Autor Tópico: Filme colorido para revelação PB  (Lida 7024 vezes)

marcelotk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • Marcelo Tk
Online: 16 de Março de 2007, 14:21:45
Pessoal, essa semana eu fui comprar um filme para a minha Nikon FM e resolvi comprar um PB... normalmente eu tiro colorido e trato no PC depois, mas dessa vez eu procurei um PB mesmo.

Na hora de comprar o vendedor chegou e disse que eu poderia levar um colorido comum e revelar preto e branco depois... agora... isso é possível no laboratório? Ou o cara revela a foto digitalmente? A qualidade é a mesma? Digo... o filme PB tem particularidades diferentes do filme colorido... se eu pedir pra o cara revelar o filme colorido em PB, a qualidade vai ser a mesma?


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #1 Online: 16 de Março de 2007, 18:00:56
Oi Marcelo,

existem filmes PB que são feitos à base de corantes e não de prata, para serem revelados no processo C41, o mesmo usado por filmes coloridos. Dois deles são o Ilford XP2 e o Kodak 400CN. São filmes PB genuínos, mas que nunca vão dar o grão de um Tri-X por serem à base de corantes e não de prata, que é o que dá os grãos.

Outra vantagem desse tipo de filme é que eles possuem uma latitude de exposição muito maior que os PB convencionais.

Finalmente, na prática, você pode tirar fotos com qualquer filme colorido e, na hora da revelação e ampliação, pedir para que as ampliações sejam feitasm em PB. É uma opção, mas não parece ser o que você esteja procurando.

Já que você me parece fiel aos filmes (também sou), procure um bom laboratório na sua cidade que revele e amplie PB. Em São Paulo recomendo o Labtec ( http://www.labtec.com.br/ ), muito usado por profissionais. Ou faça seu laboratório para revelação e ampliação no banheiro de empregada - já tive e era muito legal, deixou saudades. Minha opção hoje é revelar meus filmes PB, escanear (tenho scanner de filme) e tratar no computador.

Os filmes à base de corantes escaneiam mais facilmente e a função ICE (limpa sujeiras automaticamente) funciona com eles, o que não acontece com os à base de prata. Em compensação, nada iguala o grão de um Tri-X, por exemplo... Cada um tem suas vantagens.

Abraço,

José Azevedo
« Última modificação: 16 de Março de 2007, 18:01:59 por joseazevedo »


marcelotk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • Marcelo Tk
Resposta #2 Online: 16 de Março de 2007, 21:39:40
Ola José, muito obrigado pela sua resposta, foi muito esclarecedora.

Ainda estou aprendendo, sempre, e gosto bastante de fotografia de filme mesmo tendo uma DSLR, mantenho minha velhinha de filme, que ganhei do meu pai em constante atividade, mas essa é a minha primeira incursão ao PB de filme, até hoje só mexi nisso na área digital, posso dizer que domino o Channel Mixer mas sou um grande leigo e mal sei diferenciar as propriedades os filmes que não os negativos coloridos.

Nessa Labtec eu encontro os filmes Tri-X?

Sem querer abusar, mas aproveitando o assunto, uma vez eu comprei um negativo PB "rebobinado"... o que exatamente é um negativo rebobinado... na época meu pai me explicou mas eu não era interessado no assunto.. então ja viu né...


volula

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #3 Online: 17 de Março de 2007, 02:02:54
Olá,

Eu particulamente não gostei do 400CN. Achei que as fotos ficaram cinzas e sem nenhum contraste.

O filme rebobinado nada mais é do que um filme que vem numa lata (com 30metros), que é cortado em tiras menores e enrolado nas bobinas comuns. A vantagem é que dá para comprar por um preço melhor.

Das últimas vezes que comprei filme, foi na www.consigo.com.br.

Boa sorte.


joseazevedo, me explica melhor isso do ICE não funcionar com filmes P&B. É que eu estou querendo comprar um scanner e estava procurando um que tivesse ICE.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #4 Online: 17 de Março de 2007, 21:30:11
Citar
Nessa Labtec eu encontro os filmes Tri-X?

Sem querer abusar, mas aproveitando o assunto, uma vez eu comprei um negativo PB "rebobinado"... o que exatamente é um negativo rebobinado...
Oi Marcelo,

acho que sim, 98% de sim. Senão, no centro (lojas da Conselheiro Crispiniano/7 de Abril) tem.

Filme rebobinado, o Volula já explicou, ok?

Abraço,

José Azevedo


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #5 Online: 17 de Março de 2007, 22:05:08
Citar
joseazevedo, me explica melhor isso do ICE não funcionar com filmes P&B. É que eu estou querendo comprar um scanner e estava procurando um que tivesse ICE.
Oi Volula,

rapaz, por mais que você ame Photoshop, goste de explorar todos os seus recursos, prefira retocar uma foto durante horas a cair na noite com a namorada, não seja louco de comprar um scanner de filme sem ICE!

Basicamente o ICE é o seguinte: na passada, o filme colorido é escaneado em 4 canais - R, G, B e D. Esse canal D é o ICE. Ele lê defeitos comuns aos outros três canais e, através de fórmulas de software trata da sua correção baseado nas áreas ao redor destes defeitos.

Isso é perfeito para filmes coloridos pois eles têm as suas camadas de cores (feitas de corantes), o que facilita a interpretação dos defeitos pelo software.

O que acontece com os filmes PB?

O processo físico é diferente. Eles são feitos de cristais de prata grudados a uma base. Cada filme tem seus cristais triturados de um jeito. Os do Tri-X não são iguais aos do T-Max, que não são os mesmos do HP-5 Plus e assim por diante. Já os filmes coloridos, são feitos de camadas de corantes.
Corantes são transparentes. Cristais de prata, não e ainda podem emitir reflexos em ângulos diferentes, dependendo da sua posição, o que confundiria o software. Por isso, oficialmente, o ICE não é recomendado para filmes PB FEITOS COM PRATA. Os cromogênicos, como o 400CN, não apresentam problemas por serm à base de corantes também.
Falo isso baseado no ICE do meu scanner - Nikon Coolscan III de 2002/03. É possivel que as versões mais recentes já tenham aprendido a contornar esse problema.

Na prática, tem filmes PB tradicionais que funcionam com o ICE e outros que não. Eu já escaneei com e sem, mas sinceramente não me lembro do resultado. Por não me lembrar, acho que não deve ter sido nenhuma diferença significativa.

A Kodak fala que o ICE também não funciona 100% com o Kodachrome. Infelizmente não temos esse filme or aqui, mas a razão é física também. Esse filme tem uma base mais grossa e uma distribuição dos corantes um pouco diferente. Nunca usei, mas tenho muita vontade.

Acho que deu pra passar o conceito, mas se você tiver alguma dúvida, estamos aqui pra isso ;-)

Abraço,

José Azevedo


rogerms

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
    • http://www.flickr.com/photos/rogermsilva/
Resposta #6 Online: 17 de Março de 2007, 22:23:17
Citar
Pessoal, essa semana eu fui comprar um filme para a minha Nikon FM e resolvi comprar um PB... normalmente eu tiro colorido e trato no PC depois, mas dessa vez eu procurei um PB mesmo.

Na hora de comprar o vendedor chegou e disse que eu poderia levar um colorido comum e revelar preto e branco depois... agora... isso é possível no laboratório? Ou o cara revela a foto digitalmente? A qualidade é a mesma? Digo... o filme PB tem particularidades diferentes do filme colorido... se eu pedir pra o cara revelar o filme colorido em PB, a qualidade vai ser a mesma?
fez bem em comprar P&B.... :clap: a cópia q eles fazem,não sei se todos,mas o q eu ví uma vez,fica uma B....não ficou nem P nem B...tipo um verde esquisito. :bomb: melhor mesmo comprar o filme.abraço!!!
Roger


marcelotk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • Marcelo Tk
Resposta #7 Online: 19 de Março de 2007, 09:12:26
Muito obrigado a todos, numa tacada só ja aprendi um bocado de coisa sobre negativos =D

Valew mesmo, se der eu posto aqui os resultados depois.


carfael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
    • http://olharphotogarphico.blogspot.com
Resposta #8 Online: 19 de Março de 2007, 10:04:44
Realmente, o filme pb tem muitos atrativos e elegância. Você pode comprar o pb para processo c41 e pode também revelar o colorido no processo PB, a diferença é que vc vai ter que colocar filtros de número alto e mesmo assim a foto ainda sai um pouco lavada.
Na verdade, tudo que é feito no photoshop pode ser feito num laboratório com os filmes (afinal os criadores do photoshop se inspiraram num laboratório convencional). A grande diferença é que no processo de filme (não digital) vocÊ tem a "sujeira" da revelação, a "bagunça" das bandejas, pinças e frascos de químico , o cheiro de ácido acético e a deliciosa luz vermelha de segurança.
Pena que está cada vez mais raro essas coisas!!!!!!!!
Rafael Moraes
Equipamento? Apenas o olhar


volula

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #9 Online: 19 de Março de 2007, 13:23:16
joseazevedo, muito obrigado pela explicação.

Sinceramente, não sou fã do Photoshop. Não por não gostar dos resultados, que com certeza são muito bons. Mas pelo simples fato que não tenho muita paciência de ficar horas retocando uma foto.
E, apesar de ultimamente usar somente filmes P&B, a maioria dos negativos que tenho são coloridos.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #10 Online: 19 de Março de 2007, 23:53:28
Citar
"Sinceramente, não sou fã do Photoshop. Não por não gostar dos resultados, que com certeza são muito bons. Mas pelo simples fato que não tenho muita paciência de ficar horas retocando uma foto."
"a maioria dos negativos que tenho são coloridos."
Oi Volula,

o lance do fã de Photoshop era mais força de expressão pra ilustrar justamente o que você não quer - ficar horas retocando uma imagem. É um grande porre, de uísque paraguaio mesmo... Isso, e o fato da maioria dos seus negativos serem coloridos são mais do que razão para se comprar um scanner com ICE.

O meu Coolscan III tem 2700x2700 DPI óticos. Até 30x20 @ 300 DPI ele segura a onda. Mas hoje, se tivesse condições, compraria um Nikon 5000 de 4000x4000 DPI pois mesmo a 30x20 @ 300 DPI ele pegaria mais detalhes do que o Coolscan III, além de permitir cortes por ter mais DPIs.

Boa sorte com seu scanner,

José Azevedo


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #11 Online: 17 de Julho de 2007, 18:38:43
José Azevedo,

Eu também tenho, como já disse anteriormente, um Nikon Coolscan V ED e adoro pra valer, foi a minha melhro compra até hoje. Posso dizer que sou muito feliz com ele. E também não gosto de mudar as cores de uma fotografia, isto é, nada de pegar um filme colorido e trocar para preto e branco no Corel — eu não uso o Photoshop. Então, tenho gostado muito do C-41 PB, muito bom fiilme mesmo, as fotos ficam lindas.

 :thmbup:  


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #12 Online: 17 de Julho de 2007, 18:43:14
José, outra coisa: dava muito trabalho revelar em casa pelo processo C-41? Muito caro? Como eu já tenho o escaner de filme, tenho pensado na possibilidade de usar o banheiro de empregada lá de casa para poder revelar. Vai ser a minha independência total. Convém fazer um curso de fotografia, na modalidade revelação? Mas ainda hoje dá para encontrar com relativa facilidade produtos para revelação caseira? Eu, particularmente, ainda não tenho vontade de ter câmera digital. Tô feliz de mais com a minha analógica Canon. :bye1:  


kducorrea

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #13 Online: 19 de Março de 2013, 18:17:29
Boa noite, pessoal.
Sou iniciante, faixa branca, na fotografia analógica.
Lendo esse tópico me surgiu uma dúvida:
O que aconteceria se mandasse revelar um filme PB, a base de corante, em quimico próprio para prata?
Acho que foi isso que acabei de fazer. Mando parar tudo? O que faço?
Obrigado
Abç


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 19 de Março de 2013, 18:26:53
Boa noite, pessoal.
Sou iniciante, faixa branca, na fotografia analógica.
Lendo esse tópico me surgiu uma dúvida:
O que aconteceria se mandasse revelar um filme PB, a base de corante, em quimico próprio para prata?
Acho que foi isso que acabei de fazer. Mando parar tudo? O que faço?
Obrigado
Abç

Acho melhor vc colocar sua questão na 'Câmera de Filmes': http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=32.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova