Autor Tópico: Casamentos, 15 anos e aniversários  (Lida 7990 vezes)

Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Online: 01 de Abril de 2007, 22:53:03
Aniversário de 15 anos com fotos antes da festa e na festa. Albúm com 30 fotos 20x30 e albúm com as fotos 10x15 (nem via a quantidade). Albúm encadernado por encadernador, tipo Abel, Enfoto....
Preço 400/450 reais

Casamentos: Idem aos preços e condições acima. (400/450 reais - Albúm com 30 fotos 20x30).

Aniversário normal: O contratante compra os filmes (normalmente 2 rolos) e recebe os mesmos após a festa para que ele mesmo revele e amplie. Neste caso o fotógrafo só faz as fotos.  Preço > 80,00 reais.

15 anos no esquema acima, só aumentando o número de rolos de filme que passa para uns 5. Preço > 200/300 reais.

Um detalhe: O filme quem compra é o cliente e escolhe o que quiser, leia-se: mais barato.

Estes são os preços normais praticados pela maioria do fotógrafos daqui do subúrbio, mas tem mais barato.

Agora imaginem: Fazer as fotos (normalmente fim de semana e noite) levar para ampliar, buscar as ampliações em 10x15, levar para o cliente escolher, levar para a encadernadora, buscar e levar para o cliente...
O que sobra?
Pode ser parcelado em cheque, mas muitos voltam com medo do banco....

Tem amigo do meu irmão que fotografava casamentos com uma compacta da Sony e agora ele comprou uma Rebel XT, pois ele tinha umas lente antigas da pentax :doh: e iria usar elas.
Este amigo do meu irmão não sabe, juro, nem o que é diafragama. Fotos no automático total. Ele ficou desapontado de não conseguir usar as lentes da pentax já que sempre ouviu dizer que nestas máquinas "profissionais" ele poderia trocar as lentes.... Ele continua fotografando casamentos e 15 anos.
Me ofereci para dar umas dicas e ele recusou, não quer. Tá bom o que ele tá fazendo e o pessoal não reclama.

Lembro um comentário do meu irmão: Foto é tudo igual. Eu vejo as que meu amigo Faz e as minhas (feitas com uma sony bem fuleira) não ficam devendo muito....

O engraçado é que já escutei 3 comentários de pessoas achando as fotos ruins e que na próxima vez ele mesmos vão fotografar ou pedir para um amigo "Que tem uma máquina digital de 12 MP (uma genius, que filma também)"...

Só para pensar....

Acabei de ver que dia é hoje!!! Gente isto não é Primeiro de Abril. É sério, mesmo.
« Última modificação: 01 de Abril de 2007, 23:02:08 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


samuca.aguiar

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2007, 23:03:31
tristeza


yoshioff

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2007, 23:06:04
Concordo muito com você lúzio

Eu já fiz fotografias para aniversários daqui da minha família e claro não cobrava nada, e ainda revelava e dava de presente pra pessoa aniversariante

Todos me falam que eu deveria tentar fotografar pra fora...

Mas não tenho cacique pra dar um upgrade no meu equipamento agora e ainda estou em fase de modo "M" na minha Canon S2...

Quem sabe no final do ano eu possa partir para uma DSLR básica e pensar em coisas maiores!  :thmbup:  


freakazoid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2007, 23:37:18
Tem gente que estraga o mercado mesmo.
Eu fazia algumas coberturas de eventos e festas de aniversário. Na época cobrava 200 reais, duas horas de trabalho. A única coisa que era incluso era um cd com as fotos e mais nada. Pelo que eu já vi gente cobrando, não considero qeu seja barato, mas parei de fazer esse tipo de cobertura, to estudando bastante e tentando comprar um equipamento melhor. Não porque eu acho que seja barato ou caro, mas sim pq hj vejo que era um serviço porco/mal feito. O cliente recebia o cd e as vezes nem sabia o que fazer com ele. Não sabia que tamanho podia revelar e etc...

To estudando justamente pra ofereer um serviço melhor, e adequado. Fotos antes do evento, book externo, estudio, revelações, album etc...
O preço ainda vou estudar o mercado aqui, mas não entrarei nessa guerra de perços que só atrapalham o mercado.
Abraços
Eugênio Brito
 


Michel Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 845
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/michelrezende
Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2007, 23:57:04
Eu uma vez pedi a uma amiga da minha mãe pra fazer umas fotos do casamento dela, é claro sem atrapalhar o fotógrafo contratado, ficaram ótimas as fotos tanto que ela me pediu pra imprimir algumas pra ela incluir lá no álbum, mas fazer esse tipo de evento com uma compacta? além que queimar o filme e registrar mau o evento ainda tira o trabalho de quem merece e sabe faze-lo.  :gun_rifle:  
Michel Rezende - BH-MG
: ) Flickr



Lucas Eduardo

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
    • http://
Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2007, 01:31:48
o que tu não pode fazer é deixar-se influenciar por isso.
podem ter 10 pessoas que dizem que foto é tudo igual, e 3 que sabem ver a diferença...e é aí que o bom profissional ganha.

 
Sul Foto Clube


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #6 Online: 02 de Abril de 2007, 02:52:16
Aí que está....
Com esse preço apontado acima e as pessoas (a clientela) não reclamando, deixa ele fotografar na Genius de 12 megapixel, pois afinal de contas, é bem melhor do que uma reflex digital de 6.0 megas por exemplo ehhehe (OU NÃO É???)

Acho que tem muita gente "se prostituindo", mas em parte acho isto até bom, pois o nível, além da qualidade, criatividade, técnica, etc... é nivelado, infelizmente ou felizmente meio que pelo preço que é cobrado pelo fotógrafo.

Mas o pior é um sujeito desses se intitular como "profissional" ou mesmo como "fotógrafo".

Abraços a todos,


Renato

EM TEMPO: "o Mercado é cruel! Com o tempo, se o sujeito não estudar, melhorar de equipamento, inovar, crescer, etc... sai facinho, não fica no mercado!"
« Última modificação: 02 de Abril de 2007, 03:00:52 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2007, 08:12:49
Esse tipo de cliente eu não faço questão... pode ficar com estes "fotógrafos" mesmo. Se não é capaz de distinguir um bom trabalho de um meai-boca, tô fora, porque é o tipo de cliente que dá problema na hora de pagar, fica enchendo o saco, quer tudo pra ontem e ainda acha que é o dono do mundo.
O que eu mais gosto de ver é quem paga essas joças e depois chora a porcaria do resultado. Vejo direto isso.... e me divirto.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


freakazoid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2007, 09:39:57
Um amigo acabou de me ligar falando que ta querendo fazer cobertura de eventos infantis, como a tia dele tem um jardim de infancia, fica mais fácil conseguir clientes e etc... achie otima a ideia mas quando perguntei a ele qto ele iria cobrar por cobertura ele disse que tava pensando em 150 reais.
Desanimei na hroa, mas ai conversando mais com ele, no caso dele é a falta de conhecimento do ramo. Ele estuda a um bom tempo, já fez alguns cursos, mas não conhece o mercado, ele falouq eu achava que era só tirar as fotos e pronto, que não tinha qeu revelar nem nada. Só entregar o cd.

Agora ele resolveu adiar um pouco a ideia e to ajudando ele a montar um pacote bacana rpa ofereer pros clientes a um preço adequado...
 


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2007, 14:55:21
Citar
Esse tipo de cliente eu não faço questão... pode ficar com estes "fotógrafos" mesmo. Se não é capaz de distinguir um bom trabalho de um meai-boca, tô fora, porque é o tipo de cliente que dá problema na hora de pagar, fica enchendo o saco, quer tudo pra ontem e ainda acha que é o dono do mundo.
O que eu mais gosto de ver é quem paga essas joças e depois chora a porcaria do resultado. Vejo direto isso.... e me divirto.
Vc tem razão quanto a cliente chato.
O que motivou o post foi justamente o comentário de uma conhecida que pagou 300,00 pelo 15 anos da filha e ficou reclamando (ela comprou 4 rolos de filme e entregou para a fotógrafa) que ela fez fotos ruins.
Agora presta a atenção: Ela começou a dizer que da próxima vez ela vai contratar um fotógrafo que fez o casamento de uma amiga (que teria cobrado 400,00 com albúm e filme incluido) e ela achou melhor a qualidade. Entenda como melhor qualidade fotos mais nitidas e mais claras. Esqueça a questão artística .
Então ela continuou falando: "Vou ficar atrás dele e dizendo o que ele tem de fotografar e como ele deverá enquadrar para as fotos ficarem do jeito que eu quero".
Já imaginou? Ela vai querer fazer do cara um mero apertador de botão.
Tipo assim,  Ela falando para o fotografo, "agora fotografa o namorado da minha filha.... mais perto, pega só o rosto agora, agora fotografa aquelas pessoas dançando, agora....."
Melhor continuar fotografando por prazer e fazendo uns serviços ocasionais.
Quando estiver com mais tempo disponível vou começar um trabalho sério de relacionamento em lugares, digamos, melhores. Por aqui não vou conseguir muita coisa.
Pior é que nem para propaganda estas pessoas servem...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2007, 15:25:11
Bom, fuja de clientes assim. Se aí só tem esse tipo de cliente para foto social, busque outras alternativas, como still, fotopublicidade, fotojornalismo.....
Agora se vc tiver um belo álbum de casamento, ao comparar o seu com o do apertador de botão, se o cliente tiver o mínimo de decência fecha com você na hora. Realce que faz parte do seu trabalho o cliente não ter trabalho. De que adianta contratar o fotógrafo e ter q ficar o tempo inteiro atrás dele dizendo o que fazer ? Ela ficará o tempo inteiro atrás dos garçons para ver se estão servindo direito ? No way......
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Maíra Erlich

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
  • Sexo: Feminino
    • Maíra Erlich Fotografia
Resposta #11 Online: 02 de Abril de 2007, 22:50:08
essa desvalorização da profissão acontece em todas que não são regularizadas, eu acho.

tipo design mesmo.. 4 a 5 anos de universidade, pra quando sair ter que ficar competindo no mercado com quem fez curso de webdesign à distância (isso quando faz..) e cobra 70 reais por uma marca (mas pra vc faço 50 ;) ).
preciso falar da qualidade? ok.
maíra erlich
recife - pe
mairaerlich.com


Guergolet

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
  • Catota neles
    • http://www.guergolet.com.br
Resposta #12 Online: 02 de Abril de 2007, 23:05:04
Sempre cubro eventos beneficientes (festas  para arrecadação, corridas e campeonatos para arrecadar alimentos, feiras de artesanato onde pessoas carentes fizeram um curso e no momento estão vendendo seu trabalho).

Sempre fotografei por hobbie, sou Analista Programador e preciso de uma valvula de escape para tirar o stress das reuniões, clientes, chefe, etc e encontrei isso com a fotografia.

Gastei uma grana com equipamento (ainda falta o flash) e me divirto com experiências, estudo. Fiz vários cursos de CD-ROM (da National Geographic, entre outros), além de pesquisar sobre o assunto. Qualquer hobbie faria isso.

Durantes estas inúmeras coberturas de eventos, começaram a aparecer ofertas de serviço: A filha de fulana vai casar e quer saber quanto você cobra para fazer a festa, meu filho vai fazer aniversário e estou procurando fotográfo.

Sem falar quando acham meu número e pedem para falar com o fotográfo e minha esposa fala que o cara ligou errado..ahahhaa.

Mas sempre que aparece alguém interessado em fazer fotos deste tipo eu digo:

- Por favor, procure um profissional, eles cobram mais caro mas te garanto que o resultado será satisfatório. Fotografo por hobbie.

Tá bom, não vou negar que já fotografei aniversários, mas foi dos filhos dos meus primos ou amigos que sei que não tem condições para pagar um fotógrafo ou de comprar uma máquina simples de filme, principalmente quando vou ao interior e lá foto de familia é reliquia.

Mas é legal tirar fotos e sou a favor da especialização, em qualquer ramo, desenvolvimento de sistemas (meu sobrinho faz o site), fotografia. Se algum dia resolver virar profissional, tem que ter qualidade. =)

 :heat:

Tem umas fotos do meu hobbie  :bye1: http://www.guergolet.com.br
« Última modificação: 02 de Abril de 2007, 23:06:26 por Guergolet »
____________________________
André Guergolet
Ribeirão Pires - SP
http://www.guergolet.com.br/

Canon Rebel XT
18-55mm e 70-300mm
Ainda sem flash externo


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #13 Online: 03 de Abril de 2007, 00:49:31
Citar
essa desvalorização da profissão acontece em todas que não são regularizadas, eu acho.

tipo design mesmo.. 4 a 5 anos de universidade, pra quando sair ter que ficar competindo no mercado com quem fez curso de webdesign à distância (isso quando faz..) e cobra 70 reais por uma marca (mas pra vc faço 50 ;) ).
preciso falar da qualidade? ok.
Um dos maiores problemas do brasil é querer regulamentar tudo.
Sou contra a regulamentação. Chega de conselho disso e daquilo e outros que no fim das contas só servem (a maioria) para complicar a vida, comer mais dinheiro e fazer quase nada.
 
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


fábioMeireles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
    • http://
Resposta #14 Online: 04 de Abril de 2007, 02:46:54
Não sei se é concidência, mas os fotógrafos que tenho conhecimento aqui em Fortaleza que cobram muito barato e entregam porcaria estão ficando cada vez mais sem trabalho e sem credibilidade, ao passo daqueles que se atualizam e não vendem preço, mas qualidade, estão cada vez melhor.

Posso citar nomes!

Enfim:
Tem gente que acha caro um sanduiche de R$ 1,00 com um copo de suco, enquanto no McDonalds há filas para pagar R$ 15,00 por um lanche. Você é que escolhe o sanduiche que quer vender!

Um abraço a todos. :thmbup:  
 
Fábio Meireles
Site: http://www.fabiomeireles.com
E-mail: fabio@fabiomeireles.com
MSN: fabiomeireles@hotmail.com
Fotos: http://www.flickr.com/photos/fabiomeireles
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=7025941956270903555