Autor Tópico: SOFTWARE GRATUÍTO (NÃO EXPIRA)  (Lida 2261 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Março de 2007, 12:28:03
Amigos,

Quais os melhores softwares de edição de JPG totalmente gratuíto, ou seja, nunca expira?

Eu tenho utilizado o PhotoFiltre e o próprio FastStone, mas a qualidade no FastStone eu acho muito inferior se comparado aos softwares pagos.

Aqui na empresa eu não posso utilizar software das quais são pagos ou mesmo aqueles que expiram depois de um tempo, como Silkypix ou Bibble.

Um outro problema que estou tendo é na conversão dos meus RAW (NEF), pois na Nikon D40 não vem nenhum software de conversão, e também não posso instalar nem o Silkypix nem o Bibble.

Uma outra alternativa seria eu comprar algum software de alguém do forum.

Muito obrigado pelo help.
« Última modificação: 27 de Março de 2007, 18:45:01 por lfedersoni »


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 27 de Março de 2007, 13:10:45
Um software que eu uso para edição de imagens, que considero bom para edição em JPEG é o Gimp. A versão para Windows já é bem estável (não foi sempre assim). Não sei se ele tem algum plugin para abrir raw, mas no site da Nikon acho que você encontra o software que precisa gratuitamente. O Nikon View se eu não me engano abre RAW.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #2 Online: 27 de Março de 2007, 14:27:05
Olá segue alguns software que são gratuítos, não sei se são bons, mas como é gratuíto vc pode baixar e testar e analisar qual deles vai suprir sua necessidade, todos vc pode bixar no site www.baixaki.com.br

PhotoPlus
The GIMP
Image Analyzer
Paint.NET
XnView 1.90  
MAGIX Photo Clinic  
GIMPShop
Bit Funk
PhotoViz  
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Março de 2007, 19:03:56
Citar
Um software que eu uso para edição de imagens, que considero bom para edição em JPEG é o Gimp. A versão para Windows já é bem estável (não foi sempre assim). Não sei se ele tem algum plugin para abrir raw, mas no site da Nikon acho que você encontra o software que precisa gratuitamente. O Nikon View se eu não me engano abre RAW.
Francisco,

Acabei de baixar o Gimp e achei bem completinho, gostei bastante....muito obrigado.:thmbup:

A única coisa é que eu achei a qualidade em adição de saturação inferior ao Photofiltre, veja abaixo a diferença entre as duas imagens. Eu fiz uma série de testes e em algumas situações me parece que ocorre erros muito grandes na saturação. Você já notou isso?



Além disso eu fui buscar uma versão mais atualizada do Photofiltre (www.photofiltre.com) e na versão 8, temos a possibilidade de conversão de RAW de uma série grande de CAMs, inclusive os NEFs.

O Photofiltre é relativamente simples, mas tem boas funções e uma boa qualidade no sharp e saturação.

Por acaso alguém daqui do forum também utiliza o Photofiltre? Alguém já fez comparações entre estes softwares free?

Nigazz,

Obrigado pela dica, vou tentar testar alguns destes que você indicou, mas sinceramente eu gostaria que alguém já tivesse feito este teste. :thmbup:
« Última modificação: 27 de Março de 2007, 19:04:57 por lfedersoni »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino


JuniorBH

  • Trade Count: (45)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.223
  • Sexo: Masculino
    • AcelerAção - Adrenalina sem Limites
Resposta #5 Online: 30 de Março de 2007, 10:42:58
Leandro, o Silkypix tem uma versão Free, mais limitada mas é free mesmo, recebí um email deles falando desta versão, ela é limitada mas deve dar pra trabalhar tranquilo.
AcelerAção - Adrenalina Sem Limites http://www.aceleracao.com.br

Belo Horizonte - MG




Canon/Nikon User



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Março de 2007, 11:24:56
Junior,

Eu venho usando bastante o Silkypix na versão free, porém eu o utilizo apenas para alteração de exposição somente fotos RAW.

O problema do Silkypix free é que para edição de contraste, saturação e nitidez ele é totalmente limitado, existindo setagens prontas por exemplo para saturação temos somente as seguintes possibilidades:
Portrait color 1
Portrait color 2
Memory color 1
Memory color 2
Film color V1
Film color V2
Monochrome

Com isso fica muito limitado a dosagem ideal de cor, contraste e nitidez.

Por outro lado o Photofiltre não tem controle de exposição.
« Última modificação: 30 de Março de 2007, 11:27:22 por lfedersoni »


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #7 Online: 30 de Março de 2007, 11:56:21
Já experimentou o Picasa?

Bem básico tb!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2007, 14:28:18
Citar
Já experimentou o Picasa?

Bem básico tb!
Lipe, muito obrigado pela dica, mas este Picasa é muito simples.

Eu acabei de instalar e ela praticamente não tem função para edição, eu acho que ele é muito mais um administrador de diretórios.

Mas muito obrigado pela dica.