Autor Tópico: Chuva em contra-luz  (Lida 1428 vezes)

mark_valley

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Online: 22 de Abril de 2007, 16:40:01
Olá para todos,

Hoje perdi uma oportunidade fotográfica muito boa, estava em um ginásio coberto quando começou uma chuva  torrencial. Olhando pela porta do ginásio era possível capturar uma cena muito bonita: uma mata ao fundo e as gotas de chuva com uma "luminosidade própria" por estarem em contra-luz (O Sol estava parcialmente coberto).  

Tentei capturar aquela cena com a minha câmera. A minha intenção era colocar as chuva em primeiro plano e a mata em segundo, capturando o brilho das gotas. Infelizmente não consegui fazer isso. Somente em uma foto apareceram pequenos riscos sem brilho que de onge lembravam chuva. No resto as gostas sempre apareceram fora de foco e sem brilho.

Queria saber se alguém já tirou alguma foto nessa situação e que configurações recomendariam.

abs!
FLICKR

Fujifilm s6000FD
Olympus X-760


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2007, 18:29:17
O que aconteceu, provavelmente, é que o fotômetro da µáquina mediu a mata, que certamente deveria estar mais exura por estar no contra-luz como os pingos da chuva, e aí usou uma velocidade baixa com uma abertura grande.

O ideal teria sido uma abertura grande/média - entre 2.8 e 4.0 - e velocidade alta (500 +). Assim você congelaria os pingos com uma certa profundidade de campo e mantendo a mata num certo desfoque.

Não sei que câmera você usa nem se permite regulagens manuais. Se for uma digital ou mesmo point-and-shoot de filme, exponha menos um ponto pelo menos. Se ela permitir mais, ótimo. Mas aí entra o fator laboratório - eles vão tentar compensar a diminuição na exposição e lhe apresentar uma foto cinza... explique qual era a situação e peça que eles refaçam a ampliação.

Abraço,

José Azevedo.


mark_valley

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2007, 22:25:16
Infelizmente minha câmera não permite esse tipo de regulagens... Mas um dia ainda vou comprar uma câmera com um modo manual...
FLICKR

Fujifilm s6000FD
Olympus X-760


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2007, 23:01:29
Coloca a foto aí para termos mais noção do que você realmente queria  :thmbup:  


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2007, 02:25:41
Citar
Olá para todos,

Hoje perdi uma oportunidade fotográfica muito boa, estava em um ginásio coberto quando começou uma chuva  torrencial. Olhando pela porta do ginásio era possível capturar uma cena muito bonita: uma mata ao fundo e as gotas de chuva com uma "luminosidade própria" por estarem em contra-luz (O Sol estava parcialmente coberto).  

Tentei capturar aquela cena com a minha câmera. A minha intenção era colocar as chuva em primeiro plano e a mata em segundo, capturando o brilho das gotas. Infelizmente não consegui fazer isso. Somente em uma foto apareceram pequenos riscos sem brilho que de onge lembravam chuva. No resto as gostas sempre apareceram fora de foco e sem brilho.

Queria saber se alguém já tirou alguma foto nessa situação e que configurações recomendariam.

abs!
olhe estas fotos,  e me fala oque acha
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...l=mateuszgotas2
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


mark_valley

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #5 Online: 30 de Abril de 2007, 11:31:13
Opa! Só agora vi que esse tópico teve mais postagens.

Pedro

Infelizmente já apaguei as fotos cara.

Mateus

Gostei bastante da segunda foto, está bem parecida com o que eu queria. A única diferença é que no meu caso eu não tinha a intenção de "congelar" as gotas e eu imaginei que elas teriam um pouco mais de luminosidade.


Abs!    
FLICKR

Fujifilm s6000FD
Olympus X-760