Autor Tópico: Preciso de ajuda..  (Lida 1380 vezes)

Guto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 242
    • http://www.studioone.com.br
Online: 09 de Maio de 2005, 03:12:00
Pessoal é o seguinte.. preciso de ajuda.
Seguinte:
Imaginem essa situação:
Estou dentro de casa e faço a fotometragem no modo "P" e me acusa F5.6 1/8S  e ai eu abro o flash on board da câmera e acusa sempre f/5.6 1/60. sempre fica acusando essas medidas, pode tar bem escuro ou bem claro. a foto sai perfeita mas gostaria de saber pq isso?
tbm ocorre outro ex: eu coloco no modo "M" e deixo em f8.0 1/60 e a foto sai tão boa qnto F5.6. Pq isso acontece?

Obs. a lente é uma 28 135 3.5, 5.6

Obrigado. :)
« Última modificação: 09 de Maio de 2005, 03:14:49 por Guto Surfista »
Gustavo A. Ferreira - Curitiba PR
--------------------
Canon EOS 40-D. Canon EOS 20-D. Canon Rebbel XT. Lentes: EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM e a 18 - 55. Flash:  02 Speedlite 580EX e 01 Speedlite 430EX
--------------------
Orkut


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2005, 08:19:04
Legal... eu tb reparei isto na minha Rebel... :rolleyes:

As fotos quase sempre saem com 1/60s quando se usa o flash...  :unsure:

Acho que é um padrão da Canon onde ela acha que o sincronismo para o flash de 1/60s é melhor do que as outras velocidades... ajustando apenas o foco e outros mecanismos... (e realmente 1/60s é uma velocidade legal porque é difícil ocorrer uma foto tremida com esta velocidade e pega muitos detalhes).

O 'foda" é quando vc quer mudar o foco, usar o flash e ainda com outra velocidade... aí vc tem que usar a cÂmera no modo M mesmo ao invés do P, mas vc tem que mudar a velocidade de 1/60 para uma maior (tente 1/30) :rolleyes: e/ou aumentar o iso para se obter uma foto semelhante ao  f/5.6 1/60.
Agora se vc mudar muito a velocidade, diminuindo-a, vc terá fotos um pouco tremidas ou com o famoso efeito "paning".

Bom, acho que é isso..

Abraços,

Renato

 
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2005, 09:32:41
O sincronísmo em baixa velocidade ajuda a preservar o fundo da imagem.
A foto sempre fica boa pois o flash é TTL e regula de forma automática sua intensidade (no caso exatamente a duração) já conhecendo a abertura.
A velocidade só vai influenciar no registro do fundo, a imagem iluminada pelo flash será influenciada pela velocidade e potência do flash associada à abertura e ISO. Tentem participar do próximo workshop que temos um módulo dedicado exclusivamente a isso.:)
« Última modificação: 09 de Maio de 2005, 09:33:11 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Guto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 242
    • http://www.studioone.com.br
Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2005, 16:06:22
Neocosmo valeuss ai pela dica vou testar hj ali na rua se parar de chover :P Gostei tbm da praticidade de usar o modo "AV" nessas situações já que ele se corrige sozinho.

Léo obrigado tbm, estou lentamente descobrindo alguns detalhes da cÂmera que ainda me confundem. Farei um esforço pra poder participar do próximo workshop, quem sabe já estarei morando em ctba PR e ai fica mais próximo.
Obrigado.  
Gustavo A. Ferreira - Curitiba PR
--------------------
Canon EOS 40-D. Canon EOS 20-D. Canon Rebbel XT. Lentes: EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM e a 18 - 55. Flash:  02 Speedlite 580EX e 01 Speedlite 430EX
--------------------
Orkut


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2005, 17:42:09
Como o Leo disse é por causa do flash TTL.

Não sei se na 20D dá para mudar isso, mas na D70 você pode mudar essa velocidade em todos os modos.
« Última modificação: 11 de Maio de 2005, 17:42:28 por Danilo »