Autor Tópico: Puxar ISO  (Lida 1618 vezes)

Takashi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Online: 08 de Abril de 2007, 18:06:21
Oi pessoal, sou novo aqui no forum e achei muito legal as informações que tem por aqui. Pesquisei no forum mas não encontrei resposta para minha dúvida, então venho postar aqui. Tenho atualmente duas câmeras, uma Nikon coolpix L4 e uma Canon EOS 500 (de filme) com duas objetivas da sigma. O negócio é que com a Nikon não dá pra tirar fotos em lugares com pouca luz sem tremer, então estava pensando em usar a Canon para tirar as fotos. Queria tirar fotos de um concerto num teatro, tentei com a Nikon mas não deu muito certo. Filme iso 800 não acho pra comprar, então pensei se dava pra por um ISO 400 e puxar pra 800. Se eu puxar pra 800 é como se realmente eu estivesse usando um ISO800? Porque daí as minhas fotos pelo menos não sairiam tremidas/borradas. Obrigado.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2007, 18:17:21
É isto mesmo, mas voce pode puxar mais, dependendo do filme, para 1600, por exemplo.
Se for nagativo 1 ponto não tem problema na revelação, mas 2 pontos tende a aumentar o contraste e a granulação.
 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Takashi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2007, 18:27:11
Obrigado pmachado, mas eu estava pensando aqui, essas digitais compactas não servem pra muita coisa não, só pra fotos a luz do dia, pq de noite ou na penumbra sem chance. Vou ter que usar a velha e boa Canon de filme, mas eu acho ela uma boa máquina.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2007, 21:39:54
Não, puxando o ISO você estará expondo para uma ponto com qualidade abaixo da máxima que pode ser obtida pela mídia, você estará expondo para um ponto abaixo, o que para negativos ainda é aceitável em termos de latitude, porém em mídias como cromo já estará operando muito no limite.
Se não conseguir encontrar o filme de ISO 800 pose ser um quebra galho, mas não dá para garantir que a qualidade final seja similar à de uma mídia de ISO 800, provavelmente para a mesma tecnologia a qualidade ficará abaixo.
« Última modificação: 08 de Abril de 2007, 21:40:34 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2007, 12:27:32
Oi Takashi,

na Angel Foto ( http://www.angelfoto.com.br/ ) no centro, na Tangran ( http://www.tangran.com.br ) no Itaim e no Capovilla ( http://www.capovilla.com.br ) - 3 endereços - você encontra o Fuji Superia 1600. Já usei, as cores são boas e sua granulação é também para um filme dessa velocidade, parece com filmes de 400ASA da década de 80. Você revela em qualquer 1 hora (de preferência aos que têm Frontier da Fuji) e pronto. Acho mais prático e com resultados melhores do que puxar.

Abraços,

José Azevedo


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2007, 12:56:12
um monopé ajuda muito pra evitar os tremores e atrapalha menos q um tripe.

 :photo:  


rubenspinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #6 Online: 09 de Abril de 2007, 13:54:57
Concordo com todas as respostas às suas dúvidas e reforço ainda que o ideal seria mesmo conseguir filmes com ISO 800. Alguns laboratórios aqui em Belém-PA por exemplo, não conseguem "puxar" filmes sem contrastar muito e as vezes deixam as cores muito quentes tendendo para o amarelo. Lembre-se que o negativo é alma do negócio, se ele for danificado ou mal revelado já era, perdeu-se o momento. Faça exposicões com três aberturas diferentes e sempre na mesma ordem, é melhor gastar um pouco mais em filmes até pegar a "manha" das máquinas. Quanto ao monopé é uma boa dica. Associe-se (se ainda não for), a um sindicato ou Associação de fotografos, geralmente o transito com equipamentos (ex: nonopé, trípés) em eventos torna-se mais fácil com credenciamento por uma entidade representativa de classe. Boas fotos.


sptl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • EU E FILHÃO
Resposta #7 Online: 09 de Abril de 2007, 15:25:49
Caros colegas.
O filme fotográfico, "passa"pelo revelador durante 196 segundos ou seja 03 minutos e 16 segundos, a uma temperatura de 37,8º C.
Quando se almenta a temperatura ou diminui-se o tempo de passsagem pelos quimicos estamos "puxando" a sensibilidade do mesmo, mas tambem MODIFICANDO as suas carecteristicas, sempre para pior, tornando um filme mais contrastado, ou seja os detalhes irão desaparecer, correndo o risco de perda total do mesmo.
Por esse e alguns outros motivos, um laboratório SÉRIO, não faz puxada de filme colorido ou CN, apenas dos PB que são mais difíceis de serem encontrados.
Paulo Santos
Paulo Santos
Canon


Takashi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2007, 17:33:33
Muito obrigado pelas respostas, mas então é melhor eu compra um filme ISO800 né. Porque onde quero tirar as fotos é na penumbra de um teatro. Tirei com minha nikon digita só que não ficaram boas, tremeu a maioria, e olha que configurei pra subexposição no máximo. Vou postar a foto, pode postar aqui neste tópico mesmo?


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #9 Online: 09 de Abril de 2007, 19:03:53
Takashi,

o Fuji Superia 1600 é um filme negativo que tem o dobro da velocidade (1600 ASA) de um filme 800 e não requer nenhum artifício para isso. É revelável em qualquer laboratório 1 hora no processo C41 básico. Para o que você tem em mente, acho ele mais recomendável que um 800 pois, no mínimo, vai lhe permitir uma velocidade mais alta. Mas fica a seu critério.

Abraço,

José Azevedo


Takashi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #10 Online: 09 de Abril de 2007, 20:17:06
Entendi, vou ver se compro o 1600 então. Obrigado!