Autor Tópico: Câmeras que funcionam até -10 c ( specificacoes)  (Lida 2370 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #30 Online: 21 de Janeiro de 2024, 12:19:21
Mais alguns lugares selecionados aleatoriamente








AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #31 Online: 21 de Janeiro de 2024, 12:22:51
Acho engraçado essa postura de ignorar limitações e de não incentivar o que seria evolução no processo de fabricação..  Mas estamos em uma época mais focada em software.

Estamos em uma época focada em lucratividade máxima a todo custo.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 21 de Janeiro de 2024, 15:24:16
O optical limits tirou quase todas as análises de lentes dslr. Só ilustrando como são as coisas...
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2024, 15:25:02 por Leonardo Tonin »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #33 Online: 21 de Janeiro de 2024, 19:10:05
Estamos em uma época focada em lucratividade máxima a todo custo.

Deixa eu morder essa isca: o quanto você pagaria por algo que não o desempenho ou a beleza? Por exemplo, por uma empresa que preza mais os funcionários e o meio ambiente. Você compraria algo mais caro com base nesta informação? Pergunta sincera.

A pergunta, embora hipotética entre as câmeras, não é meramente hipotética entre celulares, por exemplo. Há um celular chamado Fairphone. O hardware é mediano, equivalente a um Moto G da vida. Mas custa o preço de um top de linha. A diferença é que ele é fabricado de forma justa, com materiais reciclados e amigável a reparos. A diferença vale?

Eu acho que todos nós estamos buscando (infelizmente) o lucro ao máximo. Mais por menos. Podemos até fazer uma escolha mais sensata aqui e ali, desde que isso não nos custe muito.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #34 Online: 21 de Janeiro de 2024, 20:34:04
A pergunta, embora hipotética entre as câmeras, não é meramente hipotética entre celulares, por exemplo. Há um celular chamado Fairphone. O hardware é mediano, equivalente a um Moto G da vida. Mas custa o preço de um top de linha. A diferença é que ele é fabricado de forma justa, com materiais reciclados e amigável a reparos. A diferença vale?


Não saberia te dizer, eu não ligo a mínima para especificações de celular... Acho as câmeras de todos uma porcaria, não jogo nem edito foto em celular. Para mim tem que ter uma tela boa e bateria durável. Teria que ver para opinar.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 25 de Janeiro de 2024, 13:21:05
Ah, mais uma coisinha que é sempre bom lembrar:

O fato do conjunto câmera + lente ser selado não garante de maneira nenhuma que não haja condensação de umidade internamente. Por que isso ? Simples... Se o ar que estiver preso dentro da câmera estiver saturado de umidade e a câmera for exposta à baixa temperatura, haverá condensação interna.

A vedação é para não entrar poeira nem água e se o ar interno estiver seco, para manter a umidade fora.

Quanto as graxas e lubrificantes, existem especificações para baixa temperatura (e tambem para alta). Antigamente a Leica fornecia um serviço de "tropicalização" das câmeras de filme e nas objetivas, que era justamente a troca dos lubrificantes, pois os de clima frio não eram adequados na época (anos 1960-1970).



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #36 Online: 25 de Janeiro de 2024, 16:04:48
Ah, mais uma coisinha que é sempre bom lembrar:

O fato do conjunto câmera + lente ser selado não garante de maneira nenhuma que não haja condensação de umidade internamente. Por que isso ? Simples... Se o ar que estiver preso dentro da câmera estiver saturado de umidade e a câmera for exposta à baixa temperatura, haverá condensação interna.

A vedação é para não entrar poeira nem água e se o ar interno estiver seco, para manter a umidade fora.

Quanto as graxas e lubrificantes, existem especificações para baixa temperatura (e tambem para alta). Antigamente a Leica fornecia um serviço de "tropicalização" das câmeras de filme e nas objetivas, que era justamente a troca dos lubrificantes, pois os de clima frio não eram adequados na época (anos 1960-1970).

Esse é um assunto complicado. Sei que minhas câmeras não são parte da discussão aqui, mas astro câmeras realmente têm resfriamento de sensor, pra diminuir ruído. Este recurso já causa outros problemas: a contração e expansão repetida do ar causa entrada de ar úmido dentro da câmera, causando condensação. A solução pra isso é colocar aquecimento na frente da câmera. Ou seja, esquenta na frente e esfria atrás. Um gasto enorme de energia pra resolver o problema. 


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 25 de Janeiro de 2024, 22:44:04
Esse é um assunto complicado. Sei que minhas câmeras não são parte da discussão aqui, mas astro câmeras realmente têm resfriamento de sensor, pra diminuir ruído. Este recurso já causa outros problemas: a contração e expansão repetida do ar causa entrada de ar úmido dentro da câmera, causando condensação. A solução pra isso é colocar aquecimento na frente da câmera. Ou seja, esquenta na frente e esfria atrás. Um gasto enorme de energia pra resolver o problema.

Exatamente.

Já cheguei ao cúmulo de por a camera e a lente em um saco e pressurizado o mesmo com dust-off e colocar a lente no corpo. Funciona mas é um gasto enorme. Evita a condensação por um bom tempo desde que tudo seja "selado". Não é nem um pouco prático.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #38 Online: 27 de Janeiro de 2024, 23:02:56

Noruega, - 23 graus celcius, Z9.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #39 Online: 27 de Janeiro de 2024, 23:39:25
Vangelis, deixa eu explicar melhor... Praticamente qualquer câmera moderna projetada com um mínimo de cuidado irá funcionar em temperaturas abaixo de zero até um determinado ponto, digamos, perto de -25, desde que a umidade seja baixa, por um certo periodo de tempo.

A umidade tende a baixar bastante quando a temperatura fica abaixo de -25, então o que acontece é que nessas temperaturas o ponto de orvalho fica sempre bem abaixo da temperatura ambiente, então o problema é menor. A -50, independentemente de onde for, a umidade é inerentemente baixa a ponto de não causar maiores problemas.

Só que abaixo de uma determinada temperatura outras coisas acontecem, como congelamento de graxas e contração de metais e plásticos, o que leva a engripamento. O LCD também dá pau, fica preto. Isso tudo se a câmera estiver em equilibrio térmico com o ambiente, ou seja nada de trapacear deixando a câmera no quentinho e expondo de vez em quando para impressionar os trouxas.

Se o cara tira a camera de um lugar aquecido e usa por tempo limitado em baixa temperatura é claro que irá funcionar por um tempo. Na hora que as graxas entrarem na devida temperatura, vai engripar, quer queira ou não. O tempo para o equlibrio térmico pode ser relativamente longo no caso de baixa umidade e pouco vento, até 20-30 minutos ou mais, dependendo da temperatura tambem.

Seja Nikon, Canon, Pentax, Fuji e o escambau.

« Última modificação: 27 de Janeiro de 2024, 23:43:55 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #40 Online: 27 de Janeiro de 2024, 23:46:28
Sobre o equilibrio termico, o Felipe sabe bem disso...

No tempo que eu fazia astro com filme e telescópio, no inverno eu tinha que esperar quase uma hora para que o equipamento todo ficasse na mesma temperatura senão o ajuste de foco variava... Temperaturas de -5, por aí.

Telescópio refletor newtoniano com comprimento focal por volta de 1800mm ou coisa do tipo.
Quando era o Maksutov demorava bem mais porque era selado e preenchido com nitrogenio.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2024, 23:48:20 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #41 Online: 28 de Janeiro de 2024, 07:37:29

Alaska, temperaturas negativas.

E boas dicas de como evitar condensação da câmera.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #42 Online: 29 de Janeiro de 2024, 11:23:56
por um certo periodo de tempo.

Continua valendo. Sair rapidinho, fotografar e voltar não tem problema. Ficar segurando a câmera o tempo todo pode ajudar também, pois a perda de calor vai ser menor. Mas não tem jeito: bateria de lítio vai perder capacidade no frio. O pessoal reclama que carro elétrico perde autonomia no frio. Isso é porque o carro usa parte da energia pra manter a bateria a uma temperatura que não cause danos, lembrando que, apesar de a bateria ainda descarregar sem grandes problemas a zero grau, carregar a bateria a zero grau vai causar danos irreversíveis à bateria.

Em resumo, todas as "técnicas" pra fotografar no frio se resumem a manter as baterias aquecidas. Pelo menos as câmeras modernas funcionam também no carregador externo. Dá pra manter uma bateria externa junto ao corpo (da pessoa, não da câmera) conectada à câmera.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #43 Online: 29 de Janeiro de 2024, 19:29:39
Continua valendo. Sair rapidinho, fotografar e voltar não tem problema. Ficar segurando a câmera o tempo todo pode ajudar também, pois a perda de calor vai ser menor. Mas não tem jeito: bateria de lítio vai perder capacidade no frio. O pessoal reclama que carro elétrico perde autonomia no frio. Isso é porque o carro usa parte da energia pra manter a bateria a uma temperatura que não cause danos, lembrando que, apesar de a bateria ainda descarregar sem grandes problemas a zero grau, carregar a bateria a zero grau vai causar danos irreversíveis à bateria.

Em resumo, todas as "técnicas" pra fotografar no frio se resumem a manter as baterias aquecidas. Pelo menos as câmeras modernas funcionam também no carregador externo. Dá pra manter uma bateria externa junto ao corpo (da pessoa, não da câmera) conectada à câmera.

Nessas horas lembro do Ernesto, da galera que acha que youtobi é o oráculo.  :D :D :D