenho para mim que muitos desses erros sejam devidos à:
-Bateria (quando uso uma LP-E6 de 2014, mesma da Batmax, ou uma LP-E6N que está com a saúde vermelha em 1 de 3. noto mais erros). Até mesmo a LP-E6NH da Small Rig já notei isso acontecendo. Geralmente acontece no final da sessão quando a bateria já está com menos de 50% de carga e estou clicando uma sequência longa (o que talvez cause um sobreaquecimento).
-Adaptadores: pra ser sincero acabo usando pouco o original, mas noto que os chinesinhos vez ou outra dão falha em contato.
-Cartão de memória: percebo que os mais vagabas/antigos costumam dar mais problemas na câmera. Imagino que os cartões mais simples acabem fazendo esquentar mais a câmera, daí por consequência puxar mais da bateria.



Agora sinceramente, mesmo com tudo isso não sei se voltaria mais para a DSLR. Apesar de já ter feito mais de 500k de cliques com as Mirrorless, minha R6 e R7 tem apenas 25k cada uma na cortina mecânica e ainda parecem novas. Se fosse mecânica, certamente já teria tido que trocar cortina.
Outra coisa é que desacostumei a usar o visor ocular.... 80% dos cliques eu faço com o corpo da câmera apoiada no antebraço, mão esquerda dando zoom e mão direita disparando/equilibrando o corpo.... consigo assim ângulos que jamais conseguiria só pelo visor. Fora o fato de conseguir fotos mais espontâneas por estar portando a câmera de maneira mais "velada".
Por outro lado, recentemente fui furtado (sorte que consegui recuperar 90% dos equipos, outra hora conto esse causo) então confesso começo a sair de casa com receio de ter o preço de um carro usado na mochila.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2023, 14:51:35 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #35 Online: 08 de Novembro de 2023, 19:20:06
Aí você misturou defeito com desempenho/precisão do AF.

Agora vá fazer o tópico do furto pra gente saber do ocorrido.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 08 de Novembro de 2023, 21:08:00
Agora vá fazer o tópico do furto pra gente saber do ocorrido.
Ansioso


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 09 de Novembro de 2023, 05:29:48
Faz alguns dias que li sobre fotógrafos de casamento que fazem uso soviético também de seus equipamentos. Ambos viam de Canon 5d e o ponto negativo de câmeras fuji xt2 eram pequenos problemas mecânicos, como o botão de disparo ficar travando.
     Mas com o design da xh 2 imagino que a câmera seja mais forte. Imagino que essa foi a intenção da Fuji.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2023, 05:33:16 por Leonardo Tonin »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #38 Online: 21 de Dezembro de 2023, 07:31:35
Pequeno update para o tópico.
Mais uma pessoa, aluna lá da escola, possui a R10, apresentando congelamento que só resolve tirando bateria.
Uso dela é bem moderado (pequenos ensaios, batizados). Ela me relatou que entre seus colegas de turmas quase todos já tiveram problemas em algum momento de ter que tirar a bateria da câmera, no entanto o caso dela tá acontecendo com frequência.

Ps: não é o mesmo caso que comentei no primeiro post do tópico, aquele era Canon RP.

« Última modificação: 21 de Dezembro de 2023, 07:34:28 por LeandroR »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 21 de Dezembro de 2023, 08:56:39
Calcule se o Ernesto estivesse por aqui numa hora dessas kkk


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 21 de Dezembro de 2023, 09:41:20
Infelizmente, no lado Nikon foram relatados problemas em algumas lentes z ao inicializar. 

https://www.youtube.com/watch?v=4GVLlDaeXKg&t=7s

    Eu respeito quem quer o melhor de cada marca, admiro alguns fotografos. Mas talvez o covid, as guerras, a economia, tenham mudado as condicoes da industria.  Nao sei.  Eu acho uma pena. Para quem pensa em trabalhar com fotografia, as coisas me parecem nao muito boas.   



 
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2023, 09:42:59 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #41 Online: 21 de Dezembro de 2023, 10:16:00
Calcule se o Ernesto estivesse por aqui numa hora dessas kkk

Uma colega teve problema na 6D mark II, o espelho travou.
O técnico disse que a mark II está dando muito problema no obturador comparada com a 6D original.

Inclusive essa colega recorreu a 6D surrada dela para terminar os ensaios de natal esse ano.
Ta tão surrada que ela disse que nem ousou botar a venda kkkkkkk
E salvou o fim de ano.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #42 Online: 21 de Dezembro de 2023, 10:42:28
Uma colega teve problema na 6D mark II, o espelho travou.
O técnico disse que a mark II está dando muito problema no obturador comparada com a 6D original.

Inclusive essa colega recorreu a 6D surrada dela para terminar os ensaios de natal esse ano.
Ta tão surrada que ela disse que nem ousou botar a venda kkkkkkk
E salvou o fim de ano.

Eu acredito! To com uma 6D2, camera bem bacana, mas, me chamem de maluco, mas só pelo barulho do click dá pra perceber que o mecanismo não da mesma qualidade que o da 5D3 (que tbm tenho)... a 6d2 tem mecanismo de click de Rebel


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 21 de Dezembro de 2023, 10:47:25
     Na minha opiniao, pontos importantes foram ignorados para favorecer uma perspectiva irreal,  um ritmo exagerado favorecendo mais specs, mesmo dando erros, superaquecimento.  E eu nao sei como isso pode ser atraente.
     



     




YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 21 de Dezembro de 2023, 10:50:13
Tudo indica que não é mirrorless vs dslr
Isso se chama obsolescência programada.