Autor Tópico: Questão peso: Acham que vale a troca de todo um setup DSLR para Mirrorless?  (Lida 7745 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #30 Online: 10 de Novembro de 2023, 11:53:48
sim... da mesma forma que uma D5300+18-55 é uma pena, compacta e faz fotos muito boas e ainda tem flap do espelho sem precisar simular o som kkk...

acho que peso msm pra valer a comparação seria com tamanho de sensores pois aí seria diretamente ligado a tamanho e consequentemente peso de corpo e equipamento.


Mesmo porque o debate real é equipamento leve x pesado e não SLR x mirrorless e se vale a pena ou não a troca de X por Y.



dronan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 10 de Novembro de 2023, 13:52:48
hoje trabalhei igual louco e não tive tempo de voltar aqui hahahaha

Pesa bastante no bolso também uma troca dessas, olhando as medias de preços pelo ebay (eu vivo na França, pegando então valores que conseguiria aqui).

Conseguiria no máximo 2300 euros em tudo que tenho. É pouco considerando que usaria isto para montar um novo setup e teria ai um gap de 10 mil euros para buscar sei la de onde.

Isso considerando pegar uma mirrorless e 3 lentes que cubra um gap entre 20 e 200mm (sony), calculei algo na casa dos 12000 euros...

Considerando que seria troca de 6 por meia dúzia, apenas teria algo mais "compacto" e atualizado não vale a pena, apesar se sempre é legal ter algo novo


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 10 de Novembro de 2023, 16:05:30

Mesmo porque o debate real é equipamento leve x pesado e não SLR x mirrorless e se vale a pena ou não a troca de X por Y.

e qual seria um bom motivo de trocar... se não for peso ou tamanho?
me lembro que vários tópicos aqui no fórum defendiam acirradamente que os motivos era justamente peso e tamanho.

pq lendo as mensagens giramos e giramos e não se chegou a conclusão alguma a não ser o gosto pessoal de cada um kkkkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 10 de Novembro de 2023, 16:25:14
e qual seria um bom motivo de trocar... se não for peso ou tamanho?
me lembro que vários tópicos aqui no fórum defendiam acirradamente que os motivos era justamente peso e tamanho.

pq lendo as mensagens giramos e giramos e não se chegou a conclusão alguma a não ser o gosto pessoal de cada um kkkkkk

E não é sempre assim?  😄


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 10 de Novembro de 2023, 16:51:16
E não é sempre assim?  😄

começa defendendo a opinião pessoal... se esquenta muito passa-se a defender ego... aí nem tem mais o que debater... kkkkkk
« Última modificação: 10 de Novembro de 2023, 16:51:28 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #35 Online: 10 de Novembro de 2023, 19:10:01
e qual seria um bom motivo de trocar... se não for peso ou tamanho?
me lembro que vários tópicos aqui no fórum defendiam acirradamente que os motivos era justamente peso e tamanho.

pq lendo as mensagens giramos e giramos e não se chegou a conclusão alguma a não ser o gosto pessoal de cada um kkkkkk

Depende. Se o sujeito quer usar lente f/0.95, não tem como ser leve e pequena. Pode até ser mais leve e menor que a versão DSLR, mas ainda vai ser grande e pesada. Mas as lentes mais escuras tendem a ser bem menores e mais leves nas ML, sim. E dentro do mesmo formato tem câmeras grandes e pequenas. No exemplo abaixo, duas câmeras com sensor do mesmo tamanho e mesma distância focal.





Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 10 de Novembro de 2023, 20:50:04
hoje trabalhei igual louco e não tive tempo de voltar aqui hahahaha

Considerando que seria troca de 6 por meia dúzia, apenas teria algo mais "compacto" e atualizado não vale a pena, apesar se sempre é legal ter algo novo.

Ao final, parece que já tem a resposta! Uma coisa a menos para se preocupar.  :ok:



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #37 Online: 11 de Novembro de 2023, 01:59:21
Vou na mesma linha dos demais colegas. Não adianta trocar todo o equipamento, sair de DSLR para ML, se não mudar a cultura e planejamento do que levar na viagem. Gastará muito dinheiro para ao final haver diminuição de peso quase insignificante.

Este ano passei mais de 20 dias na Patagônia. Uso MFT, levei um corpo Panasonic Lumix G80 + lente Olympus 12-40mm 2.8 Pro + lente Panasonic 45-200mm e um tripé compacto e leve, de fibra de carbono. E lhes digo que foi demais. 99% dos meus cliques foram com a 12-40.

Usei a 45-200 somente duas vezes. O tripé, só uma vez. E se não os tivesse levado, não teriam feito nenhuma falta.
Minha esposa foi apenas com a Leica Typ 109 (versão da Panasonic Lumix LX100), uma câmera compacta, que não troca lentes, e fez tudo o que eu fiz.

Entendo quando o profissional sai carregado para fazer o job. Faz parte. Mas para fotos de viagem, menos é mais.


Vinicius, show de bola essa viagem .

Em fevereiro fiz o Caminho da Fé de bike (pra quem não sabe, pesquise no Youtube Caminho da Fé que vcs encontrarão muito conteúdo sobre este paraíso de caminho). Enfim...

Levei apenas minha Sony Nex F3 com a lente do kit e foi mais que suficiente. O caminho foram 6 dias de bike (poderia ter feito em 4 , mas não aproveitaria nada, pois gosto de ir no meu ritmo).

Enfim, se eu tivesse levado minha 7D , por exemplo, seria 1 Kilo a mais de câmera + lente que fariam praticamente as mesmas fotos. E , acredite, numa Bike com as suas coisas + subidas ingremes de bike de mais de 1KM e altimetria lá pra cima, 1 Kilo a mais na bicicleta pra andar 40 a 70 KM por dia em estradas de terra representa MUITA COISA .

Então a troca pode valer a pena ou não. Neste exemplo uma lente 18-55 deu conta do recado tranquilamente. Abraços.


dronan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 13 de Novembro de 2023, 05:30:07
as vezes faz falta aquela versatilidade de lentes de cameras fixas que cobrem um range de uns 20 a 400mm, qualidade de imagem a parte

as vezes a preguiça de ficar fazendo essas trocas me faz sair somente com a grande angular e quando quero algo a mais, vai no iphone mesmo que entrega bem

a lente que me seria mais útil é a unica que não tenho: 24-70

como estava na duvida entre manter o setup ou trocar antes de comprar algo a mais, acho que ja posso ir atras e comprar tranquilamente :)


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 13 de Novembro de 2023, 06:21:57
as vezes faz falta aquela versatilidade de lentes de cameras fixas que cobrem um range de uns 20 a 400mm, qualidade de imagem a parte

as vezes a preguiça de ficar fazendo essas trocas me faz sair somente com a grande angular e quando quero algo a mais, vai no iphone mesmo que entrega bem

a lente que me seria mais útil é a unica que não tenho: 24-70

como estava na duvida entre manter o setup ou trocar antes de comprar algo a mais, acho que ja posso ir atras e comprar tranquilamente :)



Olha, tem diversas opcoes de cameras mirrorless ( Nikon, Canon, Fuji, Olympus (om) Panasonic, Sony) algumas mias caras por estarem mais em evidencia com tecnologia mais nova, outras com valores significantemente reduzidos. Algumas pesariam metade do peso da sua camera. Existem lentes tamebem que diminuiriam significamente o peso. Mas...


Se para voce comprar uma 24  alguma coisa resolvera seu problema de modo mais efetivo e voce nao quer vender seu equipamento, porque voce gosta da camera. Segue em frente. Isso e o que mais importa. O prazer que voce tem em usar a camera.  :ok:

   
« Última modificação: 13 de Novembro de 2023, 06:23:03 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #40 Online: 13 de Novembro de 2023, 08:02:51
Nikon Z 24-200.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 13 de Novembro de 2023, 09:41:47
Nos primórdios de tudo o mirrorless tinha como intuito e marketing principal o tamanho e peso. Hoje eles abandonaram isso e etão lançando cameras mais leves que uma DSLR, mas as lentes estão mais pesadas que as equivalentes DSLR. É tanto vidro pra controlar tudo que for possível.

Eu creio que pra se manter com um equipamento leve e pequeno hoje eu creio que só a Fuji vá atender. E ainda assim dependendo da lente ela é grande, XF 16-55 é um exemplo. As fixas mais antigas são pequenas. As novas estão um pouco maiores. E os corpos Fuji estão crescendo tbm, pra uma melhor ergonomia e pegada.
Eu sai do DSLR pra Fuji justamente pelo tamanho e peso e estou adorando. Fazer um evento com uma X-T2 + 23mm com cerca de um quilo (quando uso o grip) é muito bom. :wub:
« Última modificação: 13 de Novembro de 2023, 09:43:25 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 13 de Novembro de 2023, 10:43:00
Cameras com ibis
Nikon z5      590 gramas
Om 5           414 gramas
Panasonic gh5 II 395 gramas

Cameras sem ibis
Canon r50 375 gramas
Canon rp 440 gramas
Fuji xt3 539 gramas
Nikon z50 450 gramas

   


 





José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 665
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 13 de Novembro de 2023, 11:24:54
Oi colega
Tudo bem?

Tem uma lente 18mm a 400mm- Tamron18-400mm F/3.5-6.3 Di Ii Vc Hld Lens For Nikon F (ou Canon)
R$ 4.172,01 Carrefour hoje
Peso 705g

mas 18-400mm 'super´range' é nitidez, acredito +/-
Você escolhe

Tenho lentes 24mm 50mm 70mm macro fixas (18-55mm para paisagens)
70-300mm e 100-400mm



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #44 Online: 13 de Novembro de 2023, 11:48:24
Mas a 18 400 é somente para crop.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs