Autor Tópico: Prosumer x SLR  (Lida 19122 vezes)

FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #15 Online: 06 de Maio de 2005, 18:48:13
Eh meu amigo.... Há males que vem para o bem MESMO!!

Mas eu fico feliz que voce trocou e gostou.... E aí, fala um pouco se voce está sentindo diferenças...

O Léo vai até falar que não concorda, mas confesso que já pensei em trocar por uma D70 exatamente por causa de que a Canon estoura no branco, e isso é duro.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #16 Online: 06 de Maio de 2005, 18:54:58
Oportuno esse relato, Alexandre: algumas vezes já me peguei (e sei que esse é o destino, mas não agora) pensando em adquirir uma D70. Essa questão que você colocou, por mais bem debatida que tenha sido, não se esgota, pq sempre envolve emoção, e emoção leva a gente a atos pouco prováveis se tivessemos refletido bem, ao menos p mim fotografia virou 'cachaça', vício, se deixar eu compro uma D70 e uma nova Nikon S1 como ultra-compacta e ainda algumas lentes, como uma 50mm, 150-300mm ED F3.5, colorimetro, etc.

Mas aí pego fotos de um book feito por uma garota que tem feito sucesso em foto de moda aqui no RS, Letícia Wolf, enviadas pela modelo, uma amiga. Vou olhar o exif, as fotos excelentes, surpresa, uma S7000. Tudo bem, iniciando, é provável que logo ela tenha uma outra câmera, mas fez um belo trabalho profissional com uma câmera que muitas vezes amadores 'metem lenha', pegam pesado.

Rola excesso de informações que as pessoas n estão sabendo lidar, reviews demais, fotografia de menos e acabam sobrando conclusões e compras equivocadas. Resultado: fotos superexpostas, luzes estouradas, foco mal feito, mas tudo com baixo ruído.

Como o Fábio disse acima, a Rebel que é uma boa câmera, acaba referida como refugo, quando a verdade é que a 350D é melhor pq corrigiu alguns defeitos, melhorou a resolução em 200 linhas. Mas para quem não usava controle de compensação e não imprime no máximo isso pouca diferença faz.

O corpo que é algo efêmero acaba recebendo atenção em detrimento das lentes. Deveria ser o contrário, como disse o Fábio tbm. Corpo sempre pode ser trocado, substituido por tecnologias melhores, mas quem tem lentes antigas consegue usá-las seja numa D70 ou Rebel (com algumas limitações dependendo da série), acaba-se com lentes fracas num bom corpo e o orçamento estourado, será que vale a pena?

Eu penso que existem situações que remetem quase que necessariamente a DSLR's, mas aí deixa de ser uma opção: 1) amadores com necessidade de alto iso/baixo ruído; 2) amadores com necessidade de variação de comprimentos focais não abrangidos pelas compactas; 3) profissionais (embora aqui, muitas vezes, mais por necessidade dos clientes).

De resto, parece um exagero de consumo. Comparei umas fotos de uma Nikon D2H com fotos tiradas em situação idêntica com a minha FZ15. A Nikon estava com uma lente Nikkor 150-300 de U$120. Vantagens da Nikon: possibilidades avançadas como controle de flashs remotos, controles, disparadores, baixo ruído, velocidade, recursos, mas sem uma lente proporcional a essa câmera? Como ambas são 4mp, as fotos da FZ15 de paisagens sairam no mínimo idênticas, e as de pessoas, a Nikon manteve um pouco melhor as texturas, mas pouca coisa. Preços: Nikon D2H, U$2450; FZ15, U$450.

De repente estou falando alguma bobagem, pq eu mesmo tenho que me segurar p não sair comprando novas câmeras a cada lançamento, então quem sou eu p criticar a compra alheia. Particularmente vou acabar migrando para uma DSLR como a D50, mas não por necessidade, e sim pq o mercado jogou o preço dela abaixo de prosumers de alto ruído. Ou por achar que minhas fotos não são mais dignas para minha FZ, por enquanto é o contrário.
« Última modificação: 06 de Maio de 2005, 19:01:23 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #17 Online: 06 de Maio de 2005, 19:07:26
Guss, voce tá certo...

A questão da escolha da camera tem que ser tratada com muita cautela... A coisa do consumismo é forte.... Com o advento da internet, alta disponibilidade de informação, gera ainda mais impulsos consumistas que qquer coisa.... A realidade é que não precisamos de cameras assim tão caras se não usamos ela em seu limite...

Sobre fotos com S7000, eu sei o que está dizendo.... Para fotos com boa luz, nossa, sem comparação.... Tem uma forista chamada Olivia, que tem uma S7000. Ela fez umas fotos no primeiro workshop que voce não diz que foi com compacta.... Excelentes....

Acho que o problema está conosco mesmo.... Completamente levados pelo mercado... Mas isso faz parte mesmo.

E eu, como um avido consumista que não tem muito para gastar, me vejo falando das minhas próprias fraquezas....

Abraço,
fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


aaserodio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Resposta #18 Online: 06 de Maio de 2005, 20:09:07
Guss,

  Derrepente para uma pessoa fotografar um book, uma modelo parada, um still, uma prossumer pode atender perfeitamente, pois não questiono a qualidade da imagem e sim a forma de captar esta imagem. Eu mesmo tirava fotos de pequenos produtos com a coolpix com imagens excelentes , e ela era uma compacta de 4MP!!
O que acho mais fantástico na DSLR é a sua velocidade de captura e foco.
sabe o que mais eu fotografo : meu filho....
1 ano e dois meses de vida, tenta pedir para ele ficar parado! impossível !, então para pegar momentos especiais só com a DSLR. O tempo que fiquei com a 8800 eu praticamente não consegui fotografar um momento legal do meu filho, ele só saia de rosto virado.
Eu tentei mudar para a prossumer achando que ela me atenderia e que eu ia parar com aquela neura de que " preciso comprar uma grande angular luminosa" , preciso de "flash externo", agora preciso de uma "tele".....
mas foi mais forte que eu, assim acabei pegando a D70 mesmo. A lente dela é muito boa, tem a GA que preciso, já comprei o flash, só falta comprar (bem lá na frente) uma 70-200 ou 70-300 que tá tudo resolvido. Assim espero.

Abraços,  Alexandre Serodio


aaserodio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Resposta #19 Online: 06 de Maio de 2005, 20:17:59
Fernando,

as principais diferenças que notei até agora:

-Lente do kit infinitamente melhor que a da Rebel, agoro posso usar GA(o q mais uso)
-Velocidade superior de foco.
-Preciso dar menos USM que na Rebel, a maioria das fotos não dei,acho que o Low pass é menos agressivo.As fotos saem um pouco mais prontas sem perder texturas.
-Vc liga e ela já tá pronta p/ bater, não precisa esperar nem meio segundo: ligou , bateu!
-A foto aparece no monitor antes de vc conseguir abaixar a máquina para ver.
- Não sub-expõe tanto as fotos.
-Tem medição spot
-Praticamente todos os comandos à mão, sem precisar acessar menus.
-PRETA rsrsrsrsrs

Depois que conhecer melhor a máquina posto mais aqui.


abraços
« Última modificação: 06 de Maio de 2005, 20:19:21 por aaserodio »


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #20 Online: 06 de Maio de 2005, 20:41:31
Eu não saberia comparar o foco das digitais que usei com o foco da 8800 pq não peguei ela na mão. Achava ela uma câmera interessante, mas vc é mais um que vejo confirmar que é lenta, e câmera de foco lento não dá. Pena você não ter experimentado uma dessas novas Panasonic, a FZ15 (ou 20) na minha opinião é mt, mt rápida mesmo, se a luz ajudar ou usar no manual mode o foco é instantâneo. Já a outra Panasonic e a Fuji que tive antes não eram assim. E é realmente mt ruim perder uma boa foto por culpa de um foco lento.

O que eu quis ressaltar não foi o usuário que tem uma necessidade específica, mas justamente a confusão que o usuário, que não sabe bem as necessidades que tem, acaba fazendo.

Acho mesmo que se for p comprar uma prosumer dessas na faixa de 700-900 dolares tem mais de partir para uma dslr, até pelo preço equivalente, aí é mais negócio.

Mas o que quis dizer é que é possível começar com uma S7000, FZ20, C7070, A200, todas abaixo dos U$550. Muitos que compram não vão tirar tudo que poderiam dessas câmeras, por outro lado tem muita foto ruim saindo de DSLR.

---

Voltando um pouco pro tema do tópico.

Mari, se você pretende fazer fotos de eventos como shows e pelo preço alto das prosumers só vejo dois caminhos. Partir para uma Rebel ou D50 ou tentar um modelo reduzido de lente rápida (ou clara como alguns dizem). Eu só n entendi uma coisa, isso é 'for fun' ou é trabalho? Pq com certeza usando uma dslr fica mais difícil fazer fotos de shows se n tiver credenciais ou autorização, impossível enganar seguranças com uma câmera chamativa e grande.
« Última modificação: 06 de Maio de 2005, 20:46:47 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #21 Online: 06 de Maio de 2005, 21:12:50
Só um comentário Fernando, Canon estoura branco contraria um pouco da lógica hehehehe! A Canon 300D tem 8 pontos de latitude contra 7 pontos da D70, se a Canon está estourando é pq está mal ajustada ou vc está errando na fotometria :)
Tente compensar a exposição para baixo um pouco. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #22 Online: 07 de Maio de 2005, 22:26:24
Tenho uma Fuji S5100, que não é prosumer, mas superzoom. Além dela tenho alguns corpos Pentax, uma pequena coleção, com modelos desde a Pentax S3 de 1961 até uma ZX-5 de 1996, e diversas objetivas de 24mm até 500mm.

Atualmente utilizo a S5100 quase que exclusivamente, e o que agrada bastante é o peso e tamanho. Em uma bolsa pequena tenho uma equivalencia a um conjunto (37-370mm), que com a Pentax seria necessário 2 ou 3 objetivas, com um peso cerca de 3 a 4 vezes maior. Além disso a abertura máxima da S5100 é 2.8 em Wide e 3.1 em Tele, o que na SLR seria proibitivo em termos de preço e peso.

Penso no futuro adquirir um DSLR, certamente Pentax, mas creio que o uso seria mais esporádico do que a S5100, principalmente pelo peso e tamanho.

Em termos de rapidez realmente as SLR são melhores que a S5100, principalmente o foco, que dá para fazer perfeitamente em manual. Na S5100 o foco manual é terrível. Outro ponto que me desagrada na digital é a enorme profundidade de campo. Em alguns casos é vantagem (macro e paisagens por exemplo), mas na maioria das vezes não é.  


Rafael Portela

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #23 Online: 08 de Maio de 2005, 19:08:53
olha, eu tenho uma minolta A200 e ela eh bem rapidinha. nao sei se tem alguma "nao reflex" mais rapida que ela, quem souber me diga pra eu ficar melhor informado. mas da pra tirar a foto do seu filho tranquilamente, a nao ser que ele seja o The Flash. Em relaçao a fotos em shows, da pra ser feito. Como Leo sempre diz, nao adianta nada aquele iso alto se voce vai usar uma lente 4,0 ou 5,6.
na minolta da pra usar o iso 800 com abertura 2,8. sem contar que tem o anti-shake, que permite voce usar velocidades mais baixas nas tele (acho que fiquei viciado no anti-shake, quero ver como sera minha vida sem ele). o iso 800 no computador ate que eh ruidoso. na foto impressa da pra usar tranquilo.
claro que eu nao estou comparando com uma dslr, mas ainda acho uma bela maquina a ser comprada a depender de seus objetivos. tenho ela e recomendo a todos, apesar de estar botando-a a venda. quero vende-la simplesmente porque herdarei algumas lentes canon, entao pretendo comprar uma rebel. nao da pra ter as duas ($$$) mas vou me desfazer dela com tristeza porque ela eh muito gostosinha de se usar e dá pra levar pra qualquer lugar.  
sei que aqui nao eh a seçao de compra e venda mas aproveito pra dizer que to vendendo por R$2500 ou negociando com troca envolvendo alguma canon dslr.
abraços,
[]
Rafael Porteça
Rafael Portela
Salvador-BA
MTSC - Movimento dos Trabalhadores Sem Câmera


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #24 Online: 08 de Maio de 2005, 22:52:55
Acho que o próprio título do tópico aponta para uma situação interessante: As prosumers vieram criar um conceito diferente de câmera, e o que se discute é se esse conceito dá conta ou não de grande parte do "serviço" antes feito por SLRs.

Pois com filme por valor bem abaixo de uma prosumer se teria uma SLR de boa lente. Essas SLR, as K1000, as Spotmatics, as EOS de menor perfil, essas câmeras são as que estão sendo substituídas, ou melhor, as cuja faixa está parcialmente ocupada pelas prosumers e superxzooms (pois concordo com o Gustavo, a diferença entre elas é somente nomenclatura do mercado em grande parte das vezes). Estou aí sendo injusto com as Pentax ao compará-las com uma EOS de entrada, pois apesar delas serem baratas oferecem excelentes óticas mecânicas. Mas, enfim, é essa faixa de fotógrafos que está adotando as prosumers como câmera principal.

Por outro lado, a não ser que a pessoa precise, as DSLRs de entrada não são tão melhores que as prosumers assim. Bem, tá legal, a latitude é maior e se estiverm com lentes melhores a coisa fica diferente, mas no nível do Kit a diferença não é tão grande. No tamanho ce cópia, não há vantagem perceptível. Só nos itens de ISO e velocidade.

Minha trintenária Kiev troca as lentes. Tenho três lentes, e acho muito chato trocá-las, pois dificilmente eu faço uma continuidade de, digamos 10 fotos com a mesma lente (exceto a 50mm). A s7000 termina sendo mais usada pela praticidade.

Ainda estamos na puberdade digital. Na puberdade as mudanças são muito rápidas. Acho que nem as SLRs atuais chegaram ao formato definitivo, nem as prosumers amadureceram suficientemente.

Minha posição ainda é conservadora no sentido de ter câmeras baratas pois transitórias.

 


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #25 Online: 09 de Maio de 2005, 12:38:33
A D50 seria uma versão "inferior" da D70?

Bom... a princípio, eu gosto de tirar fotos de shows "for fun", mas tenho muitos amigos que tocam em bandas, e eu mesma já toquei em uma durante 5 anos! Quando falo de shows, não falo somente de shows profissionais, grandes, em que só entram jornalistas com credenciais... Falo de todos os tipos ;o) Principalmente o de bandas não tão profissionais assim.
Também gosto muito de fazer retratos e fotos de pessoas em movimento, pegar expressões, momentos, etc. Isso tb inclui esportes e dança.

Sacou? ;o)

Que bom que o tópico tá rendendo. Tô aprendendo muita coisa nesse fórum =o)


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #26 Online: 09 de Maio de 2005, 13:24:39
Não sei se dá para falar em inferior a D70, ela vai ser inferior a D70s, mas como corrigiu alguns pqnos probleams da D70, e ainda tem lcd melhor, um bom eyecup que compensa um pouco o viewfinder pqno, não sei se dá para dizer que a D50 é inferior a D70, acho que vai ser uma ótima pedida.
Nikon/Panasonic Gear


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #27 Online: 11 de Maio de 2005, 12:57:43
Ahn sim, mas ela acabou de ser lançada, né?
=oP
Eu tô vendo se meu primo que mora nos EUA vem em julho. Se ele vier, disse que tras a câmera pra mim na boa... Tô até pensando em comprar a Rebel xt =oP


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #28 Online: 11 de Maio de 2005, 13:23:24
Léo,

Na realidade, normalmente estoura quando estou usando o flash... Parece que a cam fica meio desobediente.... Mas a cam só estoura se eu fizer meleca na fotometria! :)

Agora com flash, a cam. muitas vezes insiste em não colaborar!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #29 Online: 11 de Maio de 2005, 15:14:00
Pô, se eu pudesse não usava flash nunca, mas realmente, tem uns casos que são meio difíceis de não usar =o/
Eu uso a sony p-92 e simplesmente odeio o flash dela. Deixa as pessoas com 99% mais olheiras e manchas no rosto e qualquer coisa que na vida real nem são mto aparentes.