Autor Tópico: Tentativa frustada de PANNING  (Lida 1886 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Março de 2007, 00:44:40
Pessoal,

Seguem, abaixo, dois links, o primeiro para o Flickr e o segundo para o Multiply.
Através destes dois links vocês poderão ver algumas das minhas primeiras fotos com a A710 IS, tentando criar o efeito PANNING.
Na realidade, eu quis forçar demais a barra, nem estudei a técnica direito e sequer usei tripé.
Mas, apesar disto, ficaria muito feliz em receber as críticas, espero que construtivas.
No Flickr, é só clicar clicar em "more properties" ao lado de cada foto, que vocês verão os dados da exposição.
Já no Multiply ainda não aprendi onde se consegue ver os dado da exposição.

Link para o Flickr

http://www.flickr.com/photos/maxcarvalho/

Link para o Multiply

http://maxcarvalho.multiply.com/

Qualquer crítica construtiva será muito bem-vinda.
Agradece,

Max Carvalho  
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


marcinho

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Março de 2007, 01:12:36
Camarada..
Eu nao entendo muito dessa parada nao..
Mas acho que panning, é quando vc quer criar um efeito de movimento..
Por exemplo, uma foto de um carro, ate mesmo pessoas..
A ideia é (pegamos por exemplo um carro) focar o objeto e com a camera acompanhar esse objeto.. Ai o foco fica no objeto e o resto borra.. eu acho que é mais ou menos isso.. Eu tambem fico tentando isso e ainda nao me acertei.. :-)
Vou colocar uma que eu fiz. que tb nao ficou do jeito que eu queria..

Abs

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 06 de Março de 2007, 01:20:33
Max essas suas fotos não são de Panning não.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Março de 2007, 01:25:02
Pessoal,

Realmente fica complicado aplicar, a um objeto estático uma técnica fotográfica(panning) que presume a existência de um assunto em movimento.
Na realidade, aquilo foi um baita empolgação minha pois a digicam tinha acabado de chegar e eu tava doido para testar alguma coisa do modo manual.
Eu achei que fosse possível, mesmo com o lustre estático, produzir, por mais fraco que fosse, o efeito do "light panning", que costumamos ver em propagandas de veículos, com aqueles raios de luz atrás dos faróis dos carros.
Por não conhecer ainda a técnica, terminei, em algumas das fotos, usando o tempo de exposição ridículo(tempo muito rápido) para o que eu prentendia, e terminou saindo um efeito que pareceu uns fogos de artifício.
Me parece que na foto "TentativaDePanning_05", se eu tivesse um tripé, possivelmente o efeito teria ficado interessante, independente de o mesmo poder ser considerado PANNING ou não.
Bem, pessoal, obrigado pelos esclarecimentos.
Em breve, postarei outras fotos problemáticas para análise.
Como nem só de fotos ruins vive um fotógrafo amador iniciante, já obtive alguns bons resultados com a minha A710IS, inclusive em ambientes noturnos(o "calo" das Canons), e depois estarei postando as fotos boas também.
Um grande abraço a todos e obrigado pela atenção.

[]'s
Max        
 
 
 
 
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #4 Online: 10 de Março de 2007, 20:56:35
Max, como o Leo já disse, nas fotos não existe nada de panning.

 Para aplicar esta tecnica é preciso um objeto em movimento, vc usa uma velocidade baixa, clica e acompanha o objeto.
 A regra é deixar o assunto totalmente nitido com o fundo borrado, mostrando a velocidade.
 Segue como exemplo uma foto minha.
 

 Repare que o carro está estático, fundo e as rodas em movimento.
« Última modificação: 10 de Março de 2007, 20:57:31 por Luiz Guarnieri »


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #5 Online: 10 de Março de 2007, 21:38:22
Olha Max, você tem um exemplo do que está tentando fazer para alguém te indicar o caminho? Realmente, isto o que fez não é panning. O exemplo do Luiz Guarnieri é ótimo, é exatamente isso. Segue abaixo o meu, mais modesto. Não está confundinco com "Light Painting"?


Panning
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Março de 2007, 00:37:07
Citar
Olha Max, você tem um exemplo do que está tentando fazer para alguém te indicar o caminho? Realmente, isto o que fez não é panning. O exemplo do Luiz Guarnieri é ótimo, é exatamente isso. Segue abaixo o meu, mais modesto. Não está confundinco com "Light Painting"?


Panning
Amigo,

  Acho que é vc tem razão. O que eu tava querendo fazer era gerar aquele efeito comumente encontrado em revistas, onde vemos rastros de luz atrás dos faróis dos automóveis.
  Estou com minha A710 IS há cerca de dois meses, e acho que eu tava querendo demais em tentar gerar aquele mesmo efeito para um lustre de um bar.
  Talvez fosse mais interesssante para mim, que estou começando, pelo menos no momento, me preocupar em melhorar a qualidade das minhas fotos e deixar para tentar aplicar técnicas fotográficas quando realmente tiver estudado melhor.
  Ainda não me aprofundei muito nos controles manuais da minha compacta supracitada.
  O que tenho usado até agora é :

  Para fotos de dia : Aperture Priority e ISO 80. White Balance por enquanto ainda estou deixando no automático.

  Par fotos noturnas : Aperture Priority, e ISO 100 ou 200, dependendo das condições do ambiente, e flash automático ou forçado, dependendo do ambiente em que eu estiver.

  Bem, por ora é só.
  Agradece,

  Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


astronauta

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
Resposta #7 Online: 16 de Março de 2007, 01:24:00
e quanto ao modo de focar ? acho que é ai que to apanhando ?





astronauta

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
Resposta #8 Online: 17 de Março de 2007, 02:02:22
Fiz esta aki hoje ...com o tempo vou melhorando ....





Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 17 de Março de 2007, 03:29:44
Astronauta,

Tudo blz?

Vi o exif da foto acima:

Camera Make: NIKON CORPORATION
Camera Model: NIKON D80
Image Date: 2007:03:14 13:25:24
Flash Used: No
Focal Length: 48.0mm (35mm equivalent: 72mm)
Exposure Time: 0.017 s (1/60)
Aperture: f/13.0
ISO equiv: 200
White Balance: Auto
Metering Mode: Matrix
Exposure: shutter priority (semi-auto)


Panning também pode ser feito da seguinte maneira:

* Escolha de preferência um horário onde o sol não esteja forte demais, pra não estourar.

* Vc está na calçada e de frente pra rua. Imagine que um lado da rua está a sua esquerda (0º) e o outro lado a sua direita (180º). Vem um carro da sua esquerda para direita.
* Use modo manual da camera, vi que vc tem uma Nikon D80.
* Use velocidade baixa, tipo 1/30 ou 1/60.
* Iso baixo, tipo: 100
* Fotometria em Multi
* Faça  o foco em 0º, acompanhando o carro na mesma velocidade. Qdo chegar no meio, (90º, ou seja na sua frente) clicar sem parar, acompanhando o movimento do carro na mesma velocidade, até chegar nos 180º, e sem tremer.

(pessoal se eu estiver escrevendo alguma besteira, queiram por favor me corrigir!)

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


astronauta

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
Resposta #10 Online: 17 de Março de 2007, 12:25:10
Citar
Astronauta,

Tudo blz?

Vi o exif da foto acima:

Camera Make: NIKON CORPORATION
Camera Model: NIKON D80
Image Date: 2007:03:14 13:25:24
Flash Used: No
Focal Length: 48.0mm (35mm equivalent: 72mm)
Exposure Time: 0.017 s (1/60)
Aperture: f/13.0
ISO equiv: 200
White Balance: Auto
Metering Mode: Matrix
Exposure: shutter priority (semi-auto)


Panning também pode ser feito da seguinte maneira:

* Escolha de preferência um horário onde o sol não esteja forte demais, pra não estourar.

* Vc está na calçada e de frente pra rua. Imagine que um lado da rua está a sua esquerda (0º) e o outro lado a sua direita (180º). Vem um carro da sua esquerda para direita.
* Use modo manual da camera, vi que vc tem uma Nikon D80.
* Use velocidade baixa, tipo 1/30 ou 1/60.
* Iso baixo, tipo: 100
* Fotometria em Multi
* Faça  o foco em 0º, acompanhando o carro na mesma velocidade. Qdo chegar no meio, (90º, ou seja na sua frente) clicar sem parar, acompanhando o movimento do carro na mesma velocidade, até chegar nos 180º, e sem tremer.

(pessoal se eu estiver escrevendo alguma besteira, queiram por favor me corrigir!)

abraços!  :thmbup:
Valeu pelas dicas, na verdade nunca tinha tirado fotos neste estilo, esta foi feito por teste mesmo ... da janela do meu quarto ...nao me dei nem o trabalho de ir na rua ...
mas vamos aos detalhes assim acho que melhoro ....
O tempo de exposicao esta correto ... normalmente tento fazer paning   entre 1/30 ou 1/60 ...
estou usado o modo S , ao inves do M ,porque como nao domino a tecnica do panning é menos uma variavel para controlar ...
O ISO vou corrigir ... foi mais distracao ....
Tenho que procurar um local mais apropriado , pois nesta rua os caros passam no maximo a 40km /h
Quanto ao Vr: usar ou nao usar ? no modo normal ou ativo ?
Quanto a distancia focal : fazer em 35mm 100mm ou 200mm faz alguma diferenca na regra .... achei com zoom mais dificil devido a tremedeira ...
Vou tentar tirar mais de uma foto por vez tb ... aumentando assim a chance de acertar ..
Vou fazer novos testes quando parar de chover...  





carfael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
    • http://olharphotogarphico.blogspot.com
Resposta #11 Online: 19 de Março de 2007, 11:23:01
Cara, acho que todos os modos levam a um mesmo resultado. vou postar aqui como eu aprendi:
coloca numa velocidade mentalmente calculada (por exemplo, sei que um carro está há 80 km/h, então vou colocar a velocidade em 1/60 ou 1/45, ou seja, um pouco menor que a velocidade do objeto e não sensível que permita a tremida) e segue o objeto focando e fazendo não menos que 2 e não mais que 4 fotos do objeto em movimento.
uma boa dica é você ficar parado no acostamento de uma rodovia e fazer alguns pannings de veículos que passam (mas cuidado, não esqueça da vida!!!! Senão você pode até perdê-la)

abç
Rafael Moraes
Equipamento? Apenas o olhar