Autor Tópico: Dúvidas sobre cartão de memória  (Lida 1066 vezes)

Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Online: 14 de Março de 2007, 23:12:27
Pessoal, sabado passado fui fazer um casamento em São Paulo, e pra minha surpresa, o cartão de memória( de um giga ) quando vazio marcava a capacidade para 291 fotos, porém acabei fazendo em torno de 380 fotos no mesmo cartão. Alguém sabe explicar o que houve?
Agradeço antecipadamente.
Pacheco
 
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.



volula

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #1 Online: 15 de Março de 2007, 00:00:52
Caro Pacheco,

A quantidade de fotos depende do tamanaho de cada arquivo.

As fotos gravadas em formato JPG são compactadas. E, por isso, o tamanho dos arquivos são variados, dependendo do nível de compactação.
Fotos com poucas variação de cores e tonalidades costumam render um arquivo menor que uma foto com muitos detalhes e cores.
A câmera faz uma estimativa, usando um valor médio. Mas provavelmente vai errar, para mais ou para menos.

Um abraço.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #2 Online: 15 de Março de 2007, 13:05:47
Só complementando o que o colega volula disse, e que está corretíssimo, geralmente as marcas definem o número de fotos baseado no pior caso possível, ou seja, estimando um tamanho grande para a foto, pois é melhor que sejamos surpreendidos por podermos tirar mais fotos do que menos.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Resposta #3 Online: 17 de Março de 2007, 16:24:24
Volula e Ricardo, agradeço a atenção de vcs. e realmente fiquei surpreso com o resultado, pois nunca tinha ouvido falar disto.
Obrigado
Pacheco
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.