Autor Tópico: Uma dica de passeio....  (Lida 1152 vezes)

Tom

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 195
Online: 04 de Abril de 2007, 17:05:51
Uma dica de Passeio...

Parque Nacional Serra da Canastra
Criado para preservar as nascentes do Rio São Francisco, o Parque Nacional Serra da Canastra conta com grandes paredões, de onde despencam belas cachoeiras. O tipo de paisagem atrai muitos adeptos dos esportes de aventura, como rapel, canyoning e cascading.   A região guarda muitos outros atrativos, sinalizados dentro da área do Parque, e o acesso a eles pode ser feito de carro, por boas estradas de terra.   O Distrito de São Roque de Minas é um dos pontos de apoio para os visitantes do Parque. Ali se encontra a melhor infra-estrutura em hospedagem e restaurantes da região da Canastra.   A época ideal para visitação é de abril a outubro, pois o tempo está menos chuvoso, facilitando o acesso às atrações e tornando os passeios mais agradáveis.   O Parque possui muitas belezas cênicas. As mais procuradas são a nascente do Rio São Francisco e as partes alta e baixa da cachoeira Casca D'anta. Também fazem parte da programação a Cachoeira do Rolinho; a Garagem de Pedras, que oferece vista panorâmica do Vale dos Cândidos; e a Serra da Babilônia.  O local apresenta, ainda, relíquias arqueológicas em sua extremidade norte. São pinturas de caverna, agulhas de osso, machados de pedra e cerâmica.
FotosNão existem imagens relacionadas
Informação básica Clima
O tipo de clima da unidade é subtropical moderado úmido, apresentando temperaturas médias entre 17ºC e 23°C. O mês mais frio é julho e os mais quentes são janeiro e fevereiro. Mas o melhor período para visitar o Parque é entre abril e outubro. Dados da cidade Parque Nacional Serra da Canastra – Distrito de São Roque de Minas
Estado: Minas Gerais
Região: Sudeste
DDD: (37)

Distâncias
São Roque de Minas: 8km
Sacramento: 60km
Piumhi: 63km
Araxá: 90km
Franca: 125km
Belo Horizonte: 370km Hospedagem / Restaurantes O Distrito de São Roque de Minas – ponto de apoio aos visitantes do Parque – possui diversas opções de hospedagem e restaurantes. Ali, as pessoas parecem estar sempre dispostas a bem atender e a servir as delícias da cozinha mineira.
Para saber mais sobre os estabelecimentos locais, visite:
http://www.serracanastra.com.br/pousadas/p...as.html#urbanas
http://www.canastra.com.br/hospedagem/pousadas.asp Como chegar Via Aérea: Araxá é a cidade mais próxima com estrutura de aeroporto. Recebe vôos de várias cidades do país, mas fica a 90km do Parque.
Via Rodoviária: partindo de Belo Horizonte, a 370km dali, basta seguir pela BR-050 em direção a Ribeirão Preto e, depois, pela MG-50 até São Roque de Minas, próximo à entrada do Parque. Serviços Prefeitura Municipal de São Roque de Minas: +55 (37) 3433-1199
Informações turísticas: +55 (37) 3433-1126
Terminal Rodoviário: Praça da Matriz, s/n
Aeroporto de Araxá: +55 (37) 3662-7600
Hospital: +55 (37) 3433-1122 e 3433-1236
Agências Bancárias: Bemge Links relacionados http://www.serracanastra.com.br/parque/parque.html

http://www.bemtevibrasil.com.br/canastra.html

http://www.ecofotos.com.br/brasil/Canastra/Parque.asp

http://paginas.terra.com.br/educacao/meuam...ue_canastra.htm

http://www.canastra.com.br/

http://www.serracanastra.com.br/
Atrações Cachoeiras
Casca D’anta
Com 186 metros de altura, pode ser admirada tanto por cima como pela parte inferior da queda d’água. O grande atrativo do local são deliciosas piscinas formadas na parte superior, antes da queda.

dos Rolinhos
Uma trilha de 15 minutos leva ao local. Suas cascatas deságuam na Lagoa Azul, dona de águas transparentes e boas para banho. Além de ser a cachoeira mais visitada do Parque, ela também pode ser vista do alto do mirante – uma bela paisagem.

Fazenda Cândidos e Garagem das Pedras
A Fazenda Cândidos está situada entre os chapadões da Canastra e Babilônia, de onde é possível avistar a linda paisagem formada pelas serras.

Curral de Pedras
São ruínas de uma antiga fazenda, toda feita em pedra, onde sobraram os velhos currais de gado. A nascente do Rio São Francisco está apenas 6km adiante, seguindo pela estrada principal.

Nascente do Rio São Francisco
O acesso ao local pode ser feito pela portaria São Roque de Minas, a principal entrada do Parque. Depois de leve caminhada de 6km pela estrada principal, avista-se uma pequena mata ciliar, onde está a nascente.

Torre Serra Brava
É o pico mais alto do Parque, com 1.480 metros de altitude. É possível avistá-lo da estrada principal, na altura da Garagem de Pedras.

Trilha Casca D’anta
A mais famosa trilha do Parque leva os visitantes ao alto da cachoeira de mesmo nome. Depois de caminhada em subida de 4km, durante cerca de duas horas, chega-se ao local. Tem-se uma bela vista dos maciços da Canastra e da Babilônia do ponto mais alto da trilha. A volta ao ponto de partida – a portaria Casca d’Anta – é feita numa descida de apenas uma hora.

Serra da Babilônia
Essa serra é o divisor natural de águas das bacias dos rios São Francisco e Paraná. O local conta com várias cachoeiras de águas transparentes e diversas trilhas. Do alto, é possível avistar a Serra da Canastra. O percurso pode ser feito a pé, a cavalo ou em veículo 4x4.  
Everton S. Rodrigues
---------------------------------------------------------
Nikon D50
18 - 135mm + 28-80mm + 70-300mm

---------------------------------------------------------
- F L I C K R -
- Cores do Brasil -