Autor Tópico: O que fizeram conosco?  (Lida 1608 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.796
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 14 de Janeiro de 2024, 21:58:45
As pessoas ali não estão fotografando para ter um registro ou cópia da obra em si. Elas fotografam para dizer "eu estive aqui". É o mesmo que se faz ao estar em frente a um ponto turístico.

Geralmente as pessoas se incluem nas fotos dos pontos turísticos.
Não é o que está acontecendo na tela daqueles celulares.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 15 de Janeiro de 2024, 07:09:10
Os smartphones estão mudando radicalmente nossa relação com o mundo. Não tenho dúvida quanto aos benefícios que essa tecnologia nos entrega na palma da mão. Mas tenho me questionado se os prejuízos compensam...
Na viagem de final de ano, minha esposa e eu visitamos os museus do Louvre e o D'Orsay. É praticamente impossível simplesmente parar e contemplar alguma obra de arte mais conhecida. As pessoas querem apenas registrar que estiveram diante delas e logo saem apressadas para fotografar ou fazer selfie diante da próxima. Pelo tempo que ficam, creio que só conseguem gravar a cena no celular, porque na própria memória, como experiência estética, não deve ficar nem vestígio... 

Pedreira, nao critique porque a Sony, a Apple, o Facebook, whats up, instagram, Tik Tok nao irao gostar.... rs...
Tem gente ganhando dinheiro com a ansiedade das pessoas, com uma  "democracia" . A substituicao de experimentar a realidade pela publicidade.

O fotografo Martin Paar fotografa essas coisas.

Se observarmos as irrealidades em alguns discursos que tem surgido, sao preocupantes. 

As pessoas estao perdendo a nocao.






 


 






lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 15 de Janeiro de 2024, 08:44:25
Não tenho dúvida quanto aos benefícios que essa tecnologia nos entrega na palma da mão.
Desculpe mas preciso discordar aqui. Não consigo apontar 1 benefício sequer do uso dos smartphones, exceto para auxiliar pessoas com deficiências visuais e auditivas para interagir com o mundo e outras pessoas.

Para quem não tem essas deficiências, não consigo ver 1 benefício sequer de um smartphone, muito pelo contrário - tornaram a vida pior e isso sem falar das consequências psicológicas e comportamentais para os mais jovens, cujas consequências futuras ainda não sabemos.

Forçando a barra a favor dos smartphones, só consigo ver como benefício um pequeno comércio que vende mais ou melhor pela existência do WhatsApp - mas convenhamos que a pessoa conseguiria trabalhar se o celular não existisse.


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.336
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 15 de Janeiro de 2024, 08:58:04
Desculpe mas preciso discordar aqui. Não consigo apontar 1 benefício sequer do uso dos smartphones, exceto para auxiliar pessoas com deficiências visuais e auditivas para interagir com o mundo e outras pessoas.

Para quem não tem essas deficiências, não consigo ver 1 benefício sequer de um smartphone, muito pelo contrário - tornaram a vida pior e isso sem falar das consequências psicológicas e comportamentais para os mais jovens, cujas consequências futuras ainda não sabemos.

Forçando a barra a favor dos smartphones, só consigo ver como benefício um pequeno comércio que vende mais ou melhor pela existência do WhatsApp - mas convenhamos que a pessoa conseguiria trabalhar se o celular não existisse.

Também sou um crítico contumaz do uso abusivo dos smartphones. Tento, sem sucesso, mostrar a meus alunos que boa parte dos problemas que eles enfrentam na universidade tem origem nessa relação abusiva.
Mas, sim, eu vejo benefícios. A comunicação rápida, em algumas situações, pode ajudar muito e até salvar vidas.
Minha esposa esteve bastante doente neste final de semana. Fomos a uma consulta presencial no sábado, ela foi medicada, mas os sintomas persistiram. Ontem, ela foi atendida por outro médico, via chamada de vídeo pelo whatsapp.
Só pra dar mais um exemplo, que pode ser considerado banal, mas que nos ajudou bastante, nessa última viagem que fizemos, o celular foi fundamental, para traduzirmos textos, para nos orientarmos na cidade (obrigado, Google maps!), para sabermos o que visitar e até para fazer check in dos voos. Já viajei sem esses recursos, mas posso te dizer que eles tornam a viagem muito mais tranquila...
Abraço!  :ok:
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.336
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 15 de Janeiro de 2024, 09:00:02


É isso que me angustia: tem gente ganhando MUITO dinheiro com a ansiedade das pessoas...  :(

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.336
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 15 de Janeiro de 2024, 09:01:56
Geralmente as pessoas se incluem nas fotos dos pontos turísticos.
Não é o que está acontecendo na tela daqueles celulares.

Mas postar a foto do próprio celular também é um indicador de que você esteve naquele local...

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.566
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 15 de Janeiro de 2024, 13:48:45
Para quem não tem essas deficiências, não consigo ver 1 benefício sequer de um smartphone, muito pelo contrário - tornaram a vida pior e isso sem falar das consequências psicológicas e comportamentais para os mais jovens, cujas consequências futuras ainda não sabemos.

Não sei. Estou escrevendo um artigo com fotos todo no Whatsapp. Uma foto feita no celular, mais um texto explicando o processo fotografado (no caso, estou fabricando um braço de guitarra com madeira da loja de construção). É uma mão na roda ter a câmera e o dispositivo no qual eu escrevo as notas no bolso o tempo todo. E como eu criei um grupo só comigo, eu abro o whatsapp do PC e tenho todas as minhas notas ali na hora.

Acho que, como qualquer outra tecnologia, tem que saber usar, pra não ficar preso. Nossos pais falavam a mesma coisa sobre a televisão. Se alguém dissesse a nossos pais "na época do rádio, era a mesma coisa!", eles diriam "mas agora é diferente!".


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.678
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 15 de Janeiro de 2024, 14:06:21
Se formos entrar a fundo na discussão vamos começar a perceber que tem muita teoria da conspiração que faz muito mais sentido do que livros de história... 1, 2, 3 Soros...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 15 de Janeiro de 2024, 14:11:52
A tecnologia tem seguido o proposito de viciar, estimulando  que o usuario permaneca utilizando. Nenhuma dessas empresas ira se responsabilizar. 
Esta bem claro que a sociedade esta doente.
Empresas lucrando.

 
 
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2024, 14:12:54 por Leonardo Tonin »


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 15 de Janeiro de 2024, 17:12:05
Eu aceito os argumentos de vcs (da chamada com o médico via whatsapp e de usar o whatsapp para anotar o processo de trabalho), mas ainda assim, entendo que isso poderia ser feito usando um computador (até um PDA... que pros mais jovens seria um "celular sem função de telefone") ou mesmo um iPad.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.566
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 15 de Janeiro de 2024, 22:48:32
Eu aceito os argumentos de vcs (da chamada com o médico via whatsapp e de usar o whatsapp para anotar o processo de trabalho), mas ainda assim, entendo que isso poderia ser feito usando um computador (até um PDA... que pros mais jovens seria um "celular sem função de telefone") ou mesmo um iPad.

Ou um smartphone...

Creio que o problema não seja a tecnologia, mas o uso que se faz dela. Pros mais jovens, talvez seja o caso de a gente pensar em educação. Por que não há disciplinas na escola do tipo "educação digital", que ensinaria a hora de usar/não usar o smartphone, como detectar fake news, etc.? Vamos lembrar que a carteira de motorista apareceu depois de existir o carro. Creio que o mesmo aconteça hoje com o smartphone. Sim, smartphones também podem matar, dentro ou fora de casa.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 673
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 15 de Janeiro de 2024, 23:28:35
Creio que o problema não seja a tecnologia, mas o uso que se faz dela.

Excelente discussão, coisa rara de se ver atualmente na rede. :ok:

Seu comentário me fez lembrar de uma cena do filme “Os brutos também amam” (Shane, 1953), em que um pistoleiro em busca da redenção diz que “Uma arma é uma ferramenta como qualquer outra. O que faz dela algo bom ou ruim é quem a maneja”.

Guardadas as devidas proporções, acho que é bem por aí mesmo.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 16 de Janeiro de 2024, 09:25:39
O que eu vejo não é um problema em usar um Smartphone e sim o uso errado dos benefícios dele.
Um Instagram da vida forçando um monte de gente a mostrar que é o que não é. Fora um bando de idiotas dançando e fazendo idiotice num TikTok. Pior os que não conseguem ser populares e ficam horas olhando praquilo, (luto muito pra não ser um desses  :aua: :hysterical: , venho tendo suscesso)

Aos poucos vamos perdendo o poder de apreciar as coisas em tempo real, a mente ta tão fora da realidade que a pessoa vai num show e filma ele inteiro pra assistir nos Stories do seu Instagram depois. :doh:

Eu tenho uma dificuldade enorme em ir a um lugar novo, uma viagem, um show e tirar o celular do bolso pra fazer uma foto sequer. Até pq a galeria do meu celular fica esquecida, as fotos que eu realmente quero fazer de algum lugar eu levo a câmera e penso mais sobre a captura.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 16 de Janeiro de 2024, 10:33:56
Eu me lembro de ter esta discussão há muitos anos, antes mesmo da fotografia digital, a respeito dos turistas japoneses, estes estavam sempre com suas canons e nikons a tira colo, onde quer que fossem.

E um amigo que morou no Japão, me explicou que a vivência do Japonês turista era diferente da nossa ( na época). Os japoneses curtiam não só estar na viagem, mas fotografar, e mostrar aos amigos as fotos que que haviam feito.
Aos japoneses sempre foi mais fácil o acesso à tecnologia, inclusive no preço dos filmes e revelação que não pesava no bolso.
Agora, simplesmente este acesso passou a ser mundial.
As pessoas querem fazer parte. Elas querem mostrar as fotos que Elas mesmas fizeram, curtir com seus amigos a suas conquistas - no caso as viagens. Não importa que o quadro tenha milhões de fotos, a galear quer ter a foto que ele fez.

Particularmente, acho isso uma bobeira, fotografo muito pouco minhas viagens. Mas eu sou fotógrafo de profissão, não posso exigir ao outro o entendimento meu acerca doque fotografar.

 
Nikon D810


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.678
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 16 de Janeiro de 2024, 11:23:32
"
Particularmente, acho isso uma bobeira, fotografo muito pouco minhas viagens. Mas eu sou fotógrafo de profissão, não posso exigir ao outro o entendimento meu acerca doque fotografar."

trabalhe com o que gosta e você  não precisará trabalhar pelo resto da vida  vai pegar ranço do que gosta e não vai mais fazer por hobby.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2024, 11:24:05 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.