Autor Tópico: Amy Hildebrand - A fotógrafa cega  (Lida 4353 vezes)

Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #15 Online: 03 de Abril de 2012, 15:36:10
Uma coisa que lembrei aqui. Assisto um programa de dança chamado So you think you can dance. É um programa de competição em que eles selecionam participantes. Essa semana tinha menina que dançava e ela era surda. Ela teve um problema de saúde e ficou surda. Não ouvia nada e mesmo assim conseguia dançar. Não era um primor na dança, mas dançava bem e melhor que muitas pessoas. Uma coisa que a ajudava a dançar era a vibração da música. Se eu fosse comparar comigo, com certeza a sensibilidade dela para a vibração do som é bem maior que a minha sensibilidade para isso.
É só um exemplo de que as pessoas acabam desenvolvendo outras habilidades que as ajudam.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


fly666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • Click>Me
Resposta #16 Online: 03 de Abril de 2012, 15:43:59
Cara, me desculpe, mas eu não disse que não possa ser feito, nem mesmo andar de moto, o que eu disse é que nunca será igual ao método normal, para quem fotografa, e para quem anda de moto com essas limitações.

Agora dizer que ela não tem ajuda é não levar em consideração toda uma técnica que existe para fotografar, que já é difícil para uma pessoa normal, imagina para uma pessoa com deficiência visual.
Não disse que é fraude, mas daí a falar que ela produziu sozinha tudo isso não dá.
Pra mim é subestimar a inteligência humana acima do necessário.

Ah sim... concordo que as fotos sofreram pós... não por ela, claro... mas eu me referia ao ato de fotografar em sim, na forma nua e crua...
Só não creio que ela tenha o trabalho unicamente de apertar o botão... não acho que seja outra pessoa que faça o foco, que meça a luz, que ajuste o WB, etc...
Muito provavelmente ela o faça no automático ou mesmo com ajustes pré-definidos...
Mas não deixa de impressionar pela composição que ela busca nas imagens.
Nikon D7000 + AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR + SB600
-----
Sony HX-1
-----


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #17 Online: 03 de Abril de 2012, 18:32:27
Certamente tem uma equipe ela pode até clicar, mas enquadramento, composição, fotometria, perspectiva, ajustes da câmera e sem contar a pós produção.
Mas marketing é tudo.
« Última modificação: 03 de Abril de 2012, 18:33:14 por JNelson »


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #18 Online: 03 de Abril de 2012, 19:51:50
Com a visão que tenho não consigo esses resultados, nem no click e nem na pós. É o tipo de coisa que diferencia a fotografia de registro de uma fotografia artistica, se fosse um simples registro eu acreditaria mas com toda essa composição e tratamento, sei não eim.

Só pra completar ela e a equipe dela deve ganhar muito mais dinheiro que nós que estamos aqui discutindo essa condição e curtindo essas fotos.
« Última modificação: 03 de Abril de 2012, 19:53:22 por edushimote »
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 03 de Abril de 2012, 20:14:01
Não vejo por que seria tão impossível um cego fotografar - e fazer boas fotos no processo. Tirando o precedente óbvio do Evgen Bavcar, e de outros como Beethoven, surdo de pedra já na época da 3.ª sinfonia ("Heróica") e do Aleijadinho, que, como o nome sugere, tinha cotocos apodrecidos pela lepra no lugar das mãos, há outras pessoas mundo afora tornando realidade aquilo que os céticos proclamam ser impossível.

Já ouviram falar da pintora Lisa Fittipaldi? Aprendeu a pintar dois anos depois de ter ficado cega (logo, sem nenhum aprendizado adquirido quando ainda enxergava, argumento que pode ser imputada a Beethoven, por exemplo) - e não são pinturas "abstratas" nããããooo!:

http://www.lifeartworks.com/blind-artist-lisa-fittipaldi-creates-extraordinary-paintings/

E imaginem só, ela não é a única: http://leisure.ezinemark.com/most-famous-blind-painters-ever-773679266583.html

De quem mais podemos falar? De Jean Dominique Bauby, que sofreu um derrame e ficou inteiramente paralisado, confinado numa cama de hospital: só conseguia piscar um dos olhos. E piscando esse olho, letra por letra, através de um método especial, escreveu "O Escafandro e a Borboleta", que virou filme inclusive:

http://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Dominique_Bauby

E Jason Becker? Provavelmente o melhor guitarrista da História, tocou com Marty Friedman e David Lee Roth, teve a carreira interrompida por uma terrivel doença chamada Esclerose Lateral Amiotrófica. Fou parar numa cadeira de rodas, inteiramente paralisado. Mas, graças à tecnologia, continua vivo, e compondo, e lançando discos:

http://www.jasonbecker.com/

Nem vou falar da Helen Keller, nascida cega e surda e que aprendeu a se comunicar, a escrever e a FALAR (com a VOZ) graças à tutora Anne Sullivan, ela mesma também cega.

Eu sei que pensar fora da caixa é difícil,  mas o fato é: há pessoas neste mundo que desafiam nossas certezas de estimação, que contradizem nossos dogmas preferidos, que tornam mentiras nossas verdades de meia tigela. Por isso que o ceticismo, vendido como uma postura inteligente, intelectualizada, é na verdade uma posição aintiintelectual: o cético duvida de tudo, menos das próprias certezas. É o avesso da mente aberta, da curiosidade, da pesquisa, do progresso. O mantra "é impossível" nunca levou ninguém a lugar nenhum.

Portanto, apreciemos o trabalho da Amy Hildebrand, respeitemos o esforço dela, sem essas gracinhas de "fraude" e "marketing". Pega mal, sabe?
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #20 Online: 03 de Abril de 2012, 20:30:58
Não vejo por que seria tão impossível um cego fotografar - e fazer boas fotos no processo. Tirando o precedente óbvio do Evgen Bavcar, e de outros como Beethoven, surdo de pedra já na época da 3.ª sinfonia ("Heróica") e do Aleijadinho, que, como o nome sugere, tinha cotocos apodrecidos pela lepra no lugar das mãos, há outras pessoas mundo afora tornando realidade aquilo que os céticos proclamam ser impossível.

Já ouviram falar da pintora Lisa Fittipaldi? Aprendeu a pintar dois anos depois de ter ficado cega (logo, sem nenhum aprendizado adquirido quando ainda enxergava, argumento que pode ser imputada a Beethoven, por exemplo) - e não são pinturas "abstratas" nããããooo!:

http://www.lifeartworks.com/blind-artist-lisa-fittipaldi-creates-extraordinary-paintings/

E imaginem só, ela não é a única: http://leisure.ezinemark.com/most-famous-blind-painters-ever-773679266583.html

De quem mais podemos falar? De Jean Dominique Bauby, que sofreu um derrame e ficou inteiramente paralisado, confinado numa cama de hospital: só conseguia piscar um dos olhos. E piscando esse olho, letra por letra, através de um método especial, escreveu "O Escafandro e a Borboleta", que virou filme inclusive:

http://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Dominique_Bauby

E Jason Becker? Provavelmente o melhor guitarrista da História, tocou com Marty Friedman e David Lee Roth, teve a carreira interrompida por uma terrivel doença chamada Esclerose Lateral Amiotrófica. Fou parar numa cadeira de rodas, inteiramente paralisado. Mas, graças à tecnologia, continua vivo, e compondo, e lançando discos:

http://www.jasonbecker.com/

Nem vou falar da Helen Keller, nascida cega e surda e que aprendeu a se comunicar, a escrever e a FALAR (com a VOZ) graças à tutora Anne Sullivan, ela mesma também cega.

Eu sei que pensar fora da caixa é difícil,  mas o fato é: há pessoas neste mundo que desafiam nossas certezas de estimação, que contradizem nossos dogmas preferidos, que tornam mentiras nossas verdades de meia tigela. Por isso que o ceticismo, vendido como uma postura inteligente, intelectualizada, é na verdade uma posição aintiintelectual: o cético duvida de tudo, menos das próprias certezas. É o avesso da mente aberta, da curiosidade, da pesquisa, do progresso. O mantra "é impossível" nunca levou ninguém a lugar nenhum.

Portanto, apreciemos o trabalho da Amy Hildebrand, respeitemos o esforço dela, sem essas gracinhas de "fraude" e "marketing". Pega mal, sabe?

Bom em todos os casos que você citou nenhuma nasceu doente, e na maioria dos casos houve influencia da tecnologia e essas pessoas conheciam o mundo. Como uma pessoa nasce cega e tem essa percepção de composição, enquadramento, iluminação e outros fatores que levam a realização de um trabalho desse tipo? Acredito que as pessoas possam driblar um sentido compensando com outro, se fosse uma pintura abstrata eu até aceitaria mais facil.

Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #21 Online: 03 de Abril de 2012, 20:32:59
Não vejo por que seria tão impossível um cego fotografar - e fazer boas fotos no processo. Tirando o precedente óbvio do Evgen Bavcar, e de outros como Beethoven, surdo de pedra já na época da 3.ª sinfonia ("Heróica") e do Aleijadinho, que, como o nome sugere, tinha cotocos apodrecidos pela lepra no lugar das mãos, há outras pessoas mundo afora tornando realidade aquilo que os céticos proclamam ser impossível.

Já ouviram falar da pintora Lisa Fittipaldi? Aprendeu a pintar dois anos depois de ter ficado cega (logo, sem nenhum aprendizado adquirido quando ainda enxergava, argumento que pode ser imputada a Beethoven, por exemplo) - e não são pinturas "abstratas" nããããooo!:

http://www.lifeartworks.com/blind-artist-lisa-fittipaldi-creates-extraordinary-paintings/

E imaginem só, ela não é a única: http://leisure.ezinemark.com/most-famous-blind-painters-ever-773679266583.html

De quem mais podemos falar? De Jean Dominique Bauby, que sofreu um derrame e ficou inteiramente paralisado, confinado numa cama de hospital: só conseguia piscar um dos olhos. E piscando esse olho, letra por letra, através de um método especial, escreveu "O Escafandro e a Borboleta", que virou filme inclusive:

http://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Dominique_Bauby

E Jason Becker? Provavelmente o melhor guitarrista da História, tocou com Marty Friedman e David Lee Roth, teve a carreira interrompida por uma terrivel doença chamada Esclerose Lateral Amiotrófica. Fou parar numa cadeira de rodas, inteiramente paralisado. Mas, graças à tecnologia, continua vivo, e compondo, e lançando discos:

http://www.jasonbecker.com/

Nem vou falar da Helen Keller, nascida cega e surda e que aprendeu a se comunicar, a escrever e a FALAR (com a VOZ) graças à tutora Anne Sullivan, ela mesma também cega.

Eu sei que pensar fora da caixa é difícil,  mas o fato é: há pessoas neste mundo que desafiam nossas certezas de estimação, que contradizem nossos dogmas preferidos, que tornam mentiras nossas verdades de meia tigela. Por isso que o ceticismo, vendido como uma postura inteligente, intelectualizada, é na verdade uma posição aintiintelectual: o cético duvida de tudo, menos das próprias certezas. É o avesso da mente aberta, da curiosidade, da pesquisa, do progresso. O mantra "é impossível" nunca levou ninguém a lugar nenhum.

Portanto, apreciemos o trabalho da Amy Hildebrand, respeitemos o esforço dela, sem essas gracinhas de "fraude" e "marketing". Pega mal, sabe?

Eu não acho que minha opinião pessoal, seja uma gracinha. Tenho todo o direito de expressa-la.
Estamos debatendo e não afirmando.
Portanto, respeite também a nossa opinião.


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 03 de Abril de 2012, 20:42:53
Certamente tem uma equipe ela pode até clicar, mas enquadramento, composição, fotometria, perspectiva, ajustes da câmera e sem contar a pós produção.
Mas marketing é tudo.

Joguei o nome dela no google para ver se conseguia encontrar outros sites em que ela falasse um pouco sobre como faz para fotografar. Nesse link aqui (http://after17.anybear.com.br/os-pequenos-grandes-sons-de-amy-hildebrand/) diz que ela não enxerga só cores, formas e sombras. Parece que ela recuperou 20% da visão. Não tenho a menor ideia de como é ter 20% da visão. Minha acuidade visual é de 20/20. Pra mim, parece que com isso que ela tem, é possível realizar sozinha o enquadramento, a composição, fotometria. Talvez ela não faça tantos ajustes na câmera.... deve fotografar no automático. O maior segredo me parece ser como ela faz o foco. Acredito que os 20% de visão devem ajudá-la e talvez, assim como o outro fotógrafo cego, ela meça a distância entre a câmera e a pessoa fotografada. Tendo essa informação, acham possível ela fazer cálculos para ajudar no foco? Não me parece ser algo impossível, apenas beeeem trabalhoso.
Enfim, concordo com o Malheiros. Tem coisas que fogem à nossa compreensão. Nós não sabemos como superar nossos limites, até sermos confrontados com eles.
No caso das fotos dela, causa um pouco de estranhamento porque ela fotografa de uma forma bem visual mesmo, dentro de uma estética mais comum, diferente do Evgen, que me parece ter um trabalho mais sensitivo mesmo.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 03 de Abril de 2012, 21:01:00
Bom em todos os casos que você citou nenhuma nasceu doente, e na maioria dos casos houve influencia da tecnologia e essas pessoas conheciam o mundo. Como uma pessoa nasce cega e tem essa percepção de composição, enquadramento, iluminação e outros fatores que levam a realização de um trabalho desse tipo? Acredito que as pessoas possam driblar um sentido compensando com outro, se fosse uma pintura abstrata eu até aceitaria mais facil.

O problema é que estamos tentando ver com nossa visão de quem enxerga. Então nos parece algo bem impossível. Imagino que os cegos utilizam outros sentidos para poder "ver", como a audição e o tato. É possível imaginar uma imagem. Eu já imaginei objetos, situações e até fotos. Todos temos essa capacidade de formar imagens mentais. E, me parece, que cegos tendem a desenvolver uma sensibilidade maior para isso. Acho que é possível, por exemplo, imaginar o que é um retângulo sem nunca ter visto um retângulo e sem enxergar. Eu poderia entregar um objeto em forma de retângulo para um cego e pedir que ele tocasse o retângulo para sentir a sua forma. Acha que essa pessoa não conseguiria formar a imagem de um retângulo na cabeça? Acha que ela não conseguiria imaginar a divisão desse retângulo em 9 retângulos iguais? Eu acho que é possível. Pois bem... com isso, ela já poderia ter noção de que como seria a regra dos terços, por exemplo. Pareço uma doida dizendo isso, né. Mas não acho que seja impossível. Lembrando que ela não é totalmente cega. Imaginemos que a visão dela seja como uma imagem desfocada. Já tentou fotografar de forma desfocada? Eu já. E é possível pensar em enquadramento, composição e fotometria, olhando a imagem desfocada no visor.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #24 Online: 03 de Abril de 2012, 21:05:48
O problema é que estamos tentando ver com nossa visão de quem enxerga. Então nos parece algo bem impossível. Imagino que os cegos utilizam outros sentidos para poder "ver", como a audição e o tato. É possível imaginar uma imagem. Eu já imaginei objetos, situações e até fotos. Todos temos essa capacidade de formar imagens mentais. E, me parece, que cegos tendem a desenvolver uma sensibilidade maior para isso. Acho que é possível, por exemplo, imaginar o que é um retângulo sem nunca ter visto um retângulo e sem enxergar. Eu poderia entregar um objeto em forma de retângulo para um cego e pedir que ele tocasse o retângulo para sentir a sua forma. Acha que essa pessoa não conseguiria formar a imagem de um retângulo na cabeça? Acha que ela não conseguiria imaginar a divisão desse retângulo em 9 retângulos iguais? Eu acho que é possível. Pois bem... com isso, ela já poderia ter noção de que como seria a regra dos terços, por exemplo. Pareço uma doida dizendo isso, né. Mas não acho que seja impossível. Lembrando que ela não é totalmente cega. Imaginemos que a visão dela seja como uma imagem desfocada. Já tentou fotografar de forma desfocada? Eu já. E é possível pensar em enquadramento, composição e fotometria, olhando a imagem desfocada no visor.

Você achou alguma foto desfocada ou com algum desvio de cor? Se nosso monitor está descalibrado é dificil acertar as cores na edição agora você se imagine com a visão desfocada e as cores sub.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #25 Online: 03 de Abril de 2012, 21:23:43
Você achou alguma foto desfocada ou com algum desvio de cor? Se nosso monitor está descalibrado é dificil acertar as cores na edição agora você se imagine com a visão desfocada e as cores sub.

Mas não estou falando de edição. Falei de fotografar mesmo. Em relação ao tratamento, também acho que ela deve ter ao menos ajuda de alguém nisso.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #26 Online: 03 de Abril de 2012, 21:25:04
Parece que ela recuperou 20% da visão.

Opa, aqui os rumos da discussão muda, 20% da visão já é alguma coisa. Quero ver uma pessoa totalmente cega, que nunca enxergou fazer fotos assim, seria muito, mas muito acaso mesmo. Não duvido do acaso, até mesmo se for uma foto por dia e ela tenha algumas boas em alguns milhares de dias de fotografa tudo bem.



Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #27 Online: 03 de Abril de 2012, 21:33:25
Opa, aqui os rumos da discussão muda, 20% da visão já é alguma coisa. Quero ver uma pessoa totalmente cega, que nunca enxergou fazer fotos assim, seria muito, mas muito acaso mesmo. Não duvido do acaso, até mesmo se for uma foto por dia e ela tenha algumas boas em alguns milhares de dias de fotografa tudo bem.

Então, Natão. Era isso que estava tentando ressaltar. Ter 20% da visão não é como ter 100% da visão, mas é bem diferente de ser totalmente cego. Com isso, acho que é possível ela fazer as fotos que faz sozinha. Não sei se para alguém que é totalmente cego seria impossível fazer fotos assim. Mas não duvido. Apesar que, nesse caso, imagino que seria necessária a ajuda de outras pessoas. Apesar disso, não tiraria tanto o mérito. Se nós mesmos que enxergamos nos deixamos guiar e somos influenciados pela visão de outros fotógrafos quando fazemos uma imagem, por que para eles isso não seria algo aceitável?
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #28 Online: 03 de Abril de 2012, 21:37:30
Aí é que tá... 20% da visão não é mais cego!  Um atleta paraolímpico com 20% de visão precisa colocar venda nos olhos pra competir.

Agora eu posso acreditar na notícia.

Até então discutíamos sobre a pessoa que nasceu cega só enxerga "cores e formas" .. isso continuo afirmando até que me provem o contrário é impossível!!!

Sobre os exemplos citados pelo Malheiros, Bethoveen compunha visualmente mesmo sem ouvir através de teoria musical e percepção adquirida com os anos... Os pintores cegos imaginam a cena e através do tato localizam a tela e onde deve ir cada cor... Existem vários exemplos desses por aí. É um sentido se desenvolvendo pra suprir a falta de outro.

Agora me explique, na fotografia, que sentido pode ser usado pra compensar a falta total de visão ao determinar enquadramento, abertura, exposição, etc??? Eu não consigo imaginar isso!
« Última modificação: 03 de Abril de 2012, 21:39:06 por Luciano.Queiroz »


fly666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • Click>Me
Resposta #29 Online: 04 de Abril de 2012, 00:13:06
Com a visão que tenho não consigo esses resultados, nem no click e nem na pós. É o tipo de coisa que diferencia a fotografia de registro de uma fotografia artistica, se fosse um simples registro eu acreditaria mas com toda essa composição e tratamento, sei não eim.

Só pra completar ela e a equipe dela deve ganhar muito mais dinheiro que nós que estamos aqui discutindo essa condição e curtindo essas fotos.
Eu tb não consigo esses resultados. Por isso estamos sempre apendendo, para sempre melhorarmos. Não é pq não conseguimos que outras pessoas não possam realizar esses feitos. E se ela e cia. estão ganhando dinheiro com isso, fazem muito bem. Estão aproveitando algo que é bem interessante e não prejudica ninguém.

Não vejo por que seria tão impossível um cego fotografar - e fazer boas fotos no processo. Tirando o precedente óbvio do Evgen Bavcar, e de outros como Beethoven, surdo de pedra já na época da 3.ª sinfonia ("Heróica") e do Aleijadinho, que, como o nome sugere, tinha cotocos apodrecidos pela lepra no lugar das mãos, há outras pessoas mundo afora tornando realidade aquilo que os céticos proclamam ser impossível...

Concordo plenamente. Não estamos falando de milagres, mas sim de pessoas que quebram seus limites. Simples assim.

Bom em todos os casos que você citou nenhuma nasceu doente, e na maioria dos casos houve influencia da tecnologia e essas pessoas conheciam o mundo. Como uma pessoa nasce cega e tem essa percepção de composição, enquadramento, iluminação e outros fatores que levam a realização de um trabalho desse tipo? Acredito que as pessoas possam driblar um sentido compensando com outro, se fosse uma pintura abstrata eu até aceitaria mais facil.

A tecnologia está impregnada na nossa rotina desde a invenção da roda, do fogo... qual o problema de usá-la para tirar fotos, pra fazer música, pra pintar? E lembando: ela enxerga formas e cores. Não é totalmente cega.

O problema é que estamos tentando ver com nossa visão de quem enxerga. Então nos parece algo bem impossível...

Exatamente. A nossa tendência é o de desacreditar algo que nos parece impossível. Mas não paramos para pensar se de repente ela e a equipe tiveram tanto trabalho de realizar essas fotos. É bem como você disse em outro post, que talvez essas fotos tenham tido bastante trabalho ao esquematizar toda a composição. Devemos levar em consideração que é apenas uma foto ao dia. Quem sabe isso se deva ao trabalho extenuante de um dia inteiro?

Você achou alguma foto desfocada ou com algum desvio de cor? Se nosso monitor está descalibrado é dificil acertar as cores na edição agora você se imagine com a visão desfocada e as cores sub.

Brother, eu achei sim fotos desfocadas. E tem até de uma menina na praia que está com parte da cabeça cropada. E sim, dá pra ver que houve uso de pós.

Opa, aqui os rumos da discussão muda, 20% da visão já é alguma coisa. Quero ver uma pessoa totalmente cega, que nunca enxergou fazer fotos assim, seria muito, mas muito acaso mesmo. Não duvido do acaso, até mesmo se for uma foto por dia e ela tenha algumas boas em alguns milhares de dias de fotografa tudo bem.

A todo momento nos posts foi comentado que ela enxerga formas e cores. E 20% da visão é bem comprometedora sim... vai dirigir em uma condição dessas. Se bem que agora inventaram um carro que faça isso pelo motorista.... kkkkkkkk...

Aí é que tá... 20% da visão não é mais cego!  Um atleta paraolímpico com 20% de visão precisa colocar venda nos olhos pra competir.
Agora eu posso acreditar na notícia.
Até então discutíamos sobre a pessoa que nasceu cega só enxerga "cores e formas" .. isso continuo afirmando até que me provem o contrário é impossível!!!
Sobre os exemplos citados pelo Malheiros, Bethoveen compunha visualmente mesmo sem ouvir através de teoria musical e percepção adquirida com os anos... Os pintores cegos imaginam a cena e através do tato localizam a tela e onde deve ir cada cor... Existem vários exemplos desses por aí. É um sentido se desenvolvendo pra suprir a falta de outro.

Agora me explique, na fotografia, que sentido pode ser usado pra compensar a falta total de visão ao determinar enquadramento, abertura, exposição, etc??? Eu não consigo imaginar isso!

Eu tb não consigo imaginar uma pessoa totalmente cega fotografando... sem ajuda da tecnologia isso sim é impossível. No entanto, ela tem 20% da visão, enxergando formas e cores.
Como eu já citei essa limitação é sim um obstáculo impactante para quem deseja realizar tais projetos fotográficos. E é isso que torna as coisas mais excitantes.
Acredito que deva rolar muita matemática por trás dessas fotos (apenas nos clicks, tirando a pós).

Não estou aqui para polemizar, ou desmerecer a opinião de ninguém, mas em alguns comentários fui tentado a achar que houve uma "pontinha de inveja" do trabalho da moça. Mas isso é normal... confesso que tb fiquei assim..... kkkkkkkkkk
Nikon D7000 + AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR + SB600
-----
Sony HX-1
-----