Autor Tópico: Novato  (Lida 1443 vezes)

Thiago Lamin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 17 de Março de 2007, 22:43:29
Bem, gostaria de primeiramente dizer olá a todos, minha breve história.
Sempre adorei fotografias, principalmente as em P&B, mas nunca tive uma máquina, agora com o nascimento do meu filho a 1 mês, comprei uma máquina Cybershot DSC - S600, me disseram que é uma boa máquina, mas ainda não consegui regular ela direito, mas minha maior dificuldade e que meu filho é muito elétrico e quando bato fotos deles elas saem sempre borradas pelo movimento, como resolver esse problemas, e tem algum manual deste modelo de maquina em português.

Muito Obrigado, e espero aprender muito com vocês.
 


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #1 Online: 17 de Março de 2007, 23:57:33
Sinceramente, tentei escrever várias respostas e acabava sempre percebendo que praticamente teria que escrever um tutorial sobre fotografia para que vc entendesse o motivo e a solução do seu problema, se é que existe solução usando a sua máquina.
Basicamente vc tem que aumentar a velocidade de obturação (= diminuir o tempo de exposição).
Só que tem outras variáveis em jogo: Qual a velocidade usar (vai depender de quanto rápido seu filho está se movendo)? A sua máquina permite que tipo de ajustes? Quais as condições de iluminação ? Já que dependendo da luz vc terá de fazer outras regulagens para poder usar uma determinada velocidade e novamente vem a pergunta: A sua máquina permite que tipo de ajustes?
Estes ajustes extras são suficientes para o tipo de foto que vc deseja fazer? A qualidade da imagem é afetada de que forma quando em terminados ajustes desta máquina?
Em princípio a sua máquina é muito pobre em ajustes e isso limita a possibilidade de se fazer algumas ( muitas) fotos.
O ideal seria que uma pergunta parecida fosse feita antes da compra da máquina.

Já que vc disse que sempre adorou fotografia me permita um conselho: Procure na internet um bom tutorial sobre os conceitos básicos da fotografia e o funcionamento de uma máquina.
Estou escrevendo (de coração) sem a menor ponta de arrogância ou prepotência. Escrevo com a maior vontade de te ajudar, mas não consigo imaginar uma resposta simples (pode ser  o cansaço) que encerre o assunto e não te leve a  equívocos.
A coisa toda não é um bicho de 7 cabeças, mas também não é tão simples.

Bem, de qualquer forma seja bem-vindo e não desanime pois vc está dando ao que parece os primeiros passos e se gostar mesmo (de verdade ) de fotografia, vc só se sentirá fortalecido com estas dificuldades.

Vamos esperar que alguma cabeça melhor que a minha (coisa fácil de acontecer :laughing: ) apareça e apresente uma solução adequada.
Abração.
« Última modificação: 18 de Março de 2007, 00:00:19 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


astronauta

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
Resposta #2 Online: 18 de Março de 2007, 08:46:06
ola , bem vindo ao forum ... pelo que eu vi sua camera é bem simplis , poucos recursos ... entao vou tentar simplificar tb o que vc pode fazer para tirar fotos melhores ....
Se nao estou errado sua camera nao tm modo manual ( M, S, P , A) e nem modo esporte  :blue:   se nao tiver nem modo esporte a situacao ta bem dificil ...
talvez o flash ajude  a uma pequena distancia ...
tire foto em modo continuo aumentando a chance de acerta uma foto...
- troque por uma maquina usada, mais barata e melhor ....





Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #3 Online: 18 de Março de 2007, 13:04:32
Olá Thiago,

bem vindo ao fórum, também sou novato no mundo da fotográfia, se a sua camera não tem opções de controle de abertura/velocidade, realmente fica complicado você ter bons resultados em fotos com movimento, o que pode ajudar é o uso do flash, vou deixar uns links onde vc vai encontrar bons cursos básicos de fotográfia, olha eu aprendi muita coisa lendo esses cursos, são bem explicativos e abordam os assuntos básicos, como velociade, abertuta, luz, iso, enfim assuntos que vão ajuda-lo bastante, antes de trocar de camera leia esses assuntos para vc entender. Segue os links:

Fotografia - Pequeno Manual Prático
Kodak Curso
Curso Básico de Fotografia
Beephoto - Curso de Fotográfia



 
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #4 Online: 18 de Março de 2007, 15:00:50
Thiago, acho legal a sua iniciativa de registrar os primeiros momentos da vida de seu filho, mas de repente valesse a pena investir em outra alternativa para fotos de melhor qualidade. Por exemplo: use a Sony para fotos descompromissadas e uma boa câmera de filme (ou uma DSLR, se tiver com grana) para registrar momentos importantes do seu filho.

Vou falar um pouco da minha história: o meu pai não era muito ligado em fotografia, além de a grana ser meio curta, e a minha infância foi registrada principalmente por máquinas Love (uma máquina descartável com ótica ruim e baixa resolução - a área do do negativo era cerca de 1/4 do tamanho do filme 135) e, posteriormente, por uma saboneteira Yashica "meia boca". Por sorte, o meu padrinho tinha uma Konica slr com uma objetiva 50mm espetacular e tenho algumas boas fotos de infância com essa máquina. A minha mãe, quando fez disciplinas de fotografia na faculdade de artes, usou essa câmera e tenho umas fotos p&b minhas bem legais. No geral, entretanto, não tenho a quantidade de registros de infância que eu gostaria de ter e os que tenho, na maioria, são fotos de baixa qualidade.

Já o pai da minha namorada tinha uma Pentax MX com uma lente 50mm. Ela e os irmãos dela têm muitas fotos de infância e, esteja certo, o valor que fotos de qualidade adquirem com o passar do tempo é inestimável. É como voltar no tempo.

Vou tentar postar alguns scans de fotos da infância dela e minhas aqui. Abraço e enquanto isso, abuse da Sony para não perder nenhum momento!
« Última modificação: 18 de Março de 2007, 15:02:01 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #5 Online: 18 de Março de 2007, 21:43:38
Citar
...esteja certo, o valor que fotos de qualidade adquirem com o passar do tempo é inestimável. É como voltar no tempo.
 
 Perfeito :clap:  :clap:  
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #6 Online: 18 de Março de 2007, 23:06:33
Citar
Sempre adorei fotografias, principalmente as em P&B, mas nunca tive uma máquina, agora com o nascimento do meu filho a 1 mês, comprei uma máquina Cybershot DSC - S600,
Olá novamente,

mesmo sem vc ter recursos disponiveis em sua camera, não deixe de registrar os momentos do seu filho, dê uma lida nos manuais e bons clicks ...

 
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Segatto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
Resposta #7 Online: 18 de Março de 2007, 23:18:48
Vou te dar uma Resposta rapida, não sei se alguem ja disse aqui.
Fotografe em ambientes mais iluminado!

 -seu não estou enganado a S600 da sony é uma camera automatica no qwue refere a obturador e diafragima, então basicamente tera que fotografar em ambientes mais iluminados, pela luz do sol ou luz artificial de grande potencia.

Abraços
Eduardo B. Segatto
Ibiraçu - ES
Fuji S5200 - Nikon D60
=http://www.flickr.com/photos/dudusegatto/[/b][/font]


carfael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
    • http://olharphotogarphico.blogspot.com
Resposta #8 Online: 19 de Março de 2007, 11:41:00
concordo com o segatto
Rafael Moraes
Equipamento? Apenas o olhar