Autor Tópico: Sony A9III anunciada - full frame global shutter  (Lida 2426 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 07 de Novembro de 2023, 21:40:54
Assisti uns vídeos sobre a câmera.

Quando essa tecnologia de global shutter vier para as câmeras menos caras vai ser um revolução na fotografia com flash.

Vai ser possível fotografar no sol forte, em 1.4, subexpondo o ambiente na intensidade que quiser.
Isso sem usar filtro nd e sem usar HSS.
Usando um flash comum, as tochas monolight vão ficar obsoletas em externas.

Lembram daquela conversa sobre fotografia computacional com sensor FF?!
A Sony já deu o primeiro passo, tem uma opção que combina múltiplos raws em baixa luminosidade.
O processamento ainda precisa ser feito em um computador.
Mas não vai demorar 05 anos para ser feito na câmera.
Isso se ela não fizer antes numa aps-c.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 07 de Novembro de 2023, 21:43:40
Iso base é 250

Isso deve explicar porque a Canon ainda não fez rsrs
Eles tiveram que fazer algumas concessões pelo visto.
Observe que a Sony não divulgou o DR dessa câmera, acho que foi a primeira vez que omitiu isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 08 de Novembro de 2023, 08:05:23
Assisti uns vídeos sobre a câmera.

Quando essa tecnologia de global shutter vier para as câmeras menos caras vai ser um revolução na fotografia com flash.

Vai ser possível fotografar no sol forte, em 1.4, subexpondo o ambiente na intensidade que quiser.
Isso sem usar filtro nd e sem usar HSS.
Usando um flash comum, as tochas monolight vão ficar obsoletas em externas.
Amém.

Isso deve explicar porque a Canon ainda não fez rsrs
Eles tiveram que fazer algumas concessões pelo visto.
Observe que a Sony não divulgou o DR dessa câmera, acho que foi a primeira vez que omitiu isso.
Como é o primeiro dá para passar um pano.
Os próximos prometem.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #18 Online: 08 de Novembro de 2023, 10:44:52
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


JrMajor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Masculino
  • Alinhando razão e emoção
Resposta #19 Online: 09 de Novembro de 2023, 10:20:00
minha indagação é: Essa tecnologia vira para as cameras sony da serie a 7 ?  Como a 7 RVI  , a 7 V e a7SIV. ? Será que Teremos uma camra de de 36 ou 40 MP com global shutter, sacrificando a velocidade e melhorando DR e iso base.?? seria maravilhoso.!!! uma camera de paisagem e uma hibbrida nesa pegada


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 09 de Novembro de 2023, 10:23:48
No meu achismo não tão cedo. Ainda mais para toda linha...

Quem mais se beneficia são os fotógrafos de esportes.
É exatamente o nicho da A9.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 09 de Novembro de 2023, 10:25:15
Acredito que sim, eventualmente a Sony vai aprimorar essa tecnologia para sensores com mais pixels.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #23 Online: 09 de Novembro de 2023, 12:01:49
minha indagação é: Essa tecnologia vira para as cameras sony da serie a 7 ?  Como a 7 RVI  , a 7 V e a7SIV. ? Será que Teremos uma camra de de 36 ou 40 MP com global shutter, sacrificando a velocidade e melhorando DR e iso base.?? seria maravilhoso.!!! uma camera de paisagem e uma hibbrida nesa pegada

Gradualmente, dependendo dos custos de produção, número de vendas e o que a concorrência começar a lançar. E ainda tem de ver como a Sony esta pensando em implementar essa tecnologia na linha FX.

A linha A7R acho que deve demorar mais. Inclusive acho mais provável uma nova versão da A7R com a tecnologia de sensor da A1 antes de um global shutter.
A7R V: sensor "standard back-side illuminated CMOS"
A1: sensor "back-side illuminated, stacked CMOS sensor with integral memory"

Para a A1 II pode ser que a Sony siga a linha da Z9 e remova o obturador mecânico antes de colocar GS. :ponder:

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


JrMajor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Masculino
  • Alinhando razão e emoção
Resposta #24 Online: 09 de Novembro de 2023, 12:22:40
eu acredito que inevitavel se lançaram é porque esta comercialmente desenvolvido ... acho que seria o dominio se a linha de sensores fosse com a mesma ecnologia. pensem cameras de casamentos e ensaios e studio sem problmeas com flash, mas o que me intriga a resposta desses sensores em longas exposições , a nikon tem por exemplo em seu dial exposições de até 900segundos se nao me engano
 :assobi:


GFX100

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • #GFX100 !
Resposta #25 Online: 16 de Novembro de 2023, 00:45:41
Bem loka vo ve se cato uma pra mim
Fujifilm GFX100 + GF 110mm 2.0 + GF 80mm 1.7 + GF 120mm 4.0
GFXFujifilm@gmail.com


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 07 de Dezembro de 2023, 08:34:48
https://www.youtube.com/watch?v=bta9-8cpZf4

Global shutter e flash o problema.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 07 de Dezembro de 2023, 10:30:20
O titulo é meio sensacionalista.

Mas aborda um conceito que a maioria do fotógrafos de retratos ignora, a duração do flash, T1 e T5.
O pessoal que faz aquelas fotos de still, para congelar movimento, já era mais ligado nisso.

Ninguém vai conseguir aproveitar o sync máximo da A9 usando tochas e flashs baratos.
Mas qualquer coisa a cima de 1/500 já é lucro.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 07 de Dezembro de 2023, 10:49:38
O titulo é meio sensacionalista.

Mas aborda um conceito que a maioria do fotógrafos de retratos ignora, a duração do flash, T1 e T5.
O pessoal que faz aquelas fotos de still, para congelar movimento, já era mais ligado nisso.

Ninguém vai conseguir aproveitar o sync máximo da A9 usando tochas e flashs baratos.
Mas qualquer coisa a cima de 1/500 já é lucro.

   Então Vangelismm, eu gostei da informação. .Tem importância novas tecnologias? Claro que tem. Em estúdio, o sensor global é fator determinante? Dependendo da situação, talvez sim. Vai melhorar? Vai. Ter informações é importante? Sim.

« Última modificação: 07 de Dezembro de 2023, 11:01:14 por Leonardo Tonin »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #29 Online: 07 de Fevereiro de 2024, 14:47:26
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.