Autor Tópico: Nikon é a única empresa de câmeras a produzir suas lentes a partir do vidro.  (Lida 1560 vezes)

peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.284
A Nikon é na essência uma empresa de ótica.

Na entrada do museu da Nikon tem um lingote de vidro de sílica sintética.


Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
pergunta de curioso, a as outras fabricam vidro a partir de qual material?

As outras não fabricam o vidro, simplesmente compram pronto, derretem, moldam, polem e fazem suas lentes.

É um insumo básico, como o plástico das câmeras.....

https://www.dpreview.com/articles/3583146192/inside-nikon-hikari-glass-factory?slide=7

slide 7 é o que a Nikon vende.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
A Nikon é na essência uma empresa de ótica.

Na entrada do museu da Nikon tem um lingote de vidro de sílica sintética.



Não vamos confundir ótica com vidro né.....

Empresas de óticas todas são, salvo a Sony.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Minolta, Canon, Pentax não fabricam mais o próprio vidro. Provavelmente compram da Tokina, Sigma ou da Hikari Glass (empresa do grupo Nikon).

Sim isso é normal e nem de longe quer dizer que tenham menos ou mais qualidade. Nem a Zeiss (que ja fabricou câmeras) nem a Leica produzem vidro, usavam quase totalmente os fabricados pela Schott

A diferença aí é que as empresas japonesas historicamente trabalhavam no modelo econômico de verticalização e com o passar do tempo foram adotando o modelo ocidental por horizontalização, nada mais. O tempo passa e os modelos econômicos mudam.








peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.284
Não vamos confundir ótica com vidro né.....

Empresas de óticas todas são, salvo a Sony.

Nippon Kogahu Kōgyō Kabushikigaisha - Nikon foi criada em 1917 como uma empresa de ótica. Inclusive produzindo as primeiras lentes para a Canon em 1933. A essência da empresa é sim a ótica. Produz binóculos, miras telescópicas, telescópios, microscópios e inúmeros outros produtos.

« Última modificação: 05 de Março de 2024, 16:10:47 por peccioli »
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Nippon Kogahu Kōgyō Kabushikigaisha - Nikon foi criada em 1917 como uma empresa de ótica. Inclusive produzindo as primeiras lentes para a Canon em 1933. A essência da empresa é sim a ótica. Produz binóculos, miras telescópicas, telescópios, microscópios e inúmeros outros produtos.


Tá bem, a gente promete não te contrariar...  :D


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.284
Sim isso é normal e nem de longe quer dizer que tenham menos ou mais qualidade. Nem a Zeiss (que ja fabricou câmeras) nem a Leica produzem vidro, usavam quase totalmente os fabricados pela Schott

A diferença aí é que as empresas japonesas historicamente trabalhavam no modelo econômico de verticalização e com o passar do tempo foram adotando o modelo ocidental por horizontalização, nada mais. O tempo passa e os modelos econômicos mudam.

Entendo que os modelos econômicos mudam. Mas a Nikon enxerga que fabricar o próprio vidro para uso em seus produtos e comercializar para outras empresas é uma vantagem competitiva. Não sou eu que estou dizendo - na entrevista o Mitsuteru Hino fala sobre essa vantagem.
« Última modificação: 05 de Março de 2024, 16:18:26 por peccioli »
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Entendo que os modelos econômicos mudam. Mas a Nikon enxerga que fabricar o próprio vidro para uso em seus produtos e comercializar para outras empresas é uma vantagem competitiva. Não sou eu que estou dizendo - na entrevista o Mitsutero Hino fala sobre essa vantagem.

Pra mim é simplesmente marketing, mas não vale a pena entrar no mérito.

Mesma coisa com essa Nikon que "vai para a Lua". Marketing e grana rolando. Não é porque seja a coisa mais confiavel.
« Última modificação: 05 de Março de 2024, 16:25:00 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Apenas me diga qual a vantagem.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.284
Apenas me diga qual a vantagem.

Não prometo, mas vou tentar ao menos o endereço de email do Mitsuteru Hino para você perguntar pessoalmente (virtualmente) para ele.
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.284
Pra mim é simplesmente marketing, mas não vale a pena entrar no mérito.

Mesma coisa com essa Nikon que "vai para a Lua". Marketing e grana rolando. Não é porque seja a coisa mais confiavel.

Marketing, evidente. A Nikon está errada?

Canon, faz. Sony faz. Mas a Nikon fazer marketing é um erro?
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Calma gente, é a indústria.

Nikon faz o próprio vidro
Canon e Sony seus próprios sensores e assim vai.
« Última modificação: 05 de Março de 2024, 16:46:05 por YP »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Marketing, evidente. A Nikon está errada?

Canon, faz. Sony faz. Mas a Nikon fazer marketing é um erro?


Não. O erro é endeusar essas empresas que no final só querem a sua grana.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Em tempos de raw preprocessado com correção ótica, vejo pouca relevância em se ter todo o domínio da cadeia produtiva, e do vidro inclusive. Se a Nikon se gabasse (e ela pode fazê-lo) de fazer as lentes mais nítidas do mercado, beleza. Mas dizer que isso é por causa do vidro... Sei não. Acho que é mais pra dar assunto pros fóruns mesmo.  :ok:


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Em tempos de raw preprocessado com correção ótica, vejo pouca relevância em se ter todo o domínio da cadeia produtiva, e do vidro inclusive. Se a Nikon se gabasse (e ela pode fazê-lo) de fazer as lentes mais nítidas do mercado, beleza. Mas dizer que isso é por causa do vidro... Sei não. Acho que é mais pra dar assunto pros fóruns mesmo.  :ok:

Sei não... Ótica é ótica, e qq processamento eletrônico não se compara com processos óticos. Claro que quebra o galho, mas não é a mesma coisa.

E as vantagens de se fazer o material existe sim. Pode não fazer diferença absoluta, mas é claro que ter o "know how" completo do material é uma vantagem. O conhecimento sobre o material está a nível estratégico dentro de cada empresa.
Nikon D810