Autor Tópico: A foto perfeita - Qual seria na sua opinião?  (Lida 2074 vezes)

fabinhok

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
    • http://www.eye2you.com
Online: 04 de Maio de 2005, 17:08:14
Olá,

Eu sei que é um velho clichê, mas enriqueceria, não só a minha mas a percepção de todos, se cada um desse a sua opinião sobre este assunto.

Abraços
 


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2005, 17:39:22
Nossa,

Já tivemos um tópico aqui bem discutido sobre esse assunto...

Acho dificil responder isso, principalmente devido à diversidade de estilos, gostos, e formas.

Eu acredito que fotos de natureza causam muito impacto, mas cada foto tem sua paixão, seu carisma.....

Cada foto tem sua poesia. Dentro do meu acervo de fotos que eu fiz, eu tenho algumas que gosto muito... Talvez essa seja a pergunta...

Agora perfeição é: foco exato (naquilo que deseja o fotografo), fotometria exata, abertura exata para o tema em questão, com o filme (ou ISO) exato, com a lente exata, no momento exato! (eita!)

(e um tapinha no PS, que ninguém é de ferro!)

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2005, 18:05:46
Acho q o mais importante não é a tecnica, mas o sentimento. Uma foto totalmente foa de foco pode passar a sensação perfeita, ser como uma poesia. A tecnica até ajuda com as regras do que é mais belo, mas como na poesia, a falta dela também pode ser muito util. Veja a poesia concretista por exemplo. É feita sem regra nenhuma, e ainda por cima pode tocar o coração de alguns (ou até de muitos). Isso também vale na fotografia. Aquela foto do beijo que o Ivan postou aqui alguns dias atraz, que foi leiloada por milhares de euros, por exemplo. Está com o foco fora do asunto principal, borrada e, se não me angano, fora das regras de enquadramento. Mas é, na minha opínião, uma foto perfeita: porque atingiu meu coração, me emocionou....

Nesse contexto de ter a tecnica, como explicar fotos perfeitas feitas em pin hole?

Ps.: como sou iniciante, comeceii por baixo. To tentando aprender a tecnica, pra depois  desenvolver a minha propria linguagem e tentar fazer "Fotos Perfeitas".

 
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


fabinhok

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
    • http://www.eye2you.com
Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2005, 20:27:42
Talesp se vc puder colocar um link da foto comentada seria ótimo!

Quanto ao assunto "foto perfeita", é perceptível duas vertentes.
Claro que cada uma tem o seu papel e mais, tudo depende também do tipo de foto que você faz (book, natureza, jornalística, artística, etc...), contudo uma foto perfeita é feita de diversos ingredientes, não é!?

Então permitam-me colocar a seguinte questão:

Seria o sentimento transmitido pela foto, o fator mais importante mesmo quando a técnica é deixada em 2º plano a principal característica da foto perfeita?

 


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2005, 20:31:13
Quase colando do que o Talesp falou, fotogrfia é uma arte baseada na passagem de id[eias e sentimentos a partir de uma imagem única que registra um único instante.

Se a foto consegue passar as idéias e sentimentos que estavam na cabeç do fotógrafo, ela é perfeita. Cada um vai ter as suas "fotos perfeitas" dentro dos padrões que definir para isso. Eu tenho fotos que nem ficaram tão boas do ponto de vista técnico, mas que eu adoro, e ftos que tem uma boa composição, boa nitidez e boa fotometria, e até tapinha no photoshop e considero apenas bem feitas, ou seja, não me passam nada além do registro puro e simples.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2005, 23:56:16
Tem até uma boa descrição pelo Ivan :P

O Beijo
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2005, 02:23:04
Citar
Tem até uma boa descrição pelo Ivan :P

O Beijo
Tudo depende de uma questão de gosto...

Mas também pode depender demais do foco que dão para uma determinada coisa... como essa foto do beijo!!!

Na minha opinião, não passa de uma foto!! rsrs... Mas que fique bem claro que é a minha opinião!!... Todos somos diferentes quando falamos em sentimento... gostos...

Então... uma foto perfeita para alguns, pode não ser nada para outros!!!


Para mim, a foto perfeita é aquela que eu achar perfeita!!! Não sei como ela seria... mas quando eu a visse, com certeza eu diria que pra mim, ela é perfeita...


Ray

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2005, 07:11:54
Citar
Citar
Tem até uma boa descrição pelo Ivan :P

O Beijo
Tudo depende de uma questão de gosto...

Mas também pode depender demais do foco que dão para uma determinada coisa... como essa foto do beijo!!!

Na minha opinião, não passa de uma foto!! rsrs... Mas que fique bem claro que é a minha opinião!!... Todos somos diferentes quando falamos em sentimento... gostos...

Então... uma foto perfeita para alguns, pode não ser nada para outros!!!


Para mim, a foto perfeita é aquela que eu achar perfeita!!! Não sei como ela seria... mas quando eu a visse, com certeza eu diria que pra mim, ela é perfeita...
Concordo, é simplesmente uma foto, muito boa por sinal e foi vendida pela bagatela de 155.000 Euros!  :lol:  (Pena que o valor não vai para o fotografo).
É engraçado né, isso sempre acontece, primeiro o cara precisa morrer para reconhecerem o trabalho dele.

 


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2005, 15:54:20
Citar
Citar
Citar
Tem até uma boa descrição pelo Ivan :P

O Beijo
Tudo depende de uma questão de gosto...

Mas também pode depender demais do foco que dão para uma determinada coisa... como essa foto do beijo!!!

Na minha opinião, não passa de uma foto!! rsrs... Mas que fique bem claro que é a minha opinião!!... Todos somos diferentes quando falamos em sentimento... gostos...

Então... uma foto perfeita para alguns, pode não ser nada para outros!!!


Para mim, a foto perfeita é aquela que eu achar perfeita!!! Não sei como ela seria... mas quando eu a visse, com certeza eu diria que pra mim, ela é perfeita...
Concordo, é simplesmente uma foto, muito boa por sinal e foi vendida pela bagatela de 155.000 Euros!  :lol:  (Pena que o valor não vai para o fotografo).
É engraçado né, isso sempre acontece, primeiro o cara precisa morrer para reconhecerem o trabalho dele.
Pois é!!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2005, 19:25:02
Para mim é aquela que atenda plenamente os objetivos e anseios do fotógrafo no momento de sua execução, quem fotografa sabe o quanto isso é difícil, principalmente em termos de impacto pretendido.
« Última modificação: 07 de Maio de 2005, 10:56:17 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


André Duarte

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
    • http://
Resposta #10 Online: 07 de Maio de 2005, 00:25:07
A foto do beijo é realmente extraordinária. A foto perfeita é aquela que cumpre com o seu objetivo, que passa uma mensagem, um conceito. Não é só a beleza e a técnica bem aplicada que contam. Essa foto do beijo ti leva a algum lugar inóspito, sobrenatural, não mexe com o seu conciente, mexe com o subconciente, as vezes nem sabemos explicar o motivo de gostarmos de alguma coisa, apenas gostamos. É a mesma coisa que acontece com quadros abstratos, eles passam sentimento, não são apenas abstrações, são uma representação gráfica de algo que o artista estava pensando.  Tem um artista plástico em São Jorge, que tive o imenso prazer de conhecer e tenho feito trabalho com ele até hoje no Festival de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, aliás, o Walter Carvalho, diretor de Central do Brasil e Diários de Motocicletas fez um documentário dele recentemente, ele é um bom exemplo do que quero dizer.  Analfabeto, pobre, preto e esquizofrenico (segundo alguns), realmente ele é uma figura meio surreal, não sei dizer se seria mesmo esquizofrênico, talvez apenas diferente.  E os quadros dele são simplismente fantásticos


Valdemar Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2005, 01:43:14
Citar
Olá,

Eu sei que é um velho clichê, mas enriqueceria, não só a minha mas a percepção de todos, se cada um desse a sua opinião sobre este assunto.

Abraços
Na minha opinião,é aquele q a gente faz com carinho,e dedicaçao ao trabalho q estamos realizando.