Autor Tópico: Fotografia X Edição  (Lida 1200 vezes)

carlylecampos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 17 de Abril de 2007, 09:22:28
Olá amigos,

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre qualidade fotográfica. Acontece que eu trabalho com edição de imagens em uma empresa de fotografia. Trabalhamos com, revelação, fotos de eventos, estúdio e restaurações. Há um sério problema aqui na empresa por que os nossos patrões exigem muito da qualidade da fotos(com razão é claro), Porém a "culpa" quando as fotos não estão com uma boa cor ou uma boa iluminação sempre acaba caindo para nós que fazemos a edição das imagens. E creio que não é bem assim, ou seja.. É claro que os softwares são capazes de fazer grande modificações nas fotografias e melhorar muito a sua qualidade visual. mas vocês não acham que a maior responsabilidade de uma boa foto esta diretamente relacionada ao fotografo? Sem contar que eles ganham comissões pelas fotos e nós não.

Acontece que na maioria das vezes vem para nós, editores, fotos com má iluminação, com erros de balanceamento do branco e enquadramentos mal feitos (muitas vezes precisamos fazer o enquadramento das fotos).

vejo que os nossos fotógrafos não são bem qualificados. Eles não possuem cursos e buscam pouco se aprimorar em fotografia.

Acredito que se as fotos forem bem tiradas com iluminação, enquadramento e balanceamento das cores, os nossos serviços terão muito mais qualidade e velocidade para serem feitos...

gostaria de saber a opinião de vocês a respeito..


Obrigado!
 
« Última modificação: 17 de Abril de 2007, 09:34:55 por carlylecampos »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2007, 13:11:11
Citar
mas vocês não acham que a maior responsabilidade de uma boa foto esta diretamente relacionada ao fotografo?

Com certeza! :thmbup:
Photoshop não faz milagres ;)


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2007, 13:57:18
É o mesmo dilema vivido por Desenhistas & Arte-Finalistas nas HQs.
Quando a arte está boa é mérito do traço do Desenhista. Quando está ruim é culpa do Arte-finalista que não soube valorizar o traço.

Você trabalha com RAW?
Nesse formato você tem mais controle sobre os parâmetros (Matiz, Saturação, WB, Nitidez, Contraste, etc) da fotografia.

Já má iluminação, composição e poses... não há muito o que fazer. O re-enquadramento no Crop ajuda mas não é milagreiro.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2007, 14:59:07
Isso acontece principalmente quando se trabalha com fotógrafos irresponsáveis e/ou incompetentes. Quando o original é uma porcaria, a culpa é de quem o fez, não sua. Só que:

- Santo de casa não faz milagre - Por maior o seu milagre, sempre vai ter "um cara não sei aonde" que arrruma isso com o pé nas costas.

- Pau que nasce torto não tem jeito - esses caras são fortes na lábia com os chefes. Por isso, a culpa vai ser sempre sua...

Na maioria das vezes a desculpa é "Pô eu tava ali pra captar o momento, no maior sufoco, agora o pessoal da edição faz a parte deles..."

Ia me esquecendo - como eles são todos estrelas (ui!), mais motivo pra você, que só trabalha, ser o culpado pelos erros deles.

Aqui no forum tem um cara contando o caso de um fotógrafo de casamento picareta, parece que é amigo do irmão dele, dá uma procurada por curiosidade.

Provavelmente eles são os mesmos que fazem book pra ver se se dão bem com as meninas. É lamentável, só denigre a profissão. Mas a culpa principal é dos patrões que escolhem fornecedor pelo orçamento, não pela qualidade do trabalho.

ECONOMIA É A BASE DA PORCARIA.

Boa sorte nos seus milagres,

José Azevedo
« Última modificação: 17 de Abril de 2007, 15:00:36 por joseazevedo »


carlylecampos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2007, 16:44:19
poís eh.. pior foi essa semana que ele mandou uma das atendentes tirar umas fotos...

eu ja tirei umas fotos mas achei que não estavam boas, estou procurando aprender mais pra começar a fotografar .. não sei como as pessoas conseguem ver as fotos mal tiradas e não sentir nem vergonha...

eu gostaria de achar algum artigo ou texto que tivesse relacionado a esse assunto e a qualidade das fotos pra mostrar para os meus patrões e para os fotografos aqui, alguém sabe de alguma coisa que possa ajudar!...???

e Obrigado pela opiniao de vcs..

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2007, 17:35:00
É uma dupla, o PS é a revelação moderna, se a foto está preparada para o pós processo ao qual será submetida ai tudo vai bem, se ela não está preparada ai não dá certo, é um ocnjunto, a execução e o processamento estão ligados e dependem um do outro.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.