Autor Tópico: Entendendo as revelações  (Lida 1518 vezes)

guiga

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Online: 03 de Maio de 2005, 14:32:02
Pessoal,
tenho ficado um pouco insatisfeito com as revelações...Já li muito sobre a diferença entre monitor e papel, sobre calibração e já fiz todos os ajustes que julgo necessários. Já testei tambem muitos laboratorios e fiz minhas escolhas. O que gostaria de perguntar é se alguem sabe o que são aqueles numeros junto com as letras (N N N, N+1 N N e outros) atras de cada foto que pedimos pra revelar. Apesar de fazer os ajustes no PS e pedir para que os labs nao mexam, nem sempre isso é respeitado. Sei que estes codigos se referem as modificações feitas pelo LAB, o que queria saber é o que cada um realmente significa, o que significa cada um dos N e o que significa o +1. Acho que desse jeito poderei entender melhor como os labs modificam as fotos que passamos um bom tempo editando.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2005, 14:51:27
O certo é sair tudo zerado ou no neutro.
alguns labs digitais precisam compensar exposição quando operam em digital em relação ao filme, mas nada absurdo..
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


guiga

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2005, 15:00:31
Citar
O certo é sair tudo zerado ou no neutro.
alguns labs digitais precisam compensar exposição quando operam em digital em relação ao filme, mas nada absurdo..
Ok Léo,
o que vc quer dizer é que as vezes a compensaçao é inevitavel? Isso depende do lab? Outra coisa, cada um dos parametros esta ligado a brilho, saturaçao, etc...é nisso que eles estao mexendo quando fazem N+1, N-1?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2005, 15:30:54
Sim. outras compensações estão ligadas à justes de tons de cores, brilho, saturação, contraste, etc.
Em alguns labs as fotos saem escuras quando em 0 (mesmo que o original esteja correto) ai durante a calibrage do lab ele pode ser ajustado para super expor um ponto.

Mas o certo é sair tudo 0.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.