Autor Tópico: Mais um iniciante em dúvida  (Lida 9858 vezes)

Gabriel270281

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
    • Meu Flickr
Online: 10 de Maio de 2005, 17:11:58
Pessoal, estou querendo iniciar em fotografia e queria uma dica de equipamento para aprender, e uma orientação sobre cursos.

1) Disponho de 1800 reais para começar, pesquisei algumas digitais aqui em brasília, mas estou em dúvida ainda, apesar de ter lido vários tópicos deste forum. Qual máqunia vocês recomendam para iniciar? Para me familiarizar com as configurações manuais, que tenha bons recursos, mas que também permita tirar fotos por "hobby". Não sou preocupado com marca nem com tamanho. Pelo que andei pesquisando, alguma dessas serve ao propósito: Minolta Z3, Fuji FinePix 5100, Canon A95 ou Sony W5?

2) Pesquisei sobre cursos em Brasília e encontrei um na Escola Brasiliense de Fotografia (http://www.ebfoto.com.br), alguém conhece ou tem alguma dica de curso/material?


Gostaria também de parabenizar o forum, muito bacana mesmo. Já li dezenas de tópicos, e posso dizer que meu conhecimento  sobre fotografia (que era zero) aumentou consideravelmente depois da primeira visita, e o interesse também. Vocês estão de parabéns, e desculpe pelo tópico repetitivo sobre iniciante.

Um abraço, Gabriel

Um abraço a todos
Gabriel Lima - Brasília/DF


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2005, 18:06:14
Bem vindo ao fórum Gabriel...

Eu iria de Canon...


Quanto ao material sobre fotografia, tenta encontrar o Curso de Fotografia da National Geographic... é um ótimo curso que abrange muitas áreas da fotoggrafia...
 


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2005, 18:49:18
B) Panasonic FZ15. Aqui tem:  http://www.fotohennemann.com.br/louco
Uma pergunta: a feira do paraguai de Brasília tem produtos no preço de São Paulo ou é tudo caro?
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Gabriel270281

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2005, 20:00:04
Zeiss,

Valeu pela dica. Quanto aos preços da Feira do Paraguai (ou dos Importados), imagino que não estejam tão distantes dos de SP. Pesquisando e pagando a vista dá pra fazer ótimos negócios, principalmente peças de computador e eletrônicos. Não sei se serve como exemplo, mas encontrei hoje lá a FinePix 5100 + 256mb por 1150,00.

Abraço
 
Gabriel Lima - Brasília/DF


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2005, 20:20:45
Em primeiro lugar, risque a Sony W5 da lista, que ela é bem limitada em recursos manuais, não é uma câmera que dê pra aprender fotografia. A A95 é uma boa câmera, mas ela tem um comprimento focal mais limitado. Recomendaria caso tamanho fosse uma preocupação, mas como parece não ser, então eu partiria mesmo é pra uma ultrazoom. Dentro do que podes gastar, eu veria estas: Pansonic FZ15 (é a maior, mas que possui mais recursos), Panasonic FZ5 (menor um pouco, mas também poderosa), Canon S2 IS (ainda não chegou por aqui, infelizmente), Fuji S5100 (é a mais em conta, mas não tem estabilizador de imagem) e Fuji S7000. A FZ15 tu consegue com os vendedores aqui do fórum por um bom preço, e ela tem a vantagem de usar cartões SD, que são ainda mais baratos. Outra opção, é gastar menos e pegar uma Fuji S5100. Ela fica atrás das demais, mas não é uma câmera ruim. Só que como podes gastar um pouco mais, e vais fazer um curso, vale a pena já partir pra algo mais interessante, como a FZ15 ou FZ5. Leia sobre elas no DPReview.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2005, 04:35:40
eu iria de s5100. Tenho essa cam e é muito boa.

a FZ15 é uma boa cam tb, mas não faz vídeo com som. A FZ5 pode tirar da lista, pois nem foco manual ela tem, sem contar outros defeitos.

http://www.dpreview.com/reviews/specs/Pana...onic_dmcfz5.asp

a FZ15 funciona à bateria, que é bem carinha e tem mais ruído a partir do iso 200, sem contar que não grava fotos em raw. A seu favor tem o estabilizador e um foco manual melhor que o da S5100.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2005, 11:46:43
Gabriel,

O pessoal que teve no 2º Workshop teve contato com a cam. da Natalia (FZ20) e com certeza, eu diria que ela é uma ótima opção..... Ela vai passar um pouco do orçamento, mas é uma camera excelente (o foco manual através do anel no corpo da cam é show). Mas eu te aconselharia a ir nessas lojas que vende tudo quanto é camera e fazer uns testes... Nada melhor do que escolher fotografando com uma. Me lembro qdo coloquei a mão numa 300D (e depois na lente 28-105 qdo já tinha a cam.), aí voce fica mais decidido e sabendo o que vai encontrar.... Por mais que reviews digam tudo da cam, nada como voce ter o contato direto com a criança.

Espero poder ter ajudado!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2005, 11:59:36
B) Vale a dica que o Leo passou certa vez: vc leva cartões de dois ou três tipos, poe nas cameras. fotografa lá mesmo e vem em casa ver no pc. CUIDADO pra não deixar teu cartão se não vc dança.
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Gabriel270281

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2005, 16:24:41
Galera, valeu mto pelas dicas, li muitas tópicos daqui e muitos previews, fui pra rua testá-las e acabei optando pela S5100, tanto por ter gostado de manuseá-la quanto pelo preço.

Encomendei também o curso da national geographic e agora.... mãos a obra... vou fuçar a máquina e tentar aproveitar esse curso em CD-Rom...

Alguma dica pra otimizar meu aprendizado??


Valeu
Abs

 
Gabriel Lima - Brasília/DF


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2005, 16:36:20
Olá Gabriel!

Excelente aquisição. Eu possuo uma S5000 e ela é uma excelente camera para quem está iniciando...

Parabéns!

Posta suas primeiras fotos aqui pra gente comentar.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Ricnat

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2005, 16:55:34
Caras, quando fui em Brasilia na feira do Paraguai, até que achei um pouco mais caro que em SP, lá em SP tem mais opção!
e enquanto a G6, ninguem comlocou na jogada?? e a S2 vai chegar quando! esta era meu sonho de consumo! ainda vou em SP na terça! e a duvida ainda me consome....hahaha

Abraço

Ricardo
Campos-RJ
P-200 sony
Ricardo
sony P-200/ MS 128mb
Campos/RJ


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2005, 17:54:35
ainda acho que a FZ20 melhor que essa canon S2, pelo menos pelo o que vi até agora. E pelo visto o preço vai ser o mesmo...


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2005, 07:21:59
Parabéns Gabriel, escolha acertada. Também fiquei na mesma dúvida praticamente mas acabei ficando a A95, uma excelente máquina....muito mais que um simples quebra-galhos
Vlw
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


Gabriel270281

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2005, 01:44:55
Putz, to gostando da máquina viu galera, li o manual inteiro esse fim de semana e tirei umas 200 fotos testando cada tipo de ISO, de velocidade, de abertura pra entender na prática as diferenças ... enchi a paciência da família e da namorada para "experimentar" a máquina.. heheh. Final de semana que vem eu vou dar uma passeada com a câmera, vou ao Parque da Cidade e pra Esplanada para as paisagens colaborarem com o iniciante aqui.. heheh. daí eu posto as primeiras pra avaliação!!


(meu curso da National chega na terça! to me sentindo um comprador de 0800 do tipo "Seus problemas acabaram!!!" hehe..)

Abraços!!
Gabriel Lima - Brasília/DF


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #14 Online: 16 de Maio de 2005, 08:43:55
Citar
Putz, to gostando da máquina viu galera, li o manual inteiro esse fim de semana e tirei umas 200 fotos testando cada tipo de ISO, de velocidade, de abertura pra entender na prática as diferenças ... enchi a paciência da família e da namorada para "experimentar" a máquina.. heheh. Final de semana que vem eu vou dar uma passeada com a câmera, vou ao Parque da Cidade e pra Esplanada para as paisagens colaborarem com o iniciante aqui.. heheh. daí eu posto as primeiras pra avaliação!!


(meu curso da National chega na terça! to me sentindo um comprador de 0800 do tipo "Seus problemas acabaram!!!" hehe..)

Abraços!!
Posta as fotos aééé :D  
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda