Autor Tópico: Fotometria para a direita...  (Lida 8763 vezes)

Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #30 Online: 26 de Maio de 2012, 12:45:44
vou acompanhar que o trem tá interessante!


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #31 Online: 26 de Maio de 2012, 13:05:04
ola Natao:
desculpe talvez a pergunta tao simples, ou quase idiota, mas gostaria de conhecer um pouco mais de fotografia, pergunto e se voce puder me responder ficarei grato, vi sua resposta sobre expor para a direita,  entao pergunto: Expor a direita significa preencher os canais de cores por completo para reduzir o ruído ? onde consigo aprender sobre isso?. como onde encontrar material para ler sobre a leitura exata do limite do canal via historiograma e o que seriam estes canais. etc ?
obrigado, se nao puder ajudar tudo bem tbem, fica c Deus.

procura no google por "uniwb", vais achar bastante material interessante! :ok:
fkuhne.tumblr.com


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #32 Online: 26 de Maio de 2012, 19:39:57
procura no google por "uniwb", vais achar bastante material interessante! :ok:
grato, vou procurar e aprender um pouco mais.


tirmey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #33 Online: 26 de Maio de 2012, 23:17:05
ótimo tópico!!

Fiquei impressionado com os resultados obtidos com esta técnica.

Deixo aqui meus testes. Todas as imagens foram obtidas com máquina Canon T3i + lente 18-135 3.5 IS, ISO 6400, editadas no LR, com os seguintes ajustes apenas:

- crop 100%
- ajuste de branco (mesma temperatura e mesmo "tint" para todas a simagens)
- ajuste de exposição uniforme (mais ou menos)


Imagem 1: WB automático, fotometro zerado:



Imagem 2: UniWB, fotometro zerado - quase nenhuma diferença em relação à imagem anterior com relação ao ruído, mas já com alguma melhora na visualização dos detalhes mais escuros.



Imagem 3: UniWB, +1pt exposição:



Imagem 4: UniWB, +2pt exposição:



Imagem 5: UniWB, +3pt exposição:




Em meus primeiros testes, com a escala do fotômetro estourada (> +3pt. exp), não consegui recuperar as informações. A partir de +3 pt exp. consegui recuperar, satisfatoriamente as nuances e obtive a mínima quantidade de ruído, como verficado acima.

Fiquei muito satisfeito... não esqueçam que o ISO estava em 6400!!!

Agora é brincar em um editor raw para trazer mais à tona os detalhes mais escuros, acertar o ajuste fino da exposição, retirar o (insignificante) ruído, sem perder a naturalidade da imagem.


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #34 Online: 26 de Maio de 2012, 23:27:21
 :eek: :eek: :eek:

Que legal tirmey, valeu pelas demonstrações!!!  :clap:

fkuhne.tumblr.com


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #35 Online: 26 de Maio de 2012, 23:49:19
tirmey muito bacana o teste, obrigado por compartilhar  :ok: :ok:

Se não for pedir demais, poderia postar a foto sem o crop para termos uma idéia geral de como ficou??

Valeu, abraço!

"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


tirmey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #36 Online: 27 de Maio de 2012, 00:11:06
Amigos, tenho aprendido tanto desde que pasei a frequentar o fórum que esta contribuição não é nada...

Desta imagem foi "cropada" a imagem 5 de meu primeiro post. Não fiz nenhum ajuste, apenas redimensionei a imagem para caber no forum e converti para JPG com qualidade máxima no photoshop...

Escolhi esta região do escritório justamente por causa do grande contraste claro/escuro
Não ajustei foco e nem fiz firula, pois meu único objetivo era verificar as vantagens deste sistema de ajuste de branco e exposição

Ah, o tempo de exposição: 1/6 s. um pouco lento... Dependendo do contexto será mais importante obter velocidades maiores e superexpor menos!

Tentei usar o máximo de "rigor cinetífico" neste estudo... se estivesse com um tripé à mão seria ideal... que bom que gostaram! quando tiver oportunidade posto aqui meus resultados com  a aplicação da técnica!! Quanto mais gente experimentando mais rica fica nossa conversa!  :ok:

abraços!



Aqui a imagem original, regulada com UniWB e fotômetro em +3EV...


Notem que com ajustes posteriores é possível recuperar boa parte da informação no nicho do filtro de linha e demais regiões escuras


Aqui o histograma:

« Última modificação: 27 de Maio de 2012, 00:26:21 por tirmey »


miike_mm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 27 de Maio de 2012, 22:03:27
Fotometrar a direita permite também trabalhar melhor a latitude, pois na conversão do RAW podemos abaixar somente as altas luzes, deixando a área de baixas luzes como está.

Tenho alguns exemplos aqui, desconsiderem a qualidade geral da foto que foi convertida em JPG com pouca qualidade e ainda passou por duas publicações web...

Na foto abaixo, fiz a fotometria para que a área das sombras, na parte de baixo dos barcos, ficasse bem exposta. Com isso, o sensor não teve latitude suficiente para manter toda a cena e a área de brancos estourou fortemente. Vejam como no pescoço dos "cisnes", o branco se fundiu totalmente, deixando a foto sem nenhuma definição.



O céu também ficou muito claro, quase perdendo o azul característico. Em uma fotometria normal, ou então se estivesse fotografando em JPG, poderia me contentar com esta foto ou então, se fotometrasse para o branco, conseguiria maior definição nas áreas claras, mas perdendo informações na área escura.

Como a foto foi feita e principalmente, pensada em RAW, bastou recuperar as altas luzes na conversão para que fosse possível recuperar todas as nuances de cinza até o branco puro no pescoço dos cisnes, e o azul do céu, sem perder as informações na área de sombras



Alguém poderia me explicar exatamente o que o Alexandre fez para conseguir esse resultado? não entendi bem


tirmey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #38 Online: 27 de Maio de 2012, 22:14:16
Fotografou ajustando a exposição para que aparecessem os detalhes sob os barcos, mesmo sabendo que as partes mais claras estourariam.

Depois, acertou na pós-produção. Para entender por que ele preferiu obter uma imagem superexposta pra acertar depois, está explicado direitinho aqui mesmo no forum... procure por uniWB. Com esta técnica obtém-se menos ruído de imagem e é muito melhor para acertar a exposição.

Foi baseada nela que fiz os testes acima com resultado bem satisfatórios mesmo para altos valor de ISO.  Mas só vale para arquivos RAW!