Autor Tópico: Técnica mais apropriada para esta situação  (Lida 1708 vezes)

galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 19 de Fevereiro de 2024, 12:36:12
eu quero dizer assim, existem muitas formas sim de resolver estes problemas.
Um flash com HSS por exemplo, com 2 assistentes, um diretor de arte, um maquiador e figurinista.

Em absoluto acho ruim usar ND graduado, mas o mais importante é a pessoa compreender as ferramentas q ela já possui.
Nikon D810


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 19 de Fevereiro de 2024, 15:19:09
HSS é desnecessário, em f11 ou f16,  vai ficar dentro do sync normal do flash.

Maquiagem, figurino e direção de arte vai depender do orçamento  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 19 de Fevereiro de 2024, 15:48:44
Mas o problema dele é a diferença de luz entre o céu e a pessoa não?
Filtro ND não vai ajudar.


Com ND Graduado fica muito mais natural e evita ter  que usar rebatedores, difusores, etc.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2024, 15:50:02 por AFShalders »


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 20 de Fevereiro de 2024, 08:35:24
Falando em filtros... Esses exemplos aí não tem uso de Cross não? Fiquei na duvida.
Nikon D810


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 20 de Fevereiro de 2024, 09:01:31
Falando em filtros... Esses exemplos aí não tem uso de Cross não? Fiquei na duvida.

Não.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #20 Online: 25 de Fevereiro de 2024, 21:40:47
Boa noite, caros. Demorei, mas cheguei. Agradeço a todos pelas dicas e informações.

Vou testar as possibilidades e verificar o que fica de melhor qualidade.

É bom que quando se larga uma dúvida, surgem mas informações e aprendizado para todos. Esse fórum é massa!


Deus abençoe a todos nós! :worship:
Deus seja sempre louvado.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 27 de Fevereiro de 2024, 13:33:10
Se o orçamento for zero reais, faz o seguinte: Ajusta a exposição do céu em manual. Aí vc se posiciona, faz a foto da modelo em Av, expondo bem a modelo e cagando o sol todo. Aí, sem mexer a câmera da cara, muda pra M e faz a foto em manual com o céu azulzinho e sol estrelado.
E se vira no Photoshop pra mesclar as duas.

É uma gambiarra da pega, mas funciona.  8-)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 27 de Fevereiro de 2024, 17:43:00
Se o orçamento for zero reais, faz o seguinte: Ajusta a exposição do céu em manual. Aí vc se posiciona, faz a foto da modelo em Av, expondo bem a modelo e cagando o sol todo. Aí, sem mexer a câmera da cara, muda pra M e faz a foto em manual com o céu azulzinho e sol estrelado.
E se vira no Photoshop pra mesclar as duas.

É uma gambiarra da pega, mas funciona.  8-)


Credo...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 27 de Fevereiro de 2024, 17:51:31
Na minha opinião só tem duas saídas simples se o sujeito não está com uma equipe de iluminação:

1) Filtro ND graduado. Fotometrar antes sem o filtro, colocar o filtro e fotografar. Simples e eficaz.

2) Flash fill-in bem potente, com softbox. Resultado menos natural mas quebra o galho.


Sem softbox corre o risco sério de ficar uma m... se a pele estiver suada ou engordurada, além de dar uma luz dura horrível.

Expor para a direita e recuperar as sombras é controverso, depende muito tanto da câmera quanto da competência na pós senão pode ficar imprestável.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #24 Online: 27 de Fevereiro de 2024, 18:48:56
Na minha opinião só tem duas saídas simples se o sujeito não está com uma equipe de iluminação:

1) Filtro ND graduado. Fotometrar antes sem o filtro, colocar o filtro e fotografar. Simples e eficaz.

2) Flash fill-in bem potente, com softbox. Resultado menos natural mas quebra o galho.


Sem softbox corre o risco sério de ficar uma m... se a pele estiver suada ou engordurada, além de dar uma luz dura horrível.

Expor para a direita e recuperar as sombras é controverso, depende muito tanto da câmera quanto da competência na pós senão pode ficar imprestável.

é uma boa saída. Eu usaria um filtro polarizador , pois dai você pode usar uma mesma fotometria nesse tipo de foto.

Exemplificando: você faria a fotometria do céu COM O POLARIZADOR . O Polarizador irá preservar as luzes do céu, removendo aquele efeito de neblina e deixando o azul mais vívido; permitindo que os detalhes do céu apareçam.

Em seguida, você faria essa mesma fotometria, e para aparecer as estrelas, fechar pra F11. Na área de sombra, usar flash de preenchimento para preencher a luz na modelo - podendo inclusive usar modificadores como, por exemplo, o gel laranja .  E para iluminar a sombra ali da igreja no fundo, poderia usar um flash secundário apenas pra bater a luz nas paredes da igreja e fazer ela voltar pra modelo (luz de recorte).

Isso, meu amigo, você só consegue de boa usando um Flash Meter - Fotômetro de mão. Ele vai medir exatamente a fotometria manual do céu ; e depois com mais duas medições, você já pode bater a foto: uma medição para regular a potência do flash em relação a abertura F11; e a outra para medir a luz que vai bater na parede.

Em resumo, com 3 medições de fotômetro, você consegue a foto pronta da câmera sem nenhuma edição . Fotômetro de mão para esses casos , soluciona a vida!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 28 de Fevereiro de 2024, 17:57:07

Credo...

Uai, se o orçamento do cara é zero, não tem milagre 😆


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #27 Online: 28 de Fevereiro de 2024, 19:11:41
Pra deixar as luzes estreladas eu uso um filtro barateza do Aliexpress, o tal do Filtro Star.

Gosto de usar em foto noturna:

https://fbs.focoradical.com.br/busca-numero?competition_id=23192&number=1146

Dizem que linha de pescar também faz este efeito.
Fotógrafo oficial Foco Radical


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 28 de Fevereiro de 2024, 19:17:55
Uai, se o orçamento do cara é zero, não tem milagre 😆

Mas na teoria, até o Photoshop é orçamento! Orçamento gratuito é GIMP e olhe lá.

Um conjunto de filtros (4 ND mais 4 GND) custa menos de 11 doletas. Tem filtro que custa menos de 5 dólares (mais quase dois de entrega).