Autor Tópico: Por que só 80%?  (Lida 1674 vezes)

Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Maio de 2005, 01:00:32
Pessoal, porque as compactas que usam viewfinder ótico (OVF  :rolleyes: ) só cobrem 80% da área fotografada em wide? Será que não existe ainda uma tecnologia para 100%? Ou os fabricantes estão de sacanagem?  <_<  


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2005, 01:55:47
Algumas conseguem mais... É uma limitação técnica e de custo, note que estão se popularizando as compactas sem OVF inclusive, como algumas novas Sony e Olympus. No fim das contas, tão pouca gente usa o OVF nas compactas, que os fabricantes não dão a mínima mesmo. Preferem investir em LCDs gigantes, que são bonitinhos mas pouco acrescentam pra quem simplesmente deseja fotografar com alguma qualidade :(
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2005, 09:26:08
Citar
Preferem investir em LCDs gigantes, que são bonitinhos mas pouco acrescentam pra quem simplesmente deseja fotografar com alguma qualidade :(
Nunca usei o viewfinder na minha A60... :P
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...5533;entry12691

Vewfinder pra mim só em SLR.  
« Última modificação: 07 de Maio de 2005, 09:29:31 por Pictus »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2005, 11:07:55
Olha, nem na maioria das SLR o view cobre 100%, fazer bons views aumenta muito o custo das câmeras e é um quesito que normalmente só é valorizado por fotógrafos profissionais e experientes, que conhecem bem a utilidade de um view de qualidade.
Outro fator importante em um view é a magnificação, que normalmente também é muito difícil, o ideal para fotografia seria um view com magnificação 1X e 100% de cobertura (ou mais de 100%, alguns fotógrafos de ação gostam de views que permitam ver mais do que a foto).
Para você ter uma noção de como o View de algumas SLR são ruins, existem algumas (como a D70) que possuem view de penta mirror, com 95% de cobertura e 0,75X de magnificação.
Via de regra o ideal é ter pelo menos 90% de cobertura e 0,8X de magnificação, qualquer coisa abaixo disso é super prejudicial, grids e ferramentas de ajuda visual que possam ser desativadas são sempre bem vindas e views próximos do perfeito (100% de cobertura com 1X de magnificação como o da Olympus E-1) são sempre muito bem vindos, porém todos esses fatores vão encarecendo muito a câmera, pois fazer um bom view é caro como fazer uma boa lente. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2005, 17:44:50
Acontece que lentes exigem um padrão de qualidade muito alto, que não pode haver erros, enquanto que os viewfinders podem ser feitos de acrílico mesmo, só para ver o enquadramento do objetivo. Bom, mas fazer o quê... Como dito, as fábricas não estão nem aí com o OVF.
 Ai, ai, como é ruim ser pobre e não ter bufunfa para comprar ao menos uma prossumer... Depois dizem que dinheiro não traz felicidade  :P  


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2005, 17:51:39
Pictus... Eu usava bastante o view finder de minha A60, conseguia segurar a câmera melhor, sem tremer tanto... O duro é que por ele eu não tinha uma previsão de como tava a fotometria, como dá pra ter na reflex, e meio porcamente no EVF... Mas como forma de segurar a câmera, junto ao rosto, acho uma boa vantagem. Fora que economiza bateria pra caramba :)
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2005, 13:38:56
Eu também nunca usei na minha A60. Concordo que a foto fica menos tremida, e economiza bateria, mas é muito ruim. Queria que tivesse um EVF, mas é meio complicado colocar isso numa câmara de 600 reais.  :rolleyes:
« Última modificação: 08 de Maio de 2005, 13:39:38 por Ricardo Smania »
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2005, 15:23:04
Esta é a razão pela qual acho inconcebível uma câmera como a G6 ou a Olympus 5060, cujo sensor e lentes são ótimos, mas não se consegue enquadrar direito. Como dizia aquela propaganda de pneus: poténcia não é nada sem controle.