Autor Tópico: Dando meu bracinho a torcer... As ML vão dominar o mundo!  (Lida 2373 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #15 Online: 02 de Dezembro de 2023, 19:06:22
mas a pergunta que não quer calar aqui... faz o barulhinho de flap?
Faz o flap do obturador normal... A diferença é o tranco do espelho. Como o colega falou a 5DIII e a a 5DIV é um tranco bonito de sentir  :hysterical:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 02 de Dezembro de 2023, 20:13:31
Nando, não tem como fugir das ML eternamente. Mesmo porque uma hora dessas ninguém mais fabricará DSLR por vários motivos já bem conhecidos. Chegará uma hora que as DSLRs simplesmente pararão de funcionar e todos terão que passar para ML. Talvez um fabricante teimoso continue a fabricar DSLR por mais um tempo (leia-se Pentax/Ricoh), para um nicho bem específico, como no caso das "rangefinders" da Leica, que na minha opinião, apesar da excelente qualidade de imagem, perde muito da praticidade.

Não conheço nenhuma câmera moderna que eu consiga falar com propriedade que ela seja ruim. Todas são boas dentro das suas propostas. Se pegar uma ML top profissional ela será boa e pronto. Melhor para algumas coisas, pior para outras mas isso são detalhes muito específicos.

Gosto por gosto, prefiro um bom visor ótico mesmo, ainda mais se for o visor da K3 ! . Não morro de amores por EVF, mas entre ter um EVF e não ter nada e ficar tendo que ver uma tela de 3" , prefiro mil vezes um EVF por pior que seja. Odeio fotografar com celular !

Mas nem por isso ficarei amarrado com DSLR a vida toda. Tive Canon, Nikon e Pentax DSLR, passei para Micro 4/3 Pana e Oly na boa e depois para Sony, igualmente na boa. Ainda tenho Pentax, mas a hora que pifar, pifou...

Essa R8 é uma baita câmera, sem a menor sombra de dúvida. Se eu precisasse de uma câmera nova não teria a menor cerimônia em comprar uma.

Fez muito bem !


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 03 de Dezembro de 2023, 01:26:44
Parabéns pela câmera nova!

Tô com a minha R8 desde dia 18, já entubei três casamentos, sete colações e dois ensaios nela, kkkkkk

Só alegria.

O sistema AF da RP que eu já adorava, ficou incrivelmente melhor na R8. É de outro mundo.

Lógico que vocês vão se lembrar, de quando eu apontei que servo da RP apanhava em contra luz. Pois é, da R8 minimiza isso em uns 90%, rsrsrs.
Fiz um casamentinho hoje cedo, igreja com mundaréu de janela atrás, foco não peidou. Fiquei apaixonado.

A maquininha é FOD*.
Bateria, no caso dos casamentos, gasta mais, por conta do tempo que fica ligada moscando, mas foi relativamente bem. Acabei de chegar de um, fiz 1200 fotos das 14h até meia noite com R8, e 700 fotos com RP, usando duas baterias em cada. Tá bom até.

Esquema da 17-40 na RP e 70-200 na R8 ficou bom pra caral** kkkkkkkkk
Pensa num set arrumadinho, kkkk


Não sei se já tem um tópico específico para R8 aqui, mas seria legal montar, e mesclarmos as mensagens, tanto desse tópico, quanto do outro, onde menciono sobre ela também.
Tipo servir de base para futuros leitores e possíveis compradores dela.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #18 Online: 03 de Dezembro de 2023, 22:54:34
Só para não ficar ambíguo , toda Canon tem obturador eletrônico e mecânico.
O que não tem uma câmera exclusivamente com eletrônico.

Na linha de entrada é o mecânico com apenas 01 cortina, por isso o EFCS.
Boa noite. Que eu saiba R8  e R50 não possuem obturador mecânico. Não sei da R100 , mas é bem possível que o obturador seja 100% eletrônico.

Em relação as outras câmeras R , todas tem o obturador mecânico.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 03 de Dezembro de 2023, 23:00:12
Boa noite. Que eu saiba R8  e R50 não possuem obturador mecânico. Não sei da R100 , mas é bem possível que o obturador seja 100% eletrônico.

Em relação as outras câmeras R , todas tem o obturador mecânico.

Me ajude kkkkkk

O nando acabou de comentar sobre o som do obturador mecânico da R8.....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #20 Online: 03 de Dezembro de 2023, 23:14:49
Me ajude kkkkkk

O nando acabou de comentar sobre o som do obturador mecânico da R8.....

kkkkk cara dei um Google aqui. Pelo que entendi há sim na R8 o obturador mecânico, mas ele é aquele de primeira cortina apenas. Pelo que eu sei o obturador eletrônico primeira cortina é basicamente um obturador com a primeira cortina mecânica e a segunda eletrônica. E há também o obturador 100% eletrônico.

Citando como concorrentes a Sony A7C possui o mesmo sistema de obturador. Nessas condições o número de FPS do obturador mecânico/eletrônico de primeira cortida tem uma queda. Por isso ele faz 6 FPS  (que é um número mais que suficiente pra maioria das aplicações). E há o obturador eletrônico que faz 20 Fotos por segundo no modo H e 40 fotos por segundo no modo H+ .

A R50 também segue o mesmo sistema. Só não sei dizer se a capada R100 é assim. Mas realmente todas as câmeras da linha R tem o obturador mecânico ou totalmente mecânico ou eletrônico/mecânico apenas com a primeira cortida (híbrido).



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 04 de Dezembro de 2023, 08:12:44
Esse obturador de uma cortina que chamam de EFCS, a Canon usou em praticamente todas as rebels para reduzir custos.

Acho que só a linha xxd e a 7d tinham 02 cortinas.

Em FF acho que a RP foi a primeira.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 04 de Dezembro de 2023, 08:52:36
pergunta de curioso...

por que o marketing sempre promoveu "Mirrorless" e agora não promove o "Curtainless" sendo que o problema de quebra era sempre nas cortinas das DSLRs e não no espelho das DSLRs

me lembro de várias discussões aqui no fórum e em outros lugares a uns 10 anos atrás... do pessoal falando... eu migrei pra Mirrorless pq não quebra... Mirrorless é muito melhor pq tem menos partes mecânicas...

no final se a câmera não é "Curtainless" quebrava aleatoriamente do mesmo jeito que uma DSLR...

mas não vejo o marketing dizer agora compre uma "Curtainless" pois o shutter é 100% eletrônico e agora sim não tem partes mecânicas para quebrar.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #23 Online: 04 de Dezembro de 2023, 09:21:15
Deixa eu contar uma situação pra vcs.
Sábado agora fotografei uma coreografia em que o bailarino dava um mortal pra trás com uma parada de mão (street dance).
Aquele escurinho gostoso (SQN) como de costume do street.
A R8 errou o foco no primeiro clique  :doh:... E corrigiu a partir do segundo..  :eek: Foi uma sequência de 5-6 fotos.
Isso é outro nível, gente. Ela corrigiu o foco no meio dos cliques, sem eu tirar o dedo do obturador  :worship: :clap:
Fosse qualquer DSLR do mundo e a sequencia ia pro lixo.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2023, 09:21:37 por nandoespinosa »


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 04 de Dezembro de 2023, 09:55:28
Nando, o entusiasmo de teus relatos em descobrir a nova câmera é cativante!   :clap:
Que venham novas descobertas e novos trabalhos. Parabéns!


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #25 Online: 04 de Dezembro de 2023, 10:16:47
Nando, o entusiasmo de teus relatos em descobrir a nova câmera é cativante!   :clap:
Que venham novas descobertas e novos trabalhos. Parabéns!
Valeu, amigo! Ela tá lascadinha na minha mão... Tenho planos benignos pra ela  :hysterical:
Graças ao universo devo fazer uns 30k-40k até o final do mês com ela. Daí conto pra vcs se além de poderosa ela também é resistente.  :ok: ;)


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 04 de Dezembro de 2023, 10:23:02
Tem que fazer retornar o investimento.  :ok:


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #27 Online: 09 de Dezembro de 2023, 06:54:09
Deixa eu contar uma situação pra vcs.
Sábado agora fotografei uma coreografia em que o bailarino dava um mortal pra trás com uma parada de mão (street dance).
Aquele escurinho gostoso (SQN) como de costume do street.
A R8 errou o foco no primeiro clique  :doh:... E corrigiu a partir do segundo..  :eek: Foi uma sequência de 5-6 fotos.
Isso é outro nível, gente. Ela corrigiu o foco no meio dos cliques, sem eu tirar o dedo do obturador  :worship: :clap:
Fosse qualquer DSLR do mundo e a sequencia ia pro lixo.


NOOOOOOSSSSSAAAA!
 
EU AQUI ME ACABANDO COM A 5DMK 2 para mandar uma pessoa descer uma escada rápido, com o AF SERVO, obturador rápido e me contorcendo com o zoom e a minha  posição para focar na cara!!!

NUNCA operei uma Mirrorless. Então quer dizer que ela reconhece rosto da pessoa e fica focando continuamente com precisão? Como nos celulares?

« Última modificação: 09 de Dezembro de 2023, 06:55:20 por Diel Fotografia »
Deus seja sempre louvado.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 09 de Dezembro de 2023, 07:54:30

NOOOOOOSSSSSAAAA!
 
EU AQUI ME ACABANDO COM A 5DMK 2 para mandar uma pessoa descer uma escada rápido, com o AF SERVO, obturador rápido e me contorcendo com o zoom e a minha  posição para focar na cara!!!

NUNCA operei uma Mirrorless. Então quer dizer que ela reconhece rosto da pessoa e fica focando continuamente com precisão? Como nos celulares?
Beeeeeeeeemm melhor que um celular rs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #29 Online: 09 de Dezembro de 2023, 09:04:52
NUNCA operei uma Mirrorless. Então quer dizer que ela reconhece rosto da pessoa e fica focando continuamente com precisão? Como nos celulares?
Diel.. É outro mundo.
Eu falo em relação à R8, ok? Não sei como são os outros AF das outras ML.
A minha comparação com a 5DMKIV e a 5DMKIII fica muito evidente na filmagem, por exemplo. Onde a 5DMKIV também busca rosto e olho pra fazer o AF.
Eu não faço filmagem profissionalmente. Mas minha esposa dá aulas de dança online e grava também.
A R8 é inacreditável no AF, mano.
Eu percebi que nesse ela tem a seguinte lógica de busca - OLHO - ROSTO - CABEÇA - CORPO.
Isso faz com que ela não perca o foco quando o bailarine gira, por exemplo. Coisa COMUM até pra 5DMKIV.
E nas fotos tem 2 grandes melhoras em relação à DSLR: o fato do pré-foco ser feito pela própria câmera (aquilo que vc falou ali), e a área de foco ser em TODO o quadro. Isso mesmo... A linha 5D tem os PF meio centralizados, né? Acho que os mais externos são próximos ao terço do quadro, por ali.
A R8 não... Se tu quiser tacar o foco em qualquer extremo do quadro, ela faz. Isso dá uma liberdade absurda, pq a composição pode ficar já quase pronta no meu clique (isso que meu job quase me dá as vezes menos de segundo pra pensar nisso).
Pra não dizer que tudo são flores... Ela eventualmente gruda o AF no rosto de alguém que não queremos, por exemplo. Nada demais. E ela só tem 1 slot de cartão. Mas só pra ter pontos negativos. :hysterical:
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2023, 09:06:00 por nandoespinosa »