Autor Tópico: Você fotografa para você mesmo ou para os outros?  (Lida 4213 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 20 de Dezembro de 2023, 11:16:54
     Fotografar para si mesmo, na minha opiniao tem um ponto fundamental talvez um pouco sutil, que e "acreditar em si" . Talvez na fotografia comercial, a visao do cliente e os aspectos relacionados ao empreendimento parecam ignorar esse ponto, mas eu nao acho que nenhum fotografo consiga trabalhar por muito tempo em algo que ele mesmo  nao acredite, ou que nao se identifique. Podera sobreviver, mas nao vejo como ir para frente.
     Quanto ao aspecto de ser reconhecido, na minha opiniao, eu diria ser mais importante fazer parte de uma comunidade, ou de alguma equipe de trabalho. Agora, e preciso se identicar em determinada area e esquecer outros aspectos que nao conversam com sua personalidade, evitar canais do youtube que nao temnham sintonia com seu modo de pensar, e aqui mesmo. Procurar grupos ou pessoas que sigam mais ou menos sua personalidade.   

 
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2023, 11:19:23 por Leonardo Tonin »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #31 Online: 20 de Dezembro de 2023, 12:04:08
E porque essa diferença entre as duas atividades? Pois claramente o que está te atrapalhando é justamente levar a fotografia a sério demais. Ainda mais se você espera ter um reconhecimento amplo. Porque mesmo que você faça boas fotografias, dentro do seu interesse e corretas tecnicamente, pode ser que algumas pessoas não gostem.

Exatamente. Como diz aquela expressão, "dance como se não tivesse ninguém olhando".


Murdock

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Carvalho
Resposta #32 Online: 21 de Dezembro de 2023, 14:01:43
E porque essa diferença entre as duas atividades? Pois claramente o que está te atrapalhando é justamente levar a fotografia a sério demais. Ainda mais se você espera ter um reconhecimento amplo. Porque mesmo que você faça boas fotografias, dentro do seu interesse e corretas tecnicamente, pode ser que algumas pessoas não gostem.

Mas o que seria então "não levar a sério"? Fotografar e deixar as fotos no cartão de memória até alguém achar um dia? As músicas eu nem termino, é 100% recreativo, não é uma paixão como a foto. Tem jeito certo então de fotografar ou viver a fotografia (não de fotografia)?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #33 Online: 21 de Dezembro de 2023, 16:00:43
Mas o que seria então "não levar a sério"? Fotografar e deixar as fotos no cartão de memória até alguém achar um dia? As músicas eu nem termino, é 100% recreativo, não é uma paixão como a foto. Tem jeito certo então de fotografar ou viver a fotografia (não de fotografia)?

É necessária uma boa dose de sem-vergonhice. É bem comum meus tópicos sobre astrofoto terem poucos (ou nenhum  :doh:) comentário. Não sei se isso quer dizer que minhas fotos são boas ou ruins, mas continuo insistindo.

Uma coisa que eu fiz foi criar um álbum que funciona como screensaver da TV (eu uso Chromecast), e colocar várias astrofotos. à medida que vou evoluindo, olho alguma das fotos mais antigas e penso "caracas, que foto ruim!", e eu mesmo tiro do álbum, e coloco fotos mais novas. Faça algo parecido. E, se seu álbum não ganhar fotos novas com alguma frequência, pode ser necessário mais empenho.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 21 de Dezembro de 2023, 17:20:53
Essa que é a magia da fotografia.

Você estuda, pratica e uma hora você percebe que evoluiu. É um processo lento e que exige dedicação.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 21 de Dezembro de 2023, 19:03:56
Mas o que seria então "não levar a sério"? Fotografar e deixar as fotos no cartão de memória até alguém achar um dia? As músicas eu nem termino, é 100% recreativo, não é uma paixão como a foto. Tem jeito certo então de fotografar ou viver a fotografia (não de fotografia)?

Entao voce gostaria de soltar mais sua fotografia, ter menos pretensão para então alguem encontrar suas fotografias e legitimar o valor delas. Normal, sonhar é bom..

Eu acho que existe um pouco de sorte e felicidade também no trajeto de alguns, alem do prazer e de algum modo um aprendizado.
Geralmente em eventos fotograficos existem workshops e leituras de Portfolio.

Prazer e importante, seja la o modo como voce encara a fotografia.
Mais do que tudo eu diria.
Conhecer pessoas também.
Boa sorte!

P.s obrigado. Você me fez lembrar coisas boas.



« Última modificação: 21 de Dezembro de 2023, 19:17:13 por Leonardo Tonin »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 21 de Dezembro de 2023, 19:31:11
Nos ultimos dia fotografei muito para os outros, mes que vem vou dar andamento em um projeto que estou fazendo pra mim.  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Murdock

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Carvalho
Resposta #37 Online: 13 de Janeiro de 2024, 16:38:20
E porque essa diferença entre as duas atividades? Pois claramente o que está te atrapalhando é justamente levar a fotografia a sério demais. Ainda mais se você espera ter um reconhecimento amplo. Porque mesmo que você faça boas fotografias, dentro do seu interesse e corretas tecnicamente, pode ser que algumas pessoas não gostem.

Talvez agora tenha entendido o que você quis dizer com "levar a fotografia a sério demais". Estava revisitando fotos antigas no meu Flickr e tive a impressão de que eram mais legais do que as que eu tiro hoje, embora estas sejam tecnicamente melhores. Acho que três coisas influenciaram nisso:

- Eu usava câmeras menores, era o que dava pra comprar. Uma Sony Cybershot e uma Canon Powershot com superzoom. Elas são mais discretas, não afrontam as pessoas, o zoom possibilita fotografar de longe.
- Eu fotografava mais pessoas. Hoje tenho muito mais receio, aprendi a não, digamos, abusar da imagem delas como antes. É um tema bem nebuloso, todos sabemos disso.
- Eu era mais despreocupado. Não ficava tão preocupado em fazer a foto 100% correta e com um tema bonito. Se eu achava legal, clicava e pronto, era bem mais leve.
-


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 13 de Janeiro de 2024, 19:19:49
Talvez agora tenha entendido o que você quis dizer com "levar a fotografia a sério demais". Estava revisitando fotos antigas no meu Flickr e tive a impressão de que eram mais legais do que as que eu tiro hoje, embora estas sejam tecnicamente melhores. Acho que três coisas influenciaram nisso:

- Eu usava câmeras menores, era o que dava pra comprar. Uma Sony Cybershot e uma Canon Powershot com superzoom. Elas são mais discretas, não afrontam as pessoas, o zoom possibilita fotografar de longe.
- Eu fotografava mais pessoas. Hoje tenho muito mais receio, aprendi a não, digamos, abusar da imagem delas como antes. É um tema bem nebuloso, todos sabemos disso.
- Eu era mais despreocupado. Não ficava tão preocupado em fazer a foto 100% correta e com um tema bonito. Se eu achava legal, clicava e pronto, era bem mais leve.
-

Que bom que você entendeu o que eu quis dizer a partir da sua própria experiência. Vale mais do que qualquer explicação ou argumento.