Autor Tópico: Lente para D40 (Futebol)  (Lida 3953 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #15 Online: 28 de Março de 2007, 12:18:06
Citar
Amigos,

No caso de uma D50, essa sigma 70-300, seria suficiente ?
Estou tentando fazer uma troca com a pessoa que me vendeu a D40 por uma D50, vale a pena ?

Agradeço mais uma vez a atenção de todos.

Quanto ao teste da lente do kit, vou testar hoje à noite, tem jogo aqui e vou ver como fica.

Fabio.
Troca sem pensar duas vezes! A 70-300 vai continuar sendo escura do mesmo jeito, mas terá uma câmera melhor e com uma gama maior de lentes com AF.  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #16 Online: 28 de Março de 2007, 12:22:02
Citar
Fabio,

No jogo tenta fixar a abertura da sua lente do kit em f/5.6 até o limite de f/22 no modo A (prioridade de abertura) e utilize a distância máxima de 55.00mm, trabalhe com ISO800 & 1600 e veja se o resultado lhe agrada, ou seja, se você consegue ter uma boa exposição, mantendo os jogadores congelados.

Eu já fui bastante em jogo de futebol, mas eu não consigo lembrar direito da qualidade da iluminação.

Esse teste não representará exatamente a situação de uma distância focal de 200.00mm mas dá pelo menos uma idéia de como será o resultado.

Na minha opinião, eu não investiria para esporte em lentes sem o S, pois a velocidade e acuracidade de focagem você nunca conseguirá fazendo de forma manual.

Valeu
Leandro, uma coisa é iluminação "boa pra ver", outra coisa é iluminação "boa pra fotografar". Se você for conversar com o pessoal que trabalha com futebol, verá que eles reclamam da iluminação da maioria dos estádios brasileiros. Levando em conta que precisamos ter velocidades altas para fotografar este esporte, quanto mais clara for a lente, melhor.  


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 28 de Março de 2007, 12:38:23
Citar
Leandro, uma coisa é iluminação "boa pra ver", outra coisa é iluminação "boa pra fotografar". Se você for conversar com o pessoal que trabalha com futebol, verá que eles reclamam da iluminação da maioria dos estádios brasileiros. Levando em conta que precisamos ter velocidades altas para fotografar este esporte, quanto mais clara for a lente, melhor.
Bruno, sem dúvida, concordo plenamente.

A proposta que estou colocando é apenas uma relação custo benefício, em que pelo que eu entendi, a aplicação deve ser somente para fotos de tamanhos reduzidos para serem colocados num site.

Eu acho que priorizar o foco automático é mais importante, mas ainda acho que é  indispensável ele testar ao vivo se uma abertura de F/5.6 até f/22 em ISO1600 seja suficiente para o que ele está precisando.

Valeu


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #18 Online: 28 de Março de 2007, 12:54:19
Cara, troca a D40 pela D50 e compra uma Sigma 100-300 f4 que tá tranquilo, range e abertura boas para esporte em geral.

abraço,
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 28 de Março de 2007, 16:00:04
Citar
Cara, troca a D40 pela D50 e compra uma Sigma 100-300 f4 que tá tranquilo, range e abertura boas para esporte em geral.

abraço,
Flavio,

Eu acredito que a questão não está em trocar de câmera e sim em adquirir uma nova lente.

O pessoal tem batido muito na D40 pelo fato de não ter motor interno, porém não podemos esquecer que o sistema de foco evoluiu e hoje o sistema de focagem com motores nas lentes são mais rápidos e silenciosos, então quando falamos de esporte, poder ter uma lente com motor interno é uma grande vantagem com relação as antigas.

Como as Canons que também não tem motor no corpo e hoje tem muitas opições de lentes genéricas, vai acontecer a mesma coisa com as novas gerações da Nikon.

Quanto a ficar dizendo pras pessoas não comprar a D40 para comprar a D50 é besteira, pois a D50 não se fabrica mais e muitos querem comprar uma DSLR de entrada zero km.

Valeu


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #20 Online: 28 de Março de 2007, 16:33:14
Citar

Flavio,

Eu acredito que a questão não está em trocar de câmera e sim em adquirir uma nova lente.

O pessoal tem batido muito na D40 pelo fato de não ter motor interno, porém não podemos esquecer que o sistema de foco evoluiu e hoje o sistema de focagem com motores nas lentes são mais rápidos e silenciosos, então quando falamos de esporte, poder ter uma lente com motor interno é uma grande vantagem com relação as antigas.

Como as Canons que também não tem motor no corpo e hoje tem muitas opições de lentes genéricas, vai acontecer a mesma coisa com as novas gerações da Nikon.

Quanto a ficar dizendo pras pessoas não comprar a D40 para comprar a D50 é besteira, pois a D50 não se fabrica mais e muitos querem comprar uma DSLR de entrada zero km.

Valeu
A qualidade do sensor da D50 é superior, se duvidar é só fazer um teste, pegue alguém que tenha uma D50 na sua cidade e faça o teste usando as mesmas lentes. Além do que os cinco pontos de focagem fazem a diferença em cima dos três da D40 e o grip da D50 é outra história.

Há lentes de altíssima qualidade que são mais antigas e não têm motor próprio, são mais baratas que as atuais e até de maior qualidade.

Acho que um dos diferenciais que me fez optar por Nikon foi a grande compatbilidade com lentes antigas, coisa que é muito diferente numa Canon, por isso não vejo vantagem em comparar Nikon com Canon neste quesito.

Agora, cada um faz o que quer, eu não compraria uma D40 para usar profissionalmente, preferia investir em uma D50 ou em uma D70s, mesmo elas estando saindo ou fora de linha.
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 28 de Março de 2007, 21:22:35
Citar
A qualidade do sensor da D50 é superior, se duvidar é só fazer um teste, pegue alguém que tenha uma D50 na sua cidade e faça o teste usando as mesmas lentes.
Quanta besteira :doh:

Se fosse fazer comparação entre a D50 x D40 eu poderia listar também uma série de vantagens da D40 sobre D50, inclusive na melhora da qualidade dos JPGs.

Pode acreditar que se a maioria dos consumidores da D50 priorizassem motor de foco no corpo a Nikon não seria idiota em tirá-lo, a Nikon é a produtora de CAM com o melhor departamento de benchmark do mercado, tanto que a D40 é sucesso de vendas e a Nikon é a que mais cresce atualmente no mercado americano.

Mas é lógico se o consumidor comprar uma D40 e ficar pensando em lentes antigas, com certeza ele não avaliou direito a sua compra, podendo sim ter partido para uma D80 por exemplo. No meu caso eu pensei muito sobre este assunto e decidi que nunca iria comprar uma lente antiga, pois não quero perder a evolução do foco rápido das atuais lentes.

Mas esqueça D40 x D50 pois não é este o assunto do tópico.

Valeu
« Última modificação: 28 de Março de 2007, 21:44:11 por lfedersoni »


RKern

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
Resposta #22 Online: 28 de Março de 2007, 22:22:05
Leandro, a D40 é feita para usuário que usa basicamente lente do kit, nada mais!!

A oferta de lentes Nikon com motor incorporado ainda é muito baixa, em relação a grande gama de lentes oferecidas. Veja se quise/necessitar uma lente clara, tipo as 50mm 1.8 ou 1.4, só motor externo. O lançamento da D40, aparentemente, não está relacionado a maior oferta de lentes com motor interno, com certeza esperado pelos fãs da marca.

A Tamron, bem conceituada nas cropadas, 17-50 2.8, só com motor externo.

Se precisar de uma zoom tele clara, a 80-200 2.8, tem motor externo, fica  a 70-200 2.8 VR, bem mais cara.

Então, esta posicionada no nicho de "câmera da familia", para tirar fotos dos rebentos, aniversários, etc, sem maiores preocupações.

Att., Ricardo.
« Última modificação: 28 de Março de 2007, 22:23:49 por RKern »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 29 de Março de 2007, 07:36:46
Citar
Leandro, a D40 é feita para usuário que usa basicamente lente do kit, nada mais!!

A oferta de lentes Nikon com motor incorporado ainda é muito baixa, em relação a grande gama de lentes oferecidas. Veja se quise/necessitar uma lente clara, tipo as 50mm 1.8 ou 1.4, só motor externo. O lançamento da D40, aparentemente, não está relacionado a maior oferta de lentes com motor interno, com certeza esperado pelos fãs da marca.

A Tamron, bem conceituada nas cropadas, 17-50 2.8, só com motor externo.

Se precisar de uma zoom tele clara, a 80-200 2.8, tem motor externo, fica  a 70-200 2.8 VR, bem mais cara.

Então, esta posicionada no nicho de "câmera da familia", para tirar fotos dos rebentos, aniversários, etc, sem maiores preocupações.

Att., Ricardo.
Ricardo,

Você tem razão no seu texto. A Nikon quando foi fazer um levantamento de mercado deve ter chegado na conclusão que os atuais proprietários de D50 não iriam vender sua máquina para comprar uma eventual D60 de 6Mpx, mas se fossem mudar iriam ou para D80 ou para D200, em paralelo a Nikon verificou que o grande nicho de mercado atual são consumidores que tem compacta e querem entrar para o mundo das DSLRs, e a grande maioria deste consumidores não estão preocupados em ter uma lente fixa clara ou uma lente mais antiga, estes consumidores de hobby vão querer no máximo uma 18-200mm que a Nikon já tem disponível.

No meu caso foi exatamente isso que aconteceu, eu nunca utilizarei minha D40 de forma profissional, fotografia pra mim é para gastar dinheiro, e quando eu fui analisar a compra da minha primeira DSLR eu não priorizei o fato dela não ter motor interno, pois a lente do kit é mais que suficiente para mim.

No futuro se eu for investir numa lente será em uma 18-200mm, mas não tenho a menor pressa em comprá-la, mesmo que tenha que esperar um lançamento de uma Sigma, afinal a da Nikon é um pouco cara. (http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller/home?O=12041&A=details&Q=&sku=408518&is=GREY&addedTroughType=categoryNavigation).

Abraço







 


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #24 Online: 29 de Março de 2007, 09:04:32
Citar
Então, esta posicionada no nicho de "câmera da familia", para tirar fotos dos rebentos, aniversários, etc, sem maiores preocupações.

Att., Ricardo.
É exatamente aí que eu queria chegar, só não consegui chegar com a exatidão que o Ricardo, com anos de fotografia chegou.

E por isso que eu disse naquele post para o rapaz comprar a D50, pelo que entendi ele tem um site, e quer utilizar a câmera para fazer fotos para o seu site, logo vejo isso como uso profissional, a não ser que eu esteja errado, a D50 é melhor neste caso pela compatibilidade com várias lentes de vários fabricantes.

Bom, é isso, como eu disse cada um escolhe de acordo com gostou e/ou necessidade. Eu gostaria muito de ter uma 5D, mas como não tenho dinheiro para tal investimento em câmera e lentes, e já tenho algumas lentes para Nikon, continuo com a Nikon.

Abraços,
« Última modificação: 29 de Março de 2007, 09:05:50 por Flavio Ribeiro »
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


fxguedes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #25 Online: 29 de Março de 2007, 09:43:22
Amigos,

Agradeço a atenção de todos.

Tenho este site de futebol que cobre o campeonato paraibano, mas não sou profissional, faço por hobby, apesar de ser filiado a ACEP (Associação dos Cronistas Esportivos da Paraibana), pois sou engenheiro civil e trabalho como gerente de informática de uma concessionária da Fiat aqui em Patos. :)

Gosto muito de jogo e também de fotografar, só que nunca fiz nenhum curso e não sei fazer foto profissional, apenas aponto a câmera e aperto o dedo. :)

O site tem em média 1000 visitas diárias, principalmente em dias após os jogos, pois muitos querem ver as fotos, lances, etc.

Tinha uma S5200 da Fuji, que me atendia bem, só que sempre tive vontade de comprar uma câmera dessa que mudam lente, etc.

Adquiri esta D40 por ser um lançamento da Nikon e pelo preço também (paguei R$ 2.300,00 p kit com um cartão de 2GB e leitor de cartão).

Vendi a minha por R$ 1.200,00 (S5200).

Mas as fotos que faço é só pra colocar no site e numa resolução pequena, pois faço umas 250 fotos por jogo, fotos de torcedores,
jogadores, etc..

Vejam as fotos que fiz ontem, usei várias programações, com Iso, uso Auto, etc.
http://www.futebolsertanejo.com/fotos/albu...20des/index.htm

As fotos para o que eu faço, isto é, para colocar no site, ficaram excelentes, (melhores que as da 5200), apesar da iluminação péssima do estádio. Sei que não ficaram nenhuma Brastemp, mas .. :)

Então acho que a D40 com uma 55-200 deve atender bem, pois o que quero é aproximar mais os lances, sei que tenho que comprar tambem um tripé (monopé?) para apoiar melhor a câmera. Ficarei então com ela mesmo, até pq a cara não conseguiu uma D50 zero.

Muito obrigado a todos.

Fabio Guedes


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #26 Online: 29 de Março de 2007, 17:04:15
tá certo amigo, desencana! e vai enfrente!
já fiz e vendí fotos de touradas, futebol e corridas de bicicleta com
camera manual (nikon Fa, FE) com lentes de foco manual,
28-135f3.5 Tamrom e 80-200f4 nikon,
agora tenho uma D70-s e também um D-40
o que te posso dizer é q a D-40 é muito boa pra o preço, porem ela é frágil,
mecanicamente, cuida muito dela.

a lente 55-200 vai ser boa pra vc.
eu vi as tuas fotos, muitas estão borradas por usar velocidade obturação muito baixa, com a D-40 vai melhorar um pouco pq tem iso 1600 e ainda um 3200
q vc tem q testar para ver se gosta do resultado.
as fotos de perto, os retratos, juizes, etc, vc faz com flash, pode usar o proprio da camera RECOMENDO comprar mais uma ou duas baterias pq a D-40 tem uma bateria fraquinha, se usar flash ela vai muito rápido.
a lente do kit dá conta destas fotos.
compra um MONOPÉ, é como um tripé com um pé só, hehehehehe, obvio neh?
se quiser melhoras as fotos de ação, as de jogo mesmo, então recomendo seguir
os conselhos do Bruno, vai pra 70-210 f2.8



e depois procura um corpo mais resistente, tipo D70 ou D-70s, hoje vc consegue usadas em boas condições ao preço da D-40.

abraço

 :photo:  


fxguedes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #27 Online: 30 de Março de 2007, 13:54:42
Kiran,

Agradeço pelas dicas.

Neste domingo, tem jogo novamente, ai vou fazer durante o dia, pra ver o comportamento.

Obrigado a todos.

Fabio Guedes


BFP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • http://
Resposta #28 Online: 30 de Março de 2007, 14:38:07
Citar
Leandro, a D40 é feita para usuário que usa basicamente lente do kit, nada mais!!
Sera? Talvez seja tb pra usuario que esta chegando agora e pode nao ter interesse em comprar lentes antigas...
Li na PopPhoto, desse mes, que a  Sigma tem consideravel quantidade de lentes compativeis com a D40... entao, nao e mal negocio nao! :thmbup:
Vale ler trecho da materia sobre a D40:

"But what about the glass made by companies such as Sigma, Tamron, and Tokina?

Sigma is all over the D40. At this writing, its website lists 17 lenses ranging from a 10-20mm to a mammoth 800mm that will work fine with the D40, since they have Sigma's HSM motor built in. The downside? These are all pro-level optics; not low-buck kit lenses geared to the beginner.

Tamron has yet to adapt any of its lenses to the D40. Its Nikon mounts count on the camera's motor for AF. But I'm told that the company is on the case. Tokina is much the same."
« Última modificação: 30 de Março de 2007, 14:39:27 por BFP »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #29 Online: 30 de Março de 2007, 14:50:41
Citar
Citar
Leandro, a D40 é feita para usuário que usa basicamente lente do kit, nada mais!!
Sera? Talvez seja tb pra usuario que esta chegando agora e pode nao ter interesse em comprar lentes antigas...
Li na PopPhoto, desse mes, que a  Sigma tem consideravel quantidade de lentes compativeis com a D40... entao, nao e mal negocio nao! :thmbup:
Vale ler trecho da materia sobre a D40:

"But what about the glass made by companies such as Sigma, Tamron, and Tokina?

Sigma is all over the D40. At this writing, its website lists 17 lenses ranging from a 10-20mm to a mammoth 800mm that will work fine with the D40, since they have Sigma's HSM motor built in. The downside? These are all pro-level optics; not low-buck kit lenses geared to the beginner.

Tamron has yet to adapt any of its lenses to the D40. Its Nikon mounts count on the camera's motor for AF. But I'm told that the company is on the case. Tokina is much the same."
"Lentes antigas"? Tenta comprar uma lente clara, nova, e veja quais são as opções que possuem motor interno... E nem vou falar das fixas...
Entre outras, quem compra a D40 não tem AF na tamron 17-50 f/2.8, 28-75 f/2.8, 70-300 Di, tokina 28-70 f/2.8, 28-80 f/2.8, 12-24 f/4, sigma 18-50 f/2.8, só para citar algumas lente boas e relativamente baratas. Das fixas, pode esquecer as nikon 24 f/2.8, 28 f/2.8, 50 f/1.8, 85 f/1.8, fora a zoom 80-200 f/2.8D ED. Isso só para dar alguns exemplos e confirmar o que disse o Ricardo: a D40, em princípio, é pra quem vai colocar a lente do kit na câmera e não tirar nunca mais.