Autor Tópico: [ARTIGO] Fotos de Casamento - dicas  (Lida 108613 vezes)

Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Online: 24 de Março de 2007, 13:05:21
FOTOS DE CASAMENTOS

   A fotografia de casamentos é um dos caminhos que exigem mais responsabilidade e cuidados do fotógrafo. Não se pode repetir um casamento ou pedir ao celebrante que refaça algo que você não fotografou direito, como a entrada da noiva por exemplo.
   Compartilho algumas idéias e reflexões sobre este tipo de fotografia. Lembre que são conclusões pessoais, falíveis e você pode nem concordar com boa parte delas, mas algumas são de grande valia para se buscar bons resultados. Também sei do fato que falar é fácil e fazer é difícil, inclusive não sou fotógrafo full time e nem conhecido sou, mas um simples freelancer que é revoltado com os “fodões” que só esnobam e nada ensinam pra turma que quer começar.

ANTES

   Para começar a oferecer seus serviços você precisa de um mostruário. Como ter um se você está entrando no ramo agora? Você pode se oferecer para fotografar o casamento de algum amigo, mas desaconselho fazer qualquer casal de cobaia em tão significativa data. O mais fácil é você começar auxiliando um profissional estabelecido. Desta forma aprenderá dicas essenciais ao trabalho e poderá, em algum tempo, ser designado para fazer parte do evento e, após demonstrar talento, fará tudo sozinho. Lembre-se que você precisa de autorização por escrito dos fotografados para ter direito de uso das imagens, tanto em mostruário quanto em sites na internet.
   Não compensa ir logo abrindo micro empresa. Você pode buscar um registro de autônomo na Prefeitura da cidade ,normalmente paga-se uma taxa anual e só, dependendo do município. Imposto só o Imposto de Renda.
   Caso não possa abrir empresa e alugar um local evite atender clientes em sua casa. Vá até ele com tudo em mãos para uma visita em domicílio. Se possível com o casal, pois os dois poderão expressar melhor que tipo de foto eles esperam que você faça.
   Faça um modelo de contrato em duas vias onde descreverá todos os direitos e deveres de ambas as partes, bem como uma descrição do tipo de serviço(incluindo aí a escolha entre fotos formais, fotojornalismo ou ambos), preço e forma de pagamento. Caso não tenha um bom capital de giro peça antecipado um valor que cubra todo seu custo, o lucro (segunda parte do valor) fica para quando você entregar tudo pronto. É comum os casais ficarem “sem nenhuma banda” após a festa, o que poderá fazê-los adiar a encomenda final, ficando muito tempo com as provas(que podem ser index ou CD em baixíssima resolução) sem haver uma definição. Enquanto isso nada de dinheiro.
   Se for indicar outros profissionais conhecidos, ligue a eles avisando que o cliente irá procurá-los. A indicação é um caminho de duas mãos. Se tiver sido indicado ligue agradecendo. Evite indicar cinegrafistas que fotografem. O pacote de serviços deles pode te por pra fora do evento.
   A primeira pergunta que te fazem normalmente por telefone é: quanto custa? Evite este caminho. Explique que você não pode informar o preço de algo que a pessoa não está vendo, não conhece. Se insistirem desista. Cliente que só vê preço normalmente causa problemas. Afinal você busca oferecer algo mais, um trabalho focado na qualidade.
   Ao expor o mostruário explique que você mesmo fará as fotos. Mostruários de empresas são feitos pelo melhor fotógrafo e na hora mandam outro da equipe, dizendo que é tudo igual. Explique que este é o “calcanhar de aquiles” de grandes empresas e que o cliente, com você, receberá exatamente o que está sendo oferecido. É bom que se faça um albinho 10X15 ou 9X12 com poses e efeitos artísticos. Cada foto é numerada. O cliente irá dizer de quais gostou mais. Anote e leve as provinhas no dia. Nem você nem ele esquecerão o que foi combinado.  Só mostre fotos feitas por você, que já saiba exatamente que terá condições de fazer igual na hora. Mostrar as fotos na hora das poses vai facilitar o serviço. Os noivos, olhando a prova fazem a pose rapidinho. Não vai parecer amadorismo de sua parte, mas uso da inteligência para agilizar o serviço. É comum os noivos não terem paciência para perder muito tempo da festa e você não corre o risco de esquecer as poses escolhidas quanto fecharam o negócio. É melhor cumprir o prometido que ter orgulho de “sei tudo, lembro tudo”. Outra coisa importante nas provinhas é você evitar ficar tocando na noiva toda hora. Tem gente que detesta fotógrafo que fica torcendo a cabeça da noiva pra lá e pra cá pegando no queixo, no cabelo ou empurrando ela para um lado e outro pois a mesma não tem a menor idéia de como a pose será. Mais triste é o cara imitando a pose pra noiva fazer igual, tem uns que ficam ridículos.
   Ofereça para o cliente no pacote básico uns cinco exemplares de fotos manipuladas artísticamente. Mostre os estilos e peça que escolha logo as que deseja, de uns vinte modelos de manipulação que você terá à mão. Assim você anota e não esquece depois. Não venda dezenas de fotos manipuladas  num evento. O álbum vai parecer um carnaval e você vai ficar muitas horas trabalhando no computador sem o retorno financeiro viável. Lembre que o álbum busca mostrar um evento real, não um mundo de fantasia com imagens que são bonitas mas não existem, a manipulação cria  uma imagem virtual  para embelezar o álbum e não mudar a realidade totalmente. Muitos   fazem várias, ou todas as páginas do álbum com a composição de várias fotos em tamanhos diferentes, uma ficando ao fundo, bordas exóticas, etc.. Aí vai depender da sua criatividade e tempo para editar tudo. O ideal é que o cliente conheça bem o estilo das composições antes para que não tenhas que refazer tudo. Composições de múltiplas fotos são complicadas de se ver em um “index”(se escolher este tipo de provas) onde o cliente escolherá as que gostou. Um CD com provas em baixa resolução seria uma opção. Nunca entregue os arquivos originais. Um amigo entregou um CD em resolução um pouco melhor e se deu mal.
   Existem fotógrafos que fazem belíssimas composições de fotos nas páginas dos álbuns, são experts em Photoshop e utilizam papéis de alta qualidade na impressão, encadernações belíssimas, mas quando você olha as fotos individualmente elas estão com iluminação pobre em composições fracas, poses fora do padrão clássico. O estilo fotojornalismo favorece este desleixo com as regras de composição e iluminação da fotografia tradicional. O ideal é a diversidade dos estilos mas com qualidade. Com o passar do tempo você terá adquirido o seu “estilo inconfundível”.
   Se os noivos quiserem uma cobertura totalmente em estilo fotojornalismo seja honesto e só aceite se souber realmente fazer. Conste a solicitação no contrato para evitar depois a cobrança de fotos clássicas que não foram pedidas. Mesclar os estilos é o ideal. Faça o obrigatório nas fotos tradicionais e use a criatividade nas fotos casuais e improvisadas. Se você formar uma equipe de vários fotógrafos um poderia fazer só este estilo, inclusive o mais radical: ISO alto, zoom luminosa e nada de flash.

EQUIPAMENTO

   Não importa que marca de equipamento vá usar(de preferência um robusto), mas tenha os devidos cuidados. Tem um ditado que diz: “quem tem duas câmeras tem uma e quem tem uma não tem nenhuma”. Procure levar duas câmeras ao serviço. Se uma pifar na hora e não houver outra será um desastre. Lembre que você escolheu um tipo de foto de grande responsabilidade. Se usar digital e só tiver uma, busque comprar uma de filme, aprenda a usá-la e leve alguns rolos de filme junto. Enfim nunca leve só um equipamento, se não quiser correr o risco de ter sérios problemas no dia e depois do casamento. Se puder coloque tudo num seguro contra roubo e furto.
   Baterias e pilhas de reserva, inclusive as de 9V do rádio flash. Filmes e cartões de memória a mais, de preferência cartões de 512Mb ou no máximo um 1Gb se usares RAW,  pois se um pifar não irás perder muito do evento(todos previamente formatados na câmera e não no pc). Flashes, rebatedores acopláveis aos mesmos, fotocélulas e cabos sobrando. Faça uma lista padrão do equipamento e principalmente cheque tudo ANTES de sair e não na véspera. Ninguém é perfeito e você pode esquecer algo.
   Lembre que você vai precisar de uma lente que te dê um ângulo de cobertura equivalente a 28mm em filme(17-18mm em digital com sensor APS). Fotos de grandes grupos, como família e padrinhos em recintos pequenos são comuns. Pratique antes verificando o ângulo de cobertura dos flashes. Uma zoom com range aproximadamente 18-70mm é ideal. A qualidade ótica da objetiva faz uma diferença grande com relação à definição final. Evite lentes de kit muito simples e com range 18-55 que é muito limitado, principalmente para closes. Uma objetiva de qualidade intermediária como a 18-70mm que uso em minha Alpha 100 resolve enquanto você ganha dinheiro para investir mais.
    Tenho notado que mesmo tendo sofisticados flashes TTL  alguns amigos usam o flash em modo manual, como nos antigos modelos de potência fixa, devido a constantes erros de exposição das câmeras digitais. Os Metz de sensor no flash também tem tido a simpatia de alguns. Não sei se a  limitação é do equipamento ou dos usuários, a experiência prática vai ajudando aos poucos e notei que alguns modelos acertam mais a exposição que outros neste tipo de foto. A turma que veio do filme com certa experiência de “olhômetro” se sai mais facilmente apesar das grandes reclamações dos "estouros" de luz das digitais, fruto da menor latitude em relação ao filme. O antigo desafio continua a desafiar a latitude dos sensores em alguns casamentos: "noiva negra em vestido branco ao lado de noivo branco com terno preto"
    O ruído só sai em papel quando é em excesso e se ele te incomoda compre uma câmera  de alto ISO “limpo”. Fotografo com a Sony Alpha (criticada pelo alto ruído) em ISO 400 RAW, converto e até mudo a exposição em +1 EV (o que de fato fica ISO 800) e faço ampliações sem ruído até 30x45cm. O principal é que busques fazer a exposição mais correta possível. Para isto deves conhecer bem o equipamento. No meu caso sei que rebatendo no teto devo regular na câmera a potência do flash para +1.7 ou +2.0. Cada equipamento tem “suas manhas” e cabe a você conhecê-lo bem, nunca usando em casamento uma câmera nova sem haver testado a mesma com antecedência.
   Hoje em dia todo mundo leva compactas digitais aos eventos. Ter suas fotocélulas disparadas pelos intrusos é bem desagradável, além do fato que algumas digitais não permitem que se desligue o pré-flash, te forçando a comprar fotocélulas apropriadas para digitais. Se possível use rádio flash e tenha certeza de seus flashes auxiliares estarem com carga ok. Alguns fazem uma cobertura para a fotocélula ficar bem direcional, aí ela tem que ser apontada para seu flash. Um cuidado: os flashes com cabeça de ângulo variável (zoom interno) costumam fechar a abrangência da luz, o que pode dificultar que a fotocélula seja disparada. O uso de flashes com capa difusora minimiza este risco. Algumas marcas permitem que o flash dedicado comande outros sem fotocélula ou rádio flash, só veja antes de comprar o alcance e eficiência do sistema. Veja quando o flash está demorando um pouco mais a carregar e troque logo as pilhas.
   Quanto ao balanço de branco da câmera muitos tem problemas com o amarelado da luz da filmagem. Se você usar SB800 da Nikon pode colocar a gelatina que acompanha o flash e converte a temperatura de cor do mesmo e ajustar a câmera para esta temperatura de cor, ficando a luz semelhante à da filmagem. Outros fotografam em RAW, que é o ideal, e corrigem as variações de cor na conversão.
   Use a iluminação de forma criativa. Luz rebatida no teto ou em rebatetor preso na cabeça do flash é essencial, luz direta fica horrível, bem amador. Você perde pelo menos uns dois pontos de luz ao rebater no teto, por isso cuidado pois as cores ficam mais suaves mas não podem ficar sem vida pois perde toda beleza e fica muito diferente de alguma foto com luz direta feita no mesmo evento. Se for fotografar a menos de três metros do assunto (angulo de 50mm), esqueça rebater no teto, vai dar sombra nos olhos, nariz e pescoço e você pode ter a metade superior da foto bem exposta e a metade inferior sub-exposta; o rebatedor no flash é o ideal mesmo pois  teto colorido, de lambri ou com sanca e lustres atrapalhando o caminho da luz também são uma tragédia.

VOCÊ E A EQUIPE

   Escolha bons auxiliares, que saibam se concentrar e que tenham responsabilidade para não sumirem no dia do evento e te deixarem na mão. Treine-os com antecedência, não só como se posicionar mas como se portar. Normalmente são jovens e precisam saber se portar com profissionalismo. Nada de conversinhas, paqueras e risadinhas no evento, principalmente na cerimônia. Comer na recepção: eis algo que divide opiniões. Alguns obrigam toda a equipe a uma abstinência total. Outros permitem um refrigerante, quando oferecido pelo garçom, lá pelo meio da recepção. Evite comer, só se conhecer a equipe do buffet e a responsável por tudo em local reservado mas somente quando terminar o serviço e estiver naquela hora de “estar à disposição” do cliente para fotos eventuais. Falando em comida é sabido que devemos evitar almoçar algo mais “perigoso” no dia de serviço para não termos maus momentos à noite (já soube de alguns que passaram por tragédias).
   Use terno e gravata. Todos estarão assim e você tem que se misturar visualmente. Quem tem que chamar a atenção são os noivos. Os auxiliares poderão usar camisa de manga comprida com gravata. Tudo limpo, arrumado, discreto e elegante.
   Com o passar do tempo você conhecerá cerimonialistas, decoradores, cinegrafistas, donos de buffet, maquiadores, enfim profissionais que, como você, estão ali para ganhar o seu pão. As amizades irão surgir e no fim você verá que, mesmo sendo independentes, vocês estarão entrosados e trabalharão em conjunto para o êxito total do evento. Além de que poderá fazer parcerias do tipo “eu te indico, tu me indicas”. Faça fotos da decoração, ponha sua marca na borda inferior direita e dê ao buffet, é um bom início de amizade profissional e nunca, NUNCA fale mal de outros profissionais.

A CERIMÔNIA

   Procure saber com antecedência quem fará o cerimonial. Desta forma você pode informar-se quanto ao desenrolar da cerimônia. Algumas são triviais, outras completamente fora do convencional. Você e os auxiliares tem que fazer um planejamento prévio de posições e deslocamentos na hora da cerimônia. Se não conhecer o local é bom fazer uma visita antes. Os cerimonialistas fazem ensaios com os noivos no local. Comparecer será ótimo para definir o plano de trabalho. Com o passar do tempo você adquire prática e pode dispensar isto, com exceção dos cerimoniais muito elaborados.
   Chegue com antecedência de no mínimo uma hora, já pensou pegar um congestionamento ou pneu furado a caminho da igreja? Quando chegar ponha suas bolsas em local visível, pode ser atrás de uma coluna do próprio altar porque tem ladrão lá também. Não vá esquecer equipamento na igreja na correria para ir ao buffet.
   Nunca fotografe de pé, ao nível do olho. Procure agachar um pouco e manter a câmera na altura do tórax do fotografado. O ângulo deste nível é bem melhor. Se sua câmera dispuser de grid no visor deixe ligado, nada mais triste que fotos perfeitas mas tortas estilo “subindo a serra”, pode parecer básico mas na correria e nervosismo pode ocorrer. Nas entradas você pode fotografar de frente à quem entra ou um pouco deslocado para o lado, principalmente se tiver alguém filmando com tripé a partir do altar. Em locais apertados é inevitável que você atrapalhe um pouco o cinegrafista e ele a você, mas nada que o bom senso e a boa comunicação não resolvam. Quando os profissionais levam equipes numerosas é uma confusão e os convidados muitas vezes mal enxergam os noivos. Fotografar as entradas de forma horizontal mostra mais a decoração. Na vertical centraliza a atenção e evita obstruções laterais. Tudo depende de gosto pessoal e do local. Arranjos grandes nas laterais do corredor podem atrapalhar, veja a melhor posição para os noivos e cuidado, pois poderá tropeçar em algum arranjo e derrubá-lo(inclusive no altar). Evite fazer de forma diferente do que foi mostrado previamente ao cliente. Use velocidade de pelo menos 1/100 se estiveres no ajuste que costumo usar: 5.6 em ISO 400 pois é preferível perder um pouco da luz ambiente em troca de imagens estáveis, as pessoas gostam de se mexer justamente na hora do click. Se puder peça com um sinal que as pessoas parem durante a entrada para ter certeza que a foto ficará perfeita. Se o AF da câmera for 100% pode fotografar em movimento mas às vezes as pessoas estão distraídas e não fica bom, com o tempo você decide qual estilo adotar.
   Pergunte antes aos noivos se querem que fotografe a entrada dos padrinhos. Normalmente não querem. Veja se casais especiais, como avós, irão adentrar como padrinhos e fotografe-os. Não perca a entrada dos pais nem deixe de fotografar a noiva saindo do carro e sendo recebida pelo pai, de preferência ela olhando pra ele enquanto sai. Se a noiva e as damas estiverem posicionadas na entrada de fora da igreja não perca esta foto.
   Uma hora agitada é a entrada e para pegar tudo ou você é ágil ou conte com outro fotógrafo ajudando pois quando a noiva está chegando o noivo beija a mãe(foto), o pai beija a noiva(foto), o pai cumprimenta o noivo(foto), o noivo normalmente beija a testa da noiva ao recebê-la(foto) e os dois ficam juntos durante poucos segundo e poucos passos até o altar(foto)...tudo rapidinho exigindo um posicionamento adequado para pegar tudo e sem atrapalhar ou ser atrapalhado pelo cinegrafista então cuidado e tenha flash e cartão de memória 100%, ok?
    No altar procuro ficar do lado em que a noiva está, desta forma nas fotos ela fica em primeiro plano. O noivo é coadjuvante e, sendo normalmente mais alto, não fica encoberto. Procure saber do cerimonial se na hora dos votos eles vão ficar de frente um para o outro, pois você tem que ir ao corredor e enquadrá-los juntamente com o celebrante e o altar, inclusive no beijo e quando estiverem ajoelhados com o sacerdote impondo as mãos sobre o casal, inclusive nesta hora vá rápido ao altar e pegue uma panorâmica com os noivo tento ao fundo os padrinhos impondo mãos em direção ao altar. No altar um auxiliar seu pode ficar no lado oposto, ao lado do cinegrafista, pondo uma luz que sendo um ponto mais forte delineará os rostos e iluminará bem o noivo, a despeito da roupa escura . Outro auxiliar faz luz de fundo. Fotografar só com a luz de seu flash é meio suicida. Você terá que usar baixa velocidade (1/30 ou 1/15) e grande abertura(2.8) para captar luz ambiente e não deixar o fundo todo preto ou usar ISO alto e ganhar ruído e cores menos vibrantes.  O ideal são dois auxiliares fazendo luz de fundo, um de cada lado da igreja.
   Mesmo tendo escolhido um lado você pode se deslocar, se houver espaço e fazer umas fotos do outro lado. Uma hora boa é a do sermão porque você não perde um momento importante enquanto se desloca.  Fique de prontidão para fazer uma foto rápida porque às vezes o celebrante fala coisas que despertam sorrisos espontâneos, belíssimos dos noivos, e às vezes estes sorrisos são os mais belos de toda festa, justamente pela espontaneidade do momento. O ideal é que a luz da filmagem fique vindo do lado oposto do altar, você pega o angulo do lado sombreado. Quem faz fotojornalismo em alto ISO sem flash tem que buscar se posicionar com mais cautela para ter a  luz da filmagem como aliada; faça algumas fotos assim se der tempo, podem gostar e talvez você adote este estilo como opção. Fotografe-os assinando o termo, comungando, orando após a comunhão e todas as outras fases da cerimônia, bem como panorâmicas a partir do altar mostrando os convidados assistindo a cerimônia, quanto já estiverem sentados. Fotografe os os pais dos noivos assistindo a cerimônia, eles costumam ficar em lugar de destaque. Pegue também flagrantes das damas e do pagem sentadinhos bem próximos. Se o celebrante for do tipo que fala muito pode dar tempo ir ao fundo da igreja fazer uma panorâmica do altar. Se for de cima melhor ainda. Cuidado onde pisa. O vestido longo da noiva e o véu, caso pisados pode ocorrer grande desastre. Um dia, ao passar por trás da noiva pisei nas continhas do véu. Escorreguei e quase caí, foi um quase desastre e todo mundo olhou pra mim...Já pensou se você ou seu auxiliar pisa no véu e arranca tudo da cabeça da noiva?
   Saiba se o celebrante permite sua estada próximo a ele no altar. Já fui a igrejas onde uma 70-210 foi essencial porque ninguém poderia chegar perto. Saiba disto com bem antecedência para avisar aos noivos das consequências inevitáveis ao seu trabalho. Cerimônias em religiões que você não conhece também possuem momentos importantes que não podem ficar sem registro. O cerimonial pode lhe alertar de tudo. Alguns cerimonialistas ficam um pouco arredios se tiverem indicado um fotógrafo que foi preterido bem como cinegrafistas que não conseguiram vender as fotos “no pacote”. Busque a cordialidade e o diálogo diplomata para quebrar barreiras.
         Após a cerimônia os noivos viram para os convidados e são apresentados. Esteja no corredor. Uma foto ali com pais e celebrante também é comum. Às vezes os noivos cumprimentam ambos os pais no final e lágrimas emotivas são comuns, não perca este registro. Na saída eles lançam sorrisos espontâneos aos convidados, diferente da entrada tensa no início, pegue o que der. Veja se vão lançar pétalas nos noivos no fim do corredor, esteja pronto e pegue o beijo feito ali; arroz na saída da igreja também pode ocorrer. Quando os noivos estiverem no carro, peça licença ao motorista, sente no banco da frente e, com grande angular faça umas três fotos deles no banco de trás(rosto colado, beijo, brinde se for uma limousine com bar).
   Uma dica final. Na cerimônia é FUNDAMENTAL que você fique de olho na carga de bateria do equipamento e na memória do cartão (ou número de fotos do filme) para não precisar trocar em um momento crucial. Já perdi algumas fotos de fim de filme para não arriscar ficar sem na hora errada. Muitas vezes o fotógrafo descuidado pede após perder o beijo: “de novo, de novo...”. Os bolsos do terno servem para guardar pilhas recarregáveis do flash e cartões extras. Numere os cartões e siga a sequência para não se confundir nas trocas.
    
A RECEPÇÃO

   O ideal com relação à noiva é que você realize suas fotos antes da cerimônia. Se a mesma se arrumar no buffet e o mesmo estiver com a decoração pronta é o melhor. Closes, fotos de corpo inteiro e tudo que ela tiver pedido, olho nas provinhas e não esqueça de fazer TODAS que a noiva exigiu antes. Na recepção você ganha tempo pois só fará grupos e fotos do casal. A noiva deve estar sempre com o bouquet em mãos. O cerimonial deve se encarregar em organizar os padrinhos e parentes. Se não houver cerimonial você vai ter que fazer isso e pedir ajuda de uma parente dos noivos. Já vi cerimonialista quere mandar no fotógrafo e impor as poses das fotos. Mostre educadamente que é você que irá dirigir os noivos e que já acertou com eles previamente as fotos que fará. Noivos impacientes precisam ser avisados de duas coisas: depois vão cobrar de você fotos que não tiveram paciência de tirar e de que depois de tudo terminado só sobram as fotos e a filmagem. Seja profissional mas educado e cordial. Os melhores fotógrafos procuram ser simpáticos, objetivos e rápidos.
   Nas fotos de grupos faça duas de cada grupo sempre avisando em alto e bom som a todos “serão duas fotos ok?” pois muitos correm após o piscado do flash, isto minimiza os olhos fechados. Peça prioridade para as fotos com damas e pagens, eles são os mais inquietos e que amarrotam logo toda roupa. Não se intimide de pedir, sempre de forma polida, a alguém que ajuste sua gravata, feche o botão do terno ou a uma senhora que entregue sua bolsa a uma amiga se for necessário para que a foto fique o melhor possível. Faça sempre: pais juntos e separados(do noivo e da noiva), padrinhos de cada lado(do noivo e da noiva e se forem muitos divida em grupos menores), avós, irmãos, melhores amigos, tios, noiva só com a mãe e só com o pai e se o noivo quiser umas fotos só dele (é meio esquisito mais tem quem gosta). Isto tudo no local principal para fotos de grupos, normalmente na mesa do bolo. Se os arranjos forem altos aí só na frente da mesa nos grupos grandes. Cuidado com espelhos. Procure usar locais alternativos para grupos e poses. Nos grupos coloque os casais ordenados, com o corpo voltado um pouco para os noivos(na diagonal) para ganhar espaço. Cuidado com mãos fora do lugar (homens no bolso)ou braços sobre ombros. Nas fotos informais, na bagunça com os amigos vale tudo. Peça ao cerimonial ou à sua equipe para fazer uma área imaginária de isolamento ao redor para evitar que entre fotos de grupos pessoas fiquem indo e vindo cumprimentar os noivos (seus ajudantes sempre de forma educada) pois eles ficarão amarrotados, vai atrasar tudo e às vezes ocorre uma verdadeira invasão e a bagunça é total, avise este fato aos noivos logo no início para que eles compreendam e colaborem.
   Logo após os grupos faça as poses do casal (se a noiva sozinha já foi feita antes da cerimônia) pedindo a eles “vinte minutos de exclusividade e depois eles podem ir curtir a festa”; primeiro brinde na mesa do  bolo que deve ser feito de vários ângulos, incluindo um de frente ao outro bem como o corte do bolo(olhando para o bolo e olhando para a câmera) - não corte o bolo no enquadramento e jamais permita que antes das fotos do casal o cinegrafista “arraste” os noivos a irem de mesa em mesa. Não perca a valsa dos noivos nem os mesmos em sua mesa preparada de jantar(antes de começarem a comer, claro). . Uma checada rápida, sempre que der tempo, no LCD ampliando pra conferir se ficou o foco 100% é uma boa. Não deixe de fazer as fotos do casal para fazer fotos de convidados que sempre aparecem pedindo. Explique que faz quando terminar com os noivos.
   Nas poses faça fotos com a noiva ou noivos olhando para o horizonte à sua direita ou esquerda e a câmera no nível do tórax, como na cerimônia. Tem pessoas que ficam só com o rosto pra cima ou com o queixo muito abaixo, oriente de forma polida para ter o melhor resultado. Fotos olhando só para a máquina ficam repetitivas. Estude os conceitos básicos de fotografia como as distâncias focais ideais para evitar distorções na face (aproximadamente 85mm adiante em filme e 60mm em diante em digitais com sensor APS). Uma moça, ou familiar com um lenço de papel à mão para limpar suor é útil. Nos livros americanos que indicarei você vê dicas de composição e como evitar erros grosseiros como posição errada dos olhos. Faça poses pegando corpo inteiro e mostrando todo véu do vestido bem aberto no chão. Lembre que as fotos serão ampliadas e tudo que no visor parece pequeno ficará bem grande no álbum. Quando a noiva jogar o bouquet fique de frente pra ela, em ângulo que pegue a noiva e as amigas e ponha os auxiliares iluminando as amigas. Clique quando o bouquet estiver no ar. Nos grupos evite cortar as pernas no local errado. Estude os planos fotográficos para evitar erros. Se observar o trabalho dos profissionais aprenderá vendo. Quando terminar as fotos principais avise aos noivos onde estará descansando para que possam chamá-lo rapidamente caso precisem e só vá embora após despedir-se e cumprimentá-los pela bela festa.
   Quando tudo terminar coloque os cartões distribuídos nos bolsos, se te assaltarem vão dar prioridade às suas câmeras (cobertas pelo seguro) e os cartões estarão a salvo. Chegando em casa descarregue logo e grave o material em DVD, para os mais cautelosos: faça duas cópias em mídias de marcas diferentes. Seus RAWzinhos estarão resguardados. Lembre que quase nunca a cor de teu monitor vai estar calibrada, se puder compre um colorímetro pra evitar brigas com o laboratório, ou veja uma forma de se entender numa boa com o operador do minilab.
   A criatividade aliada a princípios técnicos serão suas ferramentas. Táticas comerciais como levar notebook e impressora ao evento, para que os noivos distribuam fotos aos convidados, é uma muito usada.
   Depois de tudo concluído você provavelmente só usará novamente os arquivos da festa quando algum convidado falecer e a família precisar fazer “o santin”. Parece macabro mas durante o tempo que trabalhei com um fotógrafo “antigão” foram diversas as vezes que vi este fato.
  
Eu tenho estes livros que comprei na amazon.com, lembrando que o estilo lá de fora nem sempre agrada aqui, então leia tudo e “coma o peixe e cuspa as espinhas”:
Professional Techniques for the Wedding Photographer: A Complete Guide to Lighting, Posing and Taking Photographs That Sell (Photography for All Levels: Advanced) -- by George Schaub, Kenneth Sklute;
The Best of Wedding Photography: Techniques and Images from the Pros -- by Bill Hurter
Corrective Lighting and Posing Techniques for Portrait Photographers -- by Jeff Smith

São bons e podes comprar outros bastando colocar na busca do site amazon.com: digital wedding photograpy . Compre revistas de noivas também.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2007, 18:18:18 por mahain »
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #1 Online: 24 de Março de 2007, 13:06:24
um colega pediu um resumo e dei uma atualizada antes de resumir
bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


carfael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
    • http://olharphotogarphico.blogspot.com
Resposta #2 Online: 25 de Março de 2007, 22:52:21
muito bom o seu artigo. parabéns
Rafael Moraes
Equipamento? Apenas o olhar


josantana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Março de 2007, 13:56:53
O artigo é muito bom!

Muitos detalhes, dicas, e outras coisas que só quem trabalha nisso conhece. Me ajudou bastante!
Jo Santana


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #4 Online: 28 de Março de 2007, 07:24:08
otimo artigo...parabens!!

abraço!


cmbjr2007

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
    • http://www.vipfotos.com.br
Resposta #5 Online: 29 de Março de 2007, 16:49:27
Valeu pelas informações... serão de grande ajuda.

Abçs,
Carlos
Carlos Menna Barreto Junior
Canon 7D + Canon 50D - lentes 28-135 IS USM / 17-85 IS USM / 70-300 IS USM / 70-210 Macro / 18-55 USM / 28-90 USM / 10-20 USM IS / Flash 580 EX II / Flash 600 EX II RT / Fimadora Sony PD 170 / Filmadora Panasonic T150


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #6 Online: 30 de Março de 2007, 11:39:15
Obrigado Zeiss
ta difícil mexer no texto...
abraços
MateusZF
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Solano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
    • http://www.thiagosolano.com.br
Resposta #7 Online: 10 de Abril de 2007, 08:44:30
Excelente Artigo. Parabéns...! :thmbup:  
Sem dominar a luz, não há fotografo que se salve...!


samuel lima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
    • http://www.samuel.coresdobrasil.com
Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2007, 00:50:04
Uma aula completa! :clap:  
« Última modificação: 27 de Abril de 2007, 00:52:08 por samuel lima »
Samuel Lima
CANON 350D REBEL XT
18-55 f2,8 sigma/50mm f1,8 canon/90-300 f3,5-5,6 canon
BH MG


kefas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
    • http://
Resposta #9 Online: 29 de Abril de 2007, 11:47:33
Artigo espetacular. Parabéns!
 


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #10 Online: 22 de Junho de 2007, 23:37:50
Sensacional...
PArabéns pela matéria!
Abraços


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #11 Online: 19 de Agosto de 2007, 04:18:15
Não pretendo seguir no ramo de fotografia de casamento, mas é sempre muito bom ler um material com tanta qualidade e detalhes práticos.

Parabens, ficou ótimo!
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


Ramon Serna

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Setembro de 2007, 18:08:42
Muito bom o material....esta de parabens...valeu
NIKON !!


leo_imagemt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #13 Online: 19 de Outubro de 2007, 08:42:55
otima matéria, parabéns!!!


JEHANMAX

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #14 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 17:43:58
Realmente uma verderdadeira aula para quem não esta acustumado a fotografar casamentos

Parabéns

esse artigo ira ajudar a muitos se tornarem casamenteiros

abraços!