Autor Tópico: O que é melhor?  (Lida 4108 vezes)

ALEX_SP

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Março de 2007, 14:26:47
Caros Amigos,

Possuo uma Canon XT faz um ano e pouquinho. Para ela comprei uma lente 28mm 2.8 e uma 28-135 3.5-5.56 IS e um flash Sigma 500 DG.

Tenho tirado boas fotos mas mesmo assim não tenho gostado muito dela. Acho que as vezes falta nitidez e as cores das fotos são, como vou dizer, frias e sem graça demais. E do flash, que parece que tem algo contra mim. Sempre parece meio escuro e quando compensa melhora... Quando uso o Sigma, tenho q acabar usando o modo manual, o que diria, as vezes, com pressa, é um "saco"! rs

Entao, há algum tempo vinha pensando se valeria a pena ou não trocá-la por uma D50 e agora, com um pouco mais de esforço, por uma D80. Pelo que li nos reviews parece que as cores são mais fiéis e com vida, alem do sistema de flash bastante superior. Tinha uma Coolpix 5700 e não tinha problemas de flash...

Só que como todo mundo diz, o que faz a diferença é o fotógrafo e a lente, entao pergunto : que tal manter o corpo e ir com calma vendendo essas lentes e fazendo um par de lentes L (pensei na 17-40 f/4 L e na 70-200 f/4 L - que perdi a chance de comprar a do George)?

Abraços,

Alex_SP

 
ALEX SP
------------------------------------------------------------------------
Canon Rebel T3i
Lentes EF-S 18-55mm 4.5-5.6 IS  + + EF-S 15-85mm 3.5-5.6 IS  + EF 70-200mm 4.0 L

Flash Canon 430 EX

Panasonic LUMIX LX-5


Apollonio

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 26 de Março de 2007, 15:01:18
olá...
o que seria uma lente L?

Bom,como vc pode ver nao entendo muito de fotografia, mas pelo q ouço falar, a D80 é melhor que a XT...  tudo o que sei hehe... mas depende da sua necessidade tbm... voce usa as fotos para o q?


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #2 Online: 26 de Março de 2007, 15:43:09
Vc tem algumas fotos suas pra avaliarmos? Qto às cores vc tem que ver como estão as regulagens na câmera que influenciam neste aspecto, outros podem ser ligados à fotografia em si (qualidade da luz, exposição correta..etc). Outra coisa, as cores e nitidez podem ser melhorados no photoshop.
A XT é uma excelente câmera, a 28-135 é uma boa lente, experimenta outras do tipo 50 mm 1.8 por exemplo.
Abraços,

 
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Março de 2007, 16:01:48
Amigo,

O que você está reclamando da sua XT pra mim é pura edição de foto, ou seja, mesmo trocando de câmera você terá o mesmo problema.

Tenta investir no aprendizado em edição...com edição você conseguirá melhorar muuuuuito a vividez das cores e nitidez de suas fotos, conforme o seu gosto.

Eu acredito que os JPGs entregues pelas câmeras é um compromisso mediano de cores e nitidez que atenda usuários com monitor CRT e LCD, então quando visualizamos fotos em monitor CRT estranhamos um pouco a falta de nitidez e de cores.

Valeu


ALEX_SP

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Março de 2007, 19:22:49
Entao, a XT entrega imagens com cores, como vou dizer, diria lavadas ou desbotadas em relação a minha antiga coolpix 5700 e a minha compacta s400. A falta de nitidez, não sei, pode ser causada tanto pelo algoritmo da cam tanto como a qualidade do monitor, eu acho. Tenho um LG Flatron 700P. O que noto é, quando aumento a resolução, para o máximo que o monitor permite, as imagens ficam bem mais nitidas. Na resolução que uso (800x600) elas parecem até borradas!

Mas o que pega mesmo é o flash. Já vi outros posts também reclamando do sistema de flash da Canon. Se voce usar no modo todo automatico, tenha certeza que sempre parecerá que tá faltando luz.

Mas continuo ainda com a impressão que as Nikon tem mais nitidez e cores mais vivas, quentes.

Será que com lentes da série L, consigo cores mais vivas e maior nitidez?

Abraços e obrigado pelos posts,

Alex
ALEX SP
------------------------------------------------------------------------
Canon Rebel T3i
Lentes EF-S 18-55mm 4.5-5.6 IS  + + EF-S 15-85mm 3.5-5.6 IS  + EF 70-200mm 4.0 L

Flash Canon 430 EX

Panasonic LUMIX LX-5


ALEX_SP

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Março de 2007, 19:53:12
Segue anexa uma das fotos para vocês verem o que eu digo da XT. Essa foi uma das primeiras fotos tirada com ela, totalmente automática. Alem de escura (apesar do flash) as cores estão bem fraquinhas e a imagem sem nitidez. A lente é a do kit.




Desculpa a feiúra do modelo!  :laughing:

Abraço,

Alex
ALEX SP
------------------------------------------------------------------------
Canon Rebel T3i
Lentes EF-S 18-55mm 4.5-5.6 IS  + + EF-S 15-85mm 3.5-5.6 IS  + EF 70-200mm 4.0 L

Flash Canon 430 EX

Panasonic LUMIX LX-5


RKern

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
Resposta #6 Online: 26 de Março de 2007, 20:48:25
Alex, cameras compactas realmente"arrocham" em processamento na parte de nitidez e saturação de cor...

Quem passa pra DSLR tem esta decepção inicial. Solução: vai ter que aprender e usar algum programa editor de imagens. A idéia é que vc vai ter o contrôle total do processo, enquanto na compacta, ele feito sem nossa inteligência..

Invista em softwares e conhecimento.....

Quanto a questão monitor, use ele na maior resolução possível, uso em 1200X1920 para vc ter uma idéia.

Quanto as lentes L, vão te dar ganho, mas não o que vc esta esperando, o teu problema não são as lentes e sim o processamento da imagem e utilização da cam.

Se tirar as fotos em JPG, vai ver que no menu tem várias opções de regulagem, que diminuem ou aumentam o contrate, saturação e sharp. Eu preferencialemnte deixo em neutro e ajusto via software. Se quiser contrôle total, experimente usar o formato RAW em vez de JPG e fazer todo processamento da imagem, pode te surprender.

Finalizando, a espeito da Subexposição do flash, ela existe e é proposital, visto ser mais fácil recuperar imagens escuras que estouradas. Procure usar sempre o bloqueio de exposição , o famoso * . Faça o foco centralizado no objeto/pessoa que quer expor corretamente, aperta o *, vai emitir um flash que calibra a potencia para a correta exposição. Em seguida dispare!

Lembre que se usar o modo P, a luz do meio ambiente não vai ter prioridade na foto, somente o primeiro plano. Se esta for importante, use sempre no modo A . A velocidade de disparo vai cair, procure usar tripé se for necessário ou escorar bem a cam, mas vai ficar o fundo e o primeiro plano bem exposto.

Todas estas funções estão muito bem explicados no manual da Cam, uma releitura vai te fazer ganahr qualidade nas fotos.

Deposi migre para lentes superiores.

Att., Ricardo.
« Última modificação: 26 de Março de 2007, 20:52:08 por RKern »


ALEX_SP

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Março de 2007, 21:32:03
Pelo jeito vou ter que meter as caras no photoshop ou em outro programa de edição de imagem e conversão de RAW em JPG e testar muito. Eu usei algumas vezes e nunca achava que ficava legal. Mas parece que este é o caminho mesmo.

Obrigado pela ajuda pessoal.

Um grande abraço,

Alex
ALEX SP
------------------------------------------------------------------------
Canon Rebel T3i
Lentes EF-S 18-55mm 4.5-5.6 IS  + + EF-S 15-85mm 3.5-5.6 IS  + EF 70-200mm 4.0 L

Flash Canon 430 EX

Panasonic LUMIX LX-5


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #8 Online: 26 de Março de 2007, 21:42:46
Citar
...não tenho gostado muito dela. Acho que as vezes falta nitidez e as cores das fotos são, como vou dizer, frias e sem graça demais...
Sempre falei isso das Canos, falta de  nitidez,  textura e cores pastéis. Acho que, falta de nitidez e textura, tem muito que ver com esta neura da canon para evitar ruido a todo custo.
Tenho amigos que trocaram todo o (bom e caro) equipamento canon para irem para a Nikon. Estive com um faz algum tempo e ele, que eu nunca pensei que trocasse de marca, estava maravilhado com a D80 e com o sistema de flash Nikon.
Na D80, então, é uma maravilha já que vc pode controlar vários flashs de forma individual (sem fio, remotamente) diretamente por ela: potência, compensação...
palavras de um ex-grande usuário de Canon: "Cara as cores são fantásticas e as texturas, então?". Em tempo: os outros que conheço e que também trocaram falaram coisas parecidas com relação as cores e nitidez.
Além de tudo acho  as lentes da Nikon melhores e não necessariamente mais caras, vide o caso da ótima 18-70.


Outra coisa importante: Esta história de ter de usar PhotoShop é conversa para boi dormir. Pega duas fotos da mesma situação e feitas com (exemplo) a D50 e uma Canon e vê com qual vc vai conseguir melhor resultado no PS e com que custo, digo trabalho.
Um amigo, grande fotógrafo, pensou que este poderia ser o problema e só depois de um tempo e após ter usado as minhas máquinas é que ele viu que o estavam enganando. Ele passou a ter as cores que ele esperava e que quase nunca conseguia com a Canon, mesmo ralando no PS. O outro grande fotógrafo a mesma coisa...
Faz um teste... Se for do Rio a gente marca um encontro e deixo vc usar a D50 e depois vc me fala....
Se vc experimentar duvido que não fique maravilhado.
« Última modificação: 26 de Março de 2007, 21:48:45 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


ALEX_SP

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Março de 2007, 22:14:22
é esta a sensação que tenho quando comparo as fotos da Canon com as da Nikon. Não que as fotos das Canon sejam ruins, mas sempre parece que falta algo, falta vida! Tentei usar photoshop e outro programa para converter RAW que nao me lembro o nome e ficaram ruins, sabe, a cor da pele, nao é natural.

Fico pensando que tem muito que eu tenho que aprender e que tudo é diferente em SLR, mas a sensação que vc tá tirando fotos fora de foco (exagero meu é claro) e aquela falta de calor nas fotos é muito frustrante.

Comprei um flash da Sigma (500DG) mais 2 lentes (que melhoraram e muito essa sensação) quando comparado ao desempenho do Kit. Mas nunca fui realmente feliz com a XT. Sei que muito vem do fotografo, mas será só isso? rs

Abraços e que bom poder trocar idéias aqui no forum!

Alex_SP
ALEX SP
------------------------------------------------------------------------
Canon Rebel T3i
Lentes EF-S 18-55mm 4.5-5.6 IS  + + EF-S 15-85mm 3.5-5.6 IS  + EF 70-200mm 4.0 L

Flash Canon 430 EX

Panasonic LUMIX LX-5


Apollonio

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #10 Online: 26 de Março de 2007, 22:17:22
:boxing:  :snack:  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #11 Online: 26 de Março de 2007, 22:56:07
Alex, trocar de câmera não vai resolver seu problema. Prestar mais atenção nos melhores horários para fotografar, na posição da luz em relação ao assunto, no WB apurado e dominar a fotometria, isso sim vai fazer a diferença, além de boas lentes. Você pode trocar se quiser, pode conhecer outros equipamentos, ver vantagens e desvantagens em cada um, isso é legal. Eu fiz isso, fiquei um ano com canon, depois mais um com nikon e voltei para canon. Não digo, com isso, que a canon é melhor, mas que é melhor em alguns aspectos, assim como a nikon é melhor em outros. Em suma: se quiser trocar, vai fundo. Mas não espere que seus problemas se resolverão num passe de mágica, pois as coisas não são assim.  


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #12 Online: 27 de Março de 2007, 00:21:35
Oi Alex,

não uso digital, mas posso passar minha experência como ex-usuário de Canon e atual usuário de Nikon.

O grande teste para a qualidade de uma lente é o tamanho da ampliaçnao. Só aí você vê se as fotos que achava perfeitas realmente estão. Uma tremidinha, um foco levemente fora do lugar e tchau!, Isso, só uma grande ampiação revela. Percebi isso recentemente ao reescanear minhas imagens preferidas em 30 x 20 @ 300 DPI.

Por isso, identifique a falta de nitidez da sua lente atual. Senão, a única diferença da sua lente para uma L vai ser o seu bolso vazio.

Sempre gostei de usar as lentes abertas para desfocar o fundo, o que deixa mais evidente as "falhas" delas. Tenho fotos excelentes tanto com lentes Canon quanto Nikon.

Das Canon que usei, as que mais me impressionaram foram uma 55/1.2 S.S.C. (exemplo http://www.usefilm.com/image/1277985.html ) e um zoom 70-210/4.0 (exemplo http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=469553 ).

Das Nikon, a 85/1.4 D se destaca como a melhor lente que já usei (exemplo http://www.usefilm.com/image/1257603.html ), a 180/2.8 ED, a 300/4.5 EDIF AI ( http://www.usefilm.com/image/962704.html ), a 24/2.8 AIS ( http://www.usefilm.com/image/684365.html ).

Bom, depois dessa ilustrada, baseado nos negativos e slides que eu tenho, eu produzi imagens mais nítidas com lentes Nikon do que com Canon. Talvez eu esteja mais cuidadoso hoje em dia, quando uso Nikon, do que há 15 anos quando usava Canon. Por outro lado, minhas mãos deviam tremer menos 15 anos atrás, hehehehe...

Eu prefiro o contraste e as cores das Nikkor. Mas de forma alguma as lentes Canon me decepcionaram. Tenho saudades da 55/1.2 e do zoom 70-210/4.0. Eram realmente excelentes.

Para finalizar, realmente é possível fazer fotos nítidas com QUALQUER máquina, desde que você tome uns cuidados básicos com relação a foco e movimento da câmera.

Nesta imagem a 30 x 20 ( http://www.usefilm.com/image/1281498.html ) é possível se ver detalhes do maiô vermelho de uma das crianças, que tem listas azuis que se cruzam. Nesta, ( http://www.usefilm.com/image/480079.html ) é possível ver detalhes da vegetaçnao, do totem e dos passarinhos. A câmera? uma Pentax 280P, uma point and shoot fantástica.

Lentes L vão produzir imagens mais nítidas mesmo na abertura máxima e em grandes ampliações somente se você for capaz de focar no lugar certo e evitar ao máximo qualquer tremidinha. Senão, é dinheiro indo embora pelo ralo.

Quanto as cores, acho que o default da Nikon é mais quente, mas mesmo na Canon, no pós produção, você deve ser capaz de chegar nelas. Agora, se você usa muito flash, o sistema da Nikon é bem superior, DIZEM (nunca usei nas modernas).

Se você deve trocar? Sinceramente, me parece que você está querendo é arrumar uma desculpa ;-) Vai fundo, mas não se endivide. Ah, uma coisa a considerar é qual dos sistemas tem lentes que você prefira. Um pode ter mais grande angulares, o outro ser forte nas teles. Veja bem pra não querer trocar de novo.

Abraço e boas fotos,

José Azevedo
« Última modificação: 27 de Março de 2007, 00:41:43 por joseazevedo »


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #13 Online: 27 de Março de 2007, 00:31:26
Alex,

achei o link para você tirar a pulga detrás da orelha com relação às lentes L:

http://www.porteous.net/test/lense2a.html

Por favor note que o sujeito usou tripé e espelho travado para eliminar tremidas indesejáveis.

Que elas são boas, não há dúvidas. A dúvida é o quanto você irá extrair delas sem mudar seu hábitos atuais. E, se você mudar os hábitos, será que já não vai conseguir imagens mais nítidas com sua lente atual? O tamanho das suas ampliações justificam o investimento numa L?

Só estou tentando dar razão à emoção ;-)

Abraços,

José Azevedo


ALEX_SP

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Março de 2007, 09:29:09
Bom, pelo que parece comprar uma lente L para ver fotos no meu Flatron é pura perda de tempo... A lente pode ser bem melhor mas nao vou conseguir extrair tudo de bom dela as usando vendo fotos no monitor ou em ampliações 10x15!  :laughing:

Engraçado que com a minha coolpix 5700 fiz algumas ampliações a 20x30 e achei a nitidez e as cores bem melhores. Pode ser coisa emocional minha ou até de gosto pessoal, mas me parece realmente que as Nikon trazem um resultado mais nítido e mais vivo.

O importante mesmo é a ajuda e a boa vontade de todos neste forum. Me ajudaram a não sair gastando os tubos na esperança da mágica!  :laughing:

Vou analisar bem os fatos mas se alguém quiser comprar uma XT e uma lente 28-135 3.5-5.6 IS com parassol, filtro UV e PL, ou ainda uma lente 28mm 2.8 baratinha, me dêem um toque, valeu! Ah, e um flash Sigma 500 DG !

Abraços,

Alex  
ALEX SP
------------------------------------------------------------------------
Canon Rebel T3i
Lentes EF-S 18-55mm 4.5-5.6 IS  + + EF-S 15-85mm 3.5-5.6 IS  + EF 70-200mm 4.0 L

Flash Canon 430 EX

Panasonic LUMIX LX-5