Autor Tópico: Pensando numa máquina de filme !  (Lida 1093 vezes)

mvortex

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Online: 24 de Abril de 2007, 21:37:13

Quanto mais eu pesquiso, mais o leque se abre.

Já pensei na Pentax Spotmatic e depois na K1000.

Depois me interessei pelas recentes EOS de filme da Canon mas achei a aparência muito frágil.

Gostaria de gastar no máximo R$ 600 no corpo+lente.


Espero ter postado no local correto.
 


Apollonio

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2007, 21:54:23
A k1000 sem duvida nenhuma é pau pra toda obra! Excelente camera, com todas as funções manuais.
Caso opte por uma que não tenha todas essas funções necessariamente manuais, entoa recomendo a Canon Elan 7e (fenomenal) ou entao as series EOS (300N ou 3000N, sengo essa segunda menos complexa).
Mas claro, só uma questão de opiniao.
Informe-se também sobre as Nikons, é que não sei muito dos modelos Nikons de filme. Abraços


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2007, 22:23:31
Oi,

as duas têm filosofias completamente diferentes. A K1000 é totalmente manual e mecânica. Já as Canon EOS são baseadas em eletrônica, têm auto-focus, modos de exposição automático e muitas outras facilidades que a eletrônica oferece.

O que você quer da fotografia, qual o seu estágio em relação a ela, o que você pretende fazer - tirar fotos da família/amigos no final de semana ou fazer disso um novo hobby?

Acho que se você quer uma câmera mecânica e manual, a melhor opção é uma Nikon F2, uma referência mundial no assunto. E com as vantagens de você poder usar lentes Nikkor tanto manuais quanto autofocus nela - exceto as série G e as DX - específicas para digital. Ambas encaixam e você pode até fotografar com elas, mas na G não poderá mudar o diafragma e nas DX ocorrerá vinheta - as bordas ficam escuras pois são criadas para um sensor menor que o filme 35mm.

Já para câmeras eletrônicas, as primeiras da série EOS são baratas, têm várias funções úteis e parece que as lentes têm um preço acessível, embora de vez em quando a Canon crie uma ou outra incompatibilidade.

A Pentax também é uma marca de respeito, sei que tem uma digital dela que aceita as lentes manuais. Outra curiosidade - é possível encaixar lentes Nikkor na baioneta da Pentax. A abertura, foco e a fotometragem são manuais. A fotometragem deve ser feita "stop down" - você coloca a abertura desejada, o visor vai escurecer um pouco conforme a abertura for se fechando. Para encaixar é preciso um certo cuidae e carinho. Mas funciona.

Essas marcas são equivalentes. Quanto a durabilidade, as máquinas mecânicas batem as eletrônicas sem sombra de dúvida.

Pergunte-se o que você quer da fotografia. Aí fica mais fácil dar uma direção. Conforme as dúvidas forem aparecendo, dê um alô que a gente vai ajudando.

Abraços,

José Azevedo


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2007, 22:35:54
A K1000 é uma excelente máquina manual, eu se tivesse que ir numa manual hj iria de FM2, mas em compensação são mais caras...

Não há nada certo ainda, mas to pensando em vender a minha K1000 + lente SMC 28-80 f/3.5-4.7 por uns 500 reais, se vc se interessar entre em contato por MP, que se eu for vendê-la mesmo a gente negocia.

Abraço


mvortex

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2007, 20:15:49
Apollonio, joseazevedo, lipe_machado  obrigado pelas dicas. A ajuda de vcs é valiosa.

Minhas intenções são amadoras mas encaro fotografia como um hobby sério. Pretendo me especializar.  Estou anotando e pesquisando todos os modelos que vcs citaram.

Meu interesse pelas de Filme é a qualidade incomparável das cores e da imagem que uma foto de filme proporciona.

Já estabeleci alguns parâmetros pra minha procura. Gostaria de uma máquina com Modos de Exposição como Prioridade de Abertura, Prioridade de Velocidade e Autofocus.

Acho que nestes quesitos a K1000 e a FM2 já caem fora certo?


E pra finalizar qual EOS recente vcs recomendam??
« Última modificação: 26 de Abril de 2007, 19:14:22 por mvortex »


mvortex

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2007, 20:12:37
Subindo.