Autor Tópico: Partir pra dslr?  (Lida 3451 vezes)

joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #15 Online: 22 de Março de 2007, 22:11:10
Citar
eu ateh tow com uma canon EOS 500N acho que eh esse o nome aqui em casa...era da minha prima...soh ki eu naum sei qual filme comprar nem nada...sou totalmente da era digital...nem scanner eu tenho...entao fica dificil comprar uma SLR... :laughing:
desde sempre mexi em computador...pretendo ateh quem sabe fazer um facul de ciencia da computacao..gosto muito dessas coisas.. ^^ entao computaor naum seria problema..
Tchelavih,

você é da geração digital, da qual nem eu nem o Francisco fazemos parte. Você está numa outra velocidade, não dá pra negar isso.

Compre uma digital Sony barata, com um zoom ótico de pelo menos 3X e saia fotografando por aí, desenvolvendo o seu olhar sem gastar dinheiro e na base da quantidade. É um bom exercício e só os resultados disso é que vão poder despertar em você o desejo pela fotografia.

Quando você ouvir a campainha, pegue a Canon da sua prima, compre um filme colorido 35mm e comece a fotografar. Seu olhar já vai estar mais seletivo e, ao começar a ver as diferenças entre os resultados aí você mesma vai poder escolher o seu caminho.

A sugestão do Francisco é muito válida pra quem não tem scanner. Você vai ter um trabalhinho ajustando as imagens em casa pois os labs escaneiam na base da baciada. Mas você já vai ter aprendido o que fazer nas suas imagens digitais.

Não gaste muito pra começar. Deixe pra gastar quando você souber o que quer e o que fazer.

Boa sorte,

José Azevedo


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #16 Online: 22 de Março de 2007, 22:32:06

Depende para o que vc quer, vc pode odiar DSRL.

Conheço gente que comprou, e so por que em uma DSRL, vc nao usa o LCD para tirar a foto, ja xiaram........ nao grava video ? xiaram mais ainda....
Cuidados com poeira na troca das lentes ?.... putz... venderam e compraram uma compacta....rs...

Naquela afirmaçao sua, que a S3 faz menos coisas do que uma DSRL com a lente do kit, nao é verdade. A versatilidade da ultrazoom S3 é muito maior do que qualquer kit de lentes.

Se vc for apenas comprar a DSRL + Kit e nao pensa em comprar mais lentes, compre a S3.

Vc com o kit de lentes seja à 55mm ou à 70mm vai se irritar quando sentir a falta do zoom.

Se tu tem grana para gastar com lentes (muitas mais caras que a propria camera) e acha que vai se adaptar as DSRL, pegue uma Nikon D50 ou Canon XTi.

Nikon vc pode pegar a lente do kit 18~70mm e uma 70~300mm Sigma APO, com elas vc vai abranger tudo e mais um pouco se comparar com a S3.

Só nao irá gravar belos videos :-)

Pesquise sobre o zoom a 55mm e 70mm ... ninguem consegue ficar apenas nisso, vc tera que ter uma segunda lente, uma tele maior.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


tchelavih

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Feminino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 23 de Março de 2007, 01:16:00
joseazevedo, eu estou saindu de uma sonyzinha...eu tenho uma dsc - S600...soh que ela jah tah dando uns probleminhas aí tah horrivel!tenhu muita vontade de ter uma dslr pra ver tudo direitinhu como funicona e tal...mexer,mexer e mexer hiuhuhiuh...talvez seja melhor eu esperar mesmo...comprar a s3 e ir brincando por enquanto hehehe.
Marcela Pinheiro
Canon 5D mark III


carfael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
    • http://olharphotogarphico.blogspot.com
Resposta #18 Online: 23 de Março de 2007, 06:56:03
Citar
Citar
a foto em filme também tem um limite de ampliação. Claro que pode ser maior que a digital e ter uma granulação mais bonita, mas mesmo assim tem limite.
Oi,

o filme realmente tem um limite, mas ele é muito distante e geralmente o limite está mais relacionado ao scanner que ao próprio filme. Dê uma olhada nesse artigo onde o autor compara escaneadas feitas em 2003 com a de um outro scanner, mais moderno:

http://www.kenrockwell.com/tech/filmdig.htm

Por isso que eu ando pensando em trocar meu scanner de filme de 2700 DPI por um de 4000. O atual é ótimo, mas de vez em quando dá vontade de fazer uns cortes e aí complica um pouco.

O maior problema, na prática, é que o digital não permite ampliação. Então, o maior formato é o que está ali e um abraço. Se ampliar aparecem os artifícios e fica de ruim a péssimo.

Um exemplo:
recentemente, para um banner 1,60 x 0,80m a 150 DPI tive que refazer o fundo pois a imagem era menor que o formato. Tive que adaptar o layout ao que dava para fazer pois não podia usar o corte que eu queria.

Então, nem sempre é possível se usar a mesma imagem em uma campanha com várias peças de vários formatos. Isso é um problema sério, que não acontece com filme - basta escanear numa resolução maior.

Abraço,

José Azevedo
José, eu concordo com vocÊ em gênero número e grau. um banner grande (com layout criado a partir de digital), para ficar legal mesmo só com a impressora lambda, que é muito cara. Por isso que para campanhas eu ainda prefiro o médio formato, nem o 135 acho  que tem uma qualidade, assim assim. Mas eu ainda continuo vendo muitas vantagens no digital também. Inclusive acho que é uma besteira essa briga digital x filme, pois acredito que ambos os sistemas têm seu espaço e utilização. Por exemplo, é impensável o fotojornalismo sem digital, ou abrir mão do filme cromo para um ensaio de paisagem.  Para mim é uma briga interminável, tipo canon x nikon!!!!
A propósito, qual o scanner que ele tava usando? show de bola.
E outra coisinha, o site não especificou se fotografou a digital em jpeg ou raw, estou certo?


agora quanto a dúvida da nossa amiga: compra logo as duas, R$ 2500 numa digital (d40 ou outra similar) e o restante numa de filme (mas na de filme, prefira a manual, tipo FM2 ou Canon AE-1 ou Pentax k1000).
« Última modificação: 23 de Março de 2007, 07:11:58 por carfael »
Rafael Moraes
Equipamento? Apenas o olhar


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 23 de Março de 2007, 07:23:20
Um dia, aqui mesmo neste forum (não neste tópico mas no forum) o Francisco mencionou um fato bastante interessante.

Fotografar com filme é como se você tivesse à disposição uma câmera com a qual se pudesse "trocar o sensor" a qualquer momento, conforme uma necessidade específica.

Claro, respeitando as devidas proporções técnicas que o assunto exige e, deixando-se de lado as calorosas discussões de cunho pessoal, eu digo que concordo plenamente com ele. E não é uma declaração onde prevaleça a emoção em lugar da razão. A razão diz, sim, que a qualidade do filme ainda permitirá que ele continue existindo por muito tempo.

Também é bastante oportuna a observação que o José Azevedo faz a respeito da evolução dos scanners. Quando surgiu a televisão houveram pessoas que diziam que o rádio iria "morrer". Isso não aconteceu. Aliás, depois de décadas daquele fantástico advento de comunicação, o rádio continua mais forte do que nunca. Ah! O que isso tem a ver com fotografia com filme vs digital? Simples, na minha humilde opinião uma tecnologia não substitui a outra.
-22.352971,-48.775582


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #20 Online: 23 de Março de 2007, 12:23:41
Citar
joseazevedo, eu estou saindu de uma sonyzinha...eu tenho uma dsc - S600...soh que ela jah tah dando uns probleminhas aí tah horrivel!tenhu muita vontade de ter uma dslr pra ver tudo direitinhu como funicona e tal...mexer,mexer e mexer hiuhuhiuh...talvez seja melhor eu esperar mesmo...comprar a s3 e ir brincando por enquanto hehehe.
Oi Tchelavih,

então você já está no meio do caminho, hehehehe... A campainha já tocou :-)

Se o seu sexto sentido está com vontade de mexer e mexer, fuçar tudo e descobrir possibilidades, vá de DSLR mesmo. Por outro lado, uma DSLR, infelizmente, não dá pra levar pra todo canto também... É um outro fator a se considerar.

Acho que a sua opção é boa até por causa disso. Uma S3 vai permitir que você continue se divertindo sem se preocupar se estão de olho na sua máquina, o que limita MUITO a nossa liberdade pra fotografar...

Enquanto isso, de vez em quando passe numa loja que tenha Nikon e Canon. Veja qual delas se encaixa melhor na sua mão, a posição dos botões, qual faz mais parte de você. No fim das contas, a qualidade é similar, os dois sistemas são muito bons. Fique namorando elas, conhecendo até a grana permitir o casamento.

Divirta-se!

José Azevedo


tchelavih

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Feminino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 23 de Março de 2007, 12:37:41
joseazevedo, é isso que estou considerando mto tbm...a S3 ainda eh pequena dah pra levar pra todos os lugares...uma dslr jah teria algumas limitaçoes...eu soh naum quero me arrepender depois ehehhee...meu curso de fotografia comeca em abril...estou muito empolgada! :mf_w00t2: e espero absorver u maximo de informacoes possiveis!antes e depois. ^^

obrigada.
Marcela Pinheiro
Canon 5D mark III


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #22 Online: 23 de Março de 2007, 14:13:59
Citar
Mas eu ainda continuo vendo muitas vantagens no digital também. Inclusive acho que é uma besteira essa briga digital x filme, pois acredito que ambos os sistemas têm seu espaço e utilização. Por exemplo, é impensável o fotojornalismo sem digital, ou abrir mão do filme cromo para um ensaio de paisagem.  Para mim é uma briga interminável, tipo canon x nikon!!!!
A propósito, qual o scanner que ele tava usando? show de bola.
E outra coisinha, o site não especificou se fotografou a digital em jpeg ou raw, estou certo?
Oi Carfel,

O filme é 4x5 - mas o comparativo é um corte pequeno da imagem.

O scanner é um Epson 4990. Ele escaneou a imagem a 1800 DPI, o que dá 8500 x 6500 pixels limpinhos, não os do tipo Bayer usados nas câmeras digitais. A imagem digital foi ampliada para que as duas ficassem do mesmo tamanho. Do jeito que se vê as duas imagens é como se ambas estivessem impressas no tamanho 2.0 X 1.5 m.

Realmente ele não menciona o formato usado, mas eu apostaria em RAW. Esse fotógrafo é um cara decente, que não compara abacaxi com banana pra favorecer um ou outro, então acredito que tenha usado o modo de qualidade máximo da digital.

Carfel, sei que pode parecer de vez em quando, mas eu não sou antidigital não. Acho que é conveniente em várias áreas - propaganda, jornalismo, em casa mesmo. Eu vivo insistindo aqui na agência pra se montar um mini estúdio com uma digital (D200 de preferência) pra fazer fotos de produto. É rápido, prático e econômico, além de facilitar na iluminação e várias outras vantagens.

Só que, pro Zé pessoa física o digital ainda não chegou onde eu gostaria. É como CD. Eu fui DJ quando era moleque na década de 70. Cara, na boa, som de picape dá de 10 a zero. Pode ter chiado, mas tem grave que eu nunca consegui ouvir de um CD... E o agudo também é diferente. Acho que as gerações mais novas não têm essa referência.

Você já viu aqueles gráficos comparativos analógico x digital? O analógico é uma curva, enquanto o digital são uns degraus. Para aumentar a "qualidade" do digital, a tecnologia diminui cada vez mais a largura dos degraus. Um dia, o digital vai ter tantos degraus, que vai ficar igual ao analógico!

Resumindo, o sonho do digital é chegar ao analógico!

Se hoje eu, pessoa física, já tenho o sonho do digital - filme - pra quê gastar uma bela grana numa DSLR que, de certa forma vai me limitar, mudar a forma como eu vejo o mundo através das minhas lentes com um crop factor?

Prefiro muito mais investir metade desse dinheiro num scanner novo, com mais DPIs e bit depth (mais degraus...) do que qualquer digital no mercado.

Pra mim faz mais sentido porque eu já tenho um investimento em equipamento de filme, embora a minha DSLR quase dos sonhos (D200) permita usar todas as lentes AI e AIS que eu tenho, mas as minhas memórias também estão em filme. Daí a combinação filme + scanner ser melhor PARA MIM. A DSLR dos meus sonhos é uma D200 com sensor Full Frame que me permita ampliar até uns 60x40 a 300DPI para permitir a opção de um bom corte em ampliações 30x20.

Se eu estivesse começando, partiria para uma D200 e um abraço. Ao invés de uma 85/1.4D cara, uma simples e econômica 50/1.4D já resolveria boa parte da minha vida graças ao crop factor. Ao invés de equipamento de flash, luz contínua e outro abraço. Seria mais prático e econômico.

Só que nem tudo na vida precisa ser prático ou mesmo econômico. As cores do Provia ou do Velvia são deles e você chega nelas sem precisar passar um tempo no computador. Eu acho que o fotógrafo digital não é só um fotógrafo, acaba sendo um operador de Photoshop também e isso consome tempo que eu acho mais interessante gastar fotografando.

No fim das contas eu acho saudável esse tipo de discussão para que as pessoas se questionem. Quantas vezes não se mata prematuramente alguma coisa que é melhor do que a "moderna", a "mais atual", a última novidade da tecnologia"?

Se todo mundo sai dizendo que o filme morreu, as gerações digitais aqui nas paragens tupiniquins simplesmente tomam isso como verdade e perdem a oportunidade de ter uma experiência fotográfica única por pura ignorância. Aí você pode perguntar "será que eles querem"? Nem todos, mas os que quiserem devem ter essa oportunidade, até para conhecer mais as técnicas da fotografia, não só as do Photoshop.

Outra questão, agora de ordem econômica:

Qual a vida de uma câmera digital? Não com relação a durabilidade, mas vida útil. Tenho uma F2AS, uma F2A de 1977 e uma Rolleiflex de 1960. Todas são mecânicas. A manutenção é uma limpeza, lubrificação e ajuste de velocidade a cada 10 anos mais ou menos. Só. Será que daqui a 10 anos você vai achar um circuito pra uma D200 ou se ela pifar eu vou ter que comprar outra máquina?

Tive uma Canon T90 que adorava, mas no período de uns 6 anos troquei o obturador dela duas vezes porque ele simplesmente travava. Por sorte ela ainda estava em linha e o obturador era barato.

Esse tipo de discussão, como falei antes, é muito mais no sentido de fazer as pessoas se questionarem sobre o que nos é imposto do que uma tentativa minha de acabar com o digital ou qualquer coisa do gênero. Não podemos aceitar simplesmente o que o departamento de marketing e, principalmente, o financeiro das companhias, querem nos empurrar.

O quanto há de evolução real na fotografia de hoje comparada com a da minha Rolleiflex de 1960? O princípio é o mesmo - luz, foco, abertura e velocidade. Alguma coisa mudou nesse processo? NÃO! Ele continua MECÃNICO mesmo em qualquer DSLR de 2007!!

O princípio é físico - luz, foco, abertura e velocidade - mas o processo poderia ser mais eletrônico, com, por exemplo, obturadores e diafragmas em LCD. Porque o espelho ainda existe nas DSLRs? Não seria mais lógico, em termos de evolução, a visão pelo sensor e, ao se pressionar o disparador o obturador passar pela frente do sensor para que ele capte a imagem na exposição desejada?

Estou expondo esses conceitos aqui pra que vocês questionem a "evolução".

no campo dos motores a explosnao, a única evolução conceitual que eu vi foi o motor rotatório Wenkel, que usa menos peças, quebra menos... Acho que só tem um carro que usa esse tipo de motor no mundo.

Coisas da vida :-)

A gente tem que questionar mais as coisas como questiona as coisas do futebol, hehehehe...

Abraço e vamos fotografar que dá mais certo!

José Azevedo


Michelle Martins

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
    • http://
Resposta #23 Online: 23 de Março de 2007, 15:24:18
Ola tchelavihacho concordo com o carfael, eu tenho uma SLR e sou muito feliz com ela, porem não posso leva-la para todos os lugares.
Então vc deve escolher a que lhe der mais segurança.
E boa sorte... :bye1:  


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #24 Online: 24 de Março de 2007, 13:50:21
Olha eu novamente,


veja bem se optar pela Dslr vc nã irá se arrepender, mas como foi dito vc irá precisar de uma lente tele, a unica coisa que senti um pouco foi exatamente isso, como usava a Fuji S9000 e a lente era uma 28-300mm 2.8 , me acostumei a usar o zomm sempre, qdo mudei no começo senti falta, pois a lente do kit é 18-55mm 3.5, mas isso vc pode sanar comprando uma tele ...
Eu me decidi mudar para Dslr, qdo fui fazer um curso básico de fotográfia, e vendo a galera com as Canon, Nikon, Pentax, percebi que minha apesar de ter todas as funções e controles manuais, não era tão rápida qto as outras, então durante o curso, não usei minha camera usei uma SLR de filme da escola, qdo fui fotografar com a minha, nossa, foi como tivesse saido de uma Ferrari e entrado em uma Fusca, um pouco de exagero, mas essa é uma maneira de ilustrar a minha sensação, não demorou muito troquei para Dslr, o que seria legal, era vc fazer um teste com a S3is e depois uma Dslr ou SLR, para sentir a diferença.
 
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


diaemus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
  • Sexo: Masculino
    • Laboratório de Síntese Ecológica
Resposta #25 Online: 24 de Março de 2007, 17:55:03
Você já leu esses artigos aqui?

De Compacta para Reflex

A Escolha da Câmera
 
Cientista profissional, fotógrafo amador.


carfael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
    • http://olharphotogarphico.blogspot.com
Resposta #26 Online: 24 de Março de 2007, 18:04:46
Citar
Citar
Mas eu ainda continuo vendo muitas vantagens no digital também. Inclusive acho que é uma besteira essa briga digital x filme, pois acredito que ambos os sistemas têm seu espaço e utilização. Por exemplo, é impensável o fotojornalismo sem digital, ou abrir mão do filme cromo para um ensaio de paisagem.  Para mim é uma briga interminável, tipo canon x nikon!!!!
A propósito, qual o scanner que ele tava usando? show de bola.
E outra coisinha, o site não especificou se fotografou a digital em jpeg ou raw, estou certo?
Oi Carfel,

O filme é 4x5 - mas o comparativo é um corte pequeno da imagem.

O scanner é um Epson 4990. Ele escaneou a imagem a 1800 DPI, o que dá 8500 x 6500 pixels limpinhos, não os do tipo Bayer usados nas câmeras digitais. A imagem digital foi ampliada para que as duas ficassem do mesmo tamanho. Do jeito que se vê as duas imagens é como se ambas estivessem impressas no tamanho 2.0 X 1.5 m.

Realmente ele não menciona o formato usado, mas eu apostaria em RAW. Esse fotógrafo é um cara decente, que não compara abacaxi com banana pra favorecer um ou outro, então acredito que tenha usado o modo de qualidade máximo da digital.

Carfel, sei que pode parecer de vez em quando, mas eu não sou antidigital não. Acho que é conveniente em várias áreas - propaganda, jornalismo, em casa mesmo. Eu vivo insistindo aqui na agência pra se montar um mini estúdio com uma digital (D200 de preferência) pra fazer fotos de produto. É rápido, prático e econômico, além de facilitar na iluminação e várias outras vantagens.

Só que, pro Zé pessoa física o digital ainda não chegou onde eu gostaria. É como CD. Eu fui DJ quando era moleque na década de 70. Cara, na boa, som de picape dá de 10 a zero. Pode ter chiado, mas tem grave que eu nunca consegui ouvir de um CD... E o agudo também é diferente. Acho que as gerações mais novas não têm essa referência.

Você já viu aqueles gráficos comparativos analógico x digital? O analógico é uma curva, enquanto o digital são uns degraus. Para aumentar a "qualidade" do digital, a tecnologia diminui cada vez mais a largura dos degraus. Um dia, o digital vai ter tantos degraus, que vai ficar igual ao analógico!

Resumindo, o sonho do digital é chegar ao analógico!

Se hoje eu, pessoa física, já tenho o sonho do digital - filme - pra quê gastar uma bela grana numa DSLR que, de certa forma vai me limitar, mudar a forma como eu vejo o mundo através das minhas lentes com um crop factor?

Prefiro muito mais investir metade desse dinheiro num scanner novo, com mais DPIs e bit depth (mais degraus...) do que qualquer digital no mercado.

Pra mim faz mais sentido porque eu já tenho um investimento em equipamento de filme, embora a minha DSLR quase dos sonhos (D200) permita usar todas as lentes AI e AIS que eu tenho, mas as minhas memórias também estão em filme. Daí a combinação filme + scanner ser melhor PARA MIM. A DSLR dos meus sonhos é uma D200 com sensor Full Frame que me permita ampliar até uns 60x40 a 300DPI para permitir a opção de um bom corte em ampliações 30x20.

Se eu estivesse começando, partiria para uma D200 e um abraço. Ao invés de uma 85/1.4D cara, uma simples e econômica 50/1.4D já resolveria boa parte da minha vida graças ao crop factor. Ao invés de equipamento de flash, luz contínua e outro abraço. Seria mais prático e econômico.

Só que nem tudo na vida precisa ser prático ou mesmo econômico. As cores do Provia ou do Velvia são deles e você chega nelas sem precisar passar um tempo no computador. Eu acho que o fotógrafo digital não é só um fotógrafo, acaba sendo um operador de Photoshop também e isso consome tempo que eu acho mais interessante gastar fotografando.

No fim das contas eu acho saudável esse tipo de discussão para que as pessoas se questionem. Quantas vezes não se mata prematuramente alguma coisa que é melhor do que a "moderna", a "mais atual", a última novidade da tecnologia"?

Se todo mundo sai dizendo que o filme morreu, as gerações digitais aqui nas paragens tupiniquins simplesmente tomam isso como verdade e perdem a oportunidade de ter uma experiência fotográfica única por pura ignorância. Aí você pode perguntar "será que eles querem"? Nem todos, mas os que quiserem devem ter essa oportunidade, até para conhecer mais as técnicas da fotografia, não só as do Photoshop.

Outra questão, agora de ordem econômica:

Qual a vida de uma câmera digital? Não com relação a durabilidade, mas vida útil. Tenho uma F2AS, uma F2A de 1977 e uma Rolleiflex de 1960. Todas são mecânicas. A manutenção é uma limpeza, lubrificação e ajuste de velocidade a cada 10 anos mais ou menos. Só. Será que daqui a 10 anos você vai achar um circuito pra uma D200 ou se ela pifar eu vou ter que comprar outra máquina?

Tive uma Canon T90 que adorava, mas no período de uns 6 anos troquei o obturador dela duas vezes porque ele simplesmente travava. Por sorte ela ainda estava em linha e o obturador era barato.

Esse tipo de discussão, como falei antes, é muito mais no sentido de fazer as pessoas se questionarem sobre o que nos é imposto do que uma tentativa minha de acabar com o digital ou qualquer coisa do gênero. Não podemos aceitar simplesmente o que o departamento de marketing e, principalmente, o financeiro das companhias, querem nos empurrar.

O quanto há de evolução real na fotografia de hoje comparada com a da minha Rolleiflex de 1960? O princípio é o mesmo - luz, foco, abertura e velocidade. Alguma coisa mudou nesse processo? NÃO! Ele continua MECÃNICO mesmo em qualquer DSLR de 2007!!

O princípio é físico - luz, foco, abertura e velocidade - mas o processo poderia ser mais eletrônico, com, por exemplo, obturadores e diafragmas em LCD. Porque o espelho ainda existe nas DSLRs? Não seria mais lógico, em termos de evolução, a visão pelo sensor e, ao se pressionar o disparador o obturador passar pela frente do sensor para que ele capte a imagem na exposição desejada?

Estou expondo esses conceitos aqui pra que vocês questionem a "evolução".

no campo dos motores a explosnao, a única evolução conceitual que eu vi foi o motor rotatório Wenkel, que usa menos peças, quebra menos... Acho que só tem um carro que usa esse tipo de motor no mundo.

Coisas da vida :-)

A gente tem que questionar mais as coisas como questiona as coisas do futebol, hehehehe...

Abraço e vamos fotografar que dá mais certo!

José Azevedo
Meu amigo José,

Mais uma vez eu concordo com você em gênero, número e grau. Infelizmente hoje, em tempos de capitalismo selvagem, consumimos o que o mercado quer que consumamos.  eu tb senti, com tristeza, a decaída da qualidade do som ao passar para cd. Até hoje minhas melhores coleções (the police, rolling Stones, Pink Foyd, deep purple e outros ) estão em vinil e os ouço em vinil. claro que tenho versões em cd tb, afinal, não dá muito para instalar um vinil no carro...hehehe
Quando começou mesmo a febre da digital uma das primeiras coisas que fiz foi juntar minhas cÂmeras de filme (só as tinha por hobby) e trocá-la numa bela maravilha da tecnologia. Resultado: não se passaram dois meses e eu comprei uma câmera de filme novamente. Uma Konica rangefinder S5 de 1965. maravilha, pena que deu uma pane nela agora, mas tenho tb uma nikon u, japonesa. Percebi que realmente não dava para ficar sem filme.
O engraçado é que resolvi fazer faculdade de fotografia e as duas grandes disputas eram: nikon x canon (no fim fui o único aluno com nikon) e digital x filme (as matérias eram voltadas à logica do filme e todos queriam esquecer a lógica e simplesmente apertar o botão e olhar o resultado. Concluí, não só por esses aspectos, mas por outros  também (tipo: profissionais que só fotografavam colocando a câmera no automático total [o famigerado verdinho] e não sabia mais o que era abertura ou velocidade) que a grande maioria somos mero APERTADORES DE BOTÃO. fotografamos sem pensar, sem qualificar a imagem, ou bate-se muitas ou então conserta no Photoshop. Ora, o Photoshop deveria ser usado, na minha opnição, apenas fins específicos, uma campanha por exemplo, onde tudo deve ser perfeitamente perfeito em todos os sentidos.
De qualquer forma, acho muito interessante pensarmos nessa questão, inclusive proponho a abertura de um tópico sobre isso.

abraço,

p.s. Techelavilaco, se for fazer um curso completo sobre fotografia, muito provavelmente irão solicitar camera de filme, geralmente SRL ou uma ótima rangefinder (aí pode ser uma leicazinha básica)
Rafael Moraes
Equipamento? Apenas o olhar


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #27 Online: 24 de Março de 2007, 23:39:29
Carfel,

muito legal te conhecer. Pra não ficar ocupando mais espaço no tópico dos outros, um dia a gente pode se encontrar em algum lugar pra trocar ficgurinhas. Tenho curiosidade sobre como  e o que são as faculdades de fotografia e acho que uma frente que temos a  obrigaçnao intelectual (pelo menos essa, hehehehe...) de abrir é contra os Apertadores de Botão - talvez AutoMen soe menos ofensivo para eles, hehehehe...

Eles têm que entender que aprender mais sobre fotografia só vai melhorar a fotografia deles! É basicão isso! Eu sei que hoje ninguém quer pensar muito mas isso não significa que não se tenha que pensar nada. não é?

Grande abraço, um dia a gente se cruza na real.

José Azevedo

Ah, esses vinis estão me soando a raridades ;-)


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #28 Online: 25 de Março de 2007, 10:02:53
Turma,
Sensacional este tópico, e como aprendi aqui lendo os posts de hoje. Deixa eu dizer: concordo em gênero, número e grau com o Francisco e com o José Azevedo, e possuo, desde agosto do ano passado, uma SLR Canon a qual estou amando. Tiro altas fotos. E há pcouso dias comprei meu escaner de filme de 4.000 DPI. Estou amando mais ainda! Só revelo o filme nas lojas, e em casa trabalho as imagens que pretendo ampliar no laboratório. O resultado: show de bola! Sou usuário avançado em informática, mas nem por isso pretendo passar para uma DSLR agora. Como bem disseram, quando a Canon ou a Nikon criarem uma digital full frame e que seja acessível ao meu bolso, aí sim eu compro uma DSLR. Mas, enquanto isso, vou curtindo muito minha analógica e a experiência maravilhosa de fotografar com slides, cujas revelações ficam lindas.
Abs.
 :thmbup: