Autor Tópico: Deixar equipamentos ligados?  (Lida 1625 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 22 de Janeiro de 2024, 09:11:53
acho que isso só vai encurtar a vida do equipamento, pode dar sorte de aumentar? sim, mas se tem energização tem gasto de vida útil.

mas também deixar o equipamento guardado por longo tempo também pode dar problema principalmente se tem bateria interna que só é usada quando está sem bateria principal.

fuji deu muito problema assim nas xt3 se não me engano, se não deixasse a bateria principal na câmera uma boa parte do tempo a bateria interna que controla relógio perdia a vida útil rapidamente.

eu sigo uma rotina mensal, todo mês equipamento que não uso dou uma checada, equipamento de backup geralmente toda semana. banho de sol em caixa estanque umas duas vezes por ano por umas 3 a 4 horas.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 22 de Janeiro de 2024, 10:27:04
Olha, se possivel fotografe todos os dias.

 1. para conhecer bem sua camera, e nao fazer mancada na frente de clientes

  2. para testar outras coisas, quem sabe outra area de trabalho

  3. para se distrair, por prazer mesmo.

  4. ps todo mundo ja lhe avisou, seu equipamento esta perigoso


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 22 de Janeiro de 2024, 10:41:56
mas e a energia elétrica em longo prazo? chegou a sentir diferença na conta? pq mesmo que os pcs modernos tenham o lance de economizar energia em sem uso (não standby) é pra gastar um tantozinho bom de energia ainda...

pergunto pq uma vez em meandros de 2010 resolvi fazer o teste com um pc que tinha e senti que msm sem uso apenas ligado eu gastava cerca de 1kw/24horas a mais do que se deixasse ele desligado totalmente.

Eu só desligava o monitor no botão.

Diferença praticamente irrisória comparada com o meu transtorno e prejuízo de trocar a placa mãe praticamente a cada 12 ou 18 meses.
Na época eu estava na faculdade, era garantido o PC não ligar mais no recesso do meio ano, eu ficava praticamente 30 dias no interior.

Pra ter ideia, eu troquei o gabinete por ferrugem antes de ter qualquer problema com queima de peças novamente.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 22 de Janeiro de 2024, 11:35:15
Eu só desligava o monitor no botão.

Diferença praticamente irrisória comparada com o meu transtorno e prejuízo de trocar a placa mãe praticamente a cada 12 ou 18 meses.
Na época eu estava na faculdade, era garantido o PC não ligar mais no recesso do meio ano, eu ficava praticamente 30 dias no interior.

Pra ter ideia, eu troquei o gabinete por ferrugem antes de ter qualquer problema com queima de peças novamente.

entendi.
já li alguns relatos que o pessoal costeiro dá banho de wd40 nas placas mas parece que a poeira agruda demais... enfim não sei até que ponto isso é bom ou ruim.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #19 Online: 08 de Fevereiro de 2024, 08:00:34
Bom dia! Se tiver algum técnico ou engenheiro em eletrônica aqui no fórum, nos dará um parecer mais preciso sobre essa questão que coloquei! Tem?  :D

Claro que a resposta de cada um aqui é muito válida, pois é baseada na experiência de uso.

Mas quem conhece os fundamentos e minúcias da eletrônica ou eletrotécnica...(  :ponder:) vai falar com mais clareza e certeza.


Deus seja sempre louvado.


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 08 de Fevereiro de 2024, 09:36:10
Eu não sou técnico, tão pouco engenheiro.
mas estudo e gosto de eletrônica há muito tempo, estudo e programo microcontroladores tipo arduino, raspbarry  e afins.

Pra mim não faz muito sentido guardar a câmera ligada. Deixar o circuito energizado por longos períodos vai te trazer problemas - vida útil da bateria, e qq componente químico, como capacitores e até mesmo o sensor. Deixar um sensor de ML energizado por dias a fio? Não, obrigado.
Isso sem falar na maresia, lembrando que a eletrólise precisa da energia pra acontecer, daí o depósito de sais que são os produtos das eletrólises vai ser muito, muito maior se vc deixar a câmera ligada.

Estes circuitos são extremamente complexos, as cargas que chegam nos chips são controladas por séries circuitos muito avançados. Ligar uma placa dessas de circuito não é como ligar uma geladeira, uma bobina ou um motor de carro.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2024, 09:43:18 por galeno »
Nikon D810


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 08 de Fevereiro de 2024, 11:28:51
Bom dia! Se tiver algum técnico ou engenheiro em eletrônica aqui no fórum, nos dará um parecer mais preciso sobre essa questão que coloquei! Tem?  :D

Falando da maneira mais simples possível, os chips ou microchips contidos nas placas de circuito são dispositivos semicondutores. Estes apresentam comportamentos diferentes conforme a quantidade de carga e temperatura de funcionamento dos circuitos nos quais estão inseridos.

De forma geral, todo semicondutor possui uma faixa ideal de operação. Não estou falando daquela recomendação que os fabricantes colocam nos manuais, coisa do tipo “faixa de operação de -10°C a 45°”. Essa é a temperatura recomendada para uso do equipamento considerando o conjunto todo, que tem partes em metal, plásticos, resinas, óleos graxos, engrenagens, etc.

A temperatura ideal de um semicondutor é aquela em que 100% dos átomos estão aptos para doar elétrons para a corrente. Estamos falando de algo na casa dos 300 K, cerca de 27°C.

Em termos mais técnicos, os elétrons deixam a banda de valência e estão todos na banda de condução. E a temperatura do circuito tem grande influência nisso, pois a adição de calor é uma das coisas que consegue excitar elétrons e favorecer o fluxo de corrente.

Então, o que podemos dizer sobre manter os equipamentos energizados é que eles sempre estarão prontos para a operação imediata em condições ideais, ou mais próximas disso.

Se fará alguma diferença na hora de fotografar eu já não sei dizer. Na verdade, até duvido, pois só o ato de segurar a câmera por alguns minutos em temperatura ambiente já transferirá calor ao gabinete e componentes internos. Mas é certo que se tudo estiver em equilíbrio térmico, funcionará melhor.

Apenas por curiosidade, durante quase 20 anos efetuei testes de desempenho e reviews para uma publicação especializada em audiovisual. Sempre que estava a avaliar um equipamento de áudio, tipo amplificador ou receiver, deixava tocando por pelo menos uma hora, antes de sentar e começar os testes de fato. Isso porque a qualidade de áudio é sempre inferior (em alguns casos, muito inferior) com o equipamento frio, já que os semicondutores dos estágios de saída atingem seu máximo desempenho em altas de temperaturas, às vezes acima dos 100°C.

O mesmo vale para displays, principalmente quando exibindo taxas de quadros acima dos 60Hz referenciais da rede. Eles precisam de alguns minutos de trabalho para atingir a temperatura ideal de funcionamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 08 de Fevereiro de 2024, 11:29:47
entendi.
já li alguns relatos que o pessoal costeiro dá banho de wd40 nas placas mas parece que a poeira agruda demais... enfim não sei até que ponto isso é bom ou ruim.

Essa solução é interessante, só tem que ser bem implementada. Aqui em casa tem alguns equipamentos que são instalados do lado de fora da casa. Tive problema com um deles (ratos foram morar lá dentro durante o inverno, roeram cabos e fizeram xixi em componentes). Comprei uma placa de reposição, e percebi que ela vem com uma camada de proteção transparente, como se fosse um verniz, que isola umidade dos componentes. Não seria fácil em uma placa de computador, que tem vários encaixes, mas que a solução existe, existe.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 08 de Fevereiro de 2024, 11:34:34
entendi.
já li alguns relatos que o pessoal costeiro dá banho de wd40 nas placas mas parece que a poeira agruda demais... enfim não sei até que ponto isso é bom ou ruim.

Faço isso há 25 anos, nunca perdi um eletrônico para a oxidação ou maresia. E olha que estou a 50m da praia.
Uso o CorrosionX da latinha vermelha. Meu receiver Denon tem 14 anos e sem um ponto de ferrugem ou oxidação sequer. Parece que acabou de sair da loja.
O problema é borrifar isso nas câmeras sem desmontar. Quando muito nas portas USB, HDMI...lá dentro é inviável.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 08 de Fevereiro de 2024, 11:47:10
...Não seria fácil em uma placa de computador, que tem vários encaixes, mas que a solução existe, existe.

concordo, teria problemas nas portas... teria que ser uma placada totalmente completa pra dar bom... como vc disse não seria fácil a implementar, curioso que se pensar rápido parece algo estupidamente besta de fazer, aí se pensar mais a fundo o quanto de possibilidades poderiam ocorrer que faria a placa virar sucata.... é ... por isso que não fazem...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 08 de Fevereiro de 2024, 11:48:34
Faço isso há 25 anos, nunca perdi um eletrônico para a oxidação ou maresia. E olha que estou a 50m da praia.
Uso o CorrosionX da latinha vermelha. Meu receiver Denon tem 14 anos e sem um ponto de ferrugem ou oxidação sequer. Parece que acabou de sair da loja.
O problema é borrifar isso nas câmeras sem desmontar. Quando muito nas portas USB, HDMI...lá dentro é inviável.

acho que a melhor saída é essa... mas e o lance da poeira colar/agrudar no antioxidante? pq msm que ele seja da melhor qualidade vai precisar deixar resíduo (película) sobre toda a placa pra garantir a proteção.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2024, 11:48:45 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 08 de Fevereiro de 2024, 11:58:14
acho que a melhor saída é essa... mas e o lance da poeira colar/agrudar no antioxidante? pq msm que ele seja da melhor qualidade vai precisar deixar resíduo (película) sobre toda a placa pra garantir a proteção.

Sim, de fato a poeira gruda mesmo, mas só será prejudicial se o dispositivo tiver partes móveis. Lubrificante + poeira é um veneno para engripar, pede manutenção periódica.
De resto, a camada protetora age muito bem isolando os componentes eletrônicos do meio externo.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #27 Online: 08 de Fevereiro de 2024, 12:34:50
Sim, de fato a poeira gruda mesmo, mas só será prejudicial se o dispositivo tiver partes móveis.

Também tem problema se o equipamento aquecer. Tanto porque a poeira atua como isolante térmico, quanto pelo risco de fogo.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 08 de Fevereiro de 2024, 12:39:29
Também tem problema se o equipamento aquecer. Tanto porque a poeira atua como isolante térmico, quanto pelo risco de fogo.

Sim, com certeza. Mas falo de poeira em níveis "normais", daquela que a cada 60 dias você passa um pano e resolve. Não deixar acumular ao ponto de criar uma crosta.  :hysterical: