Autor Tópico: Questão peso: Acham que vale a troca de todo um setup DSLR para Mirrorless?  (Lida 7512 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 09 de Novembro de 2023, 23:44:25
Talvez uma Olympus 12-100 F4 lhe ajudaria. Existem ótimas câmeras e lentes, a tecnologia pode lhe surpreender.
Uma Nikon z50 + uma Sigma 16 1.4 ou 35
A D750 é uma câmera boa.






« Última modificação: 09 de Novembro de 2023, 23:46:28 por Leonardo Tonin »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 09 de Novembro de 2023, 23:48:36
Talvez uma Olympus 12-100 F4 lhe ajudaria. Existem ótimas câmeras e lentes, a tecnologia pode lhe surpreender.
Uma Nikon z50 + uma Sigma 16 1.4 ou 35
A D750 é uma câmera boa.

Não sei... Usei MFT por anos e acabei vendendo quase tudo, o sistema tem equipamentos muito bons mas está muito mais voltado para video hoje em dia, e simplesmente não existe no Brasil, só equipamento antigo de 2a mão e as Pana GH a peso de ouro pra video...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #17 Online: 09 de Novembro de 2023, 23:49:24
Mudar para ML não vai ajudar nada, porque o problema é que vc ainda esta na vibe de carregar um monte de lentes e de equipamentos, agora o peso esta começando a te incomodar.

Fosse eu levaria apenas a d750 com a 18-105 e pronto.

Liberte sua mente dos equipamentos e das possibilidades que tanto equipamento pode trazer.

Concentre-se mais na fotografia em si, se conecte com os momentos, com as cenas, e veja, é possível fotografar qq coisa muito bem somente com a 18-105.

Experimente em sua próxima viagem.

ML Nikon ou Sony ou Canon mão vai mudar nada no tamanho de sua mochila. Fuji tbm não, pq o problema é que vc está levando vários, muitos itens.




Exatamente. Concordo 100% contigo.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #18 Online: 09 de Novembro de 2023, 23:54:32
Não sei... Usei MFT por anos e acabei vendendo quase tudo, o sistema tem equipamentos muito bons mas está muito mais voltado para video hoje em dia, e simplesmente não existe no Brasil, só equipamento antigo de 2a mão e as Pana GH a peso de ouro pra video...

Sistemas micro 4/3 pra quem faz só fotografia é inviável no Brasil. Primeiro pelo preço absurdo pedido no mercado de usados. Segundo porque o preço de uma nova Panasonic tu compra uma mirrorless Nikon Z, Canon RF , Fuji ou Sony com melhor desempenho geral.

Acho que seu grande problema é a falta do que você vai fotografar na viagem. Por exemplo: não vejo sentido fazer um mochilão ou viagem mais simples, carregando uma 70-200 no kit. Cara a 70-200 é uma lente de trabalho, não de viagens. Dà pra levar? Dá. Mas em pouco tempo o peso começa a te estressar numa viagem que era pra te relaxar.

Vou te dar até outra dica: se você não trabalha com fotografia e seu hobby é fotografar viagens , porque não considera apenas a Nikon D90 e uma lente de kit como uma 18-140? Muito menos peso e stress. E se for ainda com DSLR uma Nikon da linha D3000 ou D5000 poderia ser ainda mais compacta.

Se vai pra Mirrorless, as Nikons Z de entrada como a Z FC e Z50 parecem opções interessantes. Mas tem que ver as lentes.

Em tempo: Uma vez viajei pra Santa Catarina; curti muito a viagem. Na época levei uma T3i com as lentes 18-55 , 55-250, 24MM 2.8 STM e 50MM 1.8 STM. Pro meu espanto, 80% das fotos foram feitas com a pancake 24MM 2.8, 15% em média com a 18-55 e 5% as restantes. Resultado: nas viagens seguintes passei a usar só a 24MM 2.8 e a lente do kit.

Pense na distância focal que você mais usa e descarte o que você não usa. Assim fica mais fácil se livrar do peso.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2023, 23:58:12 por cheferson »


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 10 de Novembro de 2023, 00:06:23
Mudar para ML não vai ajudar nada, porque o problema é que vc ainda esta na vibe de carregar um monte de lentes e de equipamentos, agora o peso esta começando a te incomodar.

Fosse eu levaria apenas a d750 com a 18-105 e pronto.

Liberte sua mente dos equipamentos e das possibilidades que tanto equipamento pode trazer.

Concentre-se mais na fotografia em si, se conecte com os momentos, com as cenas, e veja, é possível fotografar qq coisa muito bem somente com a 18-105.

Experimente em sua próxima viagem.

ML Nikon ou Sony ou Canon mão vai mudar nada no tamanho de sua mochila. Fuji tbm não, pq o problema é que vc está levando vários, muitos itens.

Concordo também. Eu mudaria o jeito de fotografar, a relação com o equipamento. Gastar 3 vezes mais para aliviar alguns gramas não parece compensar pra mim.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2023, 00:08:49 por RFP »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 10 de Novembro de 2023, 01:06:42
A primeira coisa é que não tem muito como fugir do formato T das câmeras. 90% das câmeras bacanas vão ser assim.

Dito isso, a única (até onde sei) que oferece opções é a Fuji. Tem uma 18mm pequena e uma grande. Tem uma 35mm pequena, uma média e uma 33mm grande. Tem uma 15-45 pequena, uma 18-55 média e uma 16-50 grande. Assim por diante.

Eu, se fosse viajar e tivesse que escolher uma câmera dedicada e lente, escolheria uma APS-C junto com a Tamron 17-70. É grandinha, mas serve pra tudo. Mas é formato T.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 10 de Novembro de 2023, 06:54:31
Uma Nikon z50 + uma Sigma 16 1.4 ou 35
A D750 é uma câmera boa.

Essa sigma é enorme!

Z 24mm f1.7 135g
Z 40mm f2 170g
Z 18-140 315g
Z 55-200 335g

Kit faz tudo pesando menos de 1kg e barato, só carrega muito peso quem realmente quer.

E não precisa levar as 4 lentes em toda viagem, por exemplo, se não for uma região montanhosa, deixa a 55-200 em casa.

Qualquer ml nikon aps-c + 03 lentes dessa, não passa de 1.200g.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 10 de Novembro de 2023, 07:25:24
Pode parecer fora do tópico,  mas lembrei deste caso quando citaram o preço de mercado do sistema MFT, que também acho caro. Mas...

Há uns 10 anos tava precisando de um amplificador stereo e entrei em uma loja de equipamentos de som usado para ver o que tinha.  Meu requisito era que fosse bem pequeno e discreto para poder usar no local que pensei para ele.

Tinha a venda um Aiwa bem pequeno mais ou menos de 25x5cm e outro Kenwood na faixa dos 45x10cm. Olhei o preço dos dois e percebi que o menor era uns 20% mais caro que o Kenwood apesar deste ter certamente mais potencia, menos distorção, etc.

Como meu interesse era justamente no menor questionei a diferença de preço ao dono da loja e a resposta foi "O senhor tem toda a razão mas é justamente do menor de que está precisando".

Neste caso, que aconteceu comigo, o recado direto dele foi que fatores não tecnicos, como por exemplo tamanho, disponibilidade no mercado e principalmente o uso pretendido, podem influenciar no preço e na decisão de compra.

« Última modificação: 10 de Novembro de 2023, 07:39:13 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 10 de Novembro de 2023, 09:05:27
Olha, falando de viagem...

Eu sempre fui "fotógrafo de viagem", e em 2013 eu fui pra El Chalten, El Calafate e Ushuaia.

Eu tinha uma D600 e resolvi fazer a viagem só com uma 35mm f2.8, bem pequena e leve. Tipo, eu até levei uma tele zoom que eu tinha da Tamrom, mas usei em 2 ocasiões apenas. Ah, e eu levei um Nokia 920, recém comprado (que era um lixo mas enfim... até fez umas fotos legais e pra vídeo era bem bom).

No fim, consegui fazer as fotos que eu queria, apenas com a 35mm. Foto de trilha, de glaciares...

A tele eu só usei 1 dia, quando eu fui numa pinguinera.

Sinceramente olhando pra trás, foi um "desperdício" ter levado uma DSLR full frame - se eu tivesse levado p/ex uma NEX-6 ou 7 da época, eu teria as mesmas fotos, e talvez algumas mais legais devido ao pouco peso e volume.

Mas enfim, outra época, outra cabeça.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 10 de Novembro de 2023, 10:45:02
Mudar para ML não vai ajudar nada, porque o problema é que vc ainda esta na vibe de carregar um monte de lentes e de equipamentos, agora o peso esta começando a te incomodar.

Fosse eu levaria apenas a d750 com a 18-105 e pronto.
...

pensei exatamente assim.
não faz sentido levar meia dúzia de lentes só pq são mais leves e acabar nem usando.

vamos perguntar pro pessoal que faz vídeo com aquela parafernália inteira se importa o peso da câmera + lente.  :snack:

"ahhh mas eu faço vídeo só com a câmera na mão... por isso uso um corpo com redução de vibração" etc...

ok vamos comparar equipamento FF ML e equipamento FF DSLR neste sentido e ver como muda o peso...

acho que poderíamos debater sobre peso no tópico de será que preciso de uma FF... aí sim faria uma grande diferença...
« Última modificação: 10 de Novembro de 2023, 10:45:22 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 10 de Novembro de 2023, 10:50:34
No fringir dos Ovos... quando será que pesa o conjunto do Espelho/Prisma de uma D780? uns 150 gramas no máximo?

então o que muda é revisão de projeto e uso de partes plásticas em equipamentos mais modernos, e não a tecnologia DSLR x Mirrorless?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 10 de Novembro de 2023, 11:03:12
Obviamente depende de qual full frame e quel mirroless né genteeeee !

Pegue uma 6D com uma 24-70 básica , pese e compare com uma XT4 com a XC 16-50 ou com uma Pana GX9 + 14-45 (nao chega a 600g)

Se for uma Canon SL1/2/3 com a lente 18-55 do kit é levinha...

 



Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 10 de Novembro de 2023, 11:19:39
Vou na mesma linha dos demais colegas. Não adianta trocar todo o equipamento, sair de DSLR para ML, se não mudar a cultura e planejamento do que levar na viagem. Gastará muito dinheiro para ao final haver diminuição de peso quase insignificante.

Este ano passei mais de 20 dias na Patagônia. Uso MFT, levei um corpo Panasonic Lumix G80 + lente Olympus 12-40mm 2.8 Pro + lente Panasonic 45-200mm e um tripé compacto e leve, de fibra de carbono. E lhes digo que foi demais. 99% dos meus cliques foram com a 12-40.

Usei a 45-200 somente duas vezes. O tripé, só uma vez. E se não os tivesse levado, não teriam feito nenhuma falta.
Minha esposa foi apenas com a Leica Typ 109 (versão da Panasonic Lumix LX100), uma câmera compacta, que não troca lentes, e fez tudo o que eu fiz.

Entendo quando o profissional sai carregado para fazer o job. Faz parte. Mas para fotos de viagem, menos é mais.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2023, 11:20:27 por Vinicius Lima »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 10 de Novembro de 2023, 11:38:42
...Se for uma Canon SL1/2/3 com a lente 18-55 do kit é levinha...

sim... da mesma forma que uma D5300+18-55 é uma pena, compacta e faz fotos muito boas e ainda tem flap do espelho sem precisar simular o som kkk...

acho que peso msm pra valer a comparação seria com tamanho de sensores pois aí seria diretamente ligado a tamanho e consequentemente peso de corpo e equipamento.

« Última modificação: 10 de Novembro de 2023, 11:39:09 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 10 de Novembro de 2023, 11:50:48
Entendo quando o profissional sai carregado para fazer o job. Faz parte. Mas para fotos de viagem, menos é mais.

Com certeza absoluta !