Autor Tópico: FULL FRAME?!?!  (Lida 3479 vezes)

andrarth

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Online: 04 de Abril de 2007, 18:31:47
O que diabos é FULL-FRAME?!?! Pelo visto percebi que só a Canon Mark II e a 5D são assim. O que é isso?

Valeu! abs!


ELIAS

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Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2007, 19:12:22
Full-Frame se convencionou chamar as câmeras digitais que o sensor são do tamanho do fotograma do filme 135 mm.

Realmente as Canon Mark II e a 5D são Full-Frame, as demais DSLR tem sensor menor, a maioria tamanho APS (do tamanho do filme APS).
Elias Vieira dos Santos
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binho_720

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Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2007, 01:05:31
da uma olhada aqui http://cweb.canon.jp/camera/eosd/5d/catalog/index01_02.html

pesquise mais na page da canon

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« Última modificação: 05 de Abril de 2007, 01:05:59 por binho_720 »
Fabio Murakami JP


andrarth

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Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2007, 10:00:16
Valeu, galera!!! Abs!!!


Leo Terra

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Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2007, 10:35:11
Full Frame pode ter três definições, a primeira vem de câmeras cuja mídia ocupa os limites da base do cone de projeção da lente, qualquer situação onde isso ocorra a câmera pode ser considerada Full Frame, a segunda é uma tecnologia da Kodak, onde os fotodiodos cobrem todo o sensor, esta tecnologia é usada câmeras da Olympus. A terceira é para denominar as câmeras do formato 135.

O que ocorreu é que câmeras do formato 135 são Full Frame no sentido antigo do termo, pois elas possuem uma mídia que ocupa a base de projeção do cone de suas lentes ao limite, antigamente as câmeras APS não eram Full Frame pois usavam lente para formato 135 e como seu sensor era menor elas não ocupavam toda a base do cone, porém quando usando uma lente DX as câmeras APS também poderiam ser chamadas de Full Frame no sentido antigo do termo, assim como as Oly 4:3 que são todas Full Frame nos dois sentidos ;), em decorrência disso muitos começaram a fazer um uso até equivocado da associação entre Full Frame e formato 135, o que tornou a terminologia dominante e muito usada, assumindo este sentido o sentido principal para o termo hoje.
« Última modificação: 06 de Abril de 2007, 12:01:23 por Leo Terra »
Leo Terra

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Petrucio Moraes

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Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2007, 11:43:50
Belo esclarecimento, Léo. Para mim as únicas full frames (135mm) do mercado eram as Canon Mark II, 5D e a Kodak DCS 14. Além dessas tem a Hasselblad H3D (48mm).
Elton Petrúcio Moraes
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kiran

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Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2007, 16:52:37
as olympus E300 e E500 são full frame?
 


Leo Terra

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Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2007, 12:04:22
Kiran em uma definição purista do termo antigo sim, o que acontece é que hoje a maioria relaciona Full Frame com o formato 135, as Canon 5D, 1Ds e a Kodak 14n são digitais no formato 135 e também Full Frame, mas sob a visão dos puristas as Oly são do formato 4:3 e são full frame nos dois sentidos, tanto na tecnologia Kodak como na definição de cobertura do cone de luz. Este é o problema das palavras, elas ganham sentido baseadas em questões culturais e históricas, hoje esta definição não faz mais sentido, porque a maioria aceita Full frame como 135, mas ainda causa confusão.

Petrucio existem 2 linhas da Canon com a denominação Mark II, a 1D e a 1Ds, a 1D é APS-H a 1Ds é 135 (full frame). :)
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Leandro Federsoni

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Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2007, 14:09:55
Leo,

Existe alguma vantagem deste sensor Kodak Full Frame em comparação aos tradicionais CCD e SCCD?

Eu não sabia que a Kodak era fornecedora de sensores para a Olympus, eu achava que os sensores 4/3" eram todos da Panasonic.

Valeu  


F.Kruschewsky

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Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2007, 21:47:32
Citar
Leo,

Existe alguma vantagem deste sensor Kodak Full Frame em comparação aos tradicionais CCD e SCCD?

Eu não sabia que a Kodak era fornecedora de sensores para a Olympus, eu achava que os sensores 4/3" eram todos da Panasonic.

Valeu
A Panasonic fornece sensores apenas para as DSLR Olympus que permitem o "Live Preview", ou seja: as E-330; E-410 e E-510.
A substutiuta da E-1 também oferecerá "Livre Preview", além do monitor LCD móvel / rebatível.


Leo Terra

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Resposta #10 Online: 08 de Abril de 2007, 21:45:55
Leandro em teoria esse sensor tem uma área de fotodiodos maior do que um convencional, em um sensor convencional a área ocupada pelo fotodiodo é muito pequena e divide espaço com trilhas e circuitos, essa tecnologia da Kodak permite que toda a superfície do sensor seja coberta pelos fotodiodos, deixando circuitos por baixo da área sensível, isso faz que em uma mesma área, com uma mesma resolução se consiga fotodiodos maiores, o que para o sistema 4:3 é uma grande vantagem ;)  
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Leandro Federsoni

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Resposta #11 Online: 09 de Abril de 2007, 11:54:29
Citar
Leandro em teoria esse sensor tem uma área de fotodiodos maior do que um convencional, em um sensor convencional a área ocupada pelo fotodiodo é muito pequena e divide espaço com trilhas e circuitos, essa tecnologia da Kodak permite que toda a superfície do sensor seja coberta pelos fotodiodos, deixando circuitos por baixo da área sensível, isso faz que em uma mesma área, com uma mesma resolução se consiga fotodiodos maiores, o que para o sistema 4:3 é uma grande vantagem ;)
Leo, interessante

Em cima do que vc escreveu me surgiu uma dúvida....

Se nos CCDs convencionais os fotodiodos precisam dividir espaço com circuitos e trilhas, como a CAM faz para recuperar a imagem perdida nestas áreas em que precisava ter um fotodiodo, mas no lugar tem uma trilha?

Abraço


kiran

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Resposta #12 Online: 09 de Abril de 2007, 12:59:02
pergunta errada, vou consertar:

nas OLympus E300 e E500 existe o factor crop 1,5?
uma lente zuiko, 50mm é 50? ou 75?


Leo Terra

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Resposta #13 Online: 09 de Abril de 2007, 18:28:30
Leandro ele não recupera, na verdade as microlentes projetam a luz já filtrada sobre a superfície sensível.

Kiran uma lente de 50mm é SEMPRE 50mm, a distância focal não muda, as câmeras do sistema 4:3 tem um fator crop de 2X.
Leo Terra

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kiran

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Resposta #14 Online: 10 de Abril de 2007, 12:03:30
Leo,
não entendi!
um pouco acima vc diz q as Oly são Full Frame nos dois sentidos,
então se a mídia ocupa os limites da base do cone de projeção da lente
como explica o fator crop 2?
entendo q a lente 50 é sempre 50, usei de exemplo de fator crop,
mas na Olympus fica um recorte proporcional a uma lente 100? é isso?