Pictus:
Foi escaneado num Noritsu em 6mp por fotograma e gravado em CD no lab em tiff 8 bits.
A questaão da distribuição das cores ao meu ver refere-se mais ao tratamento digital. Creio ser possível fazer o tratamento digital a partir das cores do filme com o Color Mach. O filme Fuji tem sabidamente muito verde.
Há aspectos interessantes da distribuição dos tons, pois o filme tem maior latitude. Na digital eu fotometrei pontualmente as nuvens e dei dois pontos e meio de compensação na velocidade para tê-las o mais exposto possível sem estourar. Assim o terreno ficou ligeiramente subexposto e alonguei o espectro tonal diminuindo o contraste na conversão RAW-TIFF e depois fazendo a curva que desejava.
Na de filme simplesmente adotei a fotometria do cinza 18% usando muitas de capim para refer~encia do fotômetro de luz refletida e confiando na latitude para capturar o céu brilhante.
Quando converti ainda não tinha a revelação do filme, de modo que não podia usá-lo como referência de cor, mas vou fazer isso para ver o que dá.
Ivan