Autor Tópico: Robert Capa  (Lida 3320 vezes)

gkomel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 19 de Abril de 2007, 11:08:40
Olá a todos !

Para ajudar na qualidade das minhas imagens tenho estudado a vida e obra de alguns grandes fotografos.

Agora estou procurando coisas do Robert Capa. Achei neste blog algumas informações bacanas sobre a vida do cara: http://www.focodigital.net/

Vocês teriam como me indicar outros fotografos dignos de serem estudados ?

Valeu !

guilherme


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2007, 12:32:44
Henry Cartier-Bresson
Annie Leibovitz
Mario Testino
Lee Friedlander
Diane Arbus
Richard Avedon
Helmutt Newton
Ansel Adams
Sebastião Salgado
Colin Finlay

tem muitos mais, mas acho que aqui já tem material prá vc conhecer e se apaixonar pelos próximos anos....

()s

GuiGui


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2007, 14:40:49
Walker Evans
Araquem Alcantra
Luiz Braga
Walter Firmo
René Burri

Dá uma olhada neste endereço onde vc poderá ver muitas fotos de artistas brasileiros: http://www.imafotogaleria.com.br/galeria
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2007, 00:26:16
Oi,

que tipo de fotos você gosta? Paisagem, nu, retrato, fotojornalismo, still life?

Abraço,

José Azevedo


samuca.aguiar

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2007, 19:40:00
sebastião salgado não, tenham dó....


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2007, 21:50:00
Robert Capa eh um dos meus preferidos...alem desses jah mencionados tem tb Evandro Teixeira :clap:  :clap:
« Última modificação: 22 de Abril de 2007, 21:50:44 por Eduikeda »
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2007, 23:08:42
Citar
Robert Capa eh um dos meus preferidos...alem desses jah mencionados tem tb Evandro Teixeira :clap:  :clap:
O Evandro Texeira! Bem lembrado Ikeda.

Podem falar o que quiserem do Salgado (e muitas vezes com razão), mas q ele tem cada foto fantástica, isso tem.
Num fórum de fotografia da Espanha, que frequento, foi citado uma visita dele na Espanha e nas mensagens seguintes só vi Elogios ao seu trabalho e ele foi tratado como como um dos grande mestre.
Ele é muito reverenciado na comunidade fotográfica de lá, pelo que percebi.
O fato me deu até de orgulho de ser seu compatriota.
 
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2007, 14:41:18
Citar
sebastião salgado não, tenham dó....
Não entendi.
 


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2007, 16:43:32
Citar
Citar
sebastião salgado não, tenham dó....
Não entendi.
Acredito que o estilo dele (exploração da pobreza alheia...um dos temas) não agrada a todo mundo..... :denken:  :snack:  
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2007, 17:14:43
Citar
Citar
Citar
sebastião salgado não, tenham dó....
Não entendi.
Acredito que o estilo dele (exploração da pobreza alheia...um dos temas) não agrada a todo mundo..... :denken:  :snack:
Continuo sem entender.
Como fotojornalista, assim como inúmeros outros, ele registra a pobreza, e não " explora" .
 


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2007, 18:07:50
Citar
Citar
Citar
Citar
sebastião salgado não, tenham dó....
Não entendi.
Acredito que o estilo dele (exploração da pobreza alheia...um dos temas) não agrada a todo mundo..... :denken:  :snack:
Continuo sem entender.
Como fotojornalista, assim como inúmeros outros, ele registra a pobreza, e não " explora" .
É que já vi discussões exatamente que ele explora a probreza, o que não significa ser minha opinião, acho ele um gde fotógrafo tb. Acabei me expressando mal.

Abraços
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


samuca.aguiar

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
Resposta #11 Online: 23 de Abril de 2007, 21:09:42
Citar
Citar
Citar
Citar
sebastião salgado não, tenham dó....
Não entendi.
Acredito que o estilo dele (exploração da pobreza alheia...um dos temas) não agrada a todo mundo..... :denken:  :snack:
Continuo sem entender.
Como fotojornalista, assim como inúmeros outros, ele registra a pobreza, e não " explora" .
não explora???? ficar fotografando pobreza, pra depois expor em paris pra gente rica que não dá a minima pro que tá acontecendo fora do mundinho deles, pra vender essas fotos pra vogues gringas e o caralho a 4, pra fazer livros com as fotos e cobrar fortunas, onde poucos podem comprar.. isso não é explorar??? então, meu amigo, você tá no mundo errado, me desculpe...


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 23 de Abril de 2007, 21:48:49
Todos os fotojornalistas e fotógrafos de documentário fazem a mesma coisa que Sebastião Salgado. Retratam a realidade, seja ela qual fôr. A pobreza, seja no Brasil ou na África ou na Índia, a fome, a miséria causada pela guerra. Fotografam e entregam para o mundo ver o que nem sempre chega aos olhos de todos. Esses sujeitos tomam tiros nas guerras, pegam malária nos países pobres, passam fome e necessidade , dão literalmente seu sangue simplesmente para expôr aos olhos do mundo situações que ninguém quer ver. Na maioria das vezes, e você vai verificar isso em quase todos os livros de foto-documentário publicado, uma boa parte da renda, senão toda, vai para projetos beneficentes. Para ir até esses lugares, raramente eles recebem algum dinheiro significativo. Pagam para eles o mesmo que pagam por um editorial de moda em qualquer revista de porte médio. Então eu pergunto para você : porque eles se dão `a todo esse trabalho, correndo muitas vezes risco de vida? Por dinheiro certamente não é, já que o que vão receber durante meses de trabalho é bem menos do que poderiam fazer em apenas uma fotinho de publicidade.
Esses fotógrafos recebem o prêmio mais importante do jornalismo, o Pulitzer, reconhecido no mundo inteiro. E isso porque , com o trabalho deles, eles fazem uma diferença para a comunidade onde fotografaram, ou em alguns casos, até chegam a ajudar países inteiros.
Se estiver aberto a reconsiderar, veja
 AQUI a quantidade de premios pelo mundo que S.Salgado recebeu, e veja quantos deles são humanitários, inclusive pela Unicef.
Fazemos parte do mesmo mundo sim, não há mundo certo ou errado e graças a Deus, aqui onde vivemos podemos pensar de maneiras diferentes.
()s
GuiGui


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #13 Online: 24 de Abril de 2007, 22:27:04
Existem pessoas que gostam de fingir que a miséria não existe, para elas fotojornalismo só presta se for o praticado por revistas tipo "Caras".

Ele ganha dinheiro com o seu trabalho, se fosse só pela exploração da miséria qq um poderia ir para o Sahel (ou aqui mesmo no Brasil, afinal miséria é o que não falta) e ficar rico.

O cara é respeitado no mundo inteiro e aqui no Brasil, e nossa mania de falar mal de nós mesmos e que vem essa conversa de que ele é explorador da miséria, eu queria ter 1% do talento dele.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #14 Online: 25 de Abril de 2007, 01:45:11
Através das lentes dele muitos gritos de socorro foram amplificados e assim puderam ser ouvidos em boa parte do planeta. Muitos dos que gritaram através de suas lentes puderam ser salvos.
Quantas pessoas tiveram este poder usando "apenas" uma Laica?
Quantas pessoas conseguiram isso gritando em megafones?
Se ele tivesse feitos fotos bonitas e alegres isso teria ajudado?

Ele fez estas fotos com o intuito de ganhar dinheiro? É possível.
Mas mesmos assim lembrem-se do ditado: Deus escreve certo por linhas tortas.

 
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.