Autor Tópico: Duvida sobre o que vale mais a pena  (Lida 3119 vezes)

galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 27 de Fevereiro de 2024, 14:29:26
Vc mostrou 3 exemplos.
No primeiro e segundo, o WB da Nikon tá melhor q o da Canon...rs

Vc tá usando flash TTLs? Ou o flash é apenas manual? Vc não falou os modelos dos flashs no exemplo.

Não há como a câmera imaginar o WB sem que o flash seja ttl.

Vc Tb está comparando 2 categorias diferentes de câmeras. A 50d é mais velha, mas é 2 categorias acima da D3400.

No geral, a minha posição se relaciona a diferença entre oq nós queremos e oq realmente é viável em termos de tecnologia. "Se quer bem feito, faça você mesmo". WB não é uma coisa lá muito simples pra câmera callucular corretamente. Diferença de 100° faz muita diferença num tom de pele. E qdo a gente faz a foto em RAW e controla isso, só assim pra ficar satisfeito.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2024, 14:30:15 por galeno »
Nikon D810


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #46 Online: 27 de Fevereiro de 2024, 14:39:37
Vc mostrou 3 exemplos.
No primeiro e segundo, o WB da Nikon tá melhor q o da Canon...rs

Vc tá usando flash TTLs? Ou o flash é apenas manual? Vc não falou os modelos dos flashs no exemplo.

Não há como a câmera imaginar o WB sem que o flash seja ttl.

Vc Tb está comparando 2 categorias diferentes de câmeras. A 50d é mais velha, mas é 2 categorias acima da D3400.

No geral, a minha posição se relaciona a diferença entre oq nós queremos e oq realmente é viável em termos de tecnologia. "Se quer bem feito, faça você mesmo". WB não é uma coisa lá muito simples pra câmera callucular corretamente. Diferença de 100° faz muita diferença num tom de pele. E qdo a gente faz a foto em RAW e controla isso, só assim pra ficar satisfeito.

o flash manual nas duas.. a primeira é a canon e a segunda nikon..


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 27 de Fevereiro de 2024, 14:44:57
o flash manual nas duas.. a primeira é a canon e a segunda nikon..

e o WB da Nikon tá melhor que a da Canon (pelo menos pra mim)... comparando os 2 primeiro exemplos. O terceiro a Nikon tá muito ruim.

Mas oq eu acho q importa realmente nessa questão, não é a oq uma camera ou outra consegue em relação a WB Auto. Eu estou dizendo q jamais, enquanto fotógrafos, podemos entregar a Câmeras a função definir o WB, sobretudo em fotos com luzes misturadas - flash mais ambiente.
Tenta criar o habito de fotografar em RAW o evento todo em um WB qualquer - ser ser auto. E depois fazer esse ajuste no PC. Vc vai passar 15 minutos configurando o WB no pc.Sem variáveis de camera,  vc faz o Wb que desejar, como tom de pele mais quente ou mais frio. Acredito q a felicidade do WB mora aí, e só aí.... ;o)
Nikon D810


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #48 Online: 27 de Fevereiro de 2024, 14:50:56
e o WB da Nikon tá melhor que a da Canon (pelo menos pra mim)... comparando os 2 primeiro exemplos. O terceiro a Nikon tá muito ruim.

Mas oq eu acho q importa realmente nessa questão, não é a oq uma camera ou outra consegue em relação a WB Auto. Eu estou dizendo q jamais, enquanto fotógrafos, podemos entregar a Câmeras a função definir o WB, sobretudo em fotos com luzes misturadas - flash mais ambiente.
Tenta criar o habito de fotografar em RAW o evento todo em um WB qualquer - ser ser auto. E depois fazer esse ajuste no PC. Vc vai passar 15 minutos configurando o WB no pc.Sem variáveis de camera,  vc faz o Wb que desejar, como tom de pele mais quente ou mais frio. Acredito q a felicidade do WB mora aí, e só aí.... ;o)

Vou ver uma lente melhor antes de desistir da bicha
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2024, 15:00:11 por ferreirinha »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #49 Online: 27 de Fevereiro de 2024, 16:00:54
Vou ver uma lente melhor antes de desistir da bicha

Sendo um flash manual, concordo que a melhor forma é usar WB manual ou corrigir depois.

Em TTL, a câmera dispara o flash duas vezes, a primeira pra medir WB, distância até o assunto e exposição, e a segunda é que é a foto em si. No modo manual, não tem nada disso. O fotógrafo é que faz essas correções todas.


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #50 Online: 27 de Fevereiro de 2024, 16:21:12
Sendo um flash manual, concordo que a melhor forma é usar WB manual ou corrigir depois.

Em TTL, a câmera dispara o flash duas vezes, a primeira pra medir WB, distância até o assunto e exposição, e a segunda é que é a foto em si. No modo manual, não tem nada disso. O fotógrafo é que faz essas correções todas.

Sabia disso não, que a câmera média o WB com ttl. Sabia que média a luz, mas não o wb


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #51 Online: 27 de Fevereiro de 2024, 16:41:52
Mas como é isso? A canon sempre deixa um wb bom, nunca vejo uma foto como essa ai da Nikon, azulada, rosada. Explica melhor

WB no auto funciona bem na 50d e até melhor que eu setar o we manualmente, pois muitas vezes a luz muda e depois tem que corrigir na pós.

Temos que usar o que funciona pra gente.

O AWB não é um padrão universal e cada fabricante faz sua implementação, inclusive pode mudar dentro de modelos da mesma marca.

Você não usa flash rebatido, está apontando pra frente, não tem erro, é só colocar o WB em Flash.
Se quiser manter a Nikon.....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #52 Online: 27 de Fevereiro de 2024, 17:55:51
Temos que usar o que funciona pra gente.

O AWB não é um padrão universal e cada fabricante faz sua implementação, inclusive pode mudar dentro de modelos da mesma marca.

Você não usa flash rebatido, está apontando pra frente, não tem erro, é só colocar o WB em Flash.
Se quiser manter a Nikon.....

Eu uso dois flash, nesses aí estava só com um, mas o resultado fica melhor com dois.

Eu faço assim, coloco os dois flash um pouco pra cima e giro a cabeça pra onde as pessoas estão com aquele rebatedor do flash direcionado para as pessoas. A ideia é iluminar no lugar certo e espalhar um pouco a luz já que uma parte se espalha no ar e outra é direcionada nas pessoas. Funciona melhor com dois flash, apenas um cria sombras apenas de um lado e não ilumina bem o outro.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #53 Online: 27 de Fevereiro de 2024, 20:01:09
Repara no vermelho da Nikon, é muito bom. Agora passa para o tom de pele que a gente percebe que a Canon ganha. As fotos da Nikon puxam pro azul e as da Canon são mais quentes, ela me dá o mesmo WB e a Nikon errou muito o WB, varia muito também.

Gosto mais das cores da Canon; mas realmente a latitude dos sensores da Nikon da linha D3000 - a contar a partir da D3200 pra cima, é excelente (D3000 e D3100 não conta, pois são bem ruins nesses aspectos).

Agora a questão do balanço de branco, recomendo usar no Manual mesmo. Usa um cartão cinza pra ajustar é fácil e rápido; tem vídeos no Youtube explicando como faz. Só de acertar o balanço de branco, já fica melhor o tom da pele.


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #54 Online: 27 de Fevereiro de 2024, 20:16:04
Engraçado que eu uso no automático na Canon e da certo..


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 28 de Fevereiro de 2024, 04:42:12
Engraçado que eu uso no automático na Canon e da certo..

Eu nunca tive problema algum com Nikon mas tenho certeza que se eu pegar uma Canon, Fuji, Sony eu terei que aprender.


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #56 Online: 29 de Fevereiro de 2024, 11:25:17
Eu nunca tive problema algum com Nikon mas tenho certeza que se eu pegar uma Canon, Fuji, Sony eu terei que aprender.

Peguei o esquema da Nikon. Você seleciona o WB mais próximo da cena e depois joga azul, magenta, amarelo ou verde em um menu que fica ao lado. Então a cor fica perfeita.

Não sei se em eventos em que a cena muda direito é viável, só vai testando.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #57 Online: 29 de Fevereiro de 2024, 11:37:18
Shift WB nas Canon, usei para tirar o amarelo da M6 mark II e deixar parecida com a M50/M3.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 29 de Fevereiro de 2024, 11:43:19
Shift WB nas Canon, usei para tirar o amarelo da M6 mark II e deixar parecida com a M50/M3.
É o que ele fez na Nikon.



ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #59 Online: 29 de Fevereiro de 2024, 12:16:10
Depois de testes eu cheguei a conclusão, claro que é minha opinião né ..

Com o dxo Photolab eu consigo usar a 50d em ISO 3200 e tem uma qualidade absurda, nitidez incrível e ótimas cores.

A Nikon tem uma qualidade de imagem melhor, mas com o dxo fica muito parecido o resultado final.

Foto por foto entra nos outros quesitos.. corpo, botões, durabilidade, recursos etc e isso a 50d ganha ou melhor 7d é completa.

Sem a IA acho que valeria apena ficar na minha de entrada da Nikon, mas com ia praticamente igual as coisas.