Autor Tópico: Casamentos, 15 anos e aniversários  (Lida 8018 vezes)

guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #15 Online: 04 de Abril de 2007, 09:53:47
Citar
Citar
essa desvalorização da profissão acontece em todas que não são regularizadas, eu acho.

tipo design mesmo.. 4 a 5 anos de universidade, pra quando sair ter que ficar competindo no mercado com quem fez curso de webdesign à distância (isso quando faz..) e cobra 70 reais por uma marca (mas pra vc faço 50 ;) ).
preciso falar da qualidade? ok.
Um dos maiores problemas do brasil é querer regulamentar tudo.
Sou contra a regulamentação. Chega de conselho disso e daquilo e outros que no fim das contas só servem (a maioria) para complicar a vida, comer mais dinheiro e fazer quase nada.
Se serve de consolo, aqui nos EUA é a mesma coisa. Não há parâmetro, e portanto os preços variam imensamente,e  a qualidade, claro, também.
Também não defendo nenhum tipo de padronização, fotografia é arte e o preço de arte não se dá por uma tabela.
É uma questão delicada, mas no final quem precisa ser melhor informado ( por nós, fotógrafos) é o cliente.
O que o Guergolet fez, na minha opinião, ´é o que todos os amadores deveriam fazer.
E como fotógrafos profissionais, devemos defender nossa profissão procurando mostrar sempre para o cliente o que ele ganha com o trabalho de um profissional, e o que ele perde com o marreteiro da esquina. Sempre vai ter o cara que prefere o " primo que tem uma camera digital" . Não tem muito o que a gente possa fazer `a esse respeito. Mas o cliente que vai botar uma foto em publicidade ou numa revista, esse sim tem que ser informado .
Eu tb cansei de perder trabalho pro tal " primo que tem uma digital" , é frustrante. :denken:
Da próxima vez que vcs forem se encontrar com um possível cliente para um casamento, por exemplo, uma sugestão : leve para a noiva uma foto linda, de um bom trabalho seu, e também uma horrorosa de um desses marreteiros da esquina ( tb não precisa mostrar nomes nem rostos, né? ;) Tenho certeza que a noiva vai pensar muitas vezes antes de contratar qualquer um.  :photo:
()s
GuiGui  


Guergolet

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
  • Catota neles
    • http://www.guergolet.com.br
Resposta #16 Online: 05 de Abril de 2007, 21:12:56
Citar
Da próxima vez que vcs forem se encontrar com um possível cliente para um casamento, por exemplo, uma sugestão : leve para a noiva uma foto linda, de um bom trabalho seu, e também uma horrorosa de um desses marreteiros da esquina ( tb não precisa mostrar nomes nem rostos, né? ;) Tenho certeza que a noiva vai pensar muitas vezes antes de contratar qualquer um.  :photo:
()s
GuiGui
Concordo plenamente =) é a melhor maneira de um profissional provar a qualidade.

Meu amigo casou e ele contratou um profissional, que tem uma equipe e tudo, pagou caro MAAASSSSSS ao comparar com o album de casamento de um outro amigo que pediu pra um amigo fazer, não há comparação. Se algum dia eu for casar em igreja, sem ter lido este tópico ou ter essa consciência, contrataria o profissional, a qualidade é superior.

É igual esses MP3 players da 25 de março e um iPod, pode comprar os dois, os dois tocam, mas tem diferença na qualidade e na durabilidade.  :heat:

Abraços
____________________________
André Guergolet
Ribeirão Pires - SP
http://www.guergolet.com.br/

Canon Rebel XT
18-55mm e 70-300mm
Ainda sem flash externo


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #17 Online: 05 de Abril de 2007, 22:02:41
Citar
É igual esses MP3 players da 25 de março e um iPod, pode comprar os dois, os dois tocam, mas tem diferença na qualidade e na durabilidade

hehehe diria que é igual a cerveja ou vinho. :denken:

Na teoria, quanto mais caro, melhor, mas tem uns baratinhos bons que não dão dor de cabeça... mas em tese, os baratinhos as vezes nem desce bem e ainda te deixa de ressaca no outro dia. :laughing:

Abraços,
 :thmbup:
Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #18 Online: 06 de Abril de 2007, 17:51:26
Citar
Esse tipo de cliente eu não faço questão... pode ficar com estes "fotógrafos" mesmo. Se não é capaz de distinguir um bom trabalho de um meai-boca, tô fora, porque é o tipo de cliente que dá problema na hora de pagar, fica enchendo o saco, quer tudo pra ontem e ainda acha que é o dono do mundo.
O que eu mais gosto de ver é quem paga essas joças e depois chora a porcaria do resultado. Vejo direto isso.... e me divirto.
 Na realidade não são fotografos, mas sim apertadores de botão, agora com o baixo preço de algumas DSLR, isso vai acontecer com mais frequencia.
 Outra coisa, pelo preço que o Lúzio relatou, nem saio de casa, não compensa!


Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #19 Online: 06 de Abril de 2007, 18:03:23
Para começar a valer a pena, um casamento por exemplo, seria algo em torno de R$800,00 entregue em álbum de 40 fotos 20x30.
 É muita responsabilidade, e se der problemas nas fotos?
 O cliente te aciona, vc vai ter que pagar uma indenização e por ai vai.


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #20 Online: 07 de Abril de 2007, 09:58:07
TEM QUE FAZER IGUAL POSTO DE GASOLINA![/font]
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


cmbjr2007

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
    • http://www.vipfotos.com.br
Resposta #21 Online: 07 de Abril de 2007, 09:59:33
Citar
Citar
Citar
essa desvalorização da profissão acontece em todas que não são regularizadas, eu acho.

tipo design mesmo.. 4 a 5 anos de universidade, pra quando sair ter que ficar competindo no mercado com quem fez curso de webdesign à distância (isso quando faz..) e cobra 70 reais por uma marca (mas pra vc faço 50 ;) ).
preciso falar da qualidade? ok.
Um dos maiores problemas do brasil é querer regulamentar tudo.
Sou contra a regulamentação. Chega de conselho disso e daquilo e outros que no fim das contas só servem (a maioria) para complicar a vida, comer mais dinheiro e fazer quase nada.
Se serve de consolo, aqui nos EUA é a mesma coisa. Não há parâmetro, e portanto os preços variam imensamente,e  a qualidade, claro, também.
Também não defendo nenhum tipo de padronização, fotografia é arte e o preço de arte não se dá por uma tabela.
É uma questão delicada, mas no final quem precisa ser melhor informado ( por nós, fotógrafos) é o cliente.
O que o Guergolet fez, na minha opinião, ´é o que todos os amadores deveriam fazer.
E como fotógrafos profissionais, devemos defender nossa profissão procurando mostrar sempre para o cliente o que ele ganha com o trabalho de um profissional, e o que ele perde com o marreteiro da esquina. Sempre vai ter o cara que prefere o " primo que tem uma camera digital" . Não tem muito o que a gente possa fazer `a esse respeito. Mas o cliente que vai botar uma foto em publicidade ou numa revista, esse sim tem que ser informado .
Eu tb cansei de perder trabalho pro tal " primo que tem uma digital" , é frustrante. :denken:
Da próxima vez que vcs forem se encontrar com um possível cliente para um casamento, por exemplo, uma sugestão : leve para a noiva uma foto linda, de um bom trabalho seu, e também uma horrorosa de um desses marreteiros da esquina ( tb não precisa mostrar nomes nem rostos, né? ;) Tenho certeza que a noiva vai pensar muitas vezes antes de contratar qualquer um.  :photo:
()s
GuiGui
Uma pergunta pessoal:

Qual seria um preço base justo que um profissional cobraria para fazer, por exemplo: aniversário, casamento e book externo??
Estou há pouco tempo no Brasil e trabalhei em um estúdio em Miami, lá é a mesmo coisa mas os trabalhos de "não profissionais" é bem melhor que os daqui já que a facilidade de se comprar bons equipamentos (bons não, excelentes) são enormes e quase todos tem estúdio e equipamento de primeira... só falta a técnica.
Alguém pode me dizer quais os preços justos que um profissional aqui deveria cobrar para fotografar:
- aniversário
- casamento
- books  externos

e o que deve ser oferecido? Aqui os tamanhos diferem um pouco dos aplicados nos EUA... preciso de uma luz pois quando retornar aos EUA quero entrar no mercado lá com novidades das propostas e já percebi que a qualidade de nossos fotógrafos são melhores que os de lá e as fotos (de casamentos por exemplo) tem efeitos muito melhores.

Me dêem uma luz com estas informações se puderem.

Abçs,
Carlos (cmbjr2007)
Carlos Menna Barreto Junior
Canon 7D + Canon 50D - lentes 28-135 IS USM / 17-85 IS USM / 70-300 IS USM / 70-210 Macro / 18-55 USM / 28-90 USM / 10-20 USM IS / Flash 580 EX II / Flash 600 EX II RT / Fimadora Sony PD 170 / Filmadora Panasonic T150


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #22 Online: 07 de Abril de 2007, 12:42:18
Oi Carlos,
Moro e trabalho em Miami há mais de 10 anos.
Se quiser alguma ajuda, mande uma MP !
()s
GiuGui


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #23 Online: 09 de Abril de 2007, 12:01:31
Para casamento eu não saio de casa por menos de R$800, sem incluir o álbum, pois dependendo da pessoa esse álbum passa de R$400/500, então incluir no prelo final é loucura. Debutante dá pra cobrar pouca coisa menos. Book externo um pouco menos que debutante, mas tem sempre os adicionais no book ( produtor, maquiador, cabeleireiro, etc ).
Lembrem-se de uma coisa: A noiva(o) gasta mais de R$600 em um bolo, R$ 800 em docinhos, R$ 2000 em um vestido, R$ 350 em cabelo e maquiagem. R$800 por EXCELENTES FOTOS que ficarão para o resto da vida É BARATO DEMAIS !!!!
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #24 Online: 09 de Abril de 2007, 17:05:40
Citar
A noiva(o) gasta mais de R$600 em um bolo, R$ 800 em docinhos, R$ 2000 em um vestido, R$ 350 em cabelo e maquiagem. R$800 por EXCELENTES FOTOS que ficarão para o resto da vida É BARATO DEMAIS !!!!
Falou tudo!!!

Eu digo que o mercado esta aí e há mercado pra todos,mas o mercado que quer  qualidade está cada vez mais amplo e não se importa por pagar a mais por isso. ESSE É O CLIENTE!!!

Como já disseram no tópico, se a noiva(o) quer chamar um parente que tem uma "poderosa" Genius, diga a ele(a): Vá e seja feliz!!

Não se preocupe demais com este tipo de cliente, ele além de não te elevar em nada (pois não é exigente) com certeza te trará alguma dor de cabeça posterior quanto ao pagamento, parcelamento atrasado, etc...

A dica é sempre procurar o melhor cliente, elevar o nível, buscar o cliente que reconheça em tuas fotos a beleza que elas representam, VALORIZAR-SE SEMPRE!!

Cada um deve procurar o seu nicho específico, sua clientela, pois seja ela qual for, estará satisfeita com o trabalho que lhe é apresentado.

Não pensem que é só no ramo fotográfico que existe a "prostituição" nos preços, isso é um mal do mercado, mas quem pratica preço mais baixos busca atingir uma camada que não é atendida, ou seja, existe DEMANDA, cria-se a OFERTA.

Abraço.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Guergolet

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
  • Catota neles
    • http://www.guergolet.com.br
Resposta #25 Online: 04 de Junho de 2007, 14:39:09
Citar
Como já disseram no tópico, se a noiva(o) quer chamar um parente que tem uma "poderosa" Genius, diga a ele(a): Vá e seja feliz!!

Nem me fale, esse final de semana.....ela tem 12 MEGAPIXELS  :laughing:  :mf_w00t2:  
____________________________
André Guergolet
Ribeirão Pires - SP
http://www.guergolet.com.br/

Canon Rebel XT
18-55mm e 70-300mm
Ainda sem flash externo


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #26 Online: 04 de Junho de 2007, 18:43:53
Eu acho que regulamentação (leia-se, criar um conselho fiscalizador da classe) serve mais para criar um órgão parasitário que muitas vezes é incapaz de evitar o mercado informal.

Vide a Ordem dos Músicos que, além de não fazerem quase nada para que os músicos profissionais garantam direitos junto aos clientes, pouco fazem para coibir a informalidade. Mas na hora de receber a anuidade eles estão lá.

Na informática, por outro lado, qualquer um pode fazer um site e faturar algum com isso. Em uma provável hipótese de "regulamentação" da profissão, talvez apenas quem tivesse diploma de cientista da computação tivesse essa prerrogativa. Isso não acontece em nenhum país desenvolvido, mas no Brasil existem propostas para que isso venha a se tornar realidade.

O cliente que não reconhece o valor de um bom trabalho, deve ser capaz de chamar o vizinho e cobrir o casamento dele com uma Sony W5. Ninguém deve ser proibido de tomar uma atitude dessas. Se ele achar o resultado final bom, sorte dele que não tem discernimento. A ignorância às vezes é uma dádiva, pois a gente fica feliz com muito pouco :P

O fotógrafo, assim como em qualquer profissão, deve ser capaz de aceitar a possibilidade de as suas oportunidades estreitarem sem criar mecanismos artificiais do tipo "expulsem 90% e deixem os 10% mais credenciados para abocanhar tudo". Isso chega a parecer totalitarismo.
« Última modificação: 04 de Junho de 2007, 18:45:22 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #27 Online: 04 de Junho de 2007, 18:51:06
Citar
Para casamento eu não saio de casa por menos de R$800, sem incluir o álbum, pois dependendo da pessoa esse álbum passa de R$400/500, então incluir no prelo final é loucura. Debutante dá pra cobrar pouca coisa menos. Book externo um pouco menos que debutante, mas tem sempre os adicionais no book ( produtor, maquiador, cabeleireiro, etc ).
Lembrem-se de uma coisa: A noiva(o) gasta mais de R$600 em um bolo, R$ 800 em docinhos, R$ 2000 em um vestido, R$ 350 em cabelo e maquiagem. R$800 por EXCELENTES FOTOS que ficarão para o resto da vida É BARATO DEMAIS !!!!
Grande observação. Enxugar o orçamento do evento na cobertura fotográfica é dar um tiro no pé. É desprezar o legado mais importante do evento, que é a lembrança, o relato de que o evento aconteceu e de como os presentes se relacionaram.
« Última modificação: 04 de Junho de 2007, 18:52:45 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #28 Online: 04 de Junho de 2007, 19:03:09
Citar
A noiva(o) gasta mais de R$600 em um bolo, R$ 800 em docinhos, R$ 2000 em um vestido, R$ 350 em cabelo e maquiagem. R$800 por EXCELENTES FOTOS que ficarão para o resto da vida É BARATO DEMAIS !!!!
Economia é a base da porcaria.

Acho que quem confia as fotos do casamento ao Genius pretende casar mais de uma vez na vida, aí quem sabe da segunda vez fica melhor :risada2: . Ou acha que "ninguém vê álbum de casamento mesmo..." É uma besta. Azar o deles (noivos).

No meu casamento chamamos um profissional conhecido, não foi barato, nem jantamos pois a cada minuto tínhamos que fazer uma foto com padrinho daqui, padrinho dali, na escada, com os pais da noiva, com os pais do noivo, saindo do carro, na porta da casa, junto ao bolo e o que mais você possa imaginar. Foi um saco, mas as fotos ficaram todas ótimas. Não me arrependi nem um pouco. E a foto do porta-retratos está boa até hoje, 17 anos depois.

O grande problema desse tipo de fotografia é que, mais que em qualquer outro ramo, as pessoas acham que, com uma câmera na mão, qualquer um tira foto das "pessoas na festa". Infelizmente não é muita gente que valoriza o trabalho do fotógrafo de casamentos/eventos pois, como não tem "produção", as pessoas acham que é fácil. Eu acho esse tipo de foto muito mais difícil do que, por exemplo, em estúdio. Você está num ambiente limitado, sem iluminação adequada, barulhento, ninguém muito a fim de ser fotografado (se bem que hje em dia isso já mudou um pouco, muita gente acha que é celebridade...), querem mais é aproveitar a festa e você acaba sendo o "chato".

Parabéns a todos os bons fotógrafos de casamento!

Abraços,

José Azevedo


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #29 Online: 04 de Junho de 2007, 20:39:53
Preço nem sempre é sinonimo de qualidade, tem muito fotógrafo ruim que cobra caro.

Casei no ano passado e minha esposa que escolheu o fotógrafo, pois casamos em Salvador e ela quem resolveu quase tudo por lá. Eu vi apenas umas fotos no site e confiei na escolha dela, o álbum ficou ótimo (alguma fotos abaixo), mas levou seis meses (e muito aborrecimento) para ficar pronto, e olha que ele não cobra nada barato (demos azar tb pq a menina que tocava a parte administrativa teve filho e ficou cinco meses fora).









Sei que fotógrafos que cobram pouco atrapalham o mercado, mas as vezes são a única chance de um casal pobre ter seu álbum de casamento, mesmo que não fique tão bom para os nossos olhos para o casal é uma lembrnaça para o resto da vida.
« Última modificação: 04 de Junho de 2007, 20:44:43 por Marcelo Almeida »