Autor Tópico: Prosumer x SLR  (Lida 19073 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #30 Online: 11 de Maio de 2005, 16:36:25
Talvez pq o flash demonstre imperfeições da pele p. ex. que sem ele ficam com pouco destaque :].
« Última modificação: 11 de Maio de 2005, 18:18:21 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #31 Online: 11 de Maio de 2005, 17:45:09
É...

Realmente a luz dura causa esses problemas...

A vantadem de um flash dedicado é que voce pode usar um difusor que diminui consideravelmente as sombras da luz dura...

Estou atras de um difusor pro meu sigma 500 super, mas ainda não consegui achar!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #32 Online: 11 de Maio de 2005, 19:15:53
Fernando é tudo questão de ajustar a compensação de exposição, não sei se vc viu, mas o 500 DG Super permite ajustar a compensação de exposição no próprio flash ;) Assim vc não fica dependendo da compensação de exposição da 300D (que não existe heheh).
Eu estou gostando pacas desse sigma, achei ele mais legal do que o SB800, recicla mais rápido e dispara mais forte, apresenta os mesmos resultados em termos de fotometria e tem exatamente os mesmos recursos.
To gostando muito dele, só tenho usado ele ultimamente.

 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #33 Online: 12 de Maio de 2005, 10:31:50
Leo,

Realmente o Sigma é mto legal... Sobre a compensação, eu compenso entre 1/3 ponto e um ponto. Mas de vez em quando ele estoura e de vez em quando subexpoe...

Uma coisa que percebi, o fotometro da camera calcula contar a luz do flash, não é? Pq eu normalmente fotografo no manual com velocidade 1/80, 1/60 e f/4.5, 5.6. Sei que a foto vai sair correta pq o flash faz a compensação e o E-TTL gera a luz correta, mas o fotometro me diz sempre que estou sem luz... Isso é normal? É um modo da camera me mostrar qdo tenho luz e que talvez não precise de flash?

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #34 Online: 12 de Maio de 2005, 10:39:10
Fernando isso é normal, pq ela faz a medição do TTL com o pré flash, uma forma de diminuir os erros com o flash é ajustar um modo de exposição adequado. Os sistemas que usam pré flash possuem uma certa variabilidade mesmo, acredito que porque o pré flash seja mais fraco do que o flash propriamente dito e isso pode gerar certos erros de cálculos a certas distâncias.

Vc está certo quanto a afirmação de a abertura ficar fixa e o flash variar seu tempo de disparo no TTL.
Só se lembre que velocidade não influencia na exposição com flash.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #35 Online: 12 de Maio de 2005, 11:16:49
Eh verdade... A velocidade não influencia. No entanto, ela me permite aproveitar melhor a iluminação do fundo da foto, não?

Outra coisa: Seria legal eu usar um difusor na cabeça do flash para as fotos de eventos sociais??? Onde eu arrumo um difusor?

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #36 Online: 12 de Maio de 2005, 12:36:38
Exato... Ela vai afetar na luz ambiente ehehe! Esse assunto é amplamente discutido nos workshops hehehe!

Seria legal sim, eu particularmente gosto muito.
Casas especializadas em fotografia costumam ter, a cabeça do sigma é compatível na maior parte das vezes com a do Canon 550EX.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


lincoln_designer

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #37 Online: 13 de Maio de 2005, 11:17:38
Citar
Exato... Ela vai afetar na luz ambiente ehehe! Esse assunto é amplamente discutido nos workshops hehehe!

Seria legal sim, eu particularmente gosto muito.
Casas especializadas em fotografia costumam ter, a cabeça do sigma é compatível na maior parte das vezes com a do Canon 550EX.
E esses cartões brancos que vejo a galera prendendo na cabeço do flash com elástico?

o que você acha da utilização ?


 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #38 Online: 13 de Maio de 2005, 13:42:19
Tbm funcionam, mas o difusorzinho que o Fernando tá falando é show de bola heheh!
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #39 Online: 13 de Maio de 2005, 18:10:31
Qual a média de preço desses difusores?


andregani

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #40 Online: 14 de Maio de 2005, 17:08:09
Não dá pra negar que as "compactas" estão evoluindo muito nos 2 principais quesitos que até agora as DSLRs davam de 10:

1)ISO Alto
Vcs viram a nova Fuji F10? Dá uma olhada no nivel de ruido:
http://www.dpreview.com/reviews/fujifilmf10zoom/page8.asp
Não digo que chegou nas Dslrs, mas está chegando perto...


2)Velocidade de foco
A nova panasonic FZ5 tem um modo de high speed focus onde o foco trava em 0.2segundos. Tempo bem perto de uma DSLR...


Acho que cada vez mais estes dois aspectos vão melhorar nas "compactas" deixando as DSLRs somente para pessoas que precisem trocar de objetivas  


Claudio Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #41 Online: 14 de Maio de 2005, 17:50:55
Citar
(...) Após o lançamento da 350D parece que existe uma tendência a "piorá-la" (300D) muito além da realidade, mas lembre-se que até 2 meses atrás essa câmera era o sonho de consumo da maioria dos amadores avançados e a escolha de diversos profissionais (...)
Olá, amigos queridos!

Perdoem, mas vou retornar num assunto levantado bem no início deste tópico. Acho curioso essa questão da comparação entre 300D e 350D. Após muita dúvida, fiz o pedido da minha Rebel 300D, estou apenas aguardando a chegada do equipamento, por volta do dia 19/05.

Realmente, como disse o nosso amigo, parece haver uma tendência a piorá-la. Percebo que muita gente aqui no fórum opta pela XT quando resolve partir para uma SLR. Reconheço que até mesmo eu pensei nessa possibilidade, meio que influenciado pelo que lia aqui.

O engraçado é que boa parte deles parte de uma câmera compacta, sem muitos ajustes manuais, e sem possuir grandes conhecimentos também, mas preferem adquirir uma câmera "último tipo", sem levar muito em consideração o uso que vai dar para ela, ou sem a preocupação de um investimento em lentes de qualidade. É provável que nunca vão utilizar tudo o que uma 300D pode oferecer, mas por que comprar essa se eu posso ter uma mais atual, não é mesmo? Até que ponto isso decorre do marketing eu não sei.

Eu optei pela 300D por questões financeiras. Acho que, para a minha necessidade, não faz sentido gastar algo como mil reais a mais com uma 350D. Essa será minha primeira digital, nunca usei uma SLR antes, nem mesmo 35mm. Agora, com o formato digital equiparado ao 35mm em qualidade, e superior em praticidade, resolvi apenas ressussitar minha antiga paixão por fotografia, sem grandes pretensões, suprimida por ser um hobbie caro. Dessa forma, preferi investir a diferença na aquisição de uma boa lente de entrada. Por enquanto, pra mim é o suficiente.

Proprietários da XT, por favor não me entendam mal. Espero que essa câmera seja exatamente o que vocês precisam. Só fiz uma ressalva, porque às vezes a gente não pesquisa nem avalia muito bem antes de comprar, deixando-se levar pelo impulso. Eu mesmo quase caí nessa!
« Última modificação: 14 de Maio de 2005, 18:09:32 por Claudio Santos »