Autor Tópico: Laboratório Fotográfico  (Lida 1252 vezes)

FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Online: 12 de Abril de 2007, 11:31:01
Olá amigos!

Estou fazendo um estudo sobre laboratórios fotográficos e gastaria de ouvir as opiniões de vocês sobre o assunto.

Gostaria de contar com a opinião de vocês sobre o assunto..

1) O que você espera de um laboratório fotográfico?
2) A marca do mini-lab influencia na sua escolha?
3) O que você menos gosta nos laboratórios fotográficos?
4) O maior diferencial é preço ou qualidade dos serviços?

Aqueles que puderem ajudar, eu agradeço!

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #1 Online: 12 de Abril de 2007, 12:01:17
Oi Fernando,

seguem minhas expectativas a respeito:

1) O que você espera de um laboratório fotográfico?

Que ele faça o que EU quero, não fique empurrando serviços que não interessam. Que tenha uma variedade de filmes 35mm, especialmente slides. Opçnoes de papel para ampliação - fosco ou brilhante. Que sua processadora esteja bem cuidada e não arranhe os filmes, especialmente os de slide.

2) A marca do mini-lab influencia na sua escolha?

Sim. A minha preferência é pelo Fuji Frontier. Acho que os resultados de outras máquinas variam mais de loja para loja, os da Fuji são mais previsíveis, têm um padrão mais controlado. Talvez as outras fiquem mais por conta de cada loja, daí as diferenças.

3) O que você menos gosta nos laboratórios fotográficos?

Quando não fazem o que preciso, não encontro o filme que preciso, o filme vem arranhado, as cópias esquisitas (quando o automático tenta fazer uma foto propositalmente escura ficar clara...), o operador não sabe o que está fazendo, nem as pessoas que me atendem.

4) O maior diferencial é preço ou qualidade dos serviços?

Qualidade COM preço. Só qualidade pressupõe preço alto, só preço é associado a baixa qualidade.
Hoje, com os Frontier pelo menos, a qualidade é muito semelhante, assim como o preço. Nesse caso, o que diferencia um laboratório de outro é a qualidade e simpatia dos atendentes.

A minha experiência atual com laboratórios é a seguinte:

Negativos, revelo em qualquer 1 hora, sempre com preferência para Fuji. Em casa, escaneio (scanner de filme 35mm) e trato as imagens que eu mais gosto e levo os arquivos num que conheço os resultados e usa Fuji. Slides, para revelação NORMAL, eu revelo ou num que considero bom e usa Fuji, perto de onde trabalho, ou num segundo, mais longe, quando tenho tempo. Esse segundo acho que usa Kodak, MAS tanto os operadores quanto os atendentes são profissionais, conhecem o que estão fazendo e por isso os resultados são previsíveis.
Para serviços especiais - puxar filme, cross processing ou ampliações em grandes formatos - uso o segundo pela qualidade dos seus profissionais e conhecer os resultados. Ainda não testei esse tipo de serviço no primeiro, mas acredito que não tenha problemas.
Esse segundo me foi recomendado por um profissional há anos e nunca tive problemas com os serviços deles, acho muito competente, pena que seja longe de onde more e do trabalho.

Voltando às máquinas, agora. O Fuji Frontier tem uma média mais previsível, possivelmente por um controle maior da Fuji. Os Kodak e Noritsu são mais loteria, mas quando bem calibrados produzem resultados muito bons, comparáveis aos da Fuji. O problema é achar um assim...

Prefiro não citar os nomes para o tópico não cair naquela discussão "esse é melhor que aquele, nada disso, o outro é melhor" e assim vai...

Abraços,

José Azevedo


Mineiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
    • http://
Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2007, 12:35:27
Bom, acho que mta gente já levantou as opiniões que eu compartilho (como amador) aqui ou em outro fórum, mas eu queria acrescentar uma coisa... será que tem um meio de um laboratório alugar (ou mesmo emprestar, pros clientes mais assíduos) colorímetros? Será que a licença de venda do fabricante permitiria isso? Eu sinto muita falta de uma calibragem boa pro monitor, mas não o suficiente pra comprar um. Mas não me importaria em pagar por um aluguel...


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2007, 09:31:02
Mineiro....

Acredito que o maior problema disso seja o cuidado que o cliente vai ter com o colorímetro.

Mas é uma idéia interessante. Não tinha pensado nisso, mas é realmente bem interessante.

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2007, 15:04:04
Moro/trabalho em Jaú, interior de SP. E estou trabalhando atualmente, com a FUJILAB (www.fujilab.com.br) loja de Araraquara. Eles trabalham com profissionais... com envio das imagens pelo software de envio SIGI, e todo dia passa um funcionário trazendo as fotos.

A cada Três meses, vem um funcionário do laboratório com o colorimetro e faz a calibração em todos os monitores dos fotógrafos/lojas/studios, em todas as cidades que ele trabalham.

Como nem tudo é perfeito, eles não tem o Perfil de Impressão do minilab :wallbash:
 
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com