Autor Tópico: BOOK Fotográfico. Como fazer?  (Lida 7947 vezes)

josantana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Março de 2007, 17:56:17
Galera preciso de ajuda...

Vou fazer meu primeiro trampo profissional, um book de modelo, e preciso de umas dicas. Consegui um estúdio emprestado (só por 2h), e vou usar minha Rebel XT.

As tochas são boas, algumas Mako 404 e 804, tem hazes, guarda-chuvas, e todo tipo de equipamento. Queria saber o que vocês usam, geralmente. Só haze? Luz rebatida? Focada? Em que momento? Li em uma revista que é bom usar a luz num ângulo de 45º, mas acho que varia da intenção da foto. Acho que pro básico, vale essa regra.

Tenho uma pessoa pra me auxiliar na maquiagem e figurino da modelo, então estou mais tranquilo quanto à isso. Estou preocupado com o tempo, sei que terei que chegar com tudo quase pronto. Não tenho experiência alguma em direção de modelo, me ajudem!!!!  :wacko:

Vocês recomendam tirar fotos com abertura aberta ou fechada? Só tenho a lente que acompanha o corpo, a 18-55mm 3.5-5.6, é melhor tirar com o zoom no máximo ou o mais aberto possível?

Também queria saber sobre o book. Um amigo meu me disse pra entregar apenas as fotos (25x30cm), e que o álbum é por conta da moça. Seria melhor eu entregar completo, com o book? Onde encontro esse serviço pronto? Books geralmente são encadernados ou álbuns mesmo? Além disso, qual é a média de preço cobrada por esse trabalho (fotografia + book) no mercado (pra um fotógrafo não-top, claro, rs)?

Enfim, se tiverem algum link, com um texto sobre isso, também me ajuda.

Grande abraço! E por favor, me ajudem!!!!!!!! :suicide:

Jo.
« Última modificação: 13 de Abril de 2007, 15:59:35 por josantana »
Jo Santana


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #1 Online: 22 de Março de 2007, 22:37:16
Jo,

o tempo é curto e é dinheiro. Pra otimisar, tenha referência das poses que você quer que a modelo faça. Pode ser de revistas, desenho, livros. Isso ajuda tanto a modelo quanto a você na preparaçnao de luz. Entre no estúdio já sabendo o que fazer para o negócio render.
Tenha um equipamento de som legal, uma seleção de músicas bacana e bote a moça pra dançar, mexer bem o cabelo, movimento.
Estúdio, fundo infinito, não tem porque se preocupar com desfoque. Faça o que o fotômetro mandar. Pra fotos de movimento é mais importante uma velocidade rápida - 250 pra sincronizar com o flash - pra congelar a ação. Outra coisa, uma abertura fechada vai dar mais profundidade de campo e nitidez para a modelo/roupa. Mas nada impede você de fazer experiências com a lente aberta e só a luz piloto, por exemplo. Os resultados podem ficar interessantes.
Pra book pronto dê uma olhada aqui:
http://www.tangran.com.br/
Seu trabalho é fotográfico, não finalização. Por isso, as ampliações acho que são o caminho mais comum. Até porque, geralmente as agências já têm os books das modelos e estão sempre adicionando ou atualizando apenas as ampliações/imagens das modelos. Confira com alguma das boas agências do mercado - Ford, Elite, L'Equipe, Marilyn e outras.

Quanto a custo, depende basicamente dos SEUS custos para locação, produção, etc. Você que tem que montar o seu preço baseado nisso. Só procure lucrar no volume, não na unidade.

Boa sorte, depois mostra pra gente os resultados, ok?

José Azevedo


josantana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Março de 2007, 10:43:45
José,

Valeu mesmo pelo toque da música, não tinha pensado nisso. Obrigado por esse e tantos outros toques que você me deu, velocidade, referência, abertura... obrigado mesmo.

Se mais alguém quiser me dar uma dica, por favor! rs

E pode deixar que eu vou colocar na galeria, pra vocês verem. ;)

OBS: O tamanho padrão de fotos de book é esse mesmo? (25x30cm)

Um abraço!

Jo.
Jo Santana


Michelle Martins

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
    • http://
Resposta #3 Online: 23 de Março de 2007, 18:43:38
Ola Jo
Bom não tenho muita prática em book, mas quando trabalhava em um estúdio as pessoas comprava sempre fotos de CLOSE é claro que corpo inteiro ou meio corpo tb, mas close era campeão de venda.
A dica do Jose Azevedo com a música foi 10.
Tente usar ventilador, cabelo molhado etc, ela adoram.

Boa sorte.


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #4 Online: 24 de Março de 2007, 12:21:08

vc tem pouco tempo então pense uma estrategia,
vc já ganhou muitas boas dicas, vou dar mais umas :

olha sites e revistas e  escolha uma sequencia de poses q vc vai querer
conseguir, não viaje, escolha só algumas q vc vai tentar.
marque com a modelo 1 h antes, ensaie algumas poses, antes de entrar no estudio.
quando chegar no estudio, ligue tudo, fotometre, faça foto de teste de luz
antes e olhe pra as sombras.
luz básica, não teime em criar efeitos, amenize as sombras e dé um toque pra o cabelo.
escolha o seu lugar e o da modelo en função das posses q escolheu, sugiro não fazer fotos de cima com escada ou produções  de troca de fundo, sofá etc, vc vai perder o seu tempo,
faça book básico,
corpo, busto e close. frente e perfil.

comece pelo corpo inteiro, até a garota e vc relaxar vai levar uma meia hora.

não estresse com as primeiras fotos. não fique analizando cada uma no visor
da camera, NÃO fique mostrando para ela!
finja segurança, até conseguir segurança, vc manda.

olha o tempo todo para os detalhes, o rosto, se a boca tá muito fechada (pessoa tensa), da maquiagem, da roupa, as golas, botoes, etc.
e as sombras dos flashes mal posicionadas ou modelo fora do ponto de luz.
conversa, mais sem tagarelar, pede movimentos, coisas SIMPLES, girar
andar um paso pra frente um pra atrás, mexer o cabelo.

bom trabalho
depois mostre aqui!

 :photo:  


carfael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
    • http://olharphotogarphico.blogspot.com
Resposta #5 Online: 24 de Março de 2007, 17:41:08
Fala Jo,
Acho que todos aqui te deram excelente ajuda. só quero desejar boa sorte na empreitada e quero ver tb o resultado depois.
Rafael Moraes
Equipamento? Apenas o olhar


josantana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Março de 2007, 09:37:16
Bem,

Queria agradecer a todo mundo que me mandou dicas e votos de boa sorte! Brigadão mesmo por tudo, e com certeza irei postar o resultado pra vocês!

Grande abraço!

Jo.
Jo Santana


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #7 Online: 26 de Março de 2007, 11:04:07
A minha dica pode ser meio batida, mas, tente fazer o foco nos olhos e depois componha a foto.

Boa sorte  :boxing:  
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #8 Online: 26 de Março de 2007, 15:56:11
Jo,

Aproveite os intrevalos enquanto a modelo troca de roupa, refaz a maquiagem/cabelos, para dar uma analisada nas fotos.

De uma olhada nos histogramas que a XT oferece, para ver se a luz tá muito estourada, se determinado ângulo não ficou legal,mas não fale pra modelo pois ela com certeza vai querer ver os previews na cam, e aí se vão valiosos minutos.

A música com certeza é uma excelente pedida, mas antes de escolher o "repertório" procure dar uma sondada no estilo de música que a modelo ouve, as vezes uma música que ela não curte põe tudo abaixo. Para cada set de fotos  um tipo de música.

Como já disseram aqui, os primeiros 30 minutos são meio improdutivos, a modelo geralmente fica meio presa, tímida, não esquente!! O problema não é vc!! Muitas vezes também é o primeiro book dela e ela não sabe ao certo o que fazer, cabe a vc ditar o script.

Diz aí em qual cidade vc vai fazer o book, numa destas alguém pode dar uma mão!!

Abraço, boa sorte e não esqueça de postar os resultados. :thmbup:


 
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2007, 12:34:08
Bom o pessoal disse tudo!

Mais algumas dicas...

Peça para a modelo deixar os lábios descolados, meio abertos. Peça pra ela levemente projetar o queixo para frente, levemente... isso para não causar aquelas sembras duras abaixo do pescosço, mesmo como não aparecer um certo papo, cuidado com ombros tortos (um mais alto que o outro), procure usar poses que deixem a modelo mais magra do que já é.

Com um flash e um rebatedor você consegue fazer maravilhas, não é necessário usar 500 flashes, quanto menos, mais fácil fazer a iluminação.

Quanto a lente, tenho um amigo meu que faz fotos maravilhosas com a 18-55 do kit. A única coisa que digo, aumente o sharp na câmera, pois a lente é um pouco soft e EVITE NO ÚLTIMO USAR A GRANDE ANGULAR (de 18 a 24mm) POIS A DISTORÇÃO É GRANDE O QUE PODE DEFORMAR A MODELO!!! Só use caso você realmente queira dar o efeito...

Acho que é isso, e boas fotos!!!
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


freakazoid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2007, 12:41:01
Ótimas dicas...
também to precisando de uma ajuda nesse sentido.. vou passar um fds em um sitio com 3 aspirantes a modelo... as 3 sao lindas!
E vai ser um fds inteiro de fotos.. vamos montar um estudio no local mas vamos fazer muiiitas fotos externas tbm... então toda dica será bem vinda pois terei tempo de sobra rpa testar...rs
qual seria o idela pra book? perto de uns 85 mm?
abraço
Eugênio Brito


goldemberg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #11 Online: 03 de Abril de 2007, 23:07:47
Além de tudo o que já disseram, uma coisa bacana que você pode fazer antes mesmo de fazer as fotos, é conversar com quem for fotografar para descobrir a personalidade de cada um, e também para criar um pouco de "intimidade". Assim fica mais fácil dirigir a modelo.

Boa sorte a todos!

Abraços :snack:  


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #12 Online: 04 de Abril de 2007, 00:49:19
Olá!
Td jóia?
Bem, as dicas dos colegas são bem válidas.

Vou fazer uma pequena observação, pois eu já acho que em matéria de fotografia, não existe regras!

Existe a maneira "clássica" de fotografar, a totalmente "sem critério" e a da "assinatura do fotógrafo" - que cada um tem, que é a visão única do profissional.

Te dou exemplos:

Tem gente que gosta de fotos com flash rebatido, outros sem flash, outros ainda com o flash "na lata" da modelo, etc

Uns preferem a moda a lá "pxb", outros em cores.

Uns optam por fotos sombrias, com modelos pouco risonhas, sérias! Outros o oposto.

VAI DEPENDER O TIPO DE "book".

No mais, tente captar todas as dicas, veja bastante tipo de poses e na hora, tente fazer a modelo achar a "pose" que ela se sinta única, sensual (se for o caso) e faça a sua criatividade fluir.

Em stúdio, sugiro usar lentes fixa, de preferencia ainda claras. Mas se não possuir, use de maneira a não deformar a modelo (geralmente usando o "zoom" da lente vc terá o mínimo de distorção).
Sugiro também ir antes no "set" (nem que seja 10 minutos antes) e testar os equipamentos, luzes, flashes e até tirar umas fotos em diferentes ângulos, isos, posições, etc... e como é em stúdio, creio que a velocidade poderá ser sempre a mais alta possível, mas dependendo da foto, MUDE e veja se combinou com o TODO.

OLHE, BATA E CRIE.

Abraços,

Renato

obs: também gostaria de ver algumas fotos. Se for possível, me envie depois em: renatoventura@uol.com.br
 
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



josantana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Abril de 2007, 11:22:30
Olá pessoal,

Já fiz meu primeiro ensaio fotográfico, e gostei bastante do resultado. Acho que criei muito mais medo do que o necessário, rs. Todas as dicas que vocês me deram foram utilizadas. Enfim, vocês estiveram lá comigo. :)

Eu pequei na direção da modelo. Ela não conseguiu se soltar muito. Acho que o motivo disso foi minha preocupação com o equipamento, com a parte técnica. Fica difícil dirigir a modelo preocupado com tantas outras coisas. Acho que quando isso se tornar mais orgânico, será mais fácil. E pra isso, só o tempo e a prática constante.

Também queria conhecer mais esquemas de luz pra aplicar na hora. Como não conhecia muitos, fiquei preso aos poucos que conhecia. Mas isso não prejudicou o trabalho, só me preocupo com os próximos books que farei (pra não ficarem todos com o mesmo esquema de luz, a mesma cara).

Estou terminando de editar as fotos. Assim que eu terminar, posto aqui pra vocês verem, como prometido.

Grande abraço a todos!

Jo
Jo Santana


goldemberg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #14 Online: 04 de Abril de 2007, 22:32:55
Josantana, uma coisa que tenho costume de fazer é procurar referências. Mesmo ainda não atuando profissionalmente na área, desde já eu procuro sempre estar conhecendo novos fotógrafos, vendo ensaios de revistas (sou fã do ensaios da Vogue, sempre criativos), e também quando ter essas fotos em mãos, procure analisar se a luz é direta, refletida e afins. Fazendo isso, você estará criando teu repertório para aos poucos encontrar teu próprio modo de fazer.

Enfim, sempre se atualize.

Abraços :photo:
« Última modificação: 04 de Abril de 2007, 22:33:56 por goldemberg »