Autor Tópico: Retirar Mofo/fungo da lente  (Lida 49418 vezes)

Apollonio

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 22 de Março de 2007, 00:09:50
Ouvi dizer que colocando todo dia a lente mofada/ com fungo no sol do meio dia, por volta d 10 minutos, ou entao meia hora nos horarios d sol fraco (nascer e por do sol), a lente em algum tempo estará livre do fungo/mofo...
Procede a informaçao?
Existe alguma outra maneira? ou oo jeito eh gastar com uma lente nova?
Grato, abraços


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Março de 2007, 08:11:02
Melhora se colocar no sol. E é uma boa maneira de evitar o aparecimento.
Ou então leve para um técnica fazer uma limpeza. Esta usa produtos que podem estragar o coating da lente.
Lentes fixas são fáceis de desmontar e limpar, lentes zoom mais complicado.
« Última modificação: 22 de Março de 2007, 08:11:42 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Mauro Nery

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Março de 2007, 08:35:07
Alguém conhece no Rio algum lugar confiável que faça limpeza de lentes?
Mauro Nery
Nikon D300s Nikon D800 Tamron 17-50 Tamron 28-75 Nikkor 105 DC Nikkor 24-70 2.8 SB800 SB900


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Março de 2007, 08:43:45
Pça Tiradentes, 10/701.
Walter na Fotek Asahi.
« Última modificação: 22 de Março de 2007, 08:44:24 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Mauro Nery

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Março de 2007, 08:49:29
Puxa ! Isso é que é uma resposta rápida... rs..
Obrigado, Paulo, pela dica... amanhã mesmo vou dar um pulo lá...
 
Mauro Nery
Nikon D300s Nikon D800 Tamron 17-50 Tamron 28-75 Nikkor 105 DC Nikkor 24-70 2.8 SB800 SB900


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #5 Online: 22 de Março de 2007, 11:13:00
Acho que depois de feito o estrago, o sol não adianta mais. Se o fungo corroer o revestimento, aí já era, pode jogar a objetiva fora ou procurar o elemento para reposição. Comprei uma 50mm F1.4 assim... o vendedor tinha mandado limpar pra dar uma tapeada, mas a lente estava condenada, as fotos saíam totalmente borradas. Por sorte, consegui trocar o elemento em um brique, o cara tinha a mesma lente para reposição.
« Última modificação: 22 de Março de 2007, 11:13:43 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


rogerms

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
    • http://www.flickr.com/photos/rogermsilva/
Resposta #6 Online: 22 de Março de 2007, 11:29:56
Kra,eu tenho uma q tem um enorme,mas ainda bem q não atrapalha no resultado final.cuidado ao colocar no sol...no de meio-dia  :nono a minha eu coloco no maximo até as 9hs.um banhosinho básico das 8 as 9.uma boa maneira de evitar fungo na objetiva qndo guardada,é guarda-la em uma cx trasparente com um saquinho de sílica dentro.desta forma evita fungo ou sua proliferação.abraços!!!  
Roger


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Março de 2007, 11:41:49
Francisco, adianta colocar no sol sim. A colonia diminui. Um banho de radiação nos bichos.
Se tver muito já era.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #8 Online: 22 de Março de 2007, 12:14:24
Citar
Kra,eu tenho uma q tem um enorme,mas ainda bem q não atrapalha no resultado final.cuidado ao colocar no sol...no de meio-dia  :nono a minha eu coloco no maximo até as 9hs.um banhosinho básico das 8 as 9.uma boa maneira de evitar fungo na objetiva qndo guardada,é guarda-la em uma cx trasparente com um saquinho de sílica dentro.desta forma evita fungo ou sua proliferação.abraços!!!
Boa idéia, Roger... estava pensando em mandar fazer uma estante, com portas de vidro, lâmpada, etc, mas gostei dessa idéia... comprar um daquelas caixas de plástico tamanho família, transparentes e deixar as lentes ali com aqueles produtos antimofo.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #9 Online: 22 de Março de 2007, 12:15:56
Citar
Francisco, adianta colocar no sol sim. A colonia diminui. Um banho de radiação nos bichos.
Se tver muito já era.
Achei que não diminuísse os bichos... mas o "rastro" deles não fica ali?
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Março de 2007, 16:58:27
Citar
Citar
Francisco, adianta colocar no sol sim. A colonia diminui. Um banho de radiação nos bichos.
Se tver muito já era.
Achei que não diminuísse os bichos... mas o "rastro" deles não fica ali?
Nunca vai desaparecer. Acho que mesmo se voce usar radiação gama os esporos resistem. Se eles "comeram" o coating em alguma área vai ficar o rastro.
Ou seja, é uma praga.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 22 de Março de 2007, 19:45:53
Normalmente o mofo fica como uma sugeira na lente, mas você tem que ter em mente duas coisas, se o mofo não corroeu a cobertura da lente é possível fazer uma limpeza sem o menor problema, caso a lente tenha sido corroída é necessário um polimento para remover a cobertura da lente, o que certamente reduzirá a qualidade da lente, meu conselho é que leve em uma boa autorizada para limpar a lente.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Apollonio

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 23 de Março de 2007, 13:38:12
Obrigado pelas dicas ai pessoal...
Hoje mesmo vou levar minha 35-80mm para um tecnico, para verificar se é possivel salvar a lente... estou com medo da resposta, e do preço do serviço  :bye2:
Abraços,

Apollonio