Autor Tópico: SEDEX A COBRAR?!  (Lida 10880 vezes)

samuel lima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
    • http://www.samuel.coresdobrasil.com
Online: 04 de Abril de 2007, 10:33:58
e ai pessoal!

Estou fechando um negocio e o comprador esta perguntando se uso sedex a cobrar,
eu andei olhando pelo site do correio como funciona mas nao sei se é seguro...
alguem ai usa ou ja usou esse sedex e pode me dar alguma dica pra aumentar a segurança da transaçao?

Obrigado!

 
Samuel Lima
CANON 350D REBEL XT
18-55 f2,8 sigma/50mm f1,8 canon/90-300 f3,5-5,6 canon
BH MG


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2007, 10:40:43
É seguro, mas demooora para receber o dinheiro.
O máximo que pode acontecer é voce postar e o cara não ir lá pegar. Então peça o dinheiro da postagem primeiro.
« Última modificação: 04 de Abril de 2007, 10:42:25 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2007, 10:48:50
Também usei e não tive problemas, a outra pessoa só pega a encomenda se pagar primeiro, em Dinheiro!
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2007, 10:55:26
Mas ao meu ver é o jeito mais SEGURO pra quem compra, e pra quem vende!..

Já dancei com esse lance de depositar pra receber.

Eu acho que o SEDEX A COBRAR é melhor forma para ambos, mas a verdade é que ninguém gosta de vender assim!

Abraços!


wilsato

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2007, 16:46:10
Trabalhei nos correios e digo que é seguro. É necessário a declaração do valor do conteúdo da encomenda, é cobrado 1% do valor declarado como seguro.
Dizem que demora para receber o valor por quê?
Sedex: capital para capital 1 dia
            capital para interior 2 a 3 dias
O sedex vai para uma agencia mais proxima do destinatario (1 dia), a agencia envia um aviso de chegada para o destinatario comparecer na agencia (+ 1 a 2 dias para o aviso chegar na casa dele). O destinatario tem um prazo para a retirada da encomenda. Só retira mediante pagamento em dindin. Emite um vale postal para você (1 a 3 dias para vc reber o aviso em casa). Com esse vale postal vc recebe o valor em dinheiro nas agencias dos correios. Se correr tudo certo no minimo de 10 dias para vc receber o dinheiro.

Declaração de valor da encomenda: No caso de extravio os correios te indenizam o valor declarado + valor da postagem. Guarde o recibo com o nº do sedex.

Reforce muito a embalagem (Plastico bolha, camadas de papelão ondulado, caixa papelão ondulado forte).
É obrigação do remetente a utilização de material de embalagem condizente com o produto para que mantenha a integridade física do objeto.
A disposição

SBC - SP   FLICKR


astronauta

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2007, 17:23:26
hum sei nao ... nada impede de o vendedor enviar outro produto ou pruduto danificado ou ainda um pedaço de tijolo ... ou estou errado ?
so depois de pagar é que vc pode conferir , nao é isto ?
qual a vantagem ?
se nao estiver como as especificacoes a quem recorer ?  





volula

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2007, 17:42:09
Eu não vejo a menor vantagem em usar o Sedex a cobrar!

1- Eu acho que "no minimo de 10 dias para vc receber o dinheiro" é muito tempo.

2- O comprador tem que pagar em dinheiro, não aceitam cheque nem cartão. (Eu comprei a minha câmera aqui no forum e tive que carregar pelas ruas mais de R$3000 em dinheiro vivo. Fora a dor de cabeça para sacar o dinheiro, porque o banco colocou dificuldade. E, não me sinto nada seguro em andar por aí com toda essa grana.) O vendedor também recebe em dinheiro.

3- Ao contrário do sedex que vc recebe em casa, o comprador tem que ir até a agência dos correios retirar a encomenda. Nem sempre a agência é a mais perto da sua casa, e nem sempre a agência é de fácil acesso. Então talvez vc tenha que gastar uma grana com taxi ou estacionamento.

4- Você tem que pagar antes de receber a encomenda, do mesmo jeito.

5- Se o vendedor for picareta, ele vai te mandar uma pedra. A única diferença é que ele vai ter o trabalho de postar a pedra.

6- Os correios não vão se reponsabilizar por isso. E, não vão se responsabilizar se o carteiro jogar o seu pacote no chão e a encomenda chegar em mil pedaços.

Sinceramente, se for para eu tomar calote, prefiro pelo menos estar no conforto e na segurança da minha casa. Se vc não quer o risco, não compre.


volula

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2007, 17:46:43
Citar
hum sei nao ... nada impede de o vendedor enviar outro produto ou pruduto danificado ou ainda um pedaço de tijolo ... ou estou errado ?
so depois de pagar é que vc pode conferir , nao é isto ?
qual a vantagem ?
se nao estiver como as especificacoes a quem recorer ?
astronauta, não tinha visto o seu post.

Repondendo, nada impede do cara te mandar um tijolo.
Vc só vai descobrir isto depois que pagou em dinheiro.
Vantagem nenhuma.
Vc pode recorrer a quem vc quiser, menos aos correios, que não se reponsabilizam por vc ter sido feito de otário.


ps.
Eu tenho usado e recomendo o serviço da tamexpress ou da gollog, que buscam na minha casa e entregam por um preço normalmente semelhante ao do SEDEX.


astronauta

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2007, 19:31:03
Citar

ps.
Eu tenho usado e recomendo o serviço da tamexpress ou da gollog, que buscam na minha casa e entregam por um preço normalmente semelhante ao do SEDEX.



 
mas e para quem compra , qual a vantagem ? qual é o meio mais seguro ?
 





neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #9 Online: 05 de Abril de 2007, 21:51:44
Citar
Repondendo, nada impede do cara te mandar um tijolo.
Vc só vai descobrir isto depois que pagou em dinheiro.
Vantagem nenhuma.
Vc pode recorrer a quem vc quiser, menos aos correios, que não se reponsabilizam por vc ter sido feito de otário.


ps.
Eu tenho usado e recomendo o serviço da tamexpress ou da gollog, que buscam na minha casa e entregam por um preço normalmente semelhante ao do SEDEX.

Se fizer declarar o tipo de produto, você pode conferir com o operador dos correios para verificar se não é "tijolo".

E se for algo diferente do enviado, você pode não receber, simplesmente ir embora da agência e/ou chamar a polícia, pois se trata de no mínimo um golpe, estelionato ou qualquer tipo de fraude.

Faça um Boletim de Ocorrência neste caso e no máximo pague de volta para o "tijolo" voltar para o remetente e mande junto um papel dizendo que vc fez o BO e que o otário vai ser indiciado.

Abraços,

Renato

obs: mas mesmo assim ocorre o risco da pessoa te mandar a "camera declarada", mas que ela não liga, com defeito. Aí sim, vc não poderá fazer nada, pois ele constou o produto e o mesmo foi ao destinatário, mas com defeito. Esse defeito fica difícil de comprovar na prática se é dos correios ou da pessoa que te mandou (no caso, de má-fé).  
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2007, 07:31:58
O modo mais seguro é ter qualificação positiva do vendedor ... depois tudo fica mais fácil!

Se não tiver as qualificações positivas, não compre e não deposite nada antes!
 


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #11 Online: 08 de Abril de 2007, 02:04:04
Citar
O modo mais seguro é ter qualificação positiva do vendedor ... depois tudo fica mais fácil!

Se não tiver as qualificações positivas, não compre e não deposite nada antes!

É, se for ver, o modo mais seguro é vc conhecer a pessoa, ir na casa dela, e ver o produto mano a mano e pagar ou no caso de venda, receber em dinheiro "vivo".

Mas hoje em dia, até isto é perigoso ehehhe :denken:

Abraços a todos,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



marcinho

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Abril de 2007, 02:17:28
Citar
É, se for ver, o modo mais seguro é vc conhecer a pessoa, ir na casa dela, e ver o produto mano a mano e pagar ou no caso de venda, receber em dinheiro "vivo".

Mas hoje em dia, até isto é perigoso ehehhe :denken:

Abraços a todos,

Renato
Apoiado...

Esse lance de sedex a cobrar é furada.. leva uma eternidade para vc receber...
E se vc for o comprador.. nao tem como escapar, tem que pagar primeiro, para depois abrir
E nem adianta abrir, descobrir que tinha um tijolo e falar nos correios que quer o dinheiro de volta..

Senta na calcada e chora.....
Abs
 


pereirafoto

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
Resposta #13 Online: 08 de Abril de 2007, 10:33:19
Bom amigos já enviei varias vezes por sedex a cobrar, mais sempre valores osilando entre 1.400 a 1.700 reais, tenho duvida se tem um valor maximo que se pode cobrar, tenho medo tambem se a receita não retem imposto na fonte, na minha cidade os correios é obrigado por lei a lacrar as encomenda nos correios, para se verifique o que esta sendo enviado e destaque o que é.  


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #14 Online: 09 de Abril de 2007, 02:31:51
Citar
Bom amigos já enviei varias vezes por sedex a cobrar, mais sempre valores osilando entre 1.400 a 1.700 reais, tenho duvida se tem um valor maximo que se pode cobrar, tenho medo tambem se a receita não retem imposto na fonte, na minha cidade os correios é obrigado por lei a lacrar as encomenda nos correios, para se verifique o que esta sendo enviado e destaque o que é.

Sim, tem um valor máximo de R$5000,00 e uns quebrados.
Sobre o IR (Imposto de Renda) não será tarifado, uma vez que o fato gerador do IR é obter renda.

Talvez seja tarifado/taxado se você for vendedor de produtos e/ou o produto for novo (pois aí sim vc estaria obtendo renda sobre ele), mas uma vez que a câmera já é usada (ela não será "sua fonte de renda"), o produto entra como num "contrato" de compra e venda e ao meu ver, não pode ser taxado, pois daria o "bis in idem" ou em outras palavras, seria taxado 2 vezes, quando vc o obteve e agora quando você está vendendo-o.

Citar
Apoiado...

Esse lance de sedex a cobrar é furada.. leva uma eternidade para vc receber...
E se vc for o comprador.. nao tem como escapar, tem que pagar primeiro, para depois abrir
E nem adianta abrir, descobrir que tinha um tijolo e falar nos correios que quer o dinheiro de volta..

Senta na calcada e chora.....
Abs

Como já disse, você tem que pedir para quem o enviar mandar relacionar os ítens e você tem sim, TODO O DIREITO DE CONFERIR o produto.
Se "a caixa"/balconista dos correios te informou que você só poderá abrir o produto depois de pagar, ela está totalmente errada!
Pois assim, ela estaria contribuindo para a prática de crime, seja fraude, estelionato, etc...
E repito, se isto ocorrer com alguém - na declaração do produto não corresponder com o real produto, chamem a polícia e faça um BO e não deixe ninguém pegar o seu dinheiro.

Dica: ao pagar, já vai abrindo o pacote e verificando, enquanto a balconista fica verificando os dados.

obs: comigo nunca ocorreu qualquer tipo de "tramóia" nesta modalidade de compra, seja como vendedor, seja como comprador.

E no Mercadolivre já levei calote de gente super qualificada e o site não me ajudou em nada. Tive que procurar meus direitos "alone".

Bom, confiança já é difícil, na internet então, é "foda".

Abraços a todos,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br