Autor Tópico: Prosumer x SLR  (Lida 19095 vezes)

marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Online: 06 de Maio de 2005, 11:44:33
Aí... Preciso da opinião dos amigos do fórum.

Estou com muitas dúvidas e ficando cada vez mais perdida sobre qual cãmera comprar!

Pensei na C-8080, estava quase certa de que era ela a minha escolha, mas depois, comecei a pensar com mais calma, e como gosto muito de tirar fotos em shows (preciso de um iso mais alto), achei que ela poderia não dar conta do recado.
E aí? vale a pena eu esperar mais um tempinho e investir numa SLR? Nem que seja a 300D.
Eu gosto muito de tirar fotos de pessoas (retratos), pegar detalhes de expressões, e gosto de fotos em movimento, como de esportes e coisas assim. Também adoro fotos de natureza e paisagens. Eu amo fotografia, e quero uma câmera que vá me satisfazer na boa, sem que eu precise fazer um upgrade durante um bom tempo. Mas... as SLR são mais caras, né? Táí a minha dúvida, do melhor investimento, custo-benefício e tal.
Também me interesso em começar a criar, de leve, um portfólio nessa área. E, quem sabe, fazer um curso bacana, levar o lance mais a sério mesmo.

Isso me faz entrar em outra questão:
A remuneração e reconhecimento nessa área, são satisfatórios?

Help! - quanto mais eu pesquiso, mais perdida eu fico =oP


Valeu! =o)


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2005, 11:57:46
Eu estou numa situação parecida com a tua. Preciso fundamentalmente de ISO alto com qualidade (800, 1600).
Dá uma olhada nesses tópicos:
300D vesus 350D
e
Fotos em movimento com pouca luz
Pelo preço, a 300D até que está saindo bem em conta, mas ainda tem a quetão das lentes (mas isso pode ser providenciado com o tempo...). Pelo que vi até o momento, acho que com a 300D não precisaria pensar em upgrade por um bom tempo. Claro, tem que esquecer o marketing, pois estão sempre criando "necessidades" novas ;)
Um abraço!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2005, 13:02:23
Olha tudo depende do investimento que vcs pretendem fazer.
Não adianta ter uma câmera boa de ISO 400 se vc vai usar lentes 4.5-5.6, enquanto vcs teriam uma prossumer de ISO 100 com lente 2.8.
Ou seja, não é só o ISO que tem que levar em conta é a abertura tbm, é ai que as prossumers tem uma enorme vantagem sobre as SLR, pois para uma DSLR ficar realmente com uma boa vantagem sobre uma prossumer vc precisa investir em boas lentes e ai o custo de uma DSLR acaba ficando o dobro de uma Prossumer (uma boa lente 2.8 custa uns bons dólares).
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2005, 13:50:40
Pretendo gastar entre 3 a 3,5 mil reais, mas tenho um primo que mora nos EUA e deve  vir em julho... Faria a compra com pela net e ele traria pra mim.

Interessante isso aí, mas meio complicado mesmo...
Pq tipo. Eu já usei pra tirar fotos de shows, uma Nikon F2 com a lente 1.4, e filme 800... mesmo assim, a velocidade que eu podia usar era baixa. - será que esses valores entre analógicas e digitais é equivalente, ou não?
Porque se forem, então a C-8080 nem iria valer a pena, pq ela só tem até iso 400.

=oP
ai ai


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2005, 14:37:49
Marib...

Com uma lente como a sua em ISO 800 voce poderia se dar ao luxo de usar em ambientes escuros...

Os valores de EV (medição de luz) são os mesmos nas analógicas e digitais, com a diferença que nas digitais voce consegue regular tambem o ISO (respeitando as limitações de ruido que a mesma tem).

O ponto do ISO 400 é que ele gera um ruído razoável nas Prossumers.

Se voce vai ter a possib. de alguem te trazer, fica, sem duvida, mais fácil...

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2005, 14:41:27
Marib,

Um novo forista perguntou sobre cameras para fotografar casamento e eu expliquei meu ponto de vista para aquisição de um equipamento Prossumer ou DSLR...

Camera para Casamentos

Abraço,
Fernando
 
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


aaserodio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2005, 15:24:03
Marib,

Acabei de passar por uma situação que pode te ajudar na escolha.
Minha história nas digitais começou com uma Sony P31(horrível), depois troquei por uma Nikon 4500 (muito boa esta compacta) e depois pulei para uma Rebel(Excelente), mas como sou amador, em uma determinada hora, comecei a achar que ela era muito grande para carregar por aí, e vc começa a ficar doido por lentes e mais lentes, se deixar vc gasta todo seu dinheiro em lentes, tem que ter muita força de vontade para não cometer loucuras.
Por isto resolvi dar um passo "atrás" e comprei uma Nikon 8800, por azar (ou sorte), quando a camera chegou ela estava com um problema e o vendedor não tinha outra igual para mandar, como já tinha comprado o flash nikon, teria que aguardar 2 semanas para chegar outra igual. Nos testes que fiz com ela vi que não me acostumaria nunca mais com uma compacta ou prossumer, não pela qualidade da imagem, e sim por outros motivos : demora no foco (não consegui pegar uma foto com meu filho olhando para a máquina....), bater foto pelo monitor, ruído alto, poucos botões para ajustes e muitos menus até chegar a regulagem que vc quer, velocidade de captura, fotos muito trabalhadas pelo software interno(muito pouco perceptível no monitor, só não sei em ampliações) e outras particularidades que eu não me acostumaria.
Resultado :
Um rombo na minha conta corrente!!!
Por já estar com o flash Nikon e já ter tido uma ótima experiência com a 4500, comprei a D70[/b][/size] :D  :D  :D
A máquina é fantástica, nos poucos testes que fiz com ela estou maravilhado, achei ela melhor que a Rebel ( velocidade, não sub-expõe tanto as fotos,lente do kit melhor, muitos ajustes disponíveis de fácil acesso, qualidade da imagem entre outros ) e se Deus quiser nunca mais saio de uma DSLR.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Alexandre serodio


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2005, 16:01:00
Citar
Por já estar com o flash Nikon e já ter tido uma ótima experiência com a 4500, comprei a D70[/b][/size] :D  :D  :D
A máquina é fantástica, nos poucos testes que fiz com ela estou maravilhado, achei ela melhor que a Rebel ( velocidade, não sub-expõe tanto as fotos,lente do kit melhor, muitos ajustes disponíveis de fácil acesso, qualidade da imagem entre outros ) e se Deus quiser nunca mais saio de uma DSLR.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Alexandre serodio
Excelente opção, amanhã já tô pegando a minha :D  

Mas a 300 D é uma boa opção ainda mais se for avaliar o preço.
Eu comecei com uma reflex de filme (EOS 30), então acostumei com o jeitão dela e apesar de ter tido uma compacta (Sony V1), fotografar com reflex é melhor.
Abs
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2005, 16:02:42
Alexandre, to tentando falar com vc por e-mail mas não consigo... Será que voce pode me mandar um e-mail:

fernandopaes arroba hotmail.com

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


rineves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2005, 16:10:15
Citar
Marib,

Acabei de passar por uma situação que pode te ajudar na escolha.
Minha história nas digitais começou com uma Sony P31(horrível), depois troquei por uma Nikon 4500 (muito boa esta compacta) e depois pulei para uma Rebel(Excelente), mas como sou amador, em uma determinada hora, comecei a achar que ela era muito grande para carregar por aí, e vc começa a ficar doido por lentes e mais lentes, se deixar vc gasta todo seu dinheiro em lentes, tem que ter muita força de vontade para não cometer loucuras.
Por isto resolvi dar um passo "atrás" e comprei uma Nikon 8800, por azar (ou sorte), quando a camera chegou ela estava com um problema e o vendedor não tinha outra igual para mandar, como já tinha comprado o flash nikon, teria que aguardar 2 semanas para chegar outra igual. Nos testes que fiz com ela vi que não me acostumaria nunca mais com uma compacta ou prossumer, não pela qualidade da imagem, e sim por outros motivos : demora no foco (não consegui pegar uma foto com meu filho olhando para a máquina....), bater foto pelo monitor, ruído alto, poucos botões para ajustes e muitos menus até chegar a regulagem que vc quer, velocidade de captura, fotos muito trabalhadas pelo software interno(muito pouco perceptível no monitor, só não sei em ampliações) e outras particularidades que eu não me acostumaria.
Resultado :
Um rombo na minha conta corrente!!!
Por já estar com o flash Nikon e já ter tido uma ótima experiência com a 4500, comprei a D70[/b][/size] :D  :D  :D
A máquina é fantástica, nos poucos testes que fiz com ela estou maravilhado, achei ela melhor que a Rebel ( velocidade, não sub-expõe tanto as fotos,lente do kit melhor, muitos ajustes disponíveis de fácil acesso, qualidade da imagem entre outros ) e se Deus quiser nunca mais saio de uma DSLR.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Alexandre serodio
Pô Alexandre....rsrsrsrsrs
Estamos passando pela mesma situação...rsrsrsr
Vendi minha rebel pensando em dar um passo atrás e pegar uma FZ20, mas...
pra falar a verdade, nunca tinha tido contato com uma compacta antes...e cheguei à conclusão que são muito lentas (comparando com uma SLR). Concordo com tudo que vc disse...
Resultado: rombo na conta também...rsrsrs
Acho que vou para a rebel de novo...350.
 


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2005, 17:50:52
Marib, só uma questão que acho importante. Você mencionou da seguinte forma: "nem que seja a 300D"... A 300D é uma câmera muito boa e com muitos recursos, acho que merece a devida consideração ;) . Após o lançamento da 350D parece que existe uma tendência a "piorá-la" muito além da realidade, mas lembre-se que até 2 meses atrás essa câmera era o sonho de consumo da maioria dos amadores avançados e a escolha de diversos profissionais.
Quanto às lentes, você gasta sim com isso. No entanto, tome isso como investimento pois depois você vai trocando (se necessário) o corpo da câmera e mantém as lentes (que normalmente mantém o preço, ao contrário das câmeras). Não sei qual será seu uso, mas creio que uma DSLR "de hoje" poderá atendê-la por bastante tempo...
Tenho uma FZ10, e estou cada vez mais propenso a partir pra DSLR. Lendo o texto do Seródio o incentivo pra um rombo na MINHA conta corrente tá me martelando a cabeça...
Abraços!    
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #11 Online: 06 de Maio de 2005, 17:59:15
Sabe uma coisa:

Esse negócio de lentes mexe com a cabeça do cidadão...

É uma coisa de: "Preciso de uma lente melhor" que toda hora tira a minha paz...

Infelizmente meu impulso consumista ainda tem dado ordens, mas estou tentando controlá-lo!

A coisa é: Acho que são poucos os que conseguem abrir mão de suas DSLR para trocar por compactas....

Ainda bem que deu tempo pra correr atras e consertar, não é Alexandre?

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #12 Online: 06 de Maio de 2005, 18:27:09
Citar
Marib, só uma questão que acho importante. Você mencionou da seguinte forma: "nem que seja a 300D"...
De maneira nenhuma quis desconsiderar a 300D, até pq estou pensando em comprá-la. Pra mim, certamente seria mais do que suficiente. Eu falei desse modo, pq sei que aqui no fórum tem uma galera bem profissional ;o)


O relato de vocês me ajudou bastante! Acho que vou de SLR tb! =o) Adoro fotografar com a Nikon F2 antigona do meu pai, mas gasto mto com filme ;o) E isso de poder ver a foto logo depois, é muito legal, porque você começa a aprender com os erros, e não precisa esperar uma próxima vez pra fotografar (e acaba perdendo a cena).

Gente, acontece com vocês tb?
Eu tenho sonhado com fotografia e câmeras quase toda noite. Tô pirando? =oP
;o)


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #13 Online: 06 de Maio de 2005, 18:30:57
É muito provavel que voce esteja pirando sim...

Mas tudo bem, Marib... Essas coisas já aconteceram com todo mundo aqui do forum!

300D, boa pedida!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


aaserodio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Resposta #14 Online: 06 de Maio de 2005, 18:34:13
Citar
Sabe uma coisa:

Esse negócio de lentes mexe com a cabeça do cidadão...

É uma coisa de: "Preciso de uma lente melhor" que toda hora tira a minha paz...

Infelizmente meu impulso consumista ainda tem dado ordens, mas estou tentando controlá-lo!

A coisa é: Acho que são poucos os que conseguem abrir mão de suas DSLR para trocar por compactas....

Ainda bem que deu tempo pra correr atras e consertar, não é Alexandre?

Um abraço,
Fernando
Se a máquina nova não tivesse chegado com 8.000 fotos tiradas , eu taria tendo um prejú maior, pois em dois meses taria vendendo para comprar outra reflex....


Abraços,  Alexandre