Autor Tópico: Exposição em Santos - SP  (Lida 1050 vezes)

Pedro Ernesto Guerra Azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
    • http://
Online: 19 de Abril de 2007, 10:43:19
:clap:  :clap:  :clap: Exposição fotográfica resgata a memória santista  :clap:  :clap:  :clap:

 
 
Em noite festiva, a Prefeitura de Santos inaugurou na terça-feira (17) a exposição José Dias Herrera: Mais de 70 Anos de Fotografia. A mostra é uma homenagem ao profissional mais antigo em atividade no Brasil e resgata a memória política, econômica, cultural e esportiva da Cidade.

São 72 fotos selecionadas entre 19 mil negativos produzidos durante sua longa carreira no fotojornalismo. Nelas está o registro do passado de Santos, como as visitas de presidentes (Getúlio Vargas, Jânio Quadros e Washington Luis) e do governador Ademar de Barros, a lembrança dos prefeitos Oswaldo Justo, Esmeraldo Tarquínio e Antonio Manoel de Carvalho, além de imagens do cotidiano santista, época em que o bonde era o único transporte coletivo.

A arquitetura e a paisagem urbana dos anos 50 e 60 também são representadas pelo antigo e o novo prédio da Santa Casa, a Ponta da Praia sem arranha-céus e a Praia do José Menino sem o Emissário Submarino. O destaque fica para a coletânea sobre o Rei Pelé, desde o momento em que chegou à Cidade acompanhado dos pais, o episódio em que vestiu pela primeira vez a camisa do Santos F.C. e a sua trajetória pelo futebol ao lado de Zito, Pepe e Garrincha.

Envolvido por essa aula de história, Herrera recebeu os amigos conquistados com o tempo, que lhe foram levar um abraço e cantar Parabéns a você!, pelos 87 anos completados no último domingo (15). Para o prefeito João Paulo Tavares Papa, Zezinho “é único por ser testemunha viva da história de Santos e ter convivido com tantas personalidades. Não são apenas fotos, são retratos da figura humana”.

A exposição permanece até o dia 27, no piso térreo do Shopping Parque Balneário, das 10 às 22 horas. Textos e tratamento de imagens são uma realização da Secretaria Municipal de Comunicação, inspirada no acervo pertencente à Fundação Arquivo e Memória de Santos.
 
Pedro Ernesto Guerra Azevedo
pedro.azevedo@iron.com.br
Santos - São Paulo - Brasil
Pedro Ernesto Guerra Azevedo
pedro.azevedo@ig.com.br
Santos - São Paulo - Brasil