Autor Tópico: "Desolhar - fechar os olhos para poder enxergar"  (Lida 3558 vezes)

FêAznar

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
    • : ·  c r o q u i · d e · l u z  · :
Online: 13 de Abril de 2007, 12:59:59
OFICINA DE LINGUAGEM VISUAL, FOTOGRAFIA  E CRIATIVIDADE

Próximo Workshop:                                19 e 20 de Maio - 2007

Aplicada à estudantes ou profissionais nas áreas de fotografia, cinema, artes plásticas, design, arte-educação, professores, arquitetura e à todas as pessoas que usam o olhar como ferramenta de trabalho.
"Nós não vemos as coisas como elas são, porém como nós somos" (I.Kant)  

Objetivos:
Esse workshop foi desenvolvido a partir de uma experiência com o ensino de fotografia na Imagem-Ação ao longo de anos. Sempre entendemos que as técnicas de desenvolvimento artístico e expressivo se compõem de três grandes universos – o aspecto objetivo (a técnica), o aspecto subjetivo (a visão pessoal) e a interação entre os dois –, ora a técnica possibilitando o desenvolvimento da linguagem, ora a linguagem buscando e transformando o uso dessa técnica.
A facilidade de se entender o aspecto objetivo, estudá-lo e comunicá-lo se contrapõe à subjetividade angustiante decorrente da dificuldade de expressão de uma visão de mundo através das técnicas artísticas. Saber o que se quer, olhar sem a contaminação dos modelos existentes, buscar dentro d'alma um olhar mais significativo e tocante, são questões essenciais do Descondicionamento do Olhar.
Idealização e realização devem estar em sincronia, possibilitando, assim, uma produtividade criativa e transformadora.
O objetivo maior desse trabalho é proporcionar ao indivíduo o delicado e rico encontro com a sua própria pessoa e suas possibilidades de experimentar a sensação de regozijo ao se perceber um ser crítico e transformador em seu universo pessoal e social.

Programa:
Através de exercícios, dinâmicas e vivências (como jogos, rodas, role playings, trocas, dramatizações e técnicas de sensibilização), a oficina procura resgatar o contato direto com as sensações e emoções, recuperando nossos sentimentos suprimidos e reavendo a nossa humanidade perdida.
O trabalho está voltado para a recuperação do ser consciente e a revisão dos valores internalizados e significativos que vão estreitar a relação intelecto/emoção, restituindo aos participantes um instrumento de reflexão sobre a sua vocação. Os exercícios trabalharão, como estrutura básica do workshop, os seguintes itens: os canais de percepção, a transformação da expressão nas diferentes linguagens, a formação de conceitos, o pré-conceito e a intuição, a conceituação e a percepção, os estados emocionais e as distâncias, a leitura de símbolos e signos, a leitura não verbal, o ritmo e o tempo psicológico, a síntese, a ocupação do espaço, a composição e o equilíbrio etc.

Formato:
O workshop tem duração total de 16 horas: 8 horas no sábado(19/5) e 8 horas no domingo(20/5).
Horário:                                                                                                                                                                das 10:00h às 18:00h.

Valor por participante:                                                                                                                                        R$ 300,00 à vista ou em 3 parcelas de R$ 100,00

Locais para informações e reservas:
Escritório da Imagem # -  tel.:011 8383-9951 ou 011 3722-0334                                  imagem@olhar.com.br
 Workshop Desolhar no Fotoforma® - dias 2 e 3 de junho - Fotoforma                        
Local onde será realizado o workshop:  a definir                                                           imagem@olhar.com.br

Coordenação:
Claudio Feijó, nascido em 1946, é pedagogo, psicoterapeuta e fotógrafo; diretor e professor da Escola de Fotografia Imagem-Ação desde 1972; tem vasta experiência na área de ensino (como professor, diretor, orientador educacional e colaborador); foi consultor técnico da Polaroid do Brasil de 1989 à 1999; tem trabalhos fotográficos na Polaroid World Collection , na Coleção Masp-Pirelli, na Fototeca Cubana, além de em diversas coleções particulares; ainda na área de fotografia, foi premiado pelo Banco Real/ Fundação Roberto Marinho e com a Bolsa Marc Ferrez/Funarte; tem coordenado a Oficina Descondicionamento do Olhar desde 1986, por todo o país, nas mais diversas áreas de atuação( corporativa, educacional e de criação); Cursos de Aperfeiçoamento - Psicologia Social nas Organizações - no Instituto Sedes Sapientiae e de Abordagem Gestáltica em Trabalhos Grupais - no Instituto Gestalt de São Paulo. claudio@olhar.com.br

Tatiana Feijó, nascida em 1975,  é formada em Comunicação Social pela FAAP, em  Psicodrama no Getep, em Eutonia pela Escola Brasileira de Eutonia e trabalhou como atriz por 10 anos; atua como consultora de empresas com o “Descondicionamento do Olhar – Desenvolvimento do Capital Humano na Organizações” desde 1998. É consultora parceira da IDEA for Growth e Fator Incremental Consultoria. tatiana@olhar.com.br

Joelson Ferreira, é estudante de Educação Física, e apoio estratégico das oficinas. jo@olhar.com.br

Mais informações:
Escritório da Imagem
Tel./Fax: (11) 3722-0334 - das 14:00h às 18:00h ou deixe seu recado.
ou  melhores esclarecimentos com o coordenador cel.: 011 8383-9951 após 14:00h.


Fonte: Descondicionamento do Olhar